Autor Tópico: Escolha de câmera para iniciante  (Lida 3481 vezes)

mvalbuqueque

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 08 de Novembro de 2015, 03:13:44
Boa noite, galera! Estou interessado em começar a fotografar e quero comprar uma câmera simples e baratinha pra aprender. Me ofereceram duas mas não sei qual comprar. Alguém pra indicar qual é melhor?
To entre a Nikon Coolpix L820 e a Sony Cyber-shot DSC-H100.

Obrigado.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2015, 08:30:25
com as câmeras simples e baratinhas não se aprende...  pode até criar interesse pela fotografia, mas isso vc já tem... a menos que seja uma câmera das antigas, uma pinhole ou SLR....
tem câmeras top de linha de alguns anos atrás que estão muito baratas....  até quanto vc pretende gastar ou considera baratinho...
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2015, 13:17:54
Boa noite, galera! Estou interessado em começar a fotografar e quero comprar uma câmera simples e baratinha pra aprender. Me ofereceram duas mas não sei qual comprar. Alguém pra indicar qual é melhor?
To entre a Nikon Coolpix L820 e a Sony Cyber-shot DSC-H100.

Obrigado.

Entre essas duas, a Sony Cyber-Shot DSC-H100 uma prima minha teve e passou adiante, a Coolpix L810 um modelo antes eu já fotografei com ela e é boa pra uso amador.

com as câmeras simples e baratinhas não se aprende...  pode até criar interesse pela fotografia, mas isso vc já tem... a menos que seja uma câmera das antigas, uma pinhole ou SLR....
tem câmeras top de linha de alguns anos atrás que estão muito baratas....  até quanto vc pretende gastar ou considera baratinho...

Erisson vou discordar de ti, não aprendi a andar de bicicleta em uma Caloi Strada e nem mesmo aprendi a dirigir numa Ferrari e quando comecei a fotografar era um Motorola W218, assim comecei a entender sobre a luz, direção da luz enquadramento, exposição e depois foi uma Olympus FE-210 X-775 onde comecei a entender sobre foco, nitidez, flash e comecei a fotografar flores ... hoje tenho uma D80 e estou quase indo pra minha segunda D-SLR.

mvalbuqueque primeiramente, tens alguma câmera contigo? Se sim explore ela, assim será teu ponto de partida, se estiver interesssado em explorar o modo manual e recursos novos, podes comprar alguma D80 em bom estado nos briques ou em sites como o ML onde comprei a minha e escolher as primeiras lentes podendo ser a 18-55 da Nikon ou uma Canon 20D ou até mesmo usar o analógico como Pentax Spotmatic SP M42 que vai te dar um aprendizado muito válido!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


mvalbuqueque

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2015, 20:46:50
Só tenho câmera do celular. Obrigado pela ajuda, galera.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2015, 21:02:29
kra, comece com a câmera do celular mesmo, testando enquadramento, luzes, balanço de branco, exposição e assim vai indo, quando pegar prática no celular podes pegar uma Nikon D80 ou Canon EOS 20D. Se quiser uma câmera mesmo com flash pode pegar qualquer Nikon Coolpix.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2015, 10:16:55
Tem aparecido muita camera boa usada, até com poucos clicks. Eu particularmente acho camera de celular uma droga para quem quer aprender, por melhor que ela seja. Eu comprei minha Sony Nex por R$ 350,00, e já vi outras nessa faixa de preço, e também Canon Rebel até  r$500,00, não paga nem o valor da lente, basta ter paciencia que vc encontra usada, ainda mais nessa crise, o pessoal vende o que está parado no armário.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2015, 10:17:56 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2015, 12:12:10
Se quer APRENDER, precisa de câmera com controles manuais para aplicação e prática de conceitos técnicos. A nikon não oferece isso. A Sony, não sei.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2015, 12:30:45
Se quer APRENDER, precisa de câmera com controles manuais para aplicação e prática de conceitos técnicos. A nikon não oferece isso. A Sony, não sei.
2x...
a linha Life da nikon é bem pobre em controle mesmo(em qualidade tb), a linha Performance melhora bastante mas ainda sim é mt limitada, mas em geral todas essas tem controles muito limitados acessando pelo menu... até mesmo pela proposta dessas câmeras em ter seu uso super facilitado (botão ligar - botão disparo)
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2015, 21:34:35
Se quer APRENDER, precisa de câmera com controles manuais para aplicação e prática de conceitos técnicos. A nikon não oferece isso. A Sony, não sei.
2x...
a linha Life da nikon é bem pobre em controle mesmo(em qualidade tb), a linha Performance melhora bastante mas ainda sim é mt limitada, mas em geral todas essas tem controles muito limitados acessando pelo menu... até mesmo pela proposta dessas câmeras em ter seu uso super facilitado (botão ligar - botão disparo)

A linha Coolpix da Nikon é amadora, semi-pró é da D90 até a D800, mas como citei pra praticar a D80, D70 Canon EOS 20D pois em nenhuma compacta teremos um bom laboratório para praticar é questão de controle de profundidade de campo completamente mais amplo entre outros ajustes, começar celular é válido, mas pra avançar a fundo com controles manuais só com SLRs e nem as Fuji Finepix S que tem muito ajuste manual te darão os recursos de uma SLR
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2015, 22:19:32
não existe "semi-pró". Existem reflex (de diferentes categorias), existem compactas (dentre elas as superzoom), existem mirrorless (de diferentes categorias)...  ;)
Não tem nada mais furado no meio da fotografia do que esse conceito de "semi-pró".


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2015, 21:28:53
não existe "semi-pró". Existem reflex (de diferentes categorias), existem compactas (dentre elas as superzoom), existem mirrorless (de diferentes categorias)...  ;)
Não tem nada mais furado no meio da fotografia do que esse conceito de "semi-pró".

Eu sempre uso estas categorias a um bom tempo e sabes disso, mas diriamos da seguinte maneira então câmeras pra fotos de familia, câmeras mais resistentes para trabalhos além de ergonomia melhorada e câmeras resistentes e velozes capazes de suportar temperaturas polares ou desérticas e com velocidades capazes de tirar 10 fotos de um carro de corrida em movimento e todas saírem nítidas.

O dono do tópico aparentemente não pretende tirar fotos de urso polar e nem de camelo então não precisa de uma D4s e se ele não for trabalhar pra alguma revista de moda não precisa de uma D800, para isso existe a classificação e o máximo seria uma Canon EOS 7D MK ii ou uma Nikon D7200 ou vai ser desperdicio, o que não parece ser a intenção dele e aprender balanço de branco em qualquer celular se aprende, ISO, Flash e exposição em muita compacta mas pra ir além seria uma D3200, Canon EOS T5 ou Olympus PEN. Comprei uma Olympus FE-210 depois uma Lumix  F5 pra descobrir que o que eu queria era SLR enquanto muitos compraram SLR e só jogaram dinheiro fora
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/