Autor Tópico: Vale a pena adquirir uma camera que teve o obturador trocado?  (Lida 8225 vezes)

olegitimo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Outubro de 2015, 22:04:51
Me foi oferecida uma camera que, devido a quantidade de mais de 100.000 cliques teve o obturador trocado na AT do fabricante. Vale a pena adquir uma camera com o obturador trocado?
Canon SL1
instagram.com.com/denislsphotos


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2015, 22:07:18
Se o obturador foi trocado é bem provável que ela dure tanto quanto uma nova, mas isso depende de quantos cliques ela tinha, se ela foi muito usada outras coisas podem dar problema.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2015, 22:13:19
Existem também outros componentes que tem vida útil (claro que maior do que o obturador). Acho que tem que ser a velha frase: "quem não arrisca, não petisca" ou aquela outra "maiores riscos trazem maiores ganhos".

Eu iria sim, desde que o valor da máquina ficasse uns 10 a 20%, pelo menos, abaixo do mercado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2015, 23:18:59
Se o obturador foi trocado é bem provável que ela dure tanto quanto uma nova, mas isso depende de quantos cliques ela tinha, se ela foi muito usada outras coisas podem dar problema.

Penso assim também, praticamente mesma coisa que trocar o motor de um carro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2015, 07:17:23
Qual câmera? Qual o preço? E qual será o uso? O antigo dono era profissional da fotografia?
« Última modificação: 29 de Outubro de 2015, 07:18:04 por Roberto Dellano »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2015, 08:12:03
Acho que se o obturador já pifou, provavelmente é uma câmera que já foi bastante utilizada. Você estará com obturador novo, mas e as outras peças?

Depende muito do ex-dono, de como ele utilizou ela.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #6 Online: 29 de Outubro de 2015, 09:42:05
Li um review há muito tempo, sugerindo (leia bem, não é um estudo e nem uma afirmação) que uma câmera Canon pode ter o obturador trocado duas vezes, e depois disso já não é mais viável. Isso pq as demais peças tbm chegaram ao seu limite e trocar tudo tem o preço de um nova câmera.

Não encontrei a página hoje, mas lembro de ter lido isso.

Sobre a dúvida do tópico, vale a pena comprar uma câmera dessas se tiver o preço de um usado + depreciação de uns 20% ou mais.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2015, 11:39:09
Não entendo a logica de em depreciar uma camera com obturador trocado.
É muito pior comprar uma que não foi trocado mas em que a chance de você ter que fazer a troca é eminente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Outubro de 2015, 19:43:01
Eu também acho que tudo tem um lado bom e um ruim.
Mas o principal nesse caso é se a depreciação compensa.
O mesmo vale quando queremos um upgrade...
Quanto mais estou disposto a pagar pelo upgrade.
A mesma lógica.
D200


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2015, 20:23:23
Eu compraria, levando em conta meu uso, meio amador, inicio de carreira, que não faz 3 mil fotos por mês.

Tenho uma XTi há 4 anos, não sei e nem quero saber o número de clicks, trabalho com ela, recentemente adiquiri uma 5D, tbm não faço idéia do número de clicks, mesmo que ela venha a pifar daqui 20 mil clicks, preferi a qualidade de uma FF pelo preço de uma Rebel novinha. E acho que se minha FF der pau no obturador provavelmente eu mandarei consertar e terei uma camera com eletronica boa por muuito tempo. Basta cuidar dela.

O vendedor é que tem que ter noção de que mesmo a câmera ter sido trocado o obturador não quer dizer que possa vender pelo preço da mesma "nova", ela não é mais original, já passou por manutenção séria, ou seja, vale a regra de depreciação, uns 20% abaixo do valor de mercado dela usada, isso se o conserto foi feito pela autorizada, vai saber se o obturador dela já não foi colocado de outra usada, né...(possibilidade remota, mas)
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2015, 21:24:43
Qual câmera? Qual o preço? E qual será o uso? O antigo dono era profissional da fotografia?
2X... 
toda câmera usada é uma surpresa... obturador trocado seria um possível problema a menos... se o preço estiver interessante pode ser só alegria... só arriscando presa descobrir
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Wesley Rodrigues

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2015, 21:49:58
Não entendo a logica de em depreciar uma camera com obturador trocado.
É muito pior comprar uma que não foi trocado mas em que a chance de você ter que fazer a troca é eminente.

Exato. Só verifique se o preço é viável, certifique-se de esclarecer todas as dúvidas quanto ao uso anterior e ao seu funcionamento atual.
- Espaço destinado à listagem do meu equipamento, a fim de melhorar meu ego fotográfico -


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2015, 23:14:40
Não entendo a logica de em depreciar uma camera com obturador trocado.

A lógica é simples, quem troca obturador é quem usa muito, quase que 100% é profissional, esses surram a câmera até o talo, ai trocam o obturador e querem vender pelo preço de uma câmera semi nova, pois alegam que o obturador é novo e blá blá blá, mas não é só o obturador que é peça móvel de uma câmera, imagine os botões quantas vezes não foram apertados durante esse ciclo do obturador, imaginem os seletores e dial's, a troca de lentes atritando na baioneta, os contatos da lente e do flash, o encaixa e desencaixa dos visores articulados (no caso as que possuem esse recurso), o encaixa desencaixa de cartões e bateria, o ácido úrico das mãos nas borrachas e por ai vai...

Eu não compraria nem para back-up, preciso confiar nos equipamentos.


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Novembro de 2015, 13:46:50
Concordo com o Dellano, a única exceção são aquelas que dão problema antes do tempo, por exemplo, obturador trocado com menos de 100k clicks, é difícil, mas já vi um cara vendendo uma D700 com count de 87 ou 97k com obturador trocado. Nesse caso há de se pensar.  :ponder: Na época estava 2,3k dilmas com dolar baixo  :doh:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2015, 15:20:54
O ponto que quero chegar é que compraríamos a mesma câmera surrada, com o obturador morrendo, pagando mais caro do que uma com a informação que o obturador foi trocado.
Não sei se fui claro, mas não estou comparando uma camera pouco usada com uma com obturador trocado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs