Autor Tópico: Câmera Profissional no exterior - Nikon D4S 16.2 MP ou Canon EOS-1D  (Lida 5010 vezes)

gabrielourencodhc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Quero trazer uma Nikon D4S 16.2 MP ou uma Canon EOS-1D (ainda não decidi) dos Estados Unidos quando for viajar, na alfândega eles não especificam nada em relação a câmeras, você pode trazer uma câmera desde que tenha sido usada na viagem, não falam de valores, nem nada.  A câmera lá é acima do valor que autorizam que é 500 dólares, entretanto se é autorizado não deveria causar problemas. Não vou com muitas malas, sempre uma mochila e uma mala de mão pequena. Alguém sabe mais sobre?


gabrielourencodhc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2015, 17:28:48
ps: a câmera só é o corpo, não tem lente, acho que isso facilitaria.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2015, 18:45:46
Na minha experiência, eles não se importam se você está trazendo um item para uso pessoal. Só vão encrencar se você passar na alfândega com várias unidades dentro da caixa, vão achar que você comprou para revender.

Coloque na sua bagagem de mão, e de preferência sem a caixa. Não vão te incomodar, e se perguntarem algo na volta diga que você saiu do Brasil com ela, eles não verificam isso.

Se der mole você pode voltar com laptop, tablet, câmeras, celular e dizer que sai do Brasil com eles.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2015, 19:15:04
Tem que ter uma lente na câmera...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2015, 09:42:25
Quer uma dica? Tire umas fotos aqui no Brasil, leve um cartao com elas e quando chegar lá ponha na camera... se empombarem com voce, diga que ja veio do Brasil com elas e mostre as fotos; quem vai dizer que é mentira?


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2015, 13:36:51
Quer uma dica? Tire umas fotos aqui no Brasil, leve um cartao com elas e quando chegar lá ponha na camera... se empombarem com voce, diga que ja veio do Brasil com elas e mostre as fotos; quem vai dizer que é mentira?

Isso foi muito bem pensado rs. Pela minha experiência, se for a camera com a lente não enchem o saco não, desde que seja 1 unidade de cada. A caixa, cd e manual e outras papeladas você pode enviar pelos correios também...


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2015, 14:22:36
Isso foi muito bem pensado rs. Pela minha experiência, se for a camera com a lente não enchem o saco não, desde que seja 1 unidade de cada. A caixa, cd e manual e outras papeladas você pode enviar pelos correios também...

Acredite se quiser, os fiscais já pegaram esse jeitinho de usar os correios e estão taxando as caixas vazias. Certeza que é ordem de tolerância zero desse governo lixo querendo arrecadar. Mesmo abrindo contestação, nào perdoaram. 


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2015, 14:23:59
Na minha experiência, eles não se importam se você está trazendo um item para uso pessoal...

Não é item PARA uso pessoal, e sim DE USO pessoal. Se vc for parado e mostrar uma câmera novinha e carinha sem lente será difícil dizer que ela foi usada por lá... "ELES" têm metas, e se importam SIM se puderam enquadrá-lo em algo que justifique tributação...  :shock:
« Última modificação: 10 de Novembro de 2015, 14:24:46 por efilho »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2015, 23:21:19
Não é item PARA uso pessoal, e sim DE USO pessoal. Se vc for parado e mostrar uma câmera novinha e carinha sem lente será difícil dizer que ela foi usada por lá... "ELES" têm metas, e se importam SIM se puderam enquadrá-lo em algo que justifique tributação...  :shock:

1. você não vai deliberadamente dizer que está trazendo nada porque não precisa declarar;
2. mesmo sem lente e sendo novinha, como o cara vai provar que você não trouxe a câmera do Brasil? Eles não exigem declaração na saída;
3. já vi pessoalmente um fiscal da alfândega instruindo um casal a passar direto depois deles afirmarem que estavam trazendo um eletrônico (acho que era um laptop) comprado durante a viagem.

