Autor Tópico: Trabalho em Conjunto - Planilha de Custos  (Lida 3024 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Novembro de 2015, 23:08:53
Colegas, estive desenvolvendo uma planilha de custos para ajudar a controlar os gastos de um projeto, casamento ou o se seja vendido, gostaria de compartilhar e se alguém estiver com idéias diferentes pode melhorá-la e voltar a compartilhar, é algo simples más dá uma impressão rápida se o projeto está dando lucro e prejuízo, ou empata.

Modo de usar:
1 - estipule uma margem de lucro que vc quer trabalhar no projeto,
ex: "Não faço um casamento se não sair com pelo menos R$1000,00 no bolso"
2 - Na parte verde coloque tudo o que foi vendido e seus produtos
3 - Na parte vermelha seus gastos e o que fica ou sai do projeto.
4 - Nos TOTAIS sai o vendido menos os gastos e na última linha o que realmente está acontecendo.

DOWNLOAD
Planilha de Custos 2015.xlsx
https://emerson.sendthisfile.com/c.jsp?t=lu3JHDlXkAJREDvXHI8J7351&n=zvZ6Dq0mP2s8vFPmGW7GQvc7

cats by Carlos Gandolfe Fotografia, no Flickr

Espero ter ajudado, abraços!
« Última modificação: 04 de Novembro de 2015, 23:09:25 por edugandolfe »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2015, 08:37:15
Muito bom plano de negócio, dá pra controlar direitinho! Muito obrigado por compartilhar meu amigo, creio que ajudará muitas pessoas.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2015, 09:08:05
Vou marcar pra dar uma olhada em casa, mas de qualquer forma, obrigada por compartilhar.   :ok:


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2015, 09:22:12
Citar
Muito bom plano de negócio, dá pra controlar direitinho! Muito obrigado por compartilhar meu amigo, creio que ajudará muitas pessoas.

Valew man, é simples más dá uma sensação boa ao passarmos os preços ao cliente, sabendo que tudo está incluso e não estamos no prejuízo.

Citar
Vou marcar pra dar uma olhada em casa, mas de qualquer forma, obrigada por compartilhar.

Obrigado!


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2015, 10:01:48
Haha, vc leu minha mente.
Ontem mesmo eu tava pensando "Putz, preciso começar a controlar melhor meus gastos/receita e preciso de uma planilha mais elaborada"

Gostei bastante dessa sua, achei interessante a parte de depreciação, eu não considerava isso aqui nos meus.
 :clap:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2015, 10:47:01
Excelente iniciativa edugandolfe.
Vou dar uma olhada nela!
Canon


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2015, 10:54:03
2 dúvidas:
- R$ 200/1k clicks não é muito? huhua não tenho idéia de como calcula direio a depreciação, mas fazendo a conta assim teoricamente dá uma 60D a cada 12.000 clicks  :shock:

- como vc estipula o valor das horas de edição?
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Novembro de 2015, 11:31:26
Citar
2 dúvidas:
- R$ 200/1k clicks não é muito? huhua não tenho idéia de como calcula direio a depreciação, mas fazendo a conta assim teoricamente dá uma 60D a cada 12.000 clicks  :shock:

- como vc estipula o valor das horas de edição?

Então, no meu caso eu faço toda a edição e o preço ficou embutido na depreciação. Eu uso a linha de Horas de edição quando chamo terceiros, mas vou revisar este modo.
No caso da Canon 6D, a cada 1000 clicks seria R$ 20 de depreciação.

Canon 6D = 250.000 clicks (estimado)
R$20,00 = 1.000 clicks

então R$20,00 x 250 = R$ 5.000,00 que compra uma 6D.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2015, 11:32:13 por edugandolfe »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2015, 12:25:25
Boa.

