O Modo Lab
Para alguns tratamentos, o Modo Lab oferece recursos que os demais não dão conta. Basicamente esses recursos derivam dele lidar separadamente com as cores e a luminosidade, assim permitindo interferir em um sem afetar as outras e vice-versa.
Como principal ponto negativo de usá-lo temos o fato de haver no processo de tratamento três mudanças de modo com os conseqüentes remapeamentos das cores ao invés de um de um processo mais conservador em RGB e dois de um processo em Adobe RGB ou em ProPhoto RGB.
Em RGB depois de convertido o RAW e posterior tratamento somos obrigados a passar a imagem para 8bits para dar saída em minilab.
Em Adobe RGB e ProPhoto RGB ganhamos latitude (mais no ProPhoto) e riqueza cromática, mas temos depois de converter: 1) para sRGB e 2) para 8bits (nesta ordem).
Mas usando Lab mode temos de primeiro converter o arquivo que foi convertido para Lab Mode e depois do tratamento converter novamente para sRGB e para 8 bits. Três passos, então. É muito difícil perceber alguma mudança ou degradação na imagem, mas evidentemente não é inócuo.
Os ganhos do modo, contudo, são extremamente expressivos nos tratamentos cromáticos. Ao contrário do que ocorre em RGB, em LAB Mode tem-se verdadeiro controle sobre as tonalidades separadamente, nas altas, médias e baixas luzes, sendo esse controle funcional tanto em Curves quanto em Color Balance. Usando as curvas cromáticas dos canais a ou b, consegue-se mudar as cores de uma forma muito precisa e delicada, em um refinamento impensável com RGB. Já em Color balance consegue-se muito facilmente interferir apenas em uma faixa de luminosidade. Em contraste, em RGB quando mexemos nisso toda a foto se coloriza, mesmo quando mesemos apenas em High Lights.
No caso das altas luzes isso é bastante importante diante do problema que são as altas luzes digitais. Mexendo nisso conseguimos mudar essas altas luzes dando visualmente uma impressão mais densa.
Além disso, selecionando-se o canal Lightness podemos tratar contraste e brilho (em Curves, por exemplo) sem afetar as cores e podemos tratar o sharp só nesse canal sem gerar ou amplificar nenhum ruído cromático.
Recentemente postei fotos de flores, e o assunto flores é daqueles onde a manipulação das cores é fundamental, e por isso elas foram tratadas em Lab Mode. Não são todos os assuntos que se beneficiam dele, mas em alguns é essencial.
Evidentemente uma ferramenta sofisticada só serve para quem sabe o que quer obter das cores. Não é ferramenta para usar sem ter um critério, sem ter um plano cromático na cabeça, mesmo que não totalmente explicitado. Quando o uso geralmente penso assim "gostaria que as altas luzes ficassem um tiquinho mais amarelas..." ou "gostaria de algum azul nessas sombras", ou "gostaria de esquentar as luzes médias" Isso é a bússola que nos permite usá-lo.