Autor Tópico: PANASONIC E OLYMPUS  (Lida 3929 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 03 de Abril de 2005, 16:07:23
A tecnologia é a full frame da Kodak onde os photodiodos ocupam toda a superfície do CCD, o CCD é um pouco menor que um APS, mas os fotodiodos são muito maiores, pois no sensor convencional os fotodiodos dividem espaço com trilhas e outros componentes na superfície do sensor. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #16 Online: 03 de Abril de 2005, 21:19:24
B) Leo vc já imaginou como seria uma camera com um sensor destes mas no tamanho full frame(35mm) já que o espaço é melhor aproveitado? Como vc estima o desempenho dela, se existisse, e pq não foi feita ainda?
Bye
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #17 Online: 03 de Abril de 2005, 23:30:52
Só fico em dúvida para o usuário médio que não é profissional, mas tem interesse em fotografia como fica. P. ex., a Olympus E-300 tá numa ótima promoção na BH com duas lentes do kit, e duas boas lentes, por U$899 ou 999, n tenho certeza.

Porém se for analisar o preço das lentes do kit, ou mesmo uma tele 4/3, elas custam as mais em conta U$250 e as teles todas acima de U$1000, algumas de U$4000.

Já existem algumas Sigma 4/3, porém só grande-angular, se surgirem novas e com qualidade, tudo bem.

Mas como fica se o cara que comprar essas Panasonic's tiver de usar uma tele de U$4000? Eu que me amarro em foto de vida selvagem e surf já me senti excluido da brincadeira.
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 03 de Abril de 2005, 23:58:15
Gustavo:

Tem uma lente sigma que vai até 200mm para o sistema. Custa 199 dólares. Lembre-se que o 4/3 tem fator multiplicador 2, de modo que uma 200mm funciona como uma 400mm, coisa prá caramba.

Pode não ser uma grande lente, mas parece atender ao que voc~e precisa.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #19 Online: 04 de Abril de 2005, 00:13:43
Ivan, mt legal esse teu comentário, mas tem duas coisas.

Uma, como falamos em outro tópico, ainda estou mt satisfeito com minha FZ15, e eu récem estou começando em fotografia. Acho que eu já fotografava há mt tempo sem saber (dizem que o que conta é o olho e não equipamento) e mesmo com a câmera barata que eu tinha o resultado me surpreende ainda hj, então, com essa Panasonic atual tem tanto p render ainda. Eu comecei a estudar p falar há verdade tem um ano. Sem falar que apesar de não ter o RAW (que ainda quero aprender a usar) de resto as FZ oferecem recursos mt porradas falando coloquialmente, quer dizer, se passar para uma DSLR algum dia, eu vou estar mt habituado com esses recursos, a FZ tem controle fino do WB, apesar de não ter RAW, tem controle de CTR, SAT, SHARP e NOISE e apesar do processamento inevitável da cam, tenho fotografado com todos controles no mínimo e procuro fazer eu mesmo no Photoshop o que faltou. Até a compensação de flash é baseada na potência do flash e não apenas via câmera. A segunda é que (e isso n tenho certeza) lendo alguns artigos sobre a questão do frame e multiplicação focal, um amigo levantava a lebre de até que ponto vc transforma uma 200mm numa 400mm (no caso de 2X) ou se isso seria na verdade mais um crop, resumindo, isso não compromete a qualidade?! Eu já sei que na questão da profundidade de campo n muda, ela se comporta como se fosse 200mm, mas isso não é o importante, se não perde a qualidade como se fosse um simples crop, aí realmente é uma maravilha. É algo que eu já pensava fazer se adquirisse uma D70 que tem 1.5 no fator de multiplicação.
« Última modificação: 04 de Abril de 2005, 00:14:43 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 04 de Abril de 2005, 00:40:37
Citar
B) Leo vc já imaginou como seria uma camera com um sensor destes mas no tamanho full frame(35mm) já que o espaço é melhor aproveitado? Como vc estima o desempenho dela, se existisse, e pq não foi feita ainda?
Bye
Olha não sei pq a kodak ainda não disponibilizou um sensor full frame com a tecnologia full frame. :)
Mas seria realmente muito interessante, uma 4/3 com este sensor pode atingir 12MP com a mesma qualidade que uma APS atingiria 8MP, é realmente um rendimento ótimo, mas só existem 2 sensores com esta tecnologia e ambos formatados para o padrão 4/3, quem sabe ele não tenha problemas de custos ou mesmo de consumo de energia que inviabiliza produções em maior formato e etc.
Bom o importante é que essa tecnologia é uma ótima viabilizadora do padrão 4/3 que promete muito. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #21 Online: 04 de Abril de 2005, 07:13:40
Gustavo

Eu não apenas compreendo seu ponto de vista como concordo com ele no geral. Acho que sua cãmera realmente é excelente e lhe dá campo para criação e desenvolvimento.

Acho também, e isso se aplica a mim, que nosso aperfeiçoamento pessoal é mais importante e difícil que o do equipamento.

No caso, só respondi à sua pergunta, pois ao ler seu comentário fiquei curioso com os preços das lentes 4/3. Realmente há lentes muito caras, assusntando até, e as do Kit são pouco luminosas. Não há uma lente de 24mm, por exemplo, pura e simples com boa abertura (f2 ou menos), que seria equivalente a uma 50mm convencional.

O crop não é um crop degradador da imagem, pois é um crop ótico e não eletrônico. Trata-se simplesmente do aproveitamento da região central da imagem formada pela lente.

Eu mesmo pretendo comprar uma DSLR até o fim de 2005 ou início de 2006, e especular sobre os conjuntos é uma maneira de ir formando opinião.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #22 Online: 04 de Abril de 2005, 10:51:19
Não sei se entendi mal, mas eu vi um comentário no topico (acho que foi do Zeiss), que disse que o sensor 4/3 é menor. Na realidade não é o tamanno do sensor em mm, mas sim o formato do sensor (por ex. a 300D tem o formato 3/2 ou seja a proporção é de 1 para 1,5 e o sensor 4/3 tem proporção 1 para 1,33 ou seja, uma proporção mais agradavel para se trabalhar, pelo menos para mim).

Entendi errado, ou foi isso mesmo que vc (Zeiss) disse?

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #23 Online: 04 de Abril de 2005, 11:16:38
Fernando o sensor é fisicamente menor mesmo, pouca coisa mas é.
Porém devidamente compensado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #24 Online: 04 de Abril de 2005, 11:21:32
Você prefere trabalhar em 1,33, Fernando?! Engraçado, uma das coisas que acho ruim nas compactas é justamente o formato 4:3, 3:2 me lembra fotografia clássica. Mas tbm nunca experimentei imprimir direto em formato 4:3, sempre fiz o crop.
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 04 de Abril de 2005, 11:52:42
Na religião que estou inventando, cujo rito é fotográfico -risos- o crop é pecado. :D

Aí eu procuro compor de acordo com o formato do sensor. Ambos os formatos são legais, mas muda bastante a composição neles, tendendo o 3:4 a uma imagem mais estável e o 2:3 a um desequilíbrio maior (o que tem seu interesse também). Por exemplo, um retrato centralizado é suportável no 3:4, mas quase insuportável no 2:3.

Fotos de paisagem com dominância horizontal ficam melhor no 2:3. No 3:4 você tem de incluir planos mais próximos para preencher a altura. Ele quase exige a moldura de primeiro plano.

Contextos complexos, como um interior de uma oficina, ficam melhores no 3:4, acho.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #26 Online: 04 de Abril de 2005, 12:00:54
Guss,

A coisa é que, em fotos 20x25 e 25x30 as fotos precisam ser cropadas. E precisam ser muito cropadas. Na minha opinião, a perda que eu tenho em ter que fazer isso, faz com que as fotos em 4:3 sejam mais interessantes. Mas é muito pessoal.

Acho que cai um pouco no comentário que o Ivan fez... Para paisagens é otimo, mas eu não gosto do formato de impressão 20x30 ou 30x45. O álbum fica parecendo uma linguiça! :)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 04 de Abril de 2005, 12:08:21
Olha eu gosto muito mais do formato 4/3, não sei se pq tinha hábito de fotografar com a médio formato, mas acho as imagens bem mais harmoniosas no formato 4/3.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.