Autor Tópico: começando a brincar com infravermelho  (Lida 3239 vezes)

@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Online: 31 de Outubro de 2015, 19:09:00
já tinha um bom tempo que estava curioso sobre fotografia em IR, então quando tive a chance procurei tutoriais ensinando a conversão, optei pela D70s pelos relatos de facilidade para conversão dela e por usar lentes que já tenho... depois de retirar o filtro IR não coloquei filtro de luz visível sobre o sensor, achei melhor usar o filtro apenas na lente ou mesmo não usar filtro algum para não alterar a fotometria, como nas fotos a seguir. achei que seria como planejar foto em preto e branco mas o resultado sempre surpreende, paisagens muito bonitas não garantem resultado, quem sabe com mais prática consiga "ver" o potencial da cena com mais facilidade... uma coisa é certa, a brincadeira é muito divertida e recomendo a todos
 
as imagens estão no flickr mas não descobri como pegar o bbcode usando o mobile... usei a 35-70 nas duas



« Última modificação: 31 de Outubro de 2015, 19:13:50 por @erissonazevedo »
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2015, 09:27:03
A segunda ficou ótima, sempre tive vontade de adentrar o infravermelho... quanto ficou o preço total, da câmera + conversão? Você mesmo fez a conversão?


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2015, 11:10:42
A segunda ficou ótima, sempre tive vontade de adentrar o infravermelho... quanto ficou o preço total, da câmera + conversão? Você mesmo fez a conversão?
paguei 400 na câmera e fiz a conversão em casa, achei vários tutoriais no youtube, mas são basicamente ensinando a abrir a câmera, o único gasto com a conversão é a troca do filtro IR que fica sobre o sensor. existem filtros de vários preços/qualidade e intensidade de bloqueio da luz visível  o que altera no resultado de algumas cores, mas isso está além do que pesquisei, o filtro novo precisa ser cortado no tamanho exato e instalado com cuidado pra não sujar ou danificar o sensor, mas preferi não usar, deixei o sensor aberto a luz visível tb e optei por usar filtros apenas na lente. nessas fotos não usei filtro nenhum, foi basicamente captação da luz visível + luz IR e conversão pra B&W no LR
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2015, 11:50:50
paguei 400 na câmera e fiz a conversão em casa, achei vários tutoriais no youtube, mas são basicamente ensinando a abrir a câmera, o único gasto com a conversão é a troca do filtro IR que fica sobre o sensor. existem filtros de vários preços/qualidade e intensidade de bloqueio da luz visível  o que altera no resultado de algumas cores, mas isso está além do que pesquisei, o filtro novo precisa ser cortado no tamanho exato e instalado com cuidado pra não sujar ou danificar o sensor, mas preferi não usar, deixei o sensor aberto a luz visível tb e optei por usar filtros apenas na lente. nessas fotos não usei filtro nenhum, foi basicamente captação da luz visível + luz IR e conversão pra B&W no LR

Entendi, obrigado pelas informações!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2015, 12:02:49
O Uso de um filtro IR melhora muito o resultado. Tente inicialmente Um R72. Dependendo da câmera pode ter que aplicar uma compensação negativa na exposição mas é bem simples de fazer.

Você pode improvisar um filtro usando a midia magnética de um disquete de computador. Recorte e segure ou prenda em frente da lente. Dá uma certa difusão mas dá para avaliar bem o efeito. O corte do IR fica nesse caso em torno dos 800 nanometros.


Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2015, 15:18:44
Bem vindo ao mundo estranho do IR, Erisson! :)  Gostei das fotos, está começando bem! Seu comentário sobre  com a prática começar a prever melhor o potencial de uma cena em IR é acertado: você vai reconhecer que tipos de luz e de elementos rendem melhor em IR, e usar isso nas composições. Muito legal também que você mesmo tenha feito a conversão: é um lado paralelo desse hobby e que também curto.

No caso das fotos que você postou, me agradou mais a composição da segunda, mas em ambas me incomodou o excesso de estouros das altas luzes. Não sei se foi intencional ou se foi resultado da confusão de fotometria da câmera. Até hoje só converti e usei para IR câmeras com live view, e que portanto já fazem fotometria da imagem diretamente em infravermelho.  Com uma reflex e sem live view, as coisas tendem a ser um pouco mais complicadas, mas creio que também é questão de se adaptar e encontrar o jeito.

Abraço!
Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional


Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2015, 15:29:08
Você pode improvisar um filtro usando a midia magnética de um disquete de computador.
Quero ver é achar um disquete hoje em dia!  Quem sabe numa dessas feirinhas de antiguidade... :)  Brincadeira, mas nas minhas primeiras experiências com IR usei negativos coloridos velados, e depois cromos não-expostos.  Os resultados eram legais, e, devido à baixa qualidade ótica, deixavam uma atmosfera um pouco difusa  que eu achava bem interessante.  Seu comentário sobre o corte em torno de 800nm (talvez um pouco menos) também é correto, pelo menos baseado em comparações que fiz entre cromos/negativos e filtros IR comerciais, embora a maior trasmissividade para luz visível com negativos e cromos resulte em maior contaminação em imagens IR do que com um filtro "verdadeiro", o que também pode ser aproveitado com criatividade nos resultados.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2015, 15:30:35 por Marcos Capelini »
Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2015, 16:17:02
o legal é que aos poucos estão aparecendo os que curtem IR...

mas em ambas me incomodou o excesso de estouros das altas luzes. Não sei se foi intencional ou se foi resultado da confusão de fotometria da câmera.
fazer a conversão pra IR foi muito mais vencer o medo de desmontar a câmera e estragar td... só escolhi esse caminho por não encontrar uma no mount f já convertida, vencido o medo o resto foi moleza, mas gostei muito da experiência...  no começo estava fazendo 3 a 4 clicks de cada cena pra me acertar com a fotometria, no final já tinha encontrado um meio termo, no caso das HL foi uma puxada mais forte na pós mesmo...

Você pode improvisar um filtro usando a midia magnética de um disquete de computador.
no momento o único filtro IR que tenho é um 68 de marca alternativa, mas pra brincar já serve. vi relatos de uso de negativo velado e de película azul e vermelha juntas... penso que na prática seriam todas as técnicas populares e bizarras pra ver um eclipse solar... (principalmente as que funcionam....kkk)
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2015, 19:22:11
no momento o único filtro IR que tenho é um 68 de marca alternativa, mas pra brincar já serve. vi relatos de uso de negativo velado e de película azul e vermelha juntas...

680nm não é infravermelho e sim vermelho extremo. IR é de 700 a 10000 nm
Claro que com 680 funciona mas deixa passar bastante visível ainda.

IR Próximo: 700-1000
IR Curto: 1400-3000
IR Médio: 3000-8000
IR Longo: 8000-10000

Acima de 1200 provavelmente a câmera não verá.

O problema do disquete é que ele atenua o IR Próximo também. Não é eficiente.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2015, 19:25:25 por AFShalders »


Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2015, 20:56:47
no momento o único filtro IR que tenho é um 68 de marca alternativa, mas pra brincar já serve.
Meus filtros são todos "alternativos" baratos comprados no eBay.  Funcionam muito bem! O único "senão" é que nem sempre correspondem com muita precisão ao comprimento de onda nominal.  Já me chegou um "720nm" por exemplo que era na verdade um vermelho escuro. Como eu não busco nada científico ou muito consistente, não me preocupo.  O seu 68 deve dar bons resultados para processamento com cores falsas.  Para P&B, sugiro de 720 pra cima. Na prática o 720 ainda deixa passar muita luz visível, mas é o mínimo que dá pra chamar realmente de IR, como indicou o AFShalders.
Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2015, 21:03:02
Isso me lembra que tenho um filme IR820 no freezer....  :doh:


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2015, 21:40:03
procura por filtros é uma verdadeira saga... estou escolhendo quais lentes serão agraciadas mas o preço tb não motiva qualquer esbanjamento....kkk
gostei das dicas... vou esperar se aparece um promoção antecipada pro natal ou o dollar sinalizando queda pra gastar uns trocados

no freezer só tenho um restinho de Ilford50 PB, será q ainda consegue negativo IR sem estar vencido?
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 02 de Novembro de 2015, 21:54:42


Mario Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2015, 11:41:37
Fotografei em filme infravermelho diapositivo e preto e branco nos anos 70, mas a ditadura militar, por motivos de "segurança nacional", proibiu a importação e venda desses filmes.
Estou recomeçando a brincar com infravermelho com uma Nikon D70 transformada para IR 720nm. A opção do 720 é porque é o único que permite brincar com cores. Ontem, pesquisando na internet, um site disse que para conseguir um balanço de cores ideal é melhor utilizar os programas originais da Nikon ou da Canon, porque o Camera Raw e o Photoshop não alcançam a correção necessária. Fiz um teste com o Nikon View NX2 e consegui resultado muito rápido manipulando o resultado no Photoshop. Fiz inversão dos canais de cores e brinquei um pouco com o hue-saturation. Estou postando a foto como saiu da câmera e o resultado final. Não sei se consegui postar direto pelo flicker!

https://www.flickr.com/photos/23190605@N05/22429795157/in/dateposted/
https://www.flickr.com/photos/23190605@N05/22848155085/in/dateposted/
« Última modificação: 07 de Novembro de 2015, 11:44:02 por Mario Paiva »


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2015, 12:18:51
Acompanhando....
Tenho uma D70 com 2 mil cliques, estou quase fazendo a conversão nela, mas como tá muito nova estou com dó.

Mario, seus links não estão funcionando.