Autor Tópico: Dúvidas sobre abertura e nitidez  (Lida 7691 vezes)

dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #30 Online: 13 de Janeiro de 2016, 18:40:34
Então, por exemplo, se estou diante de uma paisagem com minha D7100 e 16-85mm, eu preciso usar 16mm, f/5.6 (para máxima nitidez) e focar numa pedra, árvore ou qualquer outro objeto a 3m de distância da câmera. Desse modo, desses 3m (2,68 para ser exato) pra frente tudo estará em foco.


Por curiosidade, como você calcula a distancia da câmera até o objeto de foco (pedra, arvore ou qualquer outro objeto)? No achometro?


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #31 Online: 13 de Janeiro de 2016, 18:54:20
tem um programa que calcula isso... DofCalc.... Depois de alguma prática isso fica meio que intuitivo
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 13 de Janeiro de 2016, 18:54:55


Por curiosidade, como você calcula a distancia da câmera até o objeto de foco (pedra, arvore ou qualquer outro objeto)? No achometro?

Isso se chama "distância hiperfocal", tem uns aplicativos que fazem esse cálculo. Tem também esse site: http://www.dofmaster.com/dofjs.html


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #33 Online: 13 de Janeiro de 2016, 20:49:44
Acho que ele não quer saber o calculo do hiperfocal, e sim saber onde focar com o resultado obtido.
Se o dofcalc mandou focar em 4 metros, como saber onde é esses 4 metros na cena.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #34 Online: 14 de Janeiro de 2016, 00:36:55
Acho que ele não quer saber o calculo do hiperfocal, e sim saber onde focar com o resultado obtido.
Se o dofcalc mandou focar em 4 metros, como saber onde é esses 4 metros na cena.


Exato.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #35 Online: 14 de Janeiro de 2016, 01:05:12
tem aplicativos que pela câmera usam algum objeto de medida conhecida pra marcar distâncias .... quem teve treinamento militar conhece o conceito de homem/passo, o próprio achômetro com alguma prática  vai acertando as distâncias... nada tão preciso, mas funciona pra maioria dos casos
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 14 de Janeiro de 2016, 09:01:15
Em ultimo caso uma trena com mira laser rsrsrsr
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs