Autor Tópico: Ajuda para um iniciante! Qual camera comprar?  (Lida 2855 vezes)

Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Online: 05 de Novembro de 2015, 11:14:04
Bom, gostaria de primeiramente dizer que sou iniciante e entendo muito pouco sobre este mundo de cameras e etc. E acabei lendo diversos tópicos sobre, e nenhum acabou sanando minha duvida.

Primeiramente estou pensando em comprar uma DSLR. Meu uso será junto a minha banda, com fotos e poucos videos, e tirar fotos por robby.
Estou entre duas cameras, sendo elas a Canon t5i e a D5300.
Minha principal duvida é:
A canon está ligeiramente mais cara (coisa de 200 reais) e tecnicamente, em comparativos se mostra inferior a D5300.
A D5300 está pouco mais barata, aparentemente superior a canon em comparativos, porém ai vem minha grande duvida. AS LENTES!
As lentes com auto foco da Nikon são pouco mais caras que as da Canon.
Ai comecei a procurar lentes para as duas. Vi que algumas lentes da Nikkor são pouco mais baratas, e chegam perto do valor das lentes da Canon.
Mais queria saber em termos de qualidade, custo x beneficio. Esta questão tem relação direta com a minha decisão, pois se forem de qualidade boa, e for viável comprar estas lentes de outras marcas para a Nikon, vou optar por ela!

Muito obrigado pela atenção!


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2015, 11:39:51
Entre essas duas é a mesma coisa que perguntar Windows vs Mac...... Iphone vs Galaxy.....Nike vs Adidas
Se for possível teste as duas e veja com qual sistema você se adapta melhor.
Qualidade das duas é muito semelhante, Nikon leva um pouquinho de vantagem nas fotos e a Canon nos videos.
Quanto as lentes, realmente as lentes Nikon são pouca coisa mais caras do que as Canon.
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2015, 13:12:37
Sim! Entendo que as duas são as principais marcas no caso, e enfim...
Minha grande duvida fica pelos valores das lentes.
Realmente é tao grande? Ou existem marcas que servem na nikon, com boa imagem, e custo parecido com as da canon?


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2015, 13:21:17
...
Ai comecei a procurar lentes para as duas. Vi que algumas lentes da Nikkor são pouco mais baratas, e chegam perto do valor das lentes da Canon.
...
Não entendi esta parte. Nikkor é a marca da Nikon para lentes. Todas as lentes Nikon são Nikkor.
Tem umas lentes mais baratas da Nikon que não tem o motor de foco. Neste caso é o motor da câmera que faz o foco, mas a D5300 não tem motor, então você teria que comprar lentes com motor embutido.


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2015, 14:09:31
Entendi, disso da Nikkor eu nao sabia! Como disse, sou bem novato nessas coisas!

Existe alguma marca de lentes que usa em Nikon? fora as da própria marca?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2015, 14:21:13
Entendi, disso da Nikkor eu nao sabia! Como disse, sou bem novato nessas coisas!

Existe alguma marca de lentes que usa em Nikon? fora as da própria marca?

Sim, praticamente todas as marcas de terceiros fabricam lentes pra Nikon, sendo a Sigma, Tamron e Tokina as mais recomendadas.

Mas quais modelos específicos vc viu e que te interessaram?


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #6 Online: 05 de Novembro de 2015, 17:10:28
Gostaria de comprar uma 50mm mais pra frente, ou 35mm...
Lentes que eu acho simplesmente muito legal são as grandes angulares. Enfim...
O custo das que é meio que predominante na minha escolha... Não que eu vá comprar várias e várias lentes. Porém o fato de serem mais acessíveis, faz com que eu consiga comprar 1 ou 2 com mais facilidade.


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2015, 17:08:59
Tenho uma outra pergunta que gostaria de obter a resposta.
Entre um comparativo desta Nikon com a Canon, a Nikon leva vantagem em muitos pontos.
Tudo isso é visivelmente perceptível? Realmente diferença em faixa dinâmica, quantidade de bits em cor, e etc. Pode realmente ser visto um diferença considerável?
Pois eu sempre acabo pendendo mais para a Nikon por estes motivos. Porém a Canon tem preços de lentes mais acessíveis e tudo mais. Que faz com que eu pense bastante nela por este motivo.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2015, 17:42:21


Tudo isso é visivelmente perceptível? Realmente diferença em faixa dinâmica, quantidade de bits em cor, e etc. Pode realmente ser visto um diferença considerável?
nesta categoria de câmera, pra usuário amador essas diferenças são imperceptíveis... pros usuários avançados essas diferenças não importam
fica tranquilo que em qualidade as duas são muito similares e vão te atender muito bem... como há disseram, se puder testar as duas pra saber qual lhe agrada mais
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2015, 20:56:04
Bom, gostaria de primeiramente dizer que sou iniciante e entendo muito pouco sobre este mundo de cameras e etc. E acabei lendo diversos tópicos sobre, e nenhum acabou sanando minha duvida.

