Ninguém falou que a luz espalhada não irá rebater e retornar. A questão é que a luz segue a regra do inverso do quadrado da distância. Um rebatedor, pra fazer diferença, é posicionado entre 1m e 1,5m de distância do assunto. Isso é uma coisa. Outra coisa é um salão que as paredes estarão a 5m ou mais de distância do assunto. Vamos fazer as contas agora? Imagine duas situações
1- Vc fotografa um assunto com o omni bounce e uma parede a 1,5m de distância dos dois. Uma parte da luz será incidida diretamente e outra irá se espalhar na parede e rebater de volta ao assunto. A luz saiu do flash, viajou 1,5m até a parede e mais 1,5m até o assunto, totalizando 3m. Isso é um espaço apertado, talvez um quarto ou uma sala.
2- Agora a parede estará a 6m de distância (afinal, eventos ocorrem em espaços amplos). Agora a luz vai sair do flash, viajar 6m até viajar mais 6m até o assunto totalizando 12m. Segundo a lei do inverso do quadrado da distância, se nessa segunda situação a luz viajou uma distância 4x maior, ela chega ao assunto 16x mais fraca. Ou seja, MTO mais fraca.
A única coisa que eu disse antes é que vc tem que entender exatamente a forma como a luz se comporta para usar o melhor modificador possível, ou até não usar. Em ambientes amplos, se for usar flash direto com omni bounce, a luz que chegará rebatida vai ser TÃO FRACA que não fará a menor diferença frente a luz que incide diretamente.
É verdade que até um guardanapo na frente do flash pode fazer diferença? Sim, pode. Se vc for fotografar um boneco de 15cm de altura. Se quiser uma luz difusa para uma pessoa, pode começar a pensar em um softbox de, no mínimo, 60x60cm, e mesmo assim apenas para o rosto e posicionado a no máximo 1m de distância. Se quiser uma luz difusa pro corpo todo, pode pensar em fontes de luz com mais de 1,2m de extensão.