Autor Tópico: Porque o uso do ISO?  (Lida 5031 vezes)

Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #15 Online: 29 de Outubro de 2015, 17:36:09
https://www.flickr.com/photos/necunoscutu/5549977631/
ƒ/16.0
17.0 mm
1/500
800

Esse é um exemplo melhor para entender...
Porque não usar
ƒ/16.0
17.0 mm
1/60
ISO 100
????

Entendo que o ISO esta ali pra ser usado, mas até onde meus testes me levou, é que devo deixar o ISO o mais baixo possivel, e tentar resolver a questão de claridade com a velocidade do obturador. E se não for possivel baixar mais a velocidade, por motivo de borrão ou que esteja sem tripe no momento e ainda assim não puder aumentar a abertura, então sim, deveria aumentar o ISO... ou estou errado???

Me desculpem tantas duvidas, mas é que estou realmente me apaixonado por fotografia.. esse mundo é maravilhoso e lindo e belo!!! =)

meu hobby favorito de agora em diante

Neste exemplo a resposta está na própria descrição da imagem: "yes, another test for high iso."

O negócio é que realmente é melhor utilizar o ISO mais baixo POSSÍVEL. Se a cena permite usar ISO 100, usa 100. Se exige 3200, use 3200. Simples assim.

No seu outro exemplo você questiona a opção do fotógrafo utilizar ƒ/3.5 - 50.0 mm - 1/60 -  ISO 1600 em vez de f/3.5 - 50mm - 1/30 - ISO 100 (eu entendi que você quis dizer ISO800). 1/30 com a 50mm é muito pouco (ainda mais em sensor APS-C), aumentando muito as chances de ficar tremida.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #16 Online: 29 de Outubro de 2015, 17:37:25
Pelo que vi nos canais de fotografia é isso mesmo... mas como eu disse, sem o uso do tripé.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #17 Online: 29 de Outubro de 2015, 17:37:41
pra mim o ISO é apenas mais um parâmetro de ajuste que vai servir aos meus interesses....  algumas câmeras entregam imagens sofridas em ISO 800 e outras trabalham muito bem acima dos 6400... cada um vai fotometrar e editar a imagem conforme sua limitação de equipamento, seu olhar, projeto ou mesmo conveniência.... tem gente que usa ISO 100 e depois aplica ruído no tratamento... abra seu coração pro ISO alto...
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #18 Online: 29 de Outubro de 2015, 17:39:22


Disso eu não sabia, então o tamanho em mm da camera, influencia na velocidade que deve ser tirada a foto??

eu tenho uma  lente 55-300mm zoon, sendo assim para utilizar ela em 300mm eu devo usar uma velocidade acima de 1/300 ???

agradeço se puder me responder =]

Pelo que vi nos canais de fotografia é isso mesmo... mas como eu disse, sem o uso do tripé.

Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 29 de Outubro de 2015, 17:52:20
eu tenho uma  lente 55-300mm zoon, sendo assim para utilizar ela em 300mm eu devo usar uma velocidade acima de 1/300 ???

Essa é uma regrinha baseada em câmeras FF (full frame). Para as APS-C, que têm o sensor menor, é necessário multiplicar essa equivalência por 1.6 (sim, Nikon é 1.5, mas vamos desconsiderar...), que é o fator de corte do sensor, portanto para uma DF (distância focal) de 300mm, o "seguro" seria uma velocidade de 1/480, ou a velocidade acima mais próxima, no caso 1/500.

E já há quem defenda que nas câmeras mais recentes, com 20mp e acima, essa regra deve ser revisada para cima.

Na dúvida, dobre ;)
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #20 Online: 29 de Outubro de 2015, 18:00:24
Ahhh, desculpe, eu não havia lido que o cara estava apenas testando. Mas de toda forma, coloquei a foto dele apenas como exemplo, pois ja vi varias e varias vezes fotos no mesmo sentido, e que não foi teste. E ninguém me responde quando eu pergunto...rsrsr talvez pq eu seja tão leigo, que essa pergunta seja muito boba ao ponto de eu não perceber hehehehe...

talvez pq eu seja tão leigo, que essa pergunta seja muito boba ao ponto de eu não perceber hehehehe...

Nada mano, normal... Isso só é sinal q vc quer aprender e se aprimorar...

Eu vejo assim, cada caso é um caso distinto... Já usei ISO alto sofrendo de véspera, e depois que vi no pc tava de boa kkkk
Já tirei foto com ISO baixinho deixando subexposta tendo que ganhar na pós e quase chorei com o ruidão que veio.
É algo complexo... tudo depende :D
Canon


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #21 Online: 29 de Outubro de 2015, 19:31:45
Essa é uma regrinha baseada em câmeras FF (full frame). Para as APS-C, que têm o sensor menor, é necessário multiplicar essa equivalência por 1.6 (sim, Nikon é 1.5, mas vamos desconsiderar...), que é o fator de corte do sensor, portanto para uma DF (distância focal) de 300mm, o "seguro" seria uma velocidade de 1/480, ou a velocidade acima mais próxima, no caso 1/500.