Primeiramente estou pensando em comprar uma DSLR. Meu uso será junto a minha banda, com fotos e poucos videos, e tirar fotos por robby.
Estou entre duas cameras, sendo elas a Canon t5i e a D5300.
Minha principal duvida é:
A canon está ligeiramente mais cara (coisa de 200 reais) e tecnicamente, em comparativos se mostra inferior a D5300.
A D5300 está pouco mais barata, aparentemente superior a canon em comparativos, porém ai vem minha grande duvida. AS LENTES!
As lentes com auto foco da Nikon são pouco mais caras que as da Canon.
Ai comecei a procurar lentes para as duas. Vi que algumas lentes da Nikkor são pouco mais baratas, e chegam perto do valor das lentes da Canon.
Mais queria saber em termos de qualidade, custo x beneficio. Esta questão tem relação direta com a minha decisão, pois se forem de qualidade boa, e for viável comprar estas lentes de outras marcas para a Nikon, vou optar por ela!

Muito obrigado pela atenção!

Pra te ajudar.
Canon tem um farto e dinâmico mercado de equipamentos usados; Nikon não.


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2015, 03:25:35
Esse mercado dinâmico eu senti na nikon. Vendi uma D3200 e uma 50mm 1.8 com 1 dia anunciada mês passado.  :D


shimono

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Masculino
    • Shimono Fotografia
Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2015, 09:27:11
A minha recomendação é sempre ir com a marca no qual seus amigos tenham, fui de canon pois a maioria dos meus amigos usam. Assim da para "trocar" de lente
Cassio Shimono
Canon 6D
Tamron 24-70mm 2.8 / yongnuo 50mm 1.8 / Canon 75-300
580EX II + 430EX II


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #12 Online: 08 de Novembro de 2015, 11:03:53
Questão de oportunidade também. Quando comprei minha primeira Nikon tava rolando uma promoção com um kit de duas lentes + acessórios que fez valer muito mais a pena.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Novembro de 2015, 11:21:51
Esse mercado dinâmico eu senti na nikon. Vendi uma D3200 e uma 50mm 1.8 com 1 dia anunciada mês passado.  :D

Entendo oq vc diz e tens razão. Mas considere que este modelo de câmera é o carro chefe da nikon que hoje (eu arrisco a dizer) domina o mercado de lentes DSLR amadoras. E a lente 50mm 1.8 é consagrada em qualquer marca e, no caso da Nikon, rara para venda de usados.

Não tem comparação, por exemplo, com o fluxo de negócios de equipamentos Canons aqui do Fórum. A diversidade de itens é incrível. Eu brinco que em dois ou três meses de pesquisa e atenção às ofertas do Fórum (para ter como exemplo, n estou fazendo propaganda) vc monta "qualquer" set de equipamentos Canon para qualquer finalidade.

Em fim, se vc for para ML e OLX o contexto é o mesmo. Quem usas Canon no Brasil paga menos se souber comprar. 


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #14 Online: 08 de Novembro de 2015, 22:10:24
Tenho 3 amigos próximos que tem câmeras do tipo. 2 tem Nikon, na qual eu aprendi a tirar fotos. E 1 tem Canon.
Estou cada vez mais pendendo para a Canon. Pelo fato dos preços das lentes e tudo mais, e ainda mais com essa consideração do nosso amigo
nesta categoria de câmera, pra usuário amador essas diferenças são imperceptíveis... pros usuários avançados essas diferenças não importam
fica tranquilo que em qualidade as duas são muito similares e vão te atender muito bem... como há disseram, se puder testar as duas pra saber qual lhe agrada mais

Estou a procura de uma Canon do tipo para ver se me adapto a ela, e se acho interessante a forma de tirar fotos com ela.
Algo que me deixa meio cabreiro é exatamente essas diferenças entre as duas nesses negócios de bits em cores, e etc...