Autor Tópico: Trocar Sony Alpha a37 por Canon T5i  (Lida 3414 vezes)

felipeschultz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Outubro de 2015, 15:53:41
Boa tarde!

Tenho uma câmera Sony Alpha a37, comprada em 2013. Gostaria de trocar de câmera, e vendo alguns vídeos promocionais e até mesmo no site da Canon, me interessei pelo T5i.

Seria uma boa troca? Meu trabalho é mais amador. De vem em quando faço uns books de casamento, 15 anos. Sou estudante de engenharia e fotografia é a minha válvula de escape.

Compensa eu comprar a T5i ou ficar mesmo com a Sony Alpha a37?

Desde já agradeço!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2015, 17:06:13
Olá, Felipe. Seja bem-vindo.

Antes de mais nada, posso dizer que entendo o teor da sua dúvida, mas com todo o respeito, esse tipo de dúvida é muito pessoal e não há tanto sentido em querer obter opiniões dos demais colegas, a menos que tenha algum foco mais específico.

Tentando traduzir: o que é que você faria com a T5i (ou que interessou nela, como disse no seu post) e que sua A37 não faz? Alguma limitação técnica?

Ou está tendendo para algum lado tipo ergonomia? Algum fator externo, como colegas com equipamento Canon que poderia trocar lentes e acessórios, pegar emprestado, etc? Veja que aqui já começa a ir novamente para questões pessoais...

Enfim, minha sugestão seria tentar você mesmo iniciar essa avaliação do que ganharia com a troca e aí sim discutirmos os detalhes.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2015, 17:22:28
Para endossar o que o colega Elder Walker já falou, já tive uma a37 e hoje tenho uma Canon e digo que não terá ganho significativo (ou algum) na qualidade de imagem, recursos ou ergonomia, portanto por estes quesitos é besteira.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2015, 17:50:00
Excluindo o fator imagem, ergonomia e desempenho (não opino quanto a isso, pois nunca usei a Sony), mas o ganho que você terá ao adquirir uma T5i, é a facilidade em encontrar equipamentos de outras fabricantes e compatíveis com a câmera (Sigma, Tamron, Tokina, Yongnuo, etc). Existem algumas opções para Sony, mas nem se comparam com a disponibilidade para as Canon.
Até baterias paralelas para Sony são mais difíceis de encontrar.

E assistência técnica da Sony Brasil é sofrível. Por isso nunca mais tive vontade de ter outra câmera da marca.



felipeschultz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2015, 18:01:57
Primeiramente, obrigado pela atenção...

Ou está tendendo para algum lado tipo ergonomia? Algum fator externo, como colegas com equipamento Canon que poderia trocar lentes e acessórios, pegar emprestado, etc? Veja que aqui já começa a ir novamente para questões pessoais...

Seria mais pela quantidade de acessórios e lentes que há disponíveis no mercado, tanto da própria marca (Canon) como de marcas compatíveis. Iniciei esta pergunta pq não possuo ninguém próximo a mim que possui esse tipo de câmera para que eu faça testes e assim ver se há realmente ganhos na troca. Claro que isso é muito pessoal. Em sites de testes/comparativos (como http://snapsort.com/compare/Canon-Rebel-T5i-vs-Sony-SLT-A37/detailed) a Sony a37 se sai melhor no quesito configuração, mas não sei se estes sites são confiáveis. Por isso vim aqui para tentar decidir se troco ou não, pedindo orientação de quem tem as duas câmeras...

Para endossar o que o colega Elder Walker já falou, já tive uma a37 e hoje tenho uma Canon e digo que não terá ganho significativo (ou algum) na qualidade de imagem, recursos ou ergonomia, portanto por estes quesitos é besteira.

Você poderia me dizer se você trocou de câmera por algum motivo específico ou se foi porque quis mesmo...

de novo agradeço e desculpe o incômodo...


felipeschultz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2015, 18:12:14
Outro motivo pela qual estou perguntando é que vi uma promoção no próprio site da Canon de um Combo Câmera EOS T5i EF-S18-55 STM e Lente EF75-300 III por R$ 3.175,97. Não conheço a lente EF75-300 III, não sei da qualidade dela... Na verdade não conheço nada da Canon, mas vejo que a maioria dos fotógrafos acabem comprando mais Canon...