E já há quem defenda que nas câmeras mais recentes, com 20mp e acima, essa regra deve ser revisada para cima.

Na dúvida, dobre ;)
É uma regra boa mas que se a lente houver VR/IS/OS/VC bacana dá pra reduzir até 4 stops, ou seja, ao invés de 1/500 daria para chegar até uns 1/60 a 1/50 mas aí vai depender também do braço firme do fotógrafo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 29 de Outubro de 2015, 21:27:13
Entendo que o ISO esta ali pra ser usado, mas até onde meus testes me levou, é que devo deixar o ISO o mais baixo possivel, e tentar resolver a questão de claridade com a velocidade do obturador. E se não for possivel baixar mais a velocidade, por motivo de borrão ou que esteja sem tripe no momento e ainda assim não puder aumentar a abertura, então sim, deveria aumentar o ISO... ou estou errado???

Esse pensamento, inicialmente, está correto. Na teoria é assim.

Na prática, eu tenho mto mais segurança que minha foto vai ter mais qualidade usando ISO 800 e velocidade 1/200, por exemplo, do que fazer a foto em 1/25 e ISO 100, por exemplo.

De ISO 100 pra 800, a diferença de ruído só é observável por pixel peepers (já tive essa fase, hj esqueço isso e sou mto mais feliz  :D). Mas o risco de tremer/borrar a foto pela velocidade baixa é razoável e geralmente só descobrimos que a foto tremeu um pouco quando chegamos em casa, e isso da mta raiva.

Pra mim, então, na dúvida, subo o ISO e a velocidade.


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #23 Online: 29 de Outubro de 2015, 21:41:54
Iso alto diminue o contraste das fotos, muitos "puristas" gostam de usar para fazer o mínimo de ajuste na pós.
Tem gente que usa porque ajuda a aumentar a latitude das fotos.


andregani

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #24 Online: 30 de Outubro de 2015, 11:00:44

Gosto de ISO alto. Mas o "grão" deve ser bonito, tem camera que não dá pra usar. Abs


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 30 de Outubro de 2015, 13:56:34
Iso alto diminue o contraste das fotos, muitos "puristas" gostam de usar para fazer o mínimo de ajuste na pós.
Tem gente que usa porque ajuda a aumentar a latitude das fotos.

Infelizmente não é assim que a coisa funciona.

Quanto maior o ISO, menor é a latitude, tanto de luminância quanto de cor, pois você perde informação em ambos os extremos, nas sombras e nas altas luzes, para o ruído.

Quanto ao contraste, diminui também por conta da perda de informação para o ruído, portanto é no mínimo estranho afirmar que "puristas" utilizem este tipo de abordagem.

Evitar a pós não é ser purista, é eliminar uma fase essencial da obtenção da imagem, tentando fazer fotografia digital como se fazia a analógica, ignorando que a fotografia analógica não existiria sem pós-processamento: chamávamos, na época, de revelação.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 31 de Outubro de 2015, 20:49:09
Não tenho muita experiência comparado ao nossos colegas, mas na busca pelo equilíbrio das luzes na fotometria procuro deixar o ISO como última opção.
Acho que em média eu uso (quando eu uso) a ISO 400.
Em...a frase "eu USO o ISO" pode dar um nó na língua  :D


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #27 Online: 31 de Outubro de 2015, 21:44:08



Em...a frase "eu USO o ISO" pode dar um nó na língua  :D

eu uso o iso alto, eu uso o iso alto, eu uso o iso alto....

não resisti... kkkk
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 31 de Outubro de 2015, 22:06:32

eu uso o iso alto, eu uso o iso alto, eu uso o iso alto....

não resisti... kkkk

Rsss


slackw4re

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #29 Online: 04 de Novembro de 2015, 15:18:09
Essa é uma regrinha baseada em câmeras FF (full frame). Para as APS-C, que têm o sensor menor, é necessário multiplicar essa equivalência por 1.6 (sim, Nikon é 1.5, mas vamos desconsiderar...), que é o fator de corte do sensor, portanto para uma DF (distância focal) de 300mm, o "seguro" seria uma velocidade de 1/480, ou a velocidade acima mais próxima, no caso 1/500.

E já há quem defenda que nas câmeras mais recentes, com 20mp e acima, essa regra deve ser revisada para cima.

Na dúvida, dobre ;)

Que bacana cara, muito obrigado pela dica.
Eu sempre tirei fotos com velocidade maxima 1/250 na minha 300mm (Nikon D3300 24mpx crop)
E sempre percebi algum borraozinho em volta da imagem, ou então um pouco de aberração cromatica.. talvez seja isso..

vou fazer uns testes com 1/500

obrigado.