Autor Tópico: 7d mark ll ou 6d para fotografar tudo  (Lida 3822 vezes)

JulioRJ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 26 de Outubro de 2015, 04:50:19

vou de 6D + 70-200 ou 70-300

e uma mais aberta, pode ser zoom EF ou uma prime até mesmo manual 24, 35, 50...

lembrando que nem todas as EF são série L, nem tudo é caro nesse mundo.

com uma cropada vc vai ter apenas um crop em todas as fotos, que poderia muito bem fazer digitalmente nas fotos da 6D.

e com uma cropada você não aproveita o maravilhoso mundo das FF onde qualquer lente porcaria fica linda

FULL FRAME FULL FRAME FULL FRAME FULL FRAME

FULL FRAME FULL FRAME FULL FRAME FULL FRAME

kkkk
"Emancipate yourselves from mental slavery, none but ourselves can free our minds"


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #16 Online: 26 de Outubro de 2015, 10:02:20
Meus dois centavos de contribuição à discussão:
Com a 5D Mark III você tinha o melhor dos dois mundos: autofoco top e qualidade de imagem full frame.
Não que o autofoco da 6D seja ruim, mas da 7D Mark II e da 5D Mark II é bem superior.
Não que a qualidade de imagem da 7D Mark II seja ruim, mas em uma full frame até a "linguagem" da imagem é diferente. Há quem prefira, com as mesmas distâncias focais equivalentes, o resultado de uma 5D coroa ao de uma APS-C moderna. E aqui a questão do ISO nem é determinante.
De qualquer forma, tanto uma quanto a outra é melhor do que a imensa maioria dos fotógrafos precisa.
Se bolso não é problema, pode comprar qualquer uma das duas, sem medo de ser feliz!
Eu particularmente escolheria a 6D (aliás, já escolhi, hehehehe), a menos que fotografasse aves em pleno voo ou esportes de ação. Pense bem até que ponto vale a pena pagar a mais por recursos que podem não fazer diferença para você (no caso da minha 6D, Wifi e GPS são as features que pra mim poderiam nem existir).
Em breve publicarei no fórum os melhores cliques um ensaio externo que fiz com um casal de amigos e seus dois filhos. A criançada correndo o tempo todo, e, em quase duas centenas de imagens, deu pra contar no dedo as fotos que perdi por questões de foco (mérito também da lente, claro).
Em resumo, câmera e lente só se escolhe direito quando se sabe bem o tipo de resultado pretendido. Não vou nem falar sobre o que se quer fotografar, já que efetivamente pode aparecer tudo quanto é tipo de oportunidade, sendo impossível prever com exatidão o que vamos registrar.
A título de exemplo, na minha última viagem, para Bonito/MS, as fotos em grutas ficaram ótimas, mas para fotografar pássaros os 200mm foram pouco (e nem sempre um crop na pós produção resolve, dependendo do caso).
« Última modificação: 26 de Outubro de 2015, 10:07:29 por paulchess10 »


bmassao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #17 Online: 27 de Outubro de 2015, 11:11:34
A 7D Mk II é melhor que a 6D em inúmeros aspectos, incluindo vídeo , AF, resistência e velocidade. A 6D, porém, é uma baita câmera.

Na sua condição de amador, ambas as câmeras vão possibilitar que você "fotografe tudo". A diferença maior vai ser no peso que você quer carregar, e nesse ponto a 6D é bem mais leve que a 7D Mk II,  que eu acho que se torna uma opção bem mais interessante.  :ok:
Co-editor do Queimando Filme e colunista no Papo de Fotógrafo.


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2015, 12:04:35
Respondo com uma pergunta: Você já usou alguma das duas??

São câmeras bem diferentes, tanto pelo sensor, quanto pela ergonomia, e etc etc etc que a galera já falou aí.

E uso a 6D e gosto muito, mas muito mesmo. Gosto da qualidade da imagem, da ergonomia dela, do peso, da qualidade do ISO em baixa luminosidade... e etc. Enfim, é uma câmera que me traz segurança em eventos, ensaios e etc.

Quanto à 7D, só usei a primeira versão, e sei que é um monstro de câmera... robusta e rápida.
Não posso opinar quanto ao ISO dela porque não usei em situações onde necessitei passar dos 1600, mas pelo que puder conferir através da opinião de terceiros, ela manda bem também...

Enfim, essa sua questão é muito pessoal...
EU optaria pela 7D se fosse para uso pessoal mesmo, pois o leque de lentes é mais atrativo (menor custo) e isso seria interessante.

Para trabalhar, EU não abro mais mão do FF. É outra visão, com outras possibilidades...

« Última modificação: 27 de Outubro de 2015, 12:07:17 por jefersonperrot »
Canon


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #19 Online: 27 de Outubro de 2015, 12:44:20
Olha.... 6D é uma câmera gostosa de ser usada como qualquer outra DSLR. Tive-a por 1 ano e meio.
Mas depois que usei corpos mais completos como a família 5D, 7D você acostuma-se com esse novo nível de ergonomia e faz parecer que outras máquinas pareçam incompletas.
Não é a toa que optei em ir pra uma D800 ao invés de uma D600.

No fim das contas cabe a cada um fazer o teste drive e escolher conforme suas premissas e necessidades de uso e ergonomia.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2015, 12:44:56
Olha.... 6D é uma câmera gostosa de ser usada como qualquer outra DSLR. Tive-a por 1 ano e meio.
Mas depois que usei corpos mais completos como a família 5D, 7D você acostuma-se com esse novo nível de ergonomia e faz parecer que outras máquinas pareçam incompletas.
Não é a toa que optei em ir pra uma D800 ao invés de uma D600.

No fim das contas cabe a cada um fazer o teste drive e escolher conforme suas premissas e necessidades de uso e ergonomia.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 28 de Outubro de 2015, 10:04:36
Vou aproveitar o tópido para tirar uma dúvida que sempre tive e que é pertinente aqui. Vocês destacaram a versatilidade da 7D Mark II e acredito que isto se dê também devido a sua resistência, selagem, etc. Neste quesito qual full frame se equipara a ela?
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 28 de Outubro de 2015, 12:00:56
Vou aproveitar o tópido para tirar uma dúvida que sempre tive e que é pertinente aqui. Vocês destacaram a versatilidade da 7D Mark II e acredito que isto se dê também devido a sua resistência, selagem, etc. Neste quesito qual full frame se equipara a ela?

Canon 1DX.


luju

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 28 de Outubro de 2015, 16:59:46
Tem um comparativo aqui:

https://youtu.be/nUGSL2flyJo


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #24 Online: 28 de Outubro de 2015, 22:12:35
Sem duvida nenhuma, 7D MkII
O sistema de AF e velocidade são impressionantes

Acho que o criador do tópico falou em uma câmera pra fotografar tudo e sendo assim eu iria de 7D MK ii, a sincronia de flash da 6D é de 1/180s e a velocidade dela é de 4,5 fps segundo esta fonte http://www.canon.pt/for_home/product_finder/cameras/digital_slr/eos_6d/ é uma câmera um tanto lenta e se o dono do tópico quiser fotografar algo que tenha mais ação, ele não tem o que fazer, logo a 7D MK ii tem velocidade de 10 Fps e velocidade de sincronismo de até 1/250s http://www.canon.pt/for_home/product_finder/cameras/digital_slr/eos_7d_mark_ii/specifications.html se o fotografar tudo pode ser cenas de ação eu iria de 7D Mk ii, mas se for fotografar cenas de menos ação numa qualidade de imagem sensacional pode ser a 6D
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 29 de Outubro de 2015, 00:01:32
Tem um comparativo aqui:

https://youtu.be/nUGSL2flyJo

Furado, infelizmente. Baixei os RAWs e o nível de detalhamento mínimo da 7D2, naquelas imagens, é superior ao da 6D.

"Igualei" as imagens da melhor forma possível, cropando a da 6D para exibir uma área semelhante à da 7D2, depois exportei as duas, sem sharpening, fazendo com que a da 7D2 tivesse o mesmo tamanho em pixels do crop da 6D (efetivamente retirando resolução da imagem da 7D2), e mesmo assim há áreas da imagem em que a 6D perde por larga margem, o que chega a ser estranho. Possivelmente estava ventando, ou o foco não ficou idêntico nas duas fotos.

O foco na 6D parece estranhamente igual em toda a árvore, enquanto na 7D2 está bastante à frente do ponto central da imagem, onde deveria estar. Deveria sim haver diferença no DOF (menor na 7D2, já que a DF usada foi a mesma), mas me pareceu grande demais para a abertura utilizada.

Para quem quiser ver o resultado e comparar lado a lado no Lightroom, aqui estão as imagens que processei:
https://drive.google.com/open?id=0B9dPReD-owFRbGhrZm1yakFlVTQ

« Última modificação: 29 de Outubro de 2015, 00:07:34 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #26 Online: 29 de Outubro de 2015, 01:17:23

"Igualei" as imagens da melhor forma possível, cropando a da 6D para exibir uma área semelhante à da 7D2, depois exportei as duas, sem sharpening, fazendo com que a da 7D2 tivesse o mesmo tamanho em pixels do crop da 6D (efetivamente retirando resolução da imagem da 7D2), e mesmo assim há áreas da imagem em que a 6D perde por larga margem, o que chega a ser estranho. Possivelmente estava ventando, ou o foco não ficou idêntico nas duas fotos.

Cara, posso estar falando besteira, mas essa sua metodologia me parece ter uma vantagem para o sensor menor. Ao fazer o recorte na imagem da 6D, você simplesmente descartou os pixels que estavam fora da área, porém ao reduzir a imagem da 7D você "espremeu" alguns pixels da imagem original em um único pixel na imagem final. Me parece que assim, considerando que ambos tem originalmente resolução semelhante, o sensor APS-C sempre vai ter alguma vantagem sobre o FullFrame nesta metodologia.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 29 de Outubro de 2015, 01:41:53
Cara, posso estar falando besteira, mas essa sua metodologia me parece ter uma vantagem para o sensor menor. Ao fazer o recorte na imagem da 6D, você simplesmente descartou os pixels que estavam fora da área, porém ao reduzir a imagem da 7D você "espremeu" alguns pixels da imagem original em um único pixel na imagem final. Me parece que assim, considerando que ambos tem originalmente resolução semelhante, o sensor APS-C sempre vai ter alguma vantagem sobre o FullFrame nesta metodologia.

Eu poderia fazer o contrário (interpolar o crop da 6D para a mesma resolução da imagem da 7D2), mas me pareceu de longe o pior método, embora nenhum dos dois seja perfeito. Você pode notar que o método que utilizei é bastante "justo" pois na área central da imagem a resolução das duas câmeras fica equivalente. O problema é que essa área é onde a diferença entre as duas é menor, nas outras áreas a coisa fica ainda mais feia para a 6D, nesse exemplo.

O seu argumento é bastante válido, pois realmente ocorre a impressão de maior nitidez em imagens que são reduzidas mas, do alto de minha ignorância, eu creio que essa "vantagem" é anulada na visualização a 100% das imagens.

O fato é que mesmo observando ambas as imagens nas resoluções originais, é possível ver muito mais detalhes nas áreas "críticas", na imagem da 7D2 (procure as "pinhas" da araucária, tem várias).

Veja que não estou dizendo que uma câmera é melhor do que a outra, estou em verdade questionando a metodologia utilizada. Com certeza ocorreu alguma falha na captação daquelas imagens, porque eu também esperava um resultado superior da 6D, e não é o que vejo.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2015, 01:57:31 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #28 Online: 29 de Outubro de 2015, 12:22:33
Eu poderia fazer o contrário (interpolar o crop da 6D para a mesma resolução da imagem da 7D2), mas me pareceu de longe o pior método, embora nenhum dos dois seja perfeito. Você pode notar que o método que utilizei é bastante "justo" pois na área central da imagem a resolução das duas câmeras fica equivalente. O problema é que essa área é onde a diferença entre as duas é menor, nas outras áreas a coisa fica ainda mais feia para a 6D, nesse exemplo.

O seu argumento é bastante válido, pois realmente ocorre a impressão de maior nitidez em imagens que são reduzidas mas, do alto de minha ignorância, eu creio que essa "vantagem" é anulada na visualização a 100% das imagens.

O fato é que mesmo observando ambas as imagens nas resoluções originais, é possível ver muito mais detalhes nas áreas "críticas", na imagem da 7D2 (procure as "pinhas" da araucária, tem várias).

Veja que não estou dizendo que uma câmera é melhor do que a outra, estou em verdade questionando a metodologia utilizada. Com certeza ocorreu alguma falha na captação daquelas imagens, porque eu também esperava um resultado superior da 6D, e não é o que vejo.

No fim quer dizer que se vc precisa fotografar algo longe é melhor cropar a 7D em 100% do que a 6D em 160% para obter a mesma imagem, mas o inverso tende pro lado da 6D já que o fator de crop não deixa vc ter a mesma imagem que FF a não ser que utilize outra lente, mudando vários aspectos da imagem.


luju

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 29 de Outubro de 2015, 14:44:25
Realmente as folhas da árvore não bons parametros para comparação, visto que, como o colega disse acima, poderia estar ventando.