Autor Tópico: Canon 60mm x Tamron 60mm  (Lida 2720 vezes)

thavieira1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Feminino
Online: 05 de Novembro de 2015, 21:20:47
Olá gente, gostaria de saber a diferença entre essas lentes, levando em consideração o maior uso para retrato e pouco uso para macro(nunca, jamais fotografarei aranhas rsrs).
Canon EOS 6D
50mm 1.4 / 85mm 1.8
Speedlite YN568EX


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2015, 21:28:31
Não conheço a a Tamron, mas a Canon é excelente e relativamente barata. Entretanto, não acho que seja a melhor escolha para retratos...


thavieira1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2015, 21:38:30
Então, eu tenho a 50mm 1.8 e a Tamron 17-50, mas eu sou meio obcecada por nitidez aí li que a 60mm pra retrato é extremamente nítida, por isso minha dúvida.
Canon EOS 6D
50mm 1.4 / 85mm 1.8
Speedlite YN568EX


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2015, 21:58:12
Se vc colocar a 50mm em 2.8 provavelmente terá a mesma nitidez que a 60mm :ponder:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2015, 22:21:34
Se você já tem a 50mm, vá com a 100mm 2.8 macro. Ela custa uns 100 dólares a mais que a 60mm, verdade, mas pelo menos você terá uma distância focal diferente, boa para retratos, e algo que vai caber em cameras full-frame e cropadas.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2015, 22:27:49
Olá

Já tive as duas, e meu objetivo principal era mesmo para retratos, e secundariamente para macro. Tive a Canon, a grande vantagem dela é o foco USM, mais rápido e mais preciso. Mas posteriormente troquei pela Tamron, por conta da abertura maior, f/2.0, o que ajuda mais em retratos. É uma objetiva muito boa, muito bem construída e com qualidade de imagem excelente! Adorava as cores dela. Vendi porque migrei para FF.

A grande desvantagem da Tamron é o AF, mais lento e às vezes chegava a se perder. É ótima para retratos posados, mas para retratos mais espontâneos às vezes não dava conta. Com muita ênfase no "às vezes", porque na maioria das vezes se virava bem.

Acho que qualquer uma das duas vai ser ótima para retratos. O comprimento focal é bem adequado (equivalente a 90mm), qualidade de imagem muito boa nas duas.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2015, 12:01:00
Quando tinha uma Rebel, sonhava em comprar essa EF-S 60mm macro. Realmente, pelos reviews parece excelente. O mesmo vale sobre a Tamron. E nada melhor do que relatos como o do Humberto para comparar as duas...

No seu caso, como já tem o range até 50mm, talvez uma DF mais longa seja mais interessante. Se não precisar da parte macro, uma 85mm faz miséria em retratos e se comportaria como uma 135mm equivalente na sua cropada.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


thavieira1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2015, 13:19:15
Se você já tem a 50mm, vá com a 100mm 2.8 macro. Ela custa uns 100 dólares a mais que a 60mm, verdade, mas pelo menos você terá uma distância focal diferente, boa para retratos, e algo que vai caber em cameras full-frame e cropadas.
Obrigada, vou estudar essa compra.
Canon EOS 6D
50mm 1.4 / 85mm 1.8
Speedlite YN568EX


thavieira1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 06 de Novembro de 2015, 13:25:57
Olá

Já tive as duas, e meu objetivo principal era mesmo para retratos, e secundariamente para macro. Tive a Canon, a grande vantagem dela é o foco USM, mais rápido e mais preciso. Mas posteriormente troquei pela Tamron, por conta da abertura maior, f/2.0, o que ajuda mais em retratos. É uma objetiva muito boa, muito bem construída e com qualidade de imagem excelente! Adorava as cores dela. Vendi porque migrei para FF.

A grande desvantagem da Tamron é o AF, mais lento e às vezes chegava a se perder. É ótima para retratos posados, mas para retratos mais espontâneos às vezes não dava conta. Com muita ênfase no "às vezes", porque na maioria das vezes se virava bem.

Acho que qualquer uma das duas vai ser ótima para retratos. O comprimento focal é bem adequado (equivalente a 90mm), qualidade de imagem muito boa nas duas.
Muito obrigada, seu comentário foi muito esclarecedor. Eu gosto de fotografia macro (tenho alguns filtros), mas realmente não é algo que eu vá fazer o tempo todo, mas exatamente por querer fazer às vezes e pelos filtros não terem boa qualidade eu pensei nessa lente. E de quebra pelo retrato, eu li que lentes macro para retratos têm uma nitidez excepcional, isso procede?
Canon EOS 6D
50mm 1.4 / 85mm 1.8
Speedlite YN568EX


thavieira1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2015, 13:36:54
Quando tinha uma Rebel, sonhava em comprar essa EF-S 60mm macro. Realmente, pelos reviews parece excelente. O mesmo vale sobre a Tamron. E nada melhor do que relatos como o do Humberto para comparar as duas...

No seu caso, como já tem o range até 50mm, talvez uma DF mais longa seja mais interessante. Se não precisar da parte macro, uma 85mm faz miséria em retratos e se comportaria como uma 135mm equivalente na sua cropada.
Obrigada pela sugestão. Eu tenho uma 55-250 que eu acho que faz uns retratos legais, mas quase não uso pra isso pela necessidade de ficar muito longe do assunto. Eu já vi sobre essa 85mm e me interessou também, mas eu realmente queria uma macro.
Canon EOS 6D
50mm 1.4 / 85mm 1.8
Speedlite YN568EX


thavieira1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2015, 13:39:02
Estou dando uma olhada nessas lentes no mercado livre, e a Tamron 60mm tá um pouco mais cara que a Canon 100mm, e a Canon 60mm mais cara ainda. Alguém sabe por que?
Canon EOS 6D
50mm 1.4 / 85mm 1.8
Speedlite YN568EX


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2015, 13:53:15
eu li que lentes macro para retratos têm uma nitidez excepcional, isso procede?

Objetivas macro possuem duas características marcantes, o plano focal reto e uma nitidez muito alta. Para retratos, muitas vezes acaba sendo até nítida demais, mostrando muitos detalhes e pequenos defeitos da pele, por exemplo. Usando em abertura máxima perde bem pouco da nitidez, muitas vezes precisa suavizar depois na pós.

Estou dando uma olhada nessas lentes no mercado livre, e a Tamron 60mm tá um pouco mais cara que a Canon 100mm, e a Canon 60mm mais cara ainda. Alguém sabe por que?

O preço original da Tamron 60/2 é mais alto que o da Canon 60/2.8, mas menor que o da 100/2.8... Talvez os preços estejam assim no Mercado Livre simplesmente pela oferta, tem bem mais 100/2.8 macro sendo vendida por aí...


thavieira1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2015, 14:13:57
Humberto é exatamente essa "nitidez demais" que me deixa louca e é isso mesmo que eu quero haha
Partindo desse ponto, sem desconsiderar o uso do macro, e os preços parecidos, qual delas é menos provável que eu me arrependa da compra? 60 ou 100mm (lembrando que eu não vou fotografar bichos perigosos como aranhas)
Canon EOS 6D
50mm 1.4 / 85mm 1.8
Speedlite YN568EX


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2015, 14:39:07
A 100mm é uma lente EF, feita para cobrir todo o sensor de uma câmera full-frame. Na sua cropada se comportará como uma 160mm equivalente. Se disse que usa pouco a sua 55-250 porque precisa se afastar demais do assunto, talvez não goste do ângulo tão fechado que terá com essa 100mm.

A 60mm é a versão para cropadas que reproduz o mesmo ângulo equivalente da 100mm em full-frame (60mm x 1,6 do fator de corte das Canons = 96mm).

A escolha de uma ou da outra vai depender exclusivamente do seu uso, mesmo que alguém aqui opine qual considera melhor escolha, é seu uso que irá dizer se gostou ou não. A 60mm em tese é mais "usável", mas tem gente que gosta de distâncias focais mais longas...

Lembrando apenas que essa questão de nitidez não é obtida exclusivamente pela lente. Digo, mesmo com uma lente super afiada como uma macro dessas, o resultado final pode ser bem menos nítido do que aquele conseguido com uma lente do kit (18-55, por exemplo) com melhor controle da cena, como boa iluminação, bom uso da profundidade de campo, boa pós-produção, etc... Resumindo, não espere nada de arregalar os olhos comparado com o que você já consegue hoje com sua 50mm em f/2.8 ou f/4.

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


thavieira1

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2015, 14:50:40
Entendi Elder, então a 100mm realmente pode ser descartada.
Agradeço as respostas de todos (:
Canon EOS 6D
50mm 1.4 / 85mm 1.8
Speedlite YN568EX