Autor Tópico: [Review pessoal] Lente Canon EF 20-35mm f/3.6-4.5 USM  (Lida 7384 vezes)

paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Online: 03 de Novembro de 2015, 10:04:23
Olá amigos.
Esse é o meu primeiro review de equipamento fotográfico. Espero que gostem e fico no aguardo de sugestões para aprimorá-lo.
Sempre quis uma lente ultra grande-angular. Quando eu tinha a 60D, a 10-18 ainda não estava no páreo, a Tokina 11-16 f/2.8 era raríssima no Brasil, e a Canon 10-22 absurdamente cara.
Os anos se passaram, comprei uma full frame, vendi, migrei pra Fuji e voltei pra Canon full frame.
Então, pouco mais de um mês surgiu a oportunidade de comprar uma lente bem barata, como alternativa às série L (17-40 f/4, 16-35 f/2.8 e a nova 16-35 f/4 IS).
Assim, diante do baixo valor do investimento, resolvi dar uma chance à antiga Canon EF 20-35mm f/3.5-4.5 USM.
Sem mais delongas, vamos lá!

Sobre a lente
A  Canon EF 20-35mm f/3.5-4.5 USM, que esteve em linha no mercado entre 1993 e 2007, foi a primeira UGA acessível da marca. Seu preço atual no e-bay costuma variar entre  100 e 150 dólares.

Fotos da lente
Canon EF 20-35mm f/3.5-4.5 USM by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Canon EF 20-35mm f/3.5-4.5 USM by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Canon EF 20-35mm f/3.5-4.5 USM by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Canon EOS 6D + Canon EF 20-35mm f/3.5-4.5 USM by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Família Canon by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Qualidade de construção
Segue o padrão Canon para as lentes EF de anel dourado: plástico industrial de boa qualidade e baioneta de metal. A textura do plástico é mais lisa que das lentes atuais (característica que se repete nas antigas lentes EF Canon, como por exemplo a 100-300).
A lente dispõe de janela indicadora da distância de foco.
No começo eu estranhei o manuseio, porque ao contrário do que estava acostumado, o anel de zoom fica na frente, e o anel de foco fica atrás.
É uma lente gostosa de usar. Bem leve. Não sei se é característica de todos ou só do meu exemplar: o anel de zoom achei muito mole (mas a distância focal não se perde sozinha), e o de foco muito duro.
Menções honrosas: as operações de foco e de zoom são internas, e o elemento frontal não gira.
Como era de se esperar, não há vedação climática (ponto negativo).
Minha nota final: 8 (tirei 1 ponto por não ser de metal e 1 ponto por não ter vedação).

Qualidade de imagem
A qualidade de imagem é o calcanhar de Aquiles das lentes UGA Canon, inclusive da cara 16-35 f/2.8L USM II, problema que aparentemente só se resolveu com o lançamento da 16-35 f/4 USM IS. De qualquer forma, eu particularmente acho que voltar pra casa com uma imagem que tenha a composição desejada é mais importante do que precisão cirúrgica de borda a borda. Especialmente se levarmos em conta que quase ninguém imprime em grande formato.
No que diz respeito à 20-35mm, ela perde resolução nas bordas e vinheta bastante totalmente aberta, principalmente em 20mm. A partir de f/6.3 a vinheta praticamente desaparece. Mas se for necessário usar totalmente aberta, é plenamente possível, a menos que o fotógrafo seja muito encucado com essas questões. Aliás, vinheta e perda de resolução nas bordas existe em praticamente toda lente UGA, das mais caras às mais baratas.
No mais, é preciso ter cuidado com fontes fortes de luz nas bordas, pois a lente tem também uma certa tendência a flare.
Minha nota final: 8 também (vou tirar 1 ponto por causa do flare, meio ponto por causa da vinheta e mais meio por causa da resolução decrescente nos cantos - salientando que, pro meu nível de exigência, só o flare incomodou um pouco, e ainda assim, eu procuro incluí-lo como elemento da composição da imagem).

Autofoco
Motor USM + pouco vidro pra empurrar = autofoco rápido, muito rápido. Não perdei nenhuma foto até agora por erro de foco. Nem na escuridão de algumas grutas em Bonito, embora fique mais lento (mérito também do ponto central de autofoco da 6D, sensível a -3 EV).
Minha nota final: 9,5 (não vou dar 10 pra não ser muito pretensioso, rsrs).

Média final: 8,5. Uma boa nota, considerando a idade da lente.

Outros reviews:
Ken Rockewell: http://kenrockwell.com/canon/lenses/20-35mm.htm
Digital Picture: http://www.the-digital-picture.com/Reviews/Canon-EF-20-35mm-f-3.5-4.5-USM-Lens-Review.aspx
Photozone: http://www.photozone.de/reviews/183-canon-ef-20-35mm-f35-45-usm-test-report--review

Amostras de imagens
Por enquanto é isso. Espero que apreciem e encontrem utilidade no review. Se ficou alguma característica que vocês gostariam de saber melhor, me coloco à disposição para, quando possível, fazer novos testes e complementar o review. Para finalizar, seguem algumas fotos que eu produzi com a lente (dados EXIF completos disponíveis no Flickr):

Gruta do Lago Azul, Bonito/MS by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Sem título by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Gruta de São Mateus, Bonito/MS by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Gruta de São Mateus, Bonito/MS by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Gruta de São Mateus, Bonito/MS by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Sem título by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Rio Sucuri, Bonito/MS by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Yashica A by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Aniversário Isadora by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Aniversário Isadora by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr
« Última modificação: 03 de Novembro de 2015, 10:06:06 por paulchess10 »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2015, 10:19:17
Bacana o review! Realmente, a lente parece ser muito boa.

É uma boa pedida pra quem vai usar pouco, ou não quer investir tanto.

Abraço


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2015, 10:25:44
Nem sabia sobre a existência dessa objetiva... :D

Baseado nas fotos, gostei da qualidade da imagem.  :clap:


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2015, 10:46:22
Ótimo review e ótimas fotos.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2015, 11:33:46
Bom quando esse tipo de lente (fora de linha) nos deixa surpreso, eu peguei uma 28-105 3.5-4.5 achando que não ia prestar na minha 5Dc e ela até que me surpreendeu, deu até vontade de mandar consertar ela, não funciona nada, pra fotografar só foco manual, toda aberta e com fita isolante nos contatos, senão ERR01... :no:

Essa 20-35, gostei bastante da imagem dela, dificil ser exigente com uma lente de projeto para "filme" e não sensor digital, mas eu usaria sem problema algum.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2015, 14:54:15
Quando a fotografia era 100% hobby pra mim, a Sigma 10-20 ficava quase sempre espetada na Canon Rebel (sensor aps-c). Eu adoro as distorções dessas UGA para a fotografia de paisagens.

Fui para FF há mais de dois anos e estava a procura de uma UGA de baixo custo para ela. Acho que encontrei!  :ok:


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2015, 15:22:44
Bacana o review! Realmente, a lente parece ser muito boa.
É uma boa pedida pra quem vai usar pouco, ou não quer investir tanto.
Abraço

Eu gostei bastante da lente Mike Castro. E apesar de ser um equipamento antigo, é a que fica na câmera a maior parte do tempo. Quando eu trabalho em ambientes internos apertados, uso ela sem medo. Mas se eu tiver espaço para me deslocar, uso a 50mm f/1.8 STM mesmo. Foram duas lentes que, para mim, entregam mais do que eu pague por elas  :clap:

Nem sabia sobre a existência dessa objetiva... :D
Baseado nas fotos, gostei da qualidade da imagem.  :clap:

Eu também não conhecia a lente Rick99. Vi dois exemplares dando bobeira no Mercado Livre, um deles por um preço imperdível. Dei uma lidinha no review do Ken Rockwell, vi algumas amostras de imagens no Flickr, e não pensei duas vezes em arriscar. Apesar da antiguidade do projeto mecânico e óptico, atendeu perfeitamente às minhas expectativas.

Bom quando esse tipo de lente (fora de linha) nos deixa surpreso, eu peguei uma 28-105 3.5-4.5 achando que não ia prestar na minha 5Dc e ela até que me surpreendeu, deu até vontade de mandar consertar ela, não funciona nada, pra fotografar só foco manual, toda aberta e com fita isolante nos contatos, senão ERR01... :no:
Essa 20-35, gostei bastante da imagem dela, dificil ser exigente com uma lente de projeto para "filme" e não sensor digital, mas eu usaria sem problema algum.

Pablo, as experiências com lentes antigas mostra como muita gente às vezes exige um nível de qualidade que, na hora da prática, ninguém nota. Eu quase comprei uma Rokinon UGA manual. No fim das contas essa 20-35mm me saiu bem mas barata, com óptica provavelmente melhor, e sem precisar abrir mão do autofoco.

Quando a fotografia era 100% hobby pra mim, a Sigma 10-20 ficava quase sempre espetada na Canon Rebel (sensor aps-c). Eu adoro as distorções dessas UGA para a fotografia de paisagens.
Fui para FF há mais de dois anos e estava a procura de uma UGA de baixo custo para ela. Acho que encontrei!  :ok:

Padilhadim, eu até gostaria de uma lente mais wide ainda, mas essa 20-35mm me custou uma pequena fração do preço da 17-40 f/4L (que a sucedeu). Pra mim valeu muito a pena.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2015, 15:26:18
Seu relato vai muito de encontro com a minha experiência.

Também tinha uma Rebel e sonhava com as UGA para cropadas, mas considerava caras e tinha medo de investir e depois não conseguir vender.

Depois, migrando para a 5D, também queria uma UGA mais acessível, mas nem sabia dessa 20-35. Acabei comprando a 17-40L usada, na época de dólar baixo, por um preço até bacana.

E tendo usado por um tempo, o jogo é esse mesmo: aprender a compor com perspectivas diferentes e relevar os defeitinhos das bordas.

Quanto ao review, excelente. Opiniões bem fundamentadas e realistas. Adorei a foto da caminhonete, mostrando bem o que fotografar com ângulos extremos. E mais uma vez, muito bacana saber que existem objetivas assim, fora de linha, mas com um apelo interessante.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2015, 19:59:03
Parabéns pelo Review. Essa lente, creio eu, deve ter uma performance ótica no mesmo nível da 28-135 (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=86034.0).

Continue alimentando o tópico com mais impressões e fotos.

Este tópico será linkado no sumário de lentes/reviews aqui do MF (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?action=post;msg=1118472;topic=108649.0)
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2015, 10:37:34
Show teu review. Belas fotos!
 :ok: