Autor Tópico: 5D Mark III vs 6D: usar os pontos de foco laterais ou o central e recompor ?  (Lida 13195 vezes)

hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 25 de Novembro de 2016, 13:54:43
Pra pessoas em movimento eu acabo usando só algum ponto da fileira central (que são todos duplo-cruzados) e uso AI Servo. Eu sempre uso Onde Shot, mas configurei o botão de previsão de profundidade de campo para alternar para AI Servo. Tem funcionado bem, ams muitas vezes o foco fica ligeiramente fora, mas sempre dentro do aceitável.

Yoji, desculpe a desinformação, mas a Canon tem um sistema semelhante ao 3D da Nikon?
Eu geralmente recomendo o 3D pelo fato do equipamento "transferir" o foco de um ponto para outro quando recompomos, dando mais confiabilidade em relação a focar com ponto único e recompor.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #46 Online: 25 de Novembro de 2016, 14:04:17
Yoji, desculpe a desinformação, mas a Canon tem um sistema semelhante ao 3D da Nikon?
Eu geralmente recomendo o 3D pelo fato do equipamento "transferir" o foco de um ponto para outro quando recompomos, dando mais confiabilidade em relação a focar com ponto único e recompor.

Nunca entendi direito o que é esse sistema 3D da Nikon... Na Canon tem a opção dos pontos de foco irem "seguindo" o assunto focado conforme ele se move, mas acho que só no foco contínuo. Não sei direito, nunca fucei muito essas funções de foco, é muita coisa, rsrs.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #47 Online: 25 de Novembro de 2016, 14:28:38
Acho que não tem  nada parecido na canon.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 25 de Novembro de 2016, 17:24:52
O sistema 3D fica bem visto como funciona nesse vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=wQ4rEvbCNuw
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #49 Online: 25 de Novembro de 2016, 18:50:47
O sistema 3D fica bem visto como funciona nesse vídeo.

Entendi. Mas ele funciona no foco único também ou só no foco contínuo? Na Canon só funciona em foco contínuo, mas eu nunca usei, não sei se é tão eficiente como parece ser o da Nikon...


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 27 de Novembro de 2016, 07:58:39
Muito interessante esse sistema  da  Nikon, queria ver esse sistema da Nikon funcionando a uns 5m da pessoa…

Na Canon, tem mas não segui os olhos, são dois sistemas  EOS iTR e localizar rosto, tão eficiente quanto a da Nikon…


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #51 Online: 27 de Novembro de 2016, 08:40:25
Entendi. Mas ele funciona no foco único também ou só no foco contínuo? Na Canon só funciona em foco contínuo, mas eu nunca usei, não sei se é tão eficiente como parece ser o da Nikon...
Só no modo contínuo. A vantagem é que também se o fotógrafo ou a pessoa  se movimentam para  a frente ou para  trás tudo também continua em foco.

Esse sistema começou a ficar bom a partir da D800.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #52 Online: 27 de Novembro de 2016, 13:27:05
O ITR da Canon, pelo que li, só funciona legal se você escolher um dof suficiente pro assunto todo. No caso de um retrato teria que ser suficiente pro rosto todo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 27 de Novembro de 2016, 17:51:51
Muito interessante esse sistema  da  Nikon, queria ver esse sistema da Nikon funcionando a uns 5m da pessoa…

Na Canon, tem mas não segui os olhos, são dois sistemas  EOS iTR e localizar rosto, tão eficiente quanto a da Nikon…

Funciona.
Claro que dependendo da lente o "modelo" fica mais "distante" no VF e você escolhe focar na cabeça, p ex.
É um bom recurso para fotografia de crianças. Elas nunca param quietas...  :D
Eu geralmente escolho o ponto central, foco nele e recomponho sem soltar o botão AF.
O foco vai sendo transferido de ponto para ponto.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 27 de Novembro de 2016, 18:53:37
O ITR da Canon, pelo que li, só funciona legal se você escolher um dof suficiente pro assunto todo. No caso de um retrato teria que ser suficiente pro rosto todo.

Deixa eu ver se eu entendi direito, com esse 3D, eu posso tirar uma foto do rosto focando nos olhos com uma 50 1.8 em F1.8 e o rosto fica totalmente nítido?

Funciona.
Claro que dependendo da lente o "modelo" fica mais "distante" no VF e você escolhe focar na cabeça, p ex.
É um bom recurso para fotografia de crianças. Elas nunca param quietas...  :D
Eu geralmente escolho o ponto central, foco nele e recomponho sem soltar o botão AF.
O foco vai sendo transferido de ponto para ponto.

Seria a mesma coisa que o Al servo, na Canon…
 



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #55 Online: 27 de Novembro de 2016, 20:58:21
Deixa eu ver se eu entendi direito, com esse 3D, eu posso tirar uma foto do rosto focando nos olhos com uma 50 1.8 em F1.8 e o rosto fica totalmente nítido?


Não o rosto, mas o olho que você focou, igual o video postado ai em cima.
Olhe ele em tela cheia.

O da canon, pelo que li em foruns, não tem essa precisão e o foco pode parar no nariz ou na orelha.
Pois ele mantem o foco em qualquer parte do rosto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs