Autor Tópico: Iniciando em Edição  (Lida 7965 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #15 Online: 03 de Novembro de 2015, 15:03:24
Se eu entendi errado me corrigam


Mas olhem isso.


https://www.youtube.com/watch?v=kRT1V3TuVO8




A gravação ta tosca

O que ele deu de resposta, é quando a câmera captura sub exposto ou super exposto e em ambos os casos é verdade que não dá para tirar branco ou preto de onde ou tá estourando ou tá escuro demais, portanto ele fala em arrumar meios tons, ou seja cinza, mas a pergunta dela, é se ela poderia fazer WB sobre um branco onde não há cinza como tom, poder pode, ou ela antes usa cartão branco ou usa cartão cinza18% e faz o wb na câmera ou se estiver a fazer foto em RAW, faz no olhômetro o WB e corrige no programa de edição.

Foi como eu disse acima, não é correto usar o branco de uma foto para corrigir tom se não tiver feito antes um balanço prévio de branco(as DSLR's tem opção de fazer WB custon), pois o branco vai está poluído com a temperatura predominante da cena, ou seja, se a foto estiver com temperatura fria, o branco vai tender a azulado e não dá pra dizer ao programa que aquilo é branco, e o mesmo acontece se a temperatura for quente e dizer ao programa que o branco ali é branco.

Mas dá para corrigir isso sem levar essa questão de WB ao patamar da importância suprema, pois eu não vejo ninguém na rua ou eu mesmo usando cartão branco ou cinza pra nada, tudo se ajusta na pós.

No Lightroom que voce pode fazer é ou usar presets de White Balance como por exemplo: Matt's White Balance, ou então no local em que voce estiver fotografando tirar uma foto de um cartão seu que é branco 100% ou cinza 18%, e na hora de revelar as fotos setar o WB por aquela foto que voce tirou de um dos cartões e sincronizar só o WB para as outras e depois pode seguir com o restante do tratamento normalmente.

No PS já exitem milhares de formas de fazer, tem até Actions para isso.
veja esse exemplo usando cinza e pode se fazer com branco, invertendo o threshold. :ok:
https://www.youtube.com/watch?v=MUh3vZT0tbo

Mas EU na verdade não esquento muito com isso, saio para fotografar e só me preocupo com a exposição, já tenho lá meu WB em Auto e fotografo em RAW, e se na edição eu achar que a cor não tá correspondente eu uso o PS.
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #16 Online: 03 de Novembro de 2015, 15:04:52
Geralmente o pessoal usa o cinza 18 do colorchecker pra acertar o WB. Funciona perfeitamente.

É verdade :ok:

https://www.youtube.com/watch?v=Dn5VvB32wVI
Fábio Pedro.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #17 Online: 03 de Novembro de 2015, 15:51:17
Pra começar: Muito bom!!
Vc deixou as pessoas perfeitas sem descaracteriza-las, o que quase ninguém consegue!  :ok:

Se vc não tivesse mostrado a foto original, só a manipulada, todo mundo aqui iria escrever que a foto tava boa.


Agora realmente é um tratamento mais usado para fotos de moda e publicidade ( até onde sabemos  :D) .

Quanto as cores, bem, acho que é gosto pessoal, não acho que esteja ruim, mas vai de cada um.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #18 Online: 03 de Novembro de 2015, 16:14:12
Pra começar: Muito bom!!
Vc deixou as pessoas perfeitas sem descaracteriza-las, o que quase ninguém consegue!  :ok:

Se vc não tivesse mostrado a foto original, só a manipulada, todo mundo aqui iria escrever que a foto tava boa.

Tá falando sério mesmo? :ponder:
Fábio Pedro.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 03 de Novembro de 2015, 16:14:57
Tá falando sério mesmo? :ponder:


Fabio, agora nós concordamos kkkkkk
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #20 Online: 03 de Novembro de 2015, 20:06:44
Acredito que muita gente que ler esse tópico vai ficar mais confuso do que esclarecido com tanta informação desencontrada!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #21 Online: 04 de Novembro de 2015, 00:46:58
Mas EU na verdade não esquento muito com isso, saio para fotografar e só me preocupo com a exposição, já tenho lá meu WB em Auto e fotografo em RAW, e se na edição eu achar que a cor não tá correspondente eu uso o PS.

 :clap: Pronto... é isso!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 04 de Novembro de 2015, 01:21:50
Tá falando sério mesmo? :ponder:

Sinceramente, eu concordei, sim! Descaracterizou o original, mas melhorou bastante.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #23 Online: 04 de Novembro de 2015, 09:19:24
Tá falando sério mesmo? :ponder:

Nunca falei tão sério em minha vida.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #24 Online: 04 de Novembro de 2015, 09:22:53
Sinceramente, eu concordei, sim! Descaracterizou o original, mas melhorou bastante.

Fala sério se vc mesmo admite que descaracterizou o original como pode concordar com a frase "Vc deixou as pessoas perfeitas sem descaracteriza-las, o que quase ninguém consegue!"

Fala sério também né! :ponder:

Não vou nem me estender mais nesse tópico explicando, basta ter bom senso e ver que os olhos de ambas estão brancos demais como se fossem olhos de uma boneca...nem em foto publicitária isso existe, todos sabem que olhos tem vasos sanguíneos que são visíveis, o que fazem é somente reduzir e suavizar ou até eliminar os mais aparentes e remover um pouco da vermelhidão de resto, isso ai não se faz.

A edição que o GMoraes fez é que tá correta.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2015, 09:24:04 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #25 Online: 04 de Novembro de 2015, 09:37:21
Bom, eu tbm não vou ficar discutindo, já que aqui nesse Fórum muita gente "come sardinha e arrota caviar".

Sou sem noção mesmo, essa é a opinião de um totalmente leigo, aprendiz.....DESCULPEM AÍ! :worship:


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #26 Online: 04 de Novembro de 2015, 18:51:32
Bom, eu tbm não vou ficar discutindo, já que aqui nesse Fórum muita gente "come sardinha e arrota caviar".

Sou sem noção mesmo, essa é a opinião de um totalmente leigo, aprendiz.....DESCULPEM AÍ! :worship:

Infelizmente o Brasil é carente de fórums de fotografia. E neste em específico, tem uma turminha que se acha o suprassumo da fotografia (arrogantes, grossos, irônicos, etc pra não dizer outras "qualidades"). Não digo por este tópico meu (pq sou tosco e matuto mesmo - comecei fotografar há pouco tempo e como disse essa foi minha primeira edição mais trabalhada, que não seja correções no LR, depois que vi este vídeo no YT), mas por diversas outras situações que se vê aqui.
Por essas e outras, onde deveria ser uma fonte de informações e aprendizado, acaba sendo um ponto de hostilidade e muitos ficam intimidados em postar. Antes desse tópico deixei de postar muitas dúvidas e aprendizados, e pensei e repensei várias vezes antes de criar este. E como previsto, foi um erro!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


leonardodemacedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 696
  • Sexo: Masculino
  • leonardodemacedo
    • Aprenda a Usar o Lightroom
Resposta #27 Online: 04 de Novembro de 2015, 20:28:12
Infelizmente o Brasil é carente de fórums de fotografia. E neste em específico, tem uma turminha que se acha o suprassumo da fotografia (arrogantes, grossos, irônicos, etc pra não dizer outras "qualidades"). Não digo por este tópico meu (pq sou tosco e matuto mesmo - comecei fotografar há pouco tempo e como disse essa foi minha primeira edição mais trabalhada, que não seja correções no LR, depois que vi este vídeo no YT), mas por diversas outras situações que se vê aqui.
Por essas e outras, onde deveria ser uma fonte de informações e aprendizado, acaba sendo um ponto de hostilidade e muitos ficam intimidados em postar. Antes desse tópico deixei de postar muitas dúvidas e aprendizados, e pensei e repensei várias vezes antes de criar este. E como previsto, foi um erro!

Isso tem uma solução simples. Ignore o que você acha que foi além da conta. Apesar de alguns comentários mais incisivos, tem um monte de informação aqui. Se você não concorda com alguma opinião, acho que a melhor maneira de lidar com isso é: "tá bom", "ok".

Muitas vezes a mensagem escrita tem uma leitura diferente, em relação ao "clima" do que o autor quis expressar.

Releva e, por favor, continue postando  :ok:


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #28 Online: 04 de Novembro de 2015, 21:04:34
Releva e, por favor, continue postando  :ok:

Obrigado pelo incentivo!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #29 Online: 04 de Novembro de 2015, 21:16:02
Infelizmente o Brasil é carente de fórums de fotografia. E neste em específico, tem uma turminha que se acha o suprassumo da fotografia (arrogantes, grossos, irônicos, etc pra não dizer outras "qualidades"). Não digo por este tópico meu (pq sou tosco e matuto mesmo - comecei fotografar há pouco tempo e como disse essa foi minha primeira edição mais trabalhada, que não seja correções no LR, depois que vi este vídeo no YT), mas por diversas outras situações que se vê aqui.
Por essas e outras, onde deveria ser uma fonte de informações e aprendizado, acaba sendo um ponto de hostilidade e muitos ficam intimidados em postar. Antes desse tópico deixei de postar muitas dúvidas e aprendizados, e pensei e repensei várias vezes antes de criar este. E como previsto, foi um erro!
André, relaxa.... Isso acontece aqui e em qualquer fórum. Releve aquilo que achou que não valeu a pena e absorva o que foi bom para você. Só não deixe de postar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales