Autor Tópico: vale a pena migrar para mirrorless?  (Lida 6089 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 29 de Outubro de 2015, 23:58:02
Amigo,

Você irá topar com opiniões tentando te puxar para os dois lados, mas nessas horas tem que ser prático e ver o que realmente te importa.

Vamos lá... Teu problema é sair de uma SLR para uma mirrorless com o mesmo tamanho de sensor. Tecnicamente falando, não acho que irá fazer tanta diferença assim, tenho várias câmeras de diversos sistemas e por experiencia própria as diferenças podem ser menores do que imaginamos em alguns aspectos e maiores em outros. Ajudei ? Óbvio que não, eu sei.

Vamos pelo lado prático: Você já tem 3 boas objetivas. Trocar um corpo por outro do mesmo sistema é mais barato e a 7200 é uma excelente câmera. É maior que uma mirroless ? Depende de qual você está falando e de quantas objetivas pretende ter.

Se você passa a carregar uma Fuji com duas ou três lentes, no final não faz tanta diferença nem em peso nem em praticidade. O conjunto Fiji será mais leve mas igualmente desajeitado. Lembre-se que as objetivas Fujinon são bem caras, e você tem que pesar tudo isso.

Se estiver falando de Panasonic e Olympus, fica um pouco mais barato mas tenha em mente que as objetivas realmente boas dessas marcas são bem caras.

Pense também, independente do sistema que for decidir, no fator assistência técnica e revenda. Adoro as minhas câmeras Pentax e Sigma, mas sei que se quebrarem irão para o lixo.

Cuidado sempre com opiniões tipo "compre isso" ou "compre aquilo". Pense com cuidado se a troca do equipamento realmente fará diferença para vocÊ. Seja na "qualidade" ou simplesmente pelo puro prazer.

Conheço um monte de gente que trocou de SLR para Mirrorless e vice-versa e não melhoraram absolutamente nada na fotografia. Ficam decepcionados depois e culpam sempre os equipamentos.  :assobi:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 30 de Outubro de 2015, 00:10:55
Porque não começar comprando uma mirroless pequena, e uma lente pancake? Você já carrega uma DSLR grande e 3 lentes, um conjunto como uma micro 4/3 com uma lente pequena não vai mudar em muita coisa o peso que você tem que carregar.

Leve as duas juntas nas suas viagens, e use leas em paralelo. Vá usando ela aos poucos e veja se gosta. Aí vá gradualmente vendendo seu equipamento DSLR e gradualmente comprando equipamento mirrorless. Vai até pesar menos no bolso que fazendo tudo de uma vez.


R.oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #17 Online: 30 de Outubro de 2015, 23:58:52
Obrigado a todos pelos conselhos. Confesso que me sinto mais seguro para esta possível mudança e estou analizando as opções disponível no mercado e encontrei uma camera que me deixou curioso e desconfiado pois tem uma configuração "potente" e um preço muito abaixo das outras.
Eu fiz uma comparação com a D7200 que seria o meu upgrade.
http://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Nikon-D7200-versus-Samsung-NX500___1020_1007
O foda é que migrar ja é difícil, da aquele frio na barriga. Agora migrar para uma marca "desconhecida" da um medo.



Javeh

  • Trade Count: (16)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Javeh Dias
Resposta #18 Online: 31 de Outubro de 2015, 00:04:28
Eu prefiro a qualidade da minha xt1 do que a minha 6D, nao uso nikon, mas já vi muita gente falando que largou a d810 e prefere tbm a qualidade da fuji.
Existem casos e casos, uma das vantagens da fuji em relação as outras mirrorless é ter varias lentes claras, tipo 1.2, 1.4, 2, 2.8, existem lentes mto tops.
Acredito que a XE2 não irá perder em qualidade pra d7200, e tu acha uma xe2 + 35mm 1.4 em torno de 4800, ou uns 4000 com a 18-55 2.8-4 OS
Javeh Dias - Araranguá - SC
Site: http://www.javehdias.com | Instagram: JavehDias | FB: JavehDias
Tudo está a 1 click.
Fuji 2x X-T4 + X-T5 Com Lentes 13mm 1.4 + 17-70mm 2.8 + 75mm 1.2 + 23mm 1.4


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 31 de Outubro de 2015, 00:54:43

É viciante as mirrorless - mas muito cuidado !! faça um teste primeiro - veja os pós e contras ... pra mim teve mais vantagem que desvantagem - tanto que hoje só tenho mirrorless ...



Claudio.fapereira

  • Trade Count: (21)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.663
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 31 de Outubro de 2015, 00:59:57
Oliveira, vc está correto. A Samsung é sim uma opção. Tenho uma NX 300 e ela atende razoavelmente, tendo uma boa qualidade de imagem e inúmeras lentes interessantes, duas delas pancakes que tornam a máquina extremamente portátil, além de uma zoom clara excelente. A NX500 é uma bela evolução, em especial em qualidade de imagem.
Tem um problema grande, a meu ver, não tem Viewfinder, optical ou electronic. Para mim não serve como cam titular, apenas como backup ou para situações específicas.
A Samsung tem uma das cams de melhor performance do momento, com a mesma tecnologia da NX500, mas com corpo robusto e exelente EVF - a NX1. Esta valeria mais a pena (mas é cara).

A minha NX 300 está à venda, talvez seja uma oportunidade para vc experimentar gastando pouco...

Se quer mirrorless, as opções que o pessoal indicou me parecem melhores - Fuji, Sony, Olympus. Vc encontra boas máquinas, com EVF e talvez com bons preços.

Ou fique com a Nikon que é maquina para a vida toda.
Sigma 35 1.4, Nikkor 85mm 1.8D, Nikkor 58mm 1.4, Zeiss 135mm 2.0, Sigma 50-150 2.8 + SB-900
E-M1 MkII + Oly 12 2.0, Pana 25 1.4, Pana 42.5mm 1.2, Oly 14-54 2.8-3.5 II, Oly 50-200 2.8-3.5 non SWD, Oly 50mm 2.0, TC 1.4X
Sony A7 RII + Sony 85mm f/1.4, Sony 50mm 1.4, Sony 24-70mm 2.8,  Zeiss 55mm 1.8, Rokkor 58mm 1.2, Sony 28mm 2.0, conversores para 21mm e 16mm, Sony 70-200 f/4, Leica R 50mm 2.0, Leica R 90mm 2.0, Nikkor 85mm 1.4 AIS
Sony RX1R MKII


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #21 Online: 03 de Novembro de 2015, 22:12:03
Em minha opinião não vale a pena migrar, e sim adotar mais esse formato.  :ok:


Compre uma mirroless (Fuji ou Sony) e depois migre.


Esse foi o meu caminho: primeiro adquiri uma câmera micro 4/3, e fiquei tão satisfeita que me desfiz da reflex (nikon D90 com 5 lentes e flash externo). Não me arrependo um milímetro até hj, e já faz uns 2 anos. Estou com um bom conjuntos de lentes para meu sistema, e para o MEU uso (que é totalmente amador e despretensioso), não poderia ter feito coisa melhor.
Essas coisas são muito individuais. A única maneira de não errar, é realmente adquirindo o novo sistema sem vender o antigo, e tirando suas próprias conclusões. Conforme for, vende o antigo e investe pesado no novo, ou se desfaz do novo e continua com o que já tem.
Mas se financeiramente isto não é viável, então mantenha o que já tem, e se um dia tiver chance e o interesse ainda existir, agregue o novo sistema.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2015, 22:14:10 por Helena Bsb »


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 11 de Novembro de 2015, 13:10:37
Caro, não me acostumei com o sistema mirrorless.

Tenho uma pesada D810 com lentes também volumosas e pesadas. Acabei comprando uma Sony a6000, com a (sofrível) 16-55mm pra experimentar.

Não me acostumei com o visor digital e menos ainda com a pouca praticidade dos comandos.

Ainda hoje, quando não posso carregar todo o peso no sistema Nikon, levo a Sony. Mas, se há algo interessante pra fotografar, sempre acabo me arrependendo de não ter levado a Nikon.

Em termos de imagens, com lentes boas no sistema mirrorless, não creio que haja diferença substantiva.

Abraço.