Autor Tópico: O Modo LAB  (Lida 3626 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 11 de Novembro de 2006, 13:38:15
O Modo Lab

Para alguns tratamentos, o Modo Lab oferece recursos que os demais não dão conta. Basicamente esses recursos derivam dele lidar separadamente com as cores e a luminosidade, assim permitindo interferir em um sem afetar as outras e vice-versa.

Como principal ponto negativo de usá-lo temos o fato de haver no processo de tratamento três mudanças de modo com os conseqüentes remapeamentos das cores ao invés de um de um processo mais conservador em RGB e dois de um processo em Adobe RGB ou em ProPhoto RGB.

Em RGB depois de convertido o RAW e posterior tratamento somos obrigados a passar a imagem para 8bits para dar saída em minilab.

Em Adobe RGB e ProPhoto RGB ganhamos latitude (mais no ProPhoto) e riqueza cromática, mas temos depois de converter: 1) para sRGB e 2) para 8bits (nesta ordem).

Mas usando Lab mode temos de primeiro converter o arquivo que foi convertido para Lab Mode e depois do tratamento converter novamente para sRGB e para 8 bits. Três passos, então. É muito difícil perceber alguma mudança ou degradação na imagem, mas evidentemente não é inócuo.

Os ganhos do modo, contudo, são extremamente expressivos nos tratamentos cromáticos. Ao contrário do que ocorre em RGB, em LAB Mode tem-se verdadeiro controle sobre as tonalidades separadamente, nas altas, médias e baixas luzes, sendo esse controle funcional tanto em Curves quanto em Color Balance. Usando as curvas cromáticas dos canais a ou b, consegue-se mudar as cores de uma forma muito precisa e delicada, em um refinamento impensável com RGB. Já em Color balance consegue-se muito facilmente interferir apenas em uma faixa de luminosidade. Em contraste, em RGB quando mexemos nisso toda a foto se coloriza, mesmo quando mesemos apenas em High Lights.

No caso das altas luzes isso é bastante importante diante do problema que são as altas luzes digitais. Mexendo nisso conseguimos mudar essas altas luzes dando visualmente uma impressão mais densa.

Além disso, selecionando-se o canal Lightness podemos tratar contraste e brilho (em Curves, por exemplo) sem afetar as cores e podemos tratar o sharp só nesse canal sem gerar ou amplificar nenhum ruído cromático.

Recentemente postei fotos de flores, e o assunto flores é daqueles onde a manipulação das cores é fundamental, e por isso elas foram tratadas em Lab Mode. Não são todos os assuntos que se beneficiam dele, mas em alguns é essencial.

Evidentemente uma ferramenta sofisticada só serve para quem sabe o que quer obter das cores. Não é ferramenta para usar sem ter um critério, sem ter um plano cromático na cabeça, mesmo que não totalmente explicitado. Quando o uso geralmente penso assim "gostaria que as altas luzes ficassem um tiquinho mais amarelas..." ou "gostaria de algum azul nessas sombras", ou "gostaria de esquentar as luzes médias" Isso é a bússola que nos permite usá-lo.


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2006, 14:28:32
Ivan, estou vendo isso agora em comecar a fazer os tratamentos das fotos usando o modo LAB.....mas ainda estou somente estudando. Tem um livro muito bom Photoshop Lab Color - Dan Margulis estou ate tentando conseguir uma versao em pdf.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2006, 14:34:54 por cralx2000 »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2006, 14:32:36
Citar
Ivan, estou vendo isso agora em comecar a fazer os tratamentos das fotos usando o modo LAB.....mas ainda estou somente estudando. Tem um livro muito bom Photoshop Lab Color - Dan Margulis estou ata tentando conseguir uma versao em pdf.
Não precisa de livro. os caras escrevem livros para venderem um ou dois truques. Joga no Lab e experimenta -risos.

Mas o importante é você ter idéia do que quer obter. O modo por si só não é nada.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2006, 14:33:57 por Ivan de Almeida »


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2006, 15:27:44


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2006, 15:38:37


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2006, 16:44:21
Citar
Ivan, estou vendo isso agora em comecar a fazer os tratamentos das fotos usando o modo LAB.....mas ainda estou somente estudando. Tem um livro muito bom Photoshop Lab Color - Dan Margulis estou ate tentando conseguir uma versao em pdf.
Esse é um dos poucos livros de photoshop q indico para quem quer se aperfeioar. Nunca tive ele, mas participei de um grupo de leitura em um forum gringo que durante MESES foi seguindo o curso do livro e trocando informações sobre as técnicas dele. Ele mostra caminhos incríveis para fazer certas correções. É um livro que é referência até para os instrutores de photoshop.

