Autor Tópico: 5D Mark III vs 6D: usar os pontos de foco laterais ou o central e recompor ?  (Lida 13191 vezes)

rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Boa tarde, amigos.

Estou com uma outra dúvida que estou tentando resolver e vim aqui para me ajudarem mais uma vez.  :D

Preciso muito de um segundo corpo.

Já tenho uma 6D e pretendo comprar uma 5DIII pois li em alguns reviews que algumas lentes, principalmente, as bem rápidas (50L e 85L II [f/1.2]), praticamente se comportam com outra performance, ainda mais a 85L II.

Minha dúvida é: na 6D eu sempre utilizo o ponto de foco central e recomponho a foto (diversas vezes já fiz isso com a 85L em f/1.2 e obtive sucesso). A 5DIII com os seus zilhões de pontos focais seria mais interessante do que a 6D? Pois não precisaria recompor e apenas selecionaria o ponto de foco específico (o mais sensível, é claro, pois os mais externos são de menor sensibilidade).



Muito obrigado pela opinião, principalmente, de quem já fez o up de 6D para 5DIII.

[ ]'s


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2015, 13:03:37
Tirando o fato acima exposto, tem o fato da 5DIII ter 8000 de shutter speed, algo bom para essas lentes f/1.2 em ambientes mais claros.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2015, 13:59:41
Tirando o fato acima exposto, tem o fato da 5DIII ter 8000 de shutter speed, algo bom para essas lentes f/1.2 em ambientes mais claros.

Estou com essa dúvida tbm... usei pouco a 85L ainda... mas pelo que vi, recompor não é uma boa opção! Nunca dei muita bola para essa questão de pontos focais da 5D em relação a 6D, já que sempre uso o central! Agora usando em 1.4 e principalmente em 1.2 é mais complicado! Aí pelo que andei lendo os pontos laterais da 5D são mais precisos que o da 6D! Aí não sei se vale a pena os mils a mais!

Mas realmente esse 1/8000 ajuda! Em dia nublado já foi até 2500 a 4000! Mas isso vc já deve saber bem né!  :ok:
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2015, 14:03:15
Estou com essa dúvida tbm... usei pouco a 85L ainda... mas pelo que vi, recompor não é uma boa opção! Nunca dei muita bola para essa questão de pontos focais da 5D em relação a 6D, já que sempre uso o central! Agora usando em 1.4 e principalmente em 1.2 é mais complicado! Aí pelo que andei lendo os pontos laterais da 5D são mais precisos que o da 6D! Aí não sei se vale a pena os mils a mais!

Mas realmente esse 1/8000 ajuda! Em dia nublado já foi até 2500 a 4000! Mas isso vc já deve saber bem né!  :ok:

Pois é, esses 8000 ajudam, mas dá para contornar com um filtro ND. Agora recompor em f/1.2 é muito arriscado, sendo assim, esses pontos laterais mais sensíveis da 5DIII podem ajudar bastante. Inclusive dizem que a 85L II vira outra lente.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2015, 14:18:34
O ideal é nunca recompor ou, se recompor, tentar sempre manter-se paralelo ao eixo. O motivo principal de eu ter ido pra 5D III foi o sistema de AF, é simplesmente fantástico. Não tive a 6D, mas em relação à 5D II eu percebi melhora inclusive na velocidade do AF para algumas lentes. Os outros pontos além do central são muito confiáveis, quase todos cruzados (41). E mais, a fileira central de pontos é toda do tipo duplo-cruzado, então são 5 pontos assim.

E ainda tem várias opções de mudar quantidade de pontos selecionáveis (9, 15, 41 e 61 pontos), muito prático pra não ter que percorrer muito até chegar em algum ponto de AF desejado (eu geralmente deixo com 15 pontos). Outra coisa legal é deixar pré-programado algum ponto de AF específico e configurar algum botão para acionar esse ponto diretamente, sem precisar percorrer com o joystick.

Mas assim, em algumas situações, principalmente em eventos, eu ainda acabo focando e recompondo, porque é melhor perder um pouquinho do foco do que perder o momento.

Abraços


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2015, 14:24:13
O ideal é nunca recompor ou, se recompor, tentar sempre manter-se paralelo ao eixo. O motivo principal de eu ter ido pra 5D III foi o sistema de AF, é simplesmente fantástico. Não tive a 6D, mas em relação à 5D II eu percebi melhora inclusive na velocidade do AF para algumas lentes. Os outros pontos além do central são muito confiáveis, quase todos cruzados (41). E mais, a fileira central de pontos é toda do tipo duplo-cruzado, então são 5 pontos assim.

E ainda tem várias opções de mudar quantidade de pontos selecionáveis (9, 15, 41 e 61 pontos), muito prático pra não ter que percorrer muito até chegar em algum ponto de AF desejado (eu geralmente deixo com 15 pontos). Outra coisa legal é deixar pré-programado algum ponto de AF específico e configurar algum botão para acionar esse ponto diretamente, sem precisar percorrer com o joystick.

Mas assim, em algumas situações, principalmente em eventos, eu ainda acabo focando e recompondo, porque é melhor perder um pouquinho do foco do que perder o momento.

Abraços

Interessante deixar esse botão pré programado para aquele determinado ponto. Seria melhor ainda deixar dois botões pré configurados, cada um em cada lado da "regra dos 1/3". Mto bom.

