Autor Tópico: Exposicao, Abertura, Ajuste EV e ISO.  (Lida 3781 vezes)

zairon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Abril de 2005, 15:44:47
Ops, como usar bem esses recursos numa camera digital pra deixar as fotografias bem nitidas? Como carro em movimento, pessoas dançando, foto macro, etc...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2005, 16:05:03
Não me leve a mal, Zairon, mas sua pergunta quase exige um curso de fotografia para ser respondida.

Sugiro que vá lendo os posts passados nos quais há muito coisa sobre fotometria,

Outra alternativa é ler um curso básico de fotografia (há diversos na rede) de modo a poder lidar com essas variáveis no que é básico e depois poder entender as respostas que lhe forem dadas.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2005, 16:13:56
Vai ter em abril tbm o workshop de fotografia da comunidade onde tratamos deste tema.
II Workshop de introdução à Fotografia Digital, 23 e 24 de Abril de 2005
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2005, 16:15:19
Concordo c o Ivan. Td que eu aprendi, foi na Net em sites e principalmente aqui no Fórum e o resto foi mexendo na maquina mesmo.
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2005, 16:30:42
Aconselho que sempre que quiser saber de algo, usa a ferramenta de busca do forum ( não esquecendo de NÃO especificar data) sobre o assunto, depois, quando nao encontrado, crie um novo tópico.

Abraços.  :)  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2005, 17:05:06
Pois é. Não gostaria que o Zairon considerasse minha resposta como má vontade, até porque tenho sempre a maior boa vontade de respoder, pois ao respondermos arrumamos nosso pensamento também.

Mas a forma como ele formulou a pergunta abrange vários assntos: carros em movimento são diferentes de pssoas em movimento, são diferentes de macros, etc, de modo que isso mostra que não tem conhecimento suficiente para perceber essas diferenças (profundas). Aí não adianta tentar responder, pois só provocaria novas perguntas em nível mais básico. Mais útil é responder a pergunta certa no nível certo, mesmo que seja básico.

Sempre aconselho a pessoa a buscar o conhecimento antes de perguntar. Isso é importante, pois se já fizemos o dever de casa nossa pergunta será focada, e a resposta será muito útil, mas se não temos a base não saberemos aproveitar nem mesmo uma excelente e elucidadtiva resposta.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2005, 17:45:13
Poisé Ivan, seria quase um curso de fotografia digital ;]

Falar de um por um dos assuntos citados na pergunta ia levar um bom tempo. E são assuntos que com um pouquinho de pesquisa dá pra encontrar aqui no Forum.

E não só no forum, na Web tem muitas páginas com um breve apanhado de informações sobre quase todos esses tópicos.

PS: Dá uma olhada no Glossário criado aqui, muitas respostas se encontram lá.

Até.
« Última modificação: 03 de Abril de 2005, 17:46:43 por betooliver »


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2005, 18:36:25
Acho que uma visita a esse endereço, postado anteriormente em outro tópico, pode ajudar a "criar a base":

www.sampaonline.com.br/reportagens/cursodefotografia.htm

E se estiver em S. Paulo, ou tiver condições de vir, o workshop é uma excelente oportunidade.

Abraços,
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2005, 18:55:45
Fabio, gostei muito do site que vc indicou, valeu
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


zairon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Abril de 2005, 19:52:49
desculpem... soh queria umas dicas basicas, nada de curso de fotografia.. notei q muito material aqui na internet nao vale quase nada. por isso optei pelo forum.. eh, acho que me enganei novamente!
mas de qualquer forma valeu ai...
gone.


zairon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Abril de 2005, 19:55:35
hehehe, engracado, mas se voces notaram o tempo que perderam falando da minha idiotice? seria bem melhor terem dado as dicas e pronto :D

tipo.. olha cara, se voce usar o ISO alto, pra uma foto assim, seria melhor colocar o EV assado.. hehhea

coisas da vida!


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #11 Online: 03 de Abril de 2005, 19:55:56
Zairon .. talvez o material da internet não valha muito .. mas tem sempre alguma coisinha pra tirar proveito ..

aki é mesma coisa, toda hora vc nota alguma coisa diferente, um detalhe aki , e ali, q pode fazer diferença na hora da fotografia ...

não é má vontade de ninguem ... só o assunto q é grande mesmo ...

eu mesmo tenho 6 meses q uso o forum e num sei quase nada direito de fotografia .. . é questão de tempo e pratica mesmo ... é bem mais complicado q agente imagina .. e ao mesmo tempo, bem facil de aprender ...
« Última modificação: 03 de Abril de 2005, 19:56:43 por Matheus »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 03 de Abril de 2005, 20:43:41
Citar
hehehe, engracado, mas se voces notaram o tempo que perderam falando da minha idiotice? seria bem melhor terem dado as dicas e pronto

Né não. Explicar isso exige mensagens enormes e várias, e que já foram postadas, inclusive. Achar que é questão de meia dúzia de dicas mostra o tamanho do que teria de ser explicado.

Agora, o conselho que eu dei vale mais que uma explicação. O conselho é: pesquise antes de perguntar.

Mas para você não achar que estou soegando informação, vão lá as dicas que voc~e pediu:

Carros em movimento = técnica de varredura ou panning se quiser borrar o fundo ou disparo muito rápido se não quiser

Pessoas em movimento: disparo medianamante rápido se a luz for suficiente, se não for auxílio do flash ou aumentar o ISO

Macro: diafragma bem fechado e velocidade mais ou menos rápida com a lente em máximo tele e modo macro ligado (se a cãmera tiver). Rebater o flash sobre o assunto ou dispor de outra fonte de luz abundante.

Pronto, Está aí o que você perguntou. Aproveite. Mas não me peça explicações sobre o que é abertura, como se regula velocidade, como se executa panning, se usar ISO alto é bom ou não, pois aí vira curso.

 


Guto Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 242
    • http://www.studioone.com.br
Resposta #13 Online: 03 de Abril de 2005, 20:51:57
Ivan Parabéns pela boa vontade.

Zairon, então acho que é vc que está c má vontade de procurar os assuntos. Aqui mesmo no Arte atras das lentes, teve um outro menbro que postou links de sites que ensinam o Básico.
Nada cai do céu de graça vc tem que buscar. Palavras de um grande fotógrafo daqui  do fórum que eu gostei:P

Qndo eu entrei aqui no fórum eu n sabia absolutamente nada.
Aprendi tdas essas duvidas que vc está tendo em questão de tempo. N é de uma hora pra outra que vc vai saber tudo.

Segue a dica dos colegas. Lê as materias publicadas daqui e veja os links que me ajudaram e muito. Abraços.
 
Gustavo A. Ferreira - Curitiba PR
--------------------
Canon EOS 40-D. Canon EOS 20-D. Canon Rebbel XT. Lentes: EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM e a 18 - 55. Flash:  02 Speedlite 580EX e 01 Speedlite 430EX
--------------------
Orkut


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #14 Online: 03 de Abril de 2005, 21:03:52
Zairon, faço minhas as palavras do Guto, aliás sobre sua outra pergunta eu indiquei onde vc poderia pegar as informações, sei que as vezes é complicado, pq é muita informação e a gente fica perdido mesmo.

Se for de sampa, recomendo que apareça no workshop no final do mês.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron