Autor Tópico: Um retrato  (Lida 1779 vezes)

bluebell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Online: 28 de Outubro de 2015, 05:04:09
Bem simples, meio sem foco. Mas eu gostei.

Algumas reflexões:
Tenho feito um exercício esses dias de pensar em porque eu gostava de determinadas fotos e não só pensar "legal, gostei". É algo bem bobo, mas que, não sei as outras pessoas, eu muitas vezes não fazia. Fui percebendo que na maioria dos retratos dos quais eu mais gostava, as pessoas não estavam fazendo nada específico. Não sei se vai dar pra entender, mas, vamos lá, vou tentar: na maioria das vezes elas não estavam vendo TV, pulando corda, desenhando, lendo, etc. E, se estavam fazendo algo do tipo, na foto, o que chamava a atenção não era a ação em si, mas elas próprias. Seja por uma expressão mais singular, seja por um gesto peculiar, seja pelo modo inusitado ou pessoal como elas realizavam a ação.
E quando digo "não fazendo nada específico", eu me refiro a fotos como essa que postei. O menino não está fazendo nada que se possa definir, como pulando, brincando, correndo, etc. Ele está só segurando os pompons do gorro e encarando a câmera com um olhar meio "desafiador". Gosto muito quando as fotos dão a sensação de que a pessoa meio que desafia a câmera com o olhar, parece que está convidando a conhecê-la um pouquinho, mas ao mesmo tempo é misteriosa. Acho que foi por isso que gostei dessa foto. Apesar de o enquadramento não estar tão legal, o ambiente não ter nada de espetacular e o foco não estar 100%, as mãozinhas dele segurando os pompons na frente do rosto em contrapartida com a expressão meio "convidativa" me passaram algo legal, de quem tem plena consciência de que está sendo fotografado e, ao mesmo tempo em que se protege com os pompons, deixa praticamente o rosto todo à mostra, como se me desafiasse a fotografá-lo, me desafiasse a conhecê-lo.
Enfim, não sei se vocês vão entender alguma coisa, mas me falem se não entenderem algo e, se entenderem, também :D

P.S. Podia escrever essa viagem toda aqui na galeria mesmo?
P.S.(2) Não me refiro a fotos de eventos (casamentos, aniversários, etc). Acho que nesses casos somente a ação também é importante. Mas que dá pra fugir só delas, acho que também pode dar :D
« Última modificação: 28 de Outubro de 2015, 05:08:42 por bluebell »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2015, 09:14:31
interessante teu retrato. tem uns camaradas aqui no fórum que costumam postar umas fotos com esse estilo.. daqui a pouco vocês poderão viajar juntos nesse universo.
 :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2015, 11:52:05
Também não sei dizer exatamente o que é, mas parece aquelas fotos em que tudo se encaixa. A expressão facial/corporal ele que ao mesmo tempo se esconde, se mostra tb; o PB bem aplicado; o ambiente  em que a foto foi feita.

Tudo contribui para que exista uma poética nela. Gostei bastante.
 :)


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.863
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2015, 12:20:53
 "Bem simples, meio sem foco. Mas eu gostei."  (citando o autor)
Eu também  :clap: :clap: :clap:
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2015, 14:02:18
nada simples! muito rica, até!

e que legal sua análise.. um complemento delicioso e preciso.

parabéns,


bluebell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2015, 19:03:58
interessante teu retrato. tem uns camaradas aqui no fórum que costumam postar umas fotos com esse estilo.. daqui a pouco vocês poderão viajar juntos nesse universo.
 :ok:
Obrigada! Que legal saber disso! Quem seriam esses camaradas? :)


bluebell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2015, 19:06:24
Também não sei dizer exatamente o que é, mas parece aquelas fotos em que tudo se encaixa. A expressão facial/corporal ele que ao mesmo tempo se esconde, se mostra tb; o PB bem aplicado; o ambiente  em que a foto foi feita.

Tudo contribui para que exista uma poética nela. Gostei bastante.
 :)
Muito obrigada! Também gostei bastante da da combinação dos elementos, apesar da falta de foco.


bluebell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2015, 19:07:01
"Bem simples, meio sem foco. Mas eu gostei."  (citando o autor)
Eu também  :clap: :clap: :clap:
Muito obrigada, Maercelo!


bluebell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #8 Online: 29 de Outubro de 2015, 19:08:50
nada simples! muito rica, até!

e que legal sua análise.. um complemento delicioso e preciso.

parabéns,
Obrigada, Angelo! Fico feliz que tenha gostado da análise! Às vezes acho legal refletir sobre as minhas próprias fotos e expor pra ver o que os outros acham, se concordam, discordam.. :)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2015, 19:29:24
Gostei pois achei dramático no tratamento e no contexto da foto. Mesmo assim tentaria fazer um tratamento colorido bacana para tirar esse ar de dramaticidade e trazer um pouco mais da inocência infantil.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2015, 20:01:06
eu gostei.... :clap: :clap: :clap:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2015, 20:15:10
Sua análise tem tudo a ver com a minha visao de fotografia. É a fotografar o ser e nao o fazer. As vezes também dá pra retratar o ser por meio do fazer.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


bluebell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2015, 21:58:36
Gostei pois achei dramático no tratamento e no contexto da foto. Mesmo assim tentaria fazer um tratamento colorido bacana para tirar esse ar de dramaticidade e trazer um pouco mais da inocência infantil.
Obrigada! Colorida não achei muito legal porque estava bem nublado e as cores ficaram esquisitas, e porque achei que esse olhar meio misterioso dele combinou mais com o p&b. E também porque recentemente fui de uma pessoa que não gostava muito de p&b pra uma pessoa que está meio viciada nele hahah :D


bluebell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2015, 21:59:17


bluebell

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #14 Online: 29 de Outubro de 2015, 21:59:40
As vezes também dá pra retratar o ser por meio do fazer.
Isso! Também tentei dizer isso, mas você usou palavras melhores.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2015, 22:00:00 por bluebell »