Autor Tópico: [PROBLEMA] Canon T5i  (Lida 3359 vezes)

brunopoletto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 08 de Novembro de 2015, 22:32:17
Boa noite pessoal,

Sou novo aqui no fórum e no ramo de fotografia também.
O meu problema é o seguinte..

Ontem fui limpar minha maquina pela primeira vez..
Quando estava fazendo a limpeza nao percebi que a maquina estava ligada de disparei uma foto sem lente,
com o pincel de limpeza dentro dela...

 :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :(

Resultado.. Quando tiro uma foto logo depois fica tudo preto e parece que o negocio(acho que é o sensor) nao volta para baixo.

O que pode ter acontecido? Como resolvo isso?

Peço que me ajudem..

Desde ja agradeço a atençao de todos..

Obrigado
BRUNO POLETTO


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2015, 22:41:55
Resultado.. Quando tiro uma foto logo depois fica tudo preto e parece que o negocio(acho que é o sensor) nao volta para