Autor Tópico: retratos externos com sombrinha difusora gigante  (Lida 4934 vezes)

RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Novembro de 2015, 19:30:14
Boa tarde galera! andei pesquisando sobre sombrinhas difusoras gigantes para fotos externas, mas não encontrei algo relevante sobre o assunto em relação a sua funcionalidade com flash speedlite. A dúvida é! compensa usar uma sombrinha difusora de 1,85m, com uma fonte de luz pequena como de um flash speedlite? ou uma sombrinha de 1,10m é o suficiente para fotos externas de corpo inteiro? Obrigado aos que poderem ajudar. :ok:
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2015, 21:29:21
Provavelmente vc irá utilizar o zoom do flash bem wide, tenha em mente que ao usar um modificador como a sombrinha a sua "fonte" de luz será a própria sombrinha, não mais o flash (que poderá variar de tamanho de acordo com o zoom). Quanto maior a sua fonte de luz em relação a distancia ao objeto (no caso a sombrinha) mais suave a luz será.

Só um adendo, eu não tenho ctz se o flash mesmo totalmente wide cobrirá toda a area da sombrinha de 1,85m, vai depender da distancia do suporte do flash à sombrinha.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #2 Online: 04 de Novembro de 2015, 21:46:16


Só um adendo, eu não tenho ctz se o flash mesmo totalmente wide cobrirá toda a area da sombrinha de 1,85m, vai depender da distancia do suporte do flash à sombrinha.

eu tenho certeza que não... o mais wide que o flash alcança dá uns 20-24mm, precisa de quase 1 metro pra cobrir essa altura....  seria quase uma tenda de lado... kkk
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2015, 08:49:33
Boa tarde galera! andei pesquisando sobre sombrinhas difusoras gigantes para fotos externas, mas não encontrei algo relevante sobre o assunto em relação a sua funcionalidade com flash speedlite. A dúvida é! compensa usar uma sombrinha difusora de 1,85m, com uma fonte de luz pequena como de um flash speedlite? ou uma sombrinha de 1,10m é o suficiente para fotos externas de corpo inteiro? Obrigado aos que poderem ajudar. :ok:
O único modificador que uso é justamente uma sombrinha difusora de 1,10m. Ajusto o zoom do flash em 24mm, aperto o adaptador bem no início da haste da sombrinha e um assistente a aponta para o assunto (aproximadamente 2 ou 3 metros de distância dele, numa altura um pouco acima da cabeça do fotografado, inclinado para baixo). Isso, é claro, quando desejo uma luz bem suave e difusa atingindo o assunto.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2015, 09:24:29
Pegando carona :snack:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2015, 13:29:24
Eu uso uma de 1,10m rebatedora, vou comprar outra menor e prender embaixo no mesmo tripé pra jogar um bafinho de luz... Eu achei melhor assim do que uma gigante, acho que nem 2 flashs dariam conta. Mais ainda não sei, nao testei
« Última modificação: 05 de Novembro de 2015, 13:30:36 por marcelogimenes »
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


RM Photo

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2015, 15:00:15
Muito obrigado a todos pelas respostas. Vou continuar acompanhando e buscando mais opiniões sobre o assunto e assim decidir o que faço.  :ok:
Nikon D600,  Nikkor Af-D 24-85 2.8-4, Vivitar 105 2.5 macro, Nikkor Af 70-210 4, Flash Nikon Sb800 e SB 21 macro, Fuji Xe1 Canon FD 24mm 2.8,  Canon FD 50mm 1.8 e Canon FD 500mm 4.5


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2015, 16:36:48
Sinceramente eu acho que eu não usaria nem a de 1,10m com speedlite, quanto mais uma gigante... pode colocar em wide que não vai adiantar muita coisa, vai perder ainda muita potência do flash e não vai fazer tanta diferença  :ok:

Aqui uma foto que ja tinha postado do flash trabalhando em tele, wide e comparando ainda com a tocha, e olha que é uma sombrinha de apenas 85cm, e mesmo em wide com o flash na ponta não adianta muito:



 :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2015, 17:31:01
O problema é que o refletor é pouco prático para as fotos externas.
O speedlite realmente perde muita potência com a sombrinha, fica complicado o uso muito distante do assunto ou em HSS. Mas a luz fica bem mais difusa do que sem ela, a diferença é grande.