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2015, 19:42:41
Você poderia me dizer se você trocou de câmera por algum motivo específico ou se foi porque quis mesmo...

de novo agradeço e desculpe o incômodo...
Na época troquei ela por uma a6000, mas nunca achei a a37 ruim. Depois peguei uma 5D, ai acabei vendendo a a6000 pra pegar uma uma pequena com o mesmo encaixe de lente, que foi a Canon SL1.


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2015, 19:49:23
Outro motivo pela qual estou perguntando é que vi uma promoção no próprio site da Canon de um Combo Câmera EOS T5i EF-S18-55 STM e Lente EF75-300 III por R$ 3.175,97. Não conheço a lente EF75-300 III, não sei da qualidade dela... Na verdade não conheço nada da Canon, mas vejo que a maioria dos fotógrafos acabem comprando mais Canon...
A 75-300 é bem ruinzinha (assim como a versão da Sony). Supondo que você venda a sua por 1200, você gastará 2000 pra ter uma câmera igual com uma lente ruinzinha a mais. Acho que você encontra a t5i num preço melhor, mas ainda acho que não vale a pena.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2015, 21:39:03
Primeiramente, obrigado pela atenção...

Seria mais pela quantidade de acessórios e lentes que há disponíveis no mercado, tanto da própria marca (Canon) como de marcas compatíveis. Iniciei esta pergunta pq não possuo ninguém próximo a mim que possui esse tipo de câmera para que eu faça testes e assim ver se há realmente ganhos na troca. Claro que isso é muito pessoal. Em sites de testes/comparativos (como http://snapsort.com/compare/Canon-Rebel-T5i-vs-Sony-SLT-A37/detailed) a Sony a37 se sai melhor no quesito configuração, mas não sei se estes sites são confiáveis. Por isso vim aqui para tentar decidir se troco ou não, pedindo orientação de quem tem as duas câmeras...

Você poderia me dizer se você trocou de câmera por algum motivo específico ou se foi porque quis mesmo...

de novo agradeço e desculpe o incômodo...

Você acabou de responder à sua própria pergunta inicial.

Se essa facilidade em comprar lentes e acessórios importar para o seu uso (tem gente que fica só com a câmera e a lente do kit), a troca é válida sim.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2015, 08:30:42 por Elder Walker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


felipeschultz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2015, 01:04:25
Pessoal, obrigado pelos conselhos. Por enquanto ficarei com a Sony mesmo e esperar para num futuro (tomara que não muito distante) trocar outra melhor... Obrigado mesmo!


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #10 Online: 27 de Outubro de 2015, 08:54:14
Eu trocaria só pela zica que é comprar lentes, flashes e outros acessórios Sony no Brasil, além da dificuldade com assistência técnica e da baixa rotatividade no mercado de seminovos.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2015, 08:55:10 por paulchess10 »


bmassao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #11 Online: 27 de Outubro de 2015, 11:23:48
Eu acho o sensor da A37 infinitamente melhor que o da T5i, mas o perrengue pra comprar acessórios sempre me fez ter o pé atrás com equipamentos da Sony. Mas é aquilo também, né, uma vez que você montou o kit que você precisa, você não tem que ficar vendendo/comprando equipamento usado, então a baixa rotatividade do mercado de usados ou mesmo o fato de não ser fácil de montar seu kit deixam de ser problemas depois de um determinado ponto.
Co-editor do Queimando Filme e colunista no Papo de Fotógrafo.


deividxavier

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
  • Momentos são maiores que o tempo.
Resposta #12 Online: 27 de Outubro de 2015, 14:58:36
Felipe, eu ainda tenho uma A37. Ja fiz comparação dela com a T5 e achei a Sony infinitamente melhor.
Mas de cara já digo, conseguir lentes e equips pra Sony aqui no Brasil é um desafio a parte. O flash que tenho eu consegui depois de vasculhar muito e aparecer uma oportunidade aqui no fórum.  As lentes que possuo foram a mesma maratona.
Só possuo a maquina ainda por não conseguir vender e usar muuuuuito em ensaios que usam a 50tinha.

Na minha humilde opinião, vá de Canon...
Canon 6d / 60d / Sony A37 / Xperia z3

http://www.flickr.com/photos/114194975@N07/

Instagram - @deividxavier


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #13 Online: 27 de Outubro de 2015, 15:30:52
Sony é complicado...
Tem via http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=92911.0 (excelente reputação)
ou http://www.qualityimport.net/index.php?route=product/category&path=99_114 (reputação ????)

Canon/Nikon tem em todo lugar...

« Última modificação: 27 de Outubro de 2015, 15:31:52 por Pictus »