Agora, realmente, no momento de tirar aquela foto importante, não dá tempo pra ficar selecionando determinado ponto.  :ponder:

« Última modificação: 27 de Outubro de 2015, 14:24:45 por rafael1904 »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2015, 14:35:10
Agora, realmente, no momento de tirar aquela foto importante, não dá tempo pra ficar selecionando determinado ponto.  :ponder:

Por isso já deixo o pré-selecionado para uma posição mais central, geralmente o ponto superior central, daí semrpe que tenho que "pensar rápido", já uso esse ponto (configurei o botão * pra isso). O mais legal é que dá pra pré-selecionar um ponto difernete pra cada uma das orientações, paisagem, retrato no "sentido horário" e retrato no "sentido anti-horário". Muito bom!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2015, 17:58:56
Eu pensei em continuar com Canon e queria justamente a 5DIII por conta do sistema de AF mas o valor da máquina é muito alto perante ao que encontrei na Nikon com recursos similares.

Realmente usar 1.2 ou 1.4 no recompor tem que ter muita técnica. Se a 6D tivesse os dois pontos periféricos cruzados já estaria bem melhor.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2015, 18:42:14
Eu pensei em continuar com Canon e queria justamente a 5DIII por conta do sistema de AF mas o valor da máquina é muito alto perante ao que encontrei na Nikon com recursos similares.

Realmente usar 1.2 ou 1.4 no recompor tem que ter muita técnica. Se a 6D tivesse os dois pontos periféricos cruzados já estaria bem melhor.

Pois é, esses pontos fazem falta para essas lentes de grandes aberturas. E não saio da Canon justamente por causa dessas lentes. Principalmente a 85L II. Ô hobbyzinho/trabalho com equipamentos caaaros. Depois não entendem: "vc cobra isso tudo pra tirar umas fotinhas?" rs


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2015, 20:28:33
Ultimamente venho invejando bastante as cameras da Nikon com o sistema de foco 3D. Venho achando o foco da 6D bastante falho pro meu estilo de Fotografia, não sei...

Tanto que em horas da festa de casamentos calculo a hiperfocal e deixo no foco manual pra não perder nenhuma foto por causa de falta de foco.

Se a Mark III  ou a 6d ii viesse com esse sistema de tracking, como o da 7d II e 1dx, eu estaria mais conformado hahahahah
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2015, 11:21:40
Ahhh, isso (foco 3d) é algo que a canon deve correr atrás mesmo. Porém, o que me faz ficar na Canon são justamente as lentes (50L, 85L e 135L)....e também a canseira de trocar de sistema....rs!


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #11 Online: 30 de Outubro de 2015, 10:26:50
O ideal é nunca recompor ou, se recompor, tentar sempre manter-se paralelo ao eixo. O motivo principal de eu ter ido pra 5D III foi o sistema de AF, é simplesmente fantástico. Não tive a 6D, mas em relação à 5D II eu percebi melhora inclusive na velocidade do AF para algumas lentes. Os outros pontos além do central são muito confiáveis, quase todos cruzados (41). E mais, a fileira central de pontos é toda do tipo duplo-cruzado, então são 5 pontos assim.

E ainda tem várias opções de mudar quantidade de pontos selecionáveis (9, 15, 41 e 61 pontos), muito prático pra não ter que percorrer muito até chegar em algum ponto de AF desejado (eu geralmente deixo com 15 pontos). Outra coisa legal é deixar pré-programado algum ponto de AF específico e configurar algum botão para acionar esse ponto diretamente, sem precisar percorrer com o joystick.

Mas assim, em algumas situações, principalmente em eventos, eu ainda acabo focando e recompondo, porque é melhor perder um pouquinho do foco do que perder o momento.

Abraços
logo que comprei a mk3 e mesmo ainda com a 7d,nao sabia que dava pra facilitar a escolha dos pontos usando os dial traseiro e superior,sempre usava o joystick e isso era demorado mesmo,vc perde fotos tentando mudar os pontos.Agora,eu ainda tenho dificuldade em fotos de movimento,minha filha brincando por ex....ja se "achou" com ela Humberto,em fotos de pessoas em movimento???Mudei todas as configurações possíveis e ainda não consegui me adaptar kkkkkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 30 de Outubro de 2015, 19:12:39
ja se "achou" com ela Humberto,em fotos de pessoas em movimento???Mudei todas as configurações possíveis e ainda não consegui me adaptar kkkkkk

Pra pessoas em movimento eu acabo usando só algum ponto da fileira central (que são todos duplo-cruzados) e uso AI Servo. Eu sempre uso Onde Shot, mas configurei o botão de previsão de profundidade de campo para alternar para AI Servo. Tem funcionado bem, ams muitas vezes o foco fica ligeiramente fora, mas sempre dentro do aceitável.


TUDA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Isso também passará
Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2015, 09:45:50
Pra pessoas em movimento eu acabo usando só algum ponto da fileira central (que são todos duplo-cruzados) e uso AI Servo. Eu sempre uso Onde Shot, mas configurei o botão de previsão de profundidade de campo para alternar para AI Servo. Tem funcionado bem, ams muitas vezes o foco fica ligeiramente fora, mas sempre dentro do aceitável.
2. Exatamente igual :)


rodrigolfarias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2016, 12:07:17
Reabrindo as discussões, eu também estou com sérias dificuldades no foco da 6d + 85mm 1.8.
Sempre reenquadro minhas fotos, passo para o lightroon e ficam embaçadas, quando transformo em JPG ficam até boas.
Alguém tem alguma dica para melhorar o foco, vejo focos com nikon e é impressionante a qualidade e nitidez das imagens.