Uma correção ao meu comentário anterior: eu uso uma sombrinha pequena, de 85 cm, não a de 1,10 m.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2015, 10:03:31
O problema é que o refletor é pouco prático para as fotos externas.
O speedlite realmente perde muita potência com a sombrinha, fica complicado o uso muito distante do assunto ou em HSS. Mas a luz fica bem mais difusa do que sem ela, a diferença é grande.

Uma correção ao meu comentário anterior: eu uso uma sombrinha pequena, de 85 cm, não a de 1,10 m.

Salve padilhadim! o exemplo com refletor foi de brinde, rs, eh que ja estava montado referente ao outro tópico que usei, apesar que ele pode ser bem prático para externas sim, se vc pegar uma dessas tochas da mako por exemplo vai ver que são bem portáteis, mas nem vem ao caso...rs a ideia era mostrar como a luz do speedlite é distribuida em tele ou wide...

Mas com certeza melhor com um difusor do que sem, e oq mencionei sobre que não usaria nem um de 1,10m eu quis dizer que não compraria pra usar com speedlite, mas se ja tiver não tem por que não usar, agora um gigante eu acho um tiro no pé mesmo, não vejo vantagem, mesmo se tiver é um acessório muito grande pra se usar em externa e não ter tanta diferença, nesse caso, usado com o speedlite, claro...  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2015, 12:08:22
Salve padilhadim! o exemplo com refletor foi de brinde, rs, eh que ja estava montado referente ao outro tópico que usei, apesar que ele pode ser bem prático para externas sim, se vc pegar uma dessas tochas da mako por exemplo vai ver que são bem portáteis, mas nem vem ao caso...rs a ideia era mostrar como a luz do speedlite é distribuida em tele ou wide...

Mas com certeza melhor com um difusor do que sem, e oq mencionei sobre que não usaria nem um de 1,10m eu quis dizer que não compraria pra usar com speedlite, mas se ja tiver não tem por que não usar, agora um gigante eu acho um tiro no pé mesmo, não vejo vantagem, mesmo se tiver é um acessório muito grande pra se usar em externa e não ter tanta diferença, nesse caso, usado com o speedlite, claro...  :ok:

Realmente, Leonardo. Essa combinação speedlite + sombrinha difusora não é a melhor solução mesmo. Essas suas fotos de exemplo dizem tudo.
 
Falando justamente sobre essas sombrinhas grandes, se estiver ventando... vira um balão! Nem pensar em deixar apenas no tripé, sem assistente.






Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2015, 12:14:30
Falando justamente sobre essas sombrinhas grandes, se estiver ventando... vira um balão! Nem pensar em deixar apenas no tripé, sem assistente.

Bem isso que eu ia falar. Em externas eu nem penso em usar sombrinhas, qualquer vento e o negócio já quer virar pipa, rsrs. Mesmo na mão do assistente fica complicado.

Eu costumo sempre usar softbox, uso um de 60x60cm mas acho relativamente pequeno, tem que deixar bem próximo do sujeito. Mas o softbox é menos afetado pelo vento e a luz lá dentro tende a se espalhar um pouco mais uniforme.


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2015, 12:33:57
Bem isso que eu ia falar. Em externas eu nem penso em usar sombrinhas, qualquer vento e o negócio já quer virar pipa, rsrs. Mesmo na mão do assistente fica complicado.

Já tive esse prejuízo. Meu assistente desviou um pouco a atenção e o vento legal :no:
Quase perdi um 580exII na brincadeira.
Canon


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Abril de 2016, 21:33:09
Eu tenho duas Photoflex daquelas de 7' (2,13 mt.) e só dá para usar em externas com assistente que não seja bisonho, ou então fazendo umas estacas daquelas de fincar na areia para segurar vara de pesca, mas feitas de ferro quadrado (se for redondo o vento fica girando igual a uma biruta).

A luz é linda, mas dá trabalho e haja W/s para usar ao ar livre, ainda mais sob o sol.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com