Uma outra coisa muito curiosa que aprendi trabalhando em um estúdio fotográfico grande aqui do rio, ao lado de um instrutor de photoshop que era o outro manipulador de imagens comigo é que para trabalhar em lab vc não necessariamente precisa mudar para o modo lab.
Hj em dia a minha técnica de sharpen se baseia nisso. Como era recomendado pela adobe, etc etc eu fazia o sharpen pelo canal de luminosidade do lab, mas depois comecei a aprender essas técnicas variadas de shapen, ajuste de cor e etc que se fazia direto no lab, sem ter que deixar o modo RGB. Agora eu raramente vou e volto do modo LAB. O LAB ainda oferece coisas que não consigo fazer diretamente em RGB, mas são coisas muito específicas, e que em um workflow normal não me daria ao trabalho de sair do RGB e ir para o LAB só para isso. Meu workflow se baseia em uma edição o mais não destrutiva, e passar de RGB para lab implica perder todas as camadas de ajuste, etc. Tem como recuperar na volta da conversão, mas é algo mais trabalhoso que acaba deixando o workflow mais lento.
A minha sorte é que esse cara é um professor por vocação. Então como sentávamos lado a lado e podíamos ver a tela um do outro, ele acabava sempre me interrompendo e falando formas melhores de fazer certas coisas, e sempre explicava o PORQUE daquilo e não só os passos prontos. Aprendi muito com esse cara.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2006, 17:25:26
Para trabalhar em LAB(curvas) sem sair do RGB
http://www.curvemeister.com/index.html


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2006, 17:49:52
Citar
Para trabalhar em LAB(curvas) sem sair do RGB
http://www.curvemeister.com/index.html
Bom... mas ai seria um plugin. Tem como usar as vantagens do LAB sem nenhum plugin, só usando layers, adjustment layers e blend modes.

E usar um plugin desse, vc acaba não tendo certeza se ele muda para lab e depois reconverte de volta, etc.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2006, 17:53:50
Citar
Citar
Para trabalhar em LAB(curvas) sem sair do RGB
http://www.curvemeister.com/index.html
Bom... mas ai seria um plugin. Tem como usar as vantagens do LAB sem nenhum plugin, só usando layers, adjustment layers e blend modes.

E usar um plugin desse, vc acaba não tendo certeza se ele muda para lab e depois reconverte de volta, etc.
Gabriel, é muito complicado essa tecnica sem mudar o modo? Não seria possivel você disponibilizar um tutorial ou algo parecido?
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2006, 18:37:15
Citar
Citar
Citar
Para trabalhar em LAB(curvas) sem sair do RGB
http://www.curvemeister.com/index.html
Bom... mas ai seria um plugin. Tem como usar as vantagens do LAB sem nenhum plugin, só usando layers, adjustment layers e blend modes.

E usar um plugin desse, vc acaba não tendo certeza se ele muda para lab e depois reconverte de volta, etc.
Gabriel, é muito complicado essa tecnica sem mudar o modo? Não seria possivel você disponibilizar um tutorial ou algo parecido?
Não é complicado não usar não. Para desenvolver só uma questão de entender o photoshop e o funcionamento dele. Na época esse cara me ensinou muito, e com as explicações dele que comecei a tentar entender esse funcionamento. Por sinal, a maioria das técnicas ele que me ensinou, eu só fui desenvolver algumas minhas, muito tempo depois.
Eu tava pensando em fazer artigos mais fundos no meu site, mas eu n consigo ter tempo para fazer o bendito site, mas se algum dia der tempo, eu faço um tutorial mais específico como sharpen no L sem sair do RGB, etc...


PS: Esse doc que o cralx colocou, é exatamente a transcrição de um dos caras do grupo de leitura. Nesse doc está resumida as conclusões só deste cara, e que levaram meses para cobrir esses capítulos todos.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2006, 19:39:28
Eu tenho o livro do Dan Margulis.

Realmente, é de dar MEDO. Tem muita gente que trabalha com Photoshop faz muitos anos e que não faz nem idéia que existem metade das técnicas daquele livro. Algumas, inclusive, são inéditas. A técnica de redução de moiré que ele apresenta, além de outros channel blends malucos eu tenho certeza que são.

Esse livro vale cada centavo.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2006, 19:55:11
Aliás, esse livro tem uma série de coisas muito muito doidas mesmo. Coisa daquele programa MythBusters! :laughing:

Um exemplo é que converter de sRGB pra LAB e depois de volta pra sRGB não é tão destrutivo assim. O cara faz no livro, indo e voltando 25 vezes, e os desvios-padrão são mínimos.

Outra coisa é a fantástica explicação do por que aplicar sharpening no canal L é melhor do que aplicar em RGB e depois dar um Fade Luminosity.

O livro é muito bom. Uma delícia de ler! :D

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


xixa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2006, 15:37:55
Citar
Citar
Ivan, estou vendo isso agora em comecar a fazer os tratamentos das fotos usando o modo LAB.....mas ainda estou somente estudando. Tem um livro muito bom Photoshop Lab Color - Dan Margulis estou ate tentando conseguir uma versao em pdf.
Esse é um dos poucos livros de photoshop q indico para quem quer se aperfeioar. Nunca tive ele, mas participei de um grupo de leitura em um forum gringo que durante MESES foi seguindo o curso do livro e trocando informações sobre as técnicas dele. Ele mostra caminhos incríveis para fazer certas correções. É um livro que é referência até para os instrutores de photoshop.

Uma outra coisa muito curiosa que aprendi trabalhando em um estúdio fotográfico grande aqui do rio, ao lado de um instrutor de photoshop que era o outro manipulador de imagens comigo é que para trabalhar em lab vc não necessariamente precisa mudar para o modo lab.
Hj em dia a minha técnica de sharpen se baseia nisso. Como era recomendado pela adobe, etc etc eu fazia o sharpen pelo canal de luminosidade do lab, mas depois comecei a aprender essas técnicas variadas de shapen, ajuste de cor e etc que se fazia direto no lab, sem ter que deixar o modo RGB. Agora eu raramente vou e volto do modo LAB. O LAB ainda oferece coisas que não consigo fazer diretamente em RGB, mas são coisas muito específicas, e que em um workflow normal não me daria ao trabalho de sair do RGB e ir para o LAB só para isso. Meu workflow se baseia em uma edição o mais não destrutiva, e passar de RGB para lab implica perder todas as camadas de ajuste, etc. Tem como recuperar na volta da conversão, mas é algo mais trabalhoso que acaba deixando o workflow mais lento.
A minha sorte é que esse cara é um professor por vocação. Então como sentávamos lado a lado e podíamos ver a tela um do outro, ele acabava sempre me interrompendo e falando formas melhores de fazer certas coisas, e sempre explicava o PORQUE daquilo e não só os passos prontos. Aprendi muito com esse cara.
Que forum seria esse?


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2006, 16:22:34
Citar
Citar
Citar
Ivan, estou vendo isso agora em comecar a fazer os tratamentos das fotos usando o modo LAB.....mas ainda estou somente estudando. Tem um livro muito bom Photoshop Lab Color - Dan Margulis estou ate tentando conseguir uma versao em pdf.
Esse é um dos poucos livros de photoshop q indico para quem quer se aperfeioar. Nunca tive ele, mas participei de um grupo de leitura em um forum gringo que durante MESES foi seguindo o curso do livro e trocando informações sobre as técnicas dele. Ele mostra caminhos incríveis para fazer certas correções. É um livro que é referência até para os instrutores de photoshop.

Uma outra coisa muito curiosa que aprendi trabalhando em um estúdio fotográfico grande aqui do rio, ao lado de um instrutor de photoshop que era o outro manipulador de imagens comigo é que para trabalhar em lab vc não necessariamente precisa mudar para o modo lab.
Hj em dia a minha técnica de sharpen se baseia nisso. Como era recomendado pela adobe, etc etc eu fazia o sharpen pelo canal de luminosidade do lab, mas depois comecei a aprender essas técnicas variadas de shapen, ajuste de cor e etc que se fazia direto no lab, sem ter que deixar o modo RGB. Agora eu raramente vou e volto do modo LAB. O LAB ainda oferece coisas que não consigo fazer diretamente em RGB, mas são coisas muito específicas, e que em um workflow normal não me daria ao trabalho de sair do RGB e ir para o LAB só para isso. Meu workflow se baseia em uma edição o mais não destrutiva, e passar de RGB para lab implica perder todas as camadas de ajuste, etc. Tem como recuperar na volta da conversão, mas é algo mais trabalhoso que acaba deixando o workflow mais lento.
A minha sorte é que esse cara é um professor por vocação. Então como sentávamos lado a lado e podíamos ver a tela um do outro, ele acabava sempre me interrompendo e falando formas melhores de fazer certas coisas, e sempre explicava o PORQUE daquilo e não só os passos prontos. Aprendi muito com esse cara.
Que forum seria esse?
http://www.dgrin.com/showthread.php?t=18203


rogerfoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #14 Online: 29 de Novembro de 2006, 16:27:29
Citar
Eu tenho o livro do Dan Margulis.

Realmente, é de dar MEDO. Tem muita gente que trabalha com Photoshop faz muitos anos e que não faz nem idéia que existem metade das técnicas daquele livro. Algumas, inclusive, são inéditas. A técnica de redução de moiré que ele apresenta, além de outros channel blends malucos eu tenho certeza que são.

Esse livro vale cada centavo.

Abraços!

 -- thiago
OPA GALERA,ALGUEM SABE DE UMA TRADUÇÃO PARA PORTUGUES DO LIVRO PHOTOSHOP LAB COLOR DO DAN MARGULIS,VAI SER BOM.OBRIGADO