Azar qualquer um pode dar... você pode ser atingido por um raio ou pegar uma doença rara. Mas a alfândega vai implicar só se você trouxer produtos de grande volume, ou algo absurdamente caro.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2015, 04:16:23
Gente, o que a lei autoriza é o ingresso de bens de uso pessoal. A gente aproveita isso e traz bens novos como se fosse de uso pessoal. O terreno é pantanoso e se torna mais complicada a coisa, me parece, se entra um equipamento caro, novo (o número de série pode ser consultado) e sem lente...
Isso de colocar um cartão é coisa já conhecida da Fiscalização. Pode ajudar? Pode. Pode ser indiferente? Pode. Um colega de faculdade com quem conversei a respeito disso, tempos atrás, Chefe de um Posto de Fiscalização, já me disse que "no meu plantão pego pesado com quem acha que vai me fazer de besta. Pra de outra vez chegar, ao menos, na humildade".
Vai entender...

Detalhe: o Fisco não precisa provar nada. Ele só enquadra os fatos conforme parecerem a ele. O Particular é que tem que provar que os fatos não são aqueles.


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2015, 22:46:56
Faz 01 mes que voltei de la, na minha mala de mao + item pessoal estavam Minha Camera D5300, Tokina 11-16, Nikon 70-200, 18-55, 55-300, 35mm, Macbook Pro, Notebook Gamer MSI, Caixa som Boose, Headphone Beats, Baterias externas, HD's e etc....
Quando sai de onde pega as malas o Fiscal estava sentado em uma banqueta dormindo..... isso mesmo... cara tava tirando um cochilo...
Vem sem medo, e fala que eh fotografo e sao seus equips caso te pararem.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2015, 22:47:32 por guinicholas »
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 11 de Novembro de 2015, 22:53:32
Acredite se quiser, os fiscais já pegaram esse jeitinho de usar os correios e estão taxando as caixas vazias. Certeza que é ordem de tolerância zero desse governo lixo querendo arrecadar. Mesmo abrindo contestação, nào perdoaram.

Eu não estou acreditando nisso, maldita receita mal posso ver seus movimentos.  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2015, 23:01:30
Não tem do que ter medo. É muito simples: você pode trazer uma câmera (corpo + 1 lente) desde que usada durante a viagem. Sem lente, indica que você não pode usá-la. Lentes extras poderão ser tributadas.

No que se refere a taxar uma caixa com manuais. É só você não pegar a caixa nos Correios e não pagar o tributo. Mas como eu disse, não tem necessidade fazer isso. A lei permite que você compre e utilize durante sua viagem itens de uso pessoal tais como: 1 camera, 1 relogio, 1 celular, etc.

É o que diz a cartilha da Receita Federal:
c) bens de caráter manifestadamente pessoal, que, dentre outros, incluem:
 I. Uma máquina fotográfica usada;
 


O importante é estar usada e ser apenas uma unidade, não importa o valor.



« Última modificação: 11 de Novembro de 2015, 23:02:50 por dr_mancha »


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2015, 01:08:12
É , devia ter colocado as caixas vazias de uns US 8mil em produtos  dentro da mala....e não falar mal do governo maravilhoso que temos...
No fim das contas, paguei o imposto com gosto, e pagaria o dobro pelas caixas, só quis alertar que enfiar todas caixas no correio já está ficando manjado....


FerreiraM

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #14 Online: 12 de Novembro de 2015, 02:11:34
O corpo e uma lente, tão somente, independe do valor mas deve conter fotos, por exemplo, para demonstrar uso, além disso, como outras lentes, entra na cota.
Se for arriscar, aeroporto de Belo Horizonte é quase certo ser pego, por ali desembarcam muitos do leste mineiro levando malas de presentes para seus parentes, não é por menos ter sido o aeroporto que mais arrecadou.
Viracopos tem uma mulher difícil de lidar, muito pior que aquele japa (que taxa mesmo), não é nada cordial.
Se estiver dentro dos limites, não há com o que preocupar, pela lente e câmera.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 02:14:01 por FerreiraM »