Autor Tópico: Mais um exercício fotográfico  (Lida 10028 vezes)

ronermarcelo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/ronermarcelo
Resposta #45 Online: 13 de Novembro de 2006, 13:33:24
Citar
Acrescentando... Embora se calcule a Proporção Áurea matematicamente, ela é uma posição determinada na foto e dá perfeitamente para decorá-la no visor, para ter uma educação visual que a reconheça sem cálculo algum. Eu a uso e não a calculo (obviamente na arquitetura eu calculo)
Dava para você dar uma dica, indicando onde essa posição fica no visor???

 :thmbup:  :thmbup:  

Roner M. R. Oliveira
Canon EOS XSi
Brasília-DF
Meu flickr


ronermarcelo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/ronermarcelo
Resposta #46 Online: 13 de Novembro de 2006, 14:12:33
Gostei desse exercício.

Me fez pensar bastante sobre o modo que eu fotografo.

Vamos lá então.




1. Porque tirei essa foto?

Essa foto foi tirada no dia 19.2.2006 numa saída fotográfica de um pessoal aqui de Brasília. Fomos ao cemitério Campo da Esperança. Gostei do cemitério por causa do estilo parque que ele tem.
A maioria das pessoas que estavam nesse passeio se sentiu mal por estar fotografando num cemitério.
Ao ver esses senhores sentados tranquilamente à sombra da árvore e o rapaz ao fundo regando a grama,  eu visualizei uma oportunidade de conseguir uma foto diferente, que mostrasse "a normalidade" da vida, mesmo em um lugar onde só se lembra dos que já foram.

2. O que quis mostrar a quem ver a foto?
Que cemitério não é lugar mal-assombrado e que as pessoas não precisam temer esse lugar. Também quis mostrar o contraste entre os que estão descansando embaixo da terra, os que descansam acima dela e o trabalhador.

3. Qual a técnica que usei?
Modo manual, com tempo de 1/400, iso 200, distância focal de 46,8mm e abertura f/3.1.
Hoje eu já sei um pouquinho mais de fotografia e posso dizer que deveria ter usado uma abertura menor para ter maior nitidez na foto, mas na época eu ainda não tinha essa noção bem assimilada.

4. Como usei a composição para valorizar a foto?
Eu coloquei os túmulos em primeiro plano, os senhores no terço direito da foto, em segundo plano, e o funcionário do local no terceiro plano.
O P&b ajudou também na composição para passar mais dramaticidade à cena.
A idéia era que as pessoas passeassem com o olhar pela foto.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2006, 14:14:17 por gufybr »

Roner M. R. Oliveira
Canon EOS XSi
Brasília-DF
Meu flickr


DiogoLeal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 364
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 13 de Novembro de 2006, 14:56:58
Ivan,
gostei bastante das suas análises.Eu havia pulado o seus post.
A escolha do PB aconteceu por a foto,ao natural, era quase um PB,posso até posta-la aqui posteriormente. O PB também,na hora de revelar,tem um papel,que eu não sei o nome, que dá um tom prateado ou dorado às fotos.EU achei que revelando nele,daria um destaque especial ao reflexo.
Quanto ao Sharpness,vc tem razão.A foto no tamanho natural n está com tanto.
Mas quando eu a diminuí para postar aqui,achei que ela perdeu muito da nitidez e acabei aplicando mais uma vez o USM.Acho que por isso ficou em demasia.
Mas muito obrigado pelo comentário!!
Estou achando esse tópico muito enriquecedor,

abs
« Última modificação: 13 de Novembro de 2006, 15:05:42 por DiogoLeal »
Diogo de C. Leal
Recife-PE
Pentax K110D
Pentax SMC 18-55mm
Tamron 28-75mm f2.8
Tamron LD Di Macro 70-300mm f4.5/5.6
Zenit MC Helios 58mm f2.0
Super Takumar 135mm f3.5


mlarroyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 13 de Novembro de 2006, 15:32:01
Ae vai uma foto minha que tirei no mes passado.



1 - Por que tirei essa foto?
Essa foto foi um trabalho sobre movimento na escola, tivemos a teoria dentro da sala como usar o maximo da tecnica, equipamento, luz e etc para adicionar uma boa reputacao para a fotografia.

2 - O que quis mostrar a quem ver a foto?
Queria dar uma sensacao de alta velocidade

3 - Qual a técnfica fotografica que usei?
Estava limitado ao equipamento, tinha somente um tripe, minha 24-70mm e a iluminacao mista da rua. Coloquei o carro em uma parte do estacionamento onde durante o movimento, capturaria as luzes da rua, com isso dando um pouco mais desse tom alaranjado, tirei em torno de 10 frames alterando a velocidade do shutter e deixando meu stop a 11 (aperture priority). terminei com esse resultado 8sec a f11, ISO 100, 24mm. obs: o carro se moveu por 2 metros soh.

4 - Como usei a composição para valorizar a foto?
Apesar do espaco limitado deixei espaco na frente do carro para mostrar que ele esta indo para algum lugar, tambem buscando dar essa iluminacao na parte de cima do carro e na rua, para a foto nao ficar totalmente flat.

Acrescento uma pergunta... O que não deu certo?
Gostaria de ter tido a oportunidade de ter uma super wide lens 18 ou 15mm, ou fotografa-lo de outro carro


E isso ae.... comentarios sao bem vindos


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 13 de Novembro de 2006, 15:48:04
Citar
Citar
Acrescentando... Embora se calcule a Proporção Áurea matematicamente, ela é uma posição determinada na foto e dá perfeitamente para decorá-la no visor, para ter uma educação visual que a reconheça sem cálculo algum. Eu a uso e não a calculo (obviamente na arquitetura eu calculo)
Dava para você dar uma dica, indicando onde essa posição fica no visor???

 :thmbup:  :thmbup:
Dá uma olhada aqui,
http://goldennumber.net/art.htm
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


ronermarcelo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/ronermarcelo
Resposta #50 Online: 13 de Novembro de 2006, 16:53:05
Citar

Dá uma olhada aqui,
http://goldennumber.net/art.htm
valeu pela dica.

Leitura muito interessante!


Abraços.

Roner M. R. Oliveira
Canon EOS XSi
Brasília-DF
Meu flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #51 Online: 13 de Novembro de 2006, 17:30:59
Citar
Citar
Acrescentando... Embora se calcule a Proporção Áurea matematicamente, ela é uma posição determinada na foto e dá perfeitamente para decorá-la no visor, para ter uma educação visual que a reconheça sem cálculo algum. Eu a uso e não a calculo (obviamente na arquitetura eu calculo)
Dava para você dar uma dica, indicando onde essa posição fica no visor???

 :thmbup:  :thmbup:
Pegue um retângulo 2:3 ou 3:4 se sua câmera for nesse formato e peque qualquer dos lados e multiplique por 0,618. Trace uma linha nesse ponto.

Depois tire uma foto com a câmera no tripé e veja onde fica mais ou menos essa posição no visor, dando a compensação da abrang~encia do visro ser menor que a cena capturada.

Com meia dúzia de testes dá para estabelecer direitinho onde é.


ronermarcelo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/ronermarcelo
Resposta #52 Online: 13 de Novembro de 2006, 22:10:15
Citar
Pegue um retângulo 2:3 ou 3:4 se sua câmera for nesse formato e peque qualquer dos lados e multiplique por 0,618. Trace uma linha nesse ponto.

Depois tire uma foto com a câmera no tripé e veja onde fica mais ou menos essa posição no visor, dando a compensação da abrang~encia do visro ser menor que a cena capturada.

Com meia dúzia de testes dá para estabelecer direitinho onde é.
Vou tentar fazer isso.

Valeu pela ajuda!
 :thmbup:  

Roner M. R. Oliveira
Canon EOS XSi
Brasília-DF
Meu flickr