Sobre a depreciação eu prefiro fazer por tempo de equipamento do que por click.
Eu estabeleço um tempo de vida para a câmera e assumo que ela vai desintegrar após isso.
Atualmente divido o custo das cameras por 36 meses e coloco o valor no meu custo mensal.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2015, 12:31:07
Muito boa a planilha :o, não sou fotógrafo profissional mas vou usar mesmo assim, certamente pode ser útil ao meu negócio

Não vi ainda, mas depreciação de equipamento vc avalia pelo tempo de vida útil normal  x valor do bem,  seja ele por desgaste natural ou sucateamento tecnológico, tipo... câmera 5 anos, lente 15 anos, flash 1 ano, etc. Se sua comera custou 5.000 ela vai depreciar 1.000 por ano e isso não exclui revisões, manutenções periódicas, etc

Esta parte de ativos com as depreciações é a mais auditada pelo pessoal do $$


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2015, 14:35:57
Planilhas de excel, tabelas dinâmicas para análise de dados, tudo isso faz parte da minha rotina há muitos anos. Adoro, aliás esse gosto veio antes que a fotografia.


Inicialmente achei muito interessante sua iniciativa e dentro das minhas possibilidades gostaria de deixar minha experiência. Com relação às receitas, não há muito o que dizer, por si só já está bem relacionado.
Vou deixar meus 2 cents é nas despesas, porque são nelas que está o sucesso ou fracasso de um negócio... Tudo depende do nível de detalhamento que você pretende chegar. Dependendo da situação, quem for utilizar a planilha como referência, pode fazer vistas grossas para determinadas despesas ou, se for o caso, tenha tudo anotado, tim-tim por tim-tim.

Exemplo:
Na questão Veículo:
Além do gasto com combustível e estacionamento, existem outros que fazem parte e muitas vezes nós ignoramos:

Digamos que você comprou um carro para essa atividade (fotógrafo).. aí se abre um leque de outras despesas como:
- licenciamento
- IPVA
- Seguro obrigatório
- Taxas (multas, etc)
- lavação
- Manutenção
- Seguro total.. se for o caso
- depreciação do carro
no meu caso que uso o carro numa média de 8.000 km / ano ou 667km/mensais, a despesa MÉDIA mensal é de R$ 600,00( já incluído combustível e estacionamento citado na sua planilha) + depreciação em torno de 6% ao ano, dependendo do modelo/ano do veículo, Então PRA MIM, esse valor é de R$ 725,00 por mês.
Nesse caso, eu utilizaria o custo mensal 725,00/ 667km que é a média rodada por mês = R$ 1,08 por km rodado.

Estou me detendo mais nesse lance do veículo que é onde provavelmente sua despesa será maior..
Considere uma visita prévia (ida e volta), outra pra fazer o serviço (ida e volta), outra pra ir cobrar (ida e volta), levar o pendrive para imprimir as fotos, etc etc... multiplique a distância percorrida por 1,08  e vais ter o custo com deslocamento.
Digamos que ao todo para 1 projeto você rodou 100km x 1,08 = R$ 108,00. Detalhe: Se você fez 2 projetos no mês, seu custo é de R$ 362,50 (725/2)


Se você precisa comprar roupas, sapatos, etc EXCLUSIVAMENTE PARA USO NO TRABALHO, precisas considerar isso também.

O custo da sua hora de trabalho (imagine que você trabalhe como funcionário de uma empresa e seu rendimento bruto anual - demonstrativo para fins de imposto de renda - seja de R$ 30.000,00; equivalente a R$ 2500,00 por mês.
12 meses x 220 horas mensais = 2.640 horas trabalhadas/ano; ou seja, sua hora custa R$ 11,36

Então se o seu ensaio dura 6 horas, precisarias tomar como base um valor de 6 x 11,36 = R$ 68,16 + 10h para editar, levar para impressão, buscar, etc. + 113,60 (edição, deslocamento, tempo parado aguardando início), vai dar R$ 181,76.

Se você precisou comprar computador, impressora, precisas considerar a depreciação + gastos iniciais + juros provenientes da compra ou que deixou de ganhar se estivesse aplicado.
Computador 3000 + impressora 700 = 3700.
De acordo com a Receita Federal, em empresas, a taxa de depreciação de computadores e notebooks é de 20% ao ano. Ou seja, a cada ano o preço cai em 20%. Para esse exemplo, precisarias considerar um valor mensal de R$ 61,00 só da depreciação mensal ou R$ 740 por ano, sem considerar o juro que deixou de receber caso tivesse a grana aplicada.

O cálculo da depreciação do seu equipamento, acredito que já esteja coerente.

Precisarias incluir um percentual de inadimplência em cada projeto, para que quando isso acontecer, os demais já tenham coberto essa ocorrência (quase impossível não ter inadimplência no ramo empresarial).

Outro dado que precisaria ser lançado é Internet. Normalmente temos para uso residencial, mas geralmente quem usa um grande volume de dados precisa aumentar o pacote o que gera uma despesa extra.

Dito isso, é importante salientar que existem duas formas de ver a questão econômica dentro da fotografia.. com paixão e com a razão. Cabe a cada um levar para o lado que melhor achar interessante. Mas não se deixe enganar porque as contas não erram de endereço.

 


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Novembro de 2015, 15:58:37
amador47sc (amador só no nickname)
Obrigado pelas observações, eu gosto de detalhar bem as coisas também, em minha planilha de controle de gastos pessoal da casa, lanço até uma bala nos gastos.

Sobre a planilha de fotografia, na minha aqui vou pensar sobre as roupas que achei uma coisa legal, pois sapatos e camisa social preta só uso para foto mesmo.

Vou refinar a questão do deslocamento também más vou pegar leve com o custo das minhas horas, senão o preço vai ficar inacessível para a clientela daqui.

Valew, se vc tiver uma sua manda para nós fazermos uma fusão. abraços!


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2015, 16:38:00
edugandolfe, como vc faz com controle de pagamentos?

Tentei fazer alguma coisa aqui pra controlar quando os clientes parcelam, em qual data eles tem que pagar, quanto e quando eu pago os freelas que chamo pra trabalhar junto, mas acho que ficou meio estranho  :aua:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2015, 16:57:35
Citar
edugandolfe, como vc faz com controle de pagamentos?

Para controle de pagamentos estou totalmente perdido e preciso da mesma ajuda...o frela aqui temos o costume de pagar no dia do evento em "cash", os clientes eu cobro em 10x no cheque (estilo Everton Rosa) e 10% desconto a vista. Agora organizar isso... :ponder:

Uso apenas uma pastinha organizadora para por os cheques em cada separação do mês...


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2015, 18:28:04
Obrigado pelas observações, eu gosto de detalhar bem as coisas também, em minha planilha de controle de gastos pessoal da casa, lanço até uma bala nos gastos.

Também sou meio caquético com isso. A minha planilha de gastos pessoais eu já uso desde 2003 e está atualmente com quase 30.000 registros. Cada despesa (lanche na rua, gasto com carro, despesas de casa, tudo)... sei exatamente onde, quando e como gasto ou recebo cada centavo.

Minha tabela tem as seguintes informações:
data / referente * / de_para / valor entrada / valor saída / descrição detalhada do registro = 1 linha

*referente:
- Energia Elétrica
- Telefone fixo
- Internet
- Celular
- Gás
- Veículo (aí no final do ano eu extratifico tudo e comparo com anos anteriores)
- Supermercado
- Refeições fora de casa
- Receitas detalhadas por credor
- Água/Esgoto
e por aí vai... só que criei um monstro... não consigo me imaginar vivendo sem essa muleta, que consulto e registro tipo 1, 2 vezes por semana. Se eu quero saber quando comprei determinado item ou quanto gastei no último ano com um dos * itens acima, é só filtrar e está tudo lá. posso comparar ano a ano, mês a mês.. enfim, pra quem gosta de análise de dados, possibilidades de aporte ou corte de recursos em determinada área, planejamento.. 
Só que pela minha experiência, a cada 100 pessoas, 2 levam esse controle a sério. E tem um motivo.. se você se descuida e deixa de lançar por 15 dias, já era. Tem que ser muito dedicado. No começo é ruim porque você não consegue tirar proveito dela.. depois de 1 ano, já dá pra começar a brincar. Fazer análises, comparações mês/mês e depois de 2, 3 anos aí vira festa. Bom, pela minha empolgação já deu pra perceber que isso pra mim deixou de ser uma obrigação e virou um prazer.

Dados reais com energia elétrica:

ano    Total
2003    R$ 890,55
2004    R$ 1.050,33
2005    R$ 1.062,08
2006    R$ 1.226,39
2007    R$ 1.319,07
2008    R$ 1.223,76
2009    R$ 1.266,93
2010    R$ 1.530,01
2011    R$ 1.702,57
2012    R$ 1.664,92
2013    R$ 1.380,62 (redução da Dilma)
2014    R$ 1.690,68
2015    R$ 1.883,67 (rebote da Dilma)
Total R$ 17.891,58