Autor Tópico: Armazenamento de Fotos  (Lida 6030 vezes)

saulera

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Novembro de 2015, 08:27:02
E ai galera blz !!!

Gostaria de saber como vcs fazem com o armazenamento de fotos ? Quais hds / sotrage / cloud etc vcs usam ?

O ideal na minha concepcao eh ja tirar a foto com backup na propria maquina, depois passar para um hd externo com raid 0 que ja envie para um servico de cloud.

Quais seriam os equipamentos ideias para fazer isso ?

Obrigado.

Nikon D810 - D700
14-24mm / 24-70mm / 70-200 / 105mm / 16mm f/2.8 / TC20E III / 85mm 1.4g
SB-800 / R1C1 Wireless Speedlight

Fotos e Videos Aereos.


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2015, 12:03:36
Oi, saulera.

Você deve estar falando de RAID-1, e não RAID-0. O zero multiplica suas chances de perder tudo porque combina as duas HDs e um só volume com, grosso modo, o dobro da velocidade. RAID-1 oferece redundância de um disco.

Mas RAID não é backup e não te protege de problemas na controladora, furtos, problemas de software, erros do usuário (já passei por isso e deletei 20 dias de trabalho...), etc e tal.

Acho que um workflow bacana seria:

1 volume de trabalho;
1 volume de backup local;
Backup em outro local físico, seja nas nuvens ou manual, levando uma HD externa.

Para backup nas nuvens, os dois melhores serviços são o Crashplan e Backblaze. Custam cerca de US$ 5 / mês para armazenamento ilimitado.

Para backup local, um NAS é uma boa pedida. Mais prático do que uma HD conectada direto, especialmente para quem usa um laptop. É uma espécie de servidor de rede. Minha marca favorita é a Synology, mas a QNAP também é excelente.

Abraço,


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2015, 17:20:51
marcando para acompanhar  :snack:


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2015, 17:56:36
SD/CF > Lightroom > DNG > Drive Externo.
Drive Externo sincronizado com One Drive da Microsoft (nuvem).
Depois sincronizo com um NAS Buffalo LinkStation que fica , por segurança, fisicamente escondido e em local distante do drive externo.

Super barato de montar, mais que o necessário para uso amador e acredito que até bem razoável para uso profissional.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2015, 18:08:55

Super barato de montar, mais que o necessário para uso amador e acredito que até bem razoável para uso profissional.

Marcel, tens uma noção de custos totais para implantar um sistema assim?


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2015, 18:37:45
Marcel, tens uma noção de custos totais para implantar um sistema assim?
O HD externo eu já usava antes ou se você tiver desktop, pode usar o seu interno mesmo; só tive que adquirir mais um HD, que se for só para suas fotos não precisa ser gigante e vai gastar menos de 200 reais, e o NAS, que paguei 70 dólares na Amazon. O OneDrive da Microsoft é gratuito.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2015, 18:39:30
O HD externo eu já usava antes ou se você tiver desktop, pode usar o seu interno mesmo; só tive que adquirir mais um HD, que se for só para suas fotos não precisa ser gigante e vai gastar menos de 200 reais, e o NAS, que paguei 70 dólares na Amazon. O OneDrive da Microsoft é gratuito.

Valeu.. obrigado!!  :ok:


saulera

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2015, 19:23:57
Fabiopili - obrigado pela resposta.

Sim, estava me referindo a Raid-1, mesmo ( falha minha )

De cara vou ter um backup no CF/SD da camera. Acabando de fotografar, posso passar tudo p/ um HD externo para liberar o uso dos Cartoes.

A partir desse externo, posso jogar em um NAS com Raid-1 e mandar p/ um servidor de Cloud.

Vc acha interessante fazer o backup em 2 hds externos ? Ou não tem necessidade ?

Estava dando uma olhada e acho que vou ficar com o crashplan mesmo. US$ 5.99 por mes.
Tenho 1tb no dropbox, mas acho que não vale a pena usar.


Sinology eh top, mas nunca usei. Ja vi o de um amigo funcionando.

Tenho 2 NAS em casa, mas acho muito 1/2 boca ( Iomega ), demora p/ copiar e ele so envia p/ o Cloud da Amazon AWS.


Qual o tamanho ideal dos HDs vc recomenda ? Tanto os externos quanto os NAS ?

Obrigado.
Nikon D810 - D700
14-24mm / 24-70mm / 70-200 / 105mm / 16mm f/2.8 / TC20E III / 85mm 1.4g
SB-800 / R1C1 Wireless Speedlight

Fotos e Videos Aereos.


saulera

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2015, 19:28:48
Aproveitando

Vi varios modelos de Synology. Qual vcs recomendam ?

Obrigado
Nikon D810 - D700
14-24mm / 24-70mm / 70-200 / 105mm / 16mm f/2.8 / TC20E III / 85mm 1.4g
SB-800 / R1C1 Wireless Speedlight

Fotos e Videos Aereos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2015, 19:52:44
Tem um tópico bem grande sobre isso, mas não consegui achar, o sistema de busca do fórum é horrivel...

Atualmente uso uma solução mista.

- O material de uso e trabalho NÃO fica no HD do computador e sim em um dispositivo de armazenamento externo de alta capacidade com raid 1. Esse dispositivo no meu caso é um NAS que eu montei rodando Linux e 4 HDs de 2T em dois volumes RAID 1.

- O BACKUP, que é uma coisa completamente diferente de um dispositivo de armazenamento externo, é feito automaticamente para dois HDs externos conectados ao NAS, mas poderia estar conectado ao micro.

- Os HDs de backup são mantidos em locais diferentes do de trabalho.

Não uso cloud. É lento e depende de internet, gosto de ter 100% do controle da situação.

Lembre que quem tem um backup só corre um grande risco, principalmente se o HD for mantido no mesmo local. Por que ? Simples: Se pega fogo, se ocorre um roubo, perde tudo...

Não gosto de sistema NAS comprado, comercial. Motivo ? Se a controladora interna dele pifar, aí você chora, porque nenhum deles tem assistência técnica no Brasil. Nem Lacie, nem G-Force, nem Sinology, nem nenhum.

Montando o seu, ou pedindo para alguem montar sai a metade do preço, o dobro da performance, e peça de computador você compra fácil em qualquer lugar.



@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #10 Online: 01 de Novembro de 2015, 22:22:16


Tem um tópico bem grande sobre isso, mas não consegui achar, o sistema de busca do fórum é horrivel...

só consigo fazer pesquisa via google usando mundo fotog no texto...
 é este tópico?
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?PHPSESSID=45bc72c0b3294b82dac8e4dcc53bd0bc&topic=112802.msg1163263#msg1163263
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2015, 22:25:36


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 02 de Novembro de 2015, 10:50:44
Eu faço na nuvem e em HD externo, além da minha copia de trabalho no HD do meu PC.
Uso o proprio software da crashplan para os 2 backups.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 02 de Novembro de 2015, 15:31:56
Não gosto de sistema NAS comprado, comercial. Motivo ? Se a controladora interna dele pifar, aí você chora, porque nenhum deles tem assistência técnica no Brasil. Nem Lacie, nem G-Force, nem Sinology, nem nenhum.

Montando o seu, ou pedindo para alguem montar sai a metade do preço, o dobro da performance, e peça de computador você compra fácil em qualquer lugar.

Já me deram a dica do servidorzinho montado trabalhando em RAID, mas de teimoso, fui de NAS.

Pra uso geral, eu diria que o preço do NAS é menor que o do servidor, mas sem funções especializadas. Aí é que fica a grande diferença: meu NAS funciona bem pra backup do PC, mas um backup direto da câmera seria impossível, pois o software do NAS não tem esta funcionalidade. Um NAS com estas características já fica bem mais caro que o servidor, sendo que neste deve ter alguma forma de automatizar a transferência de fotos pro armazenamento.

Da mesma maneira, se eu quiser uma solução cloud, o NAS vai oferecer a solução do fabricante do NAS (no meu caso, DLink). Um servidor oferece a liberdade de usar vários serviços cloud e fazer backup quando ninguém estiver usando a rede.

Em resumo: O NAS pode até ficar mais barato, mas neste caso vai dar muito trabalho. Ou pode ficar mais caro e não ter suporte no Brasil. Na dúvida, também acho que o servidor é uma melhor opção.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #14 Online: 02 de Novembro de 2015, 17:26:50
Armazenamento em nuvem pra mim que tenho banda de 5mb (tenho dúvidas se dá isso), demora uma eternidade (mesmo) pra upar 8gb do cartão da câmera.
Acho mais viável fazer backup em hd externo.  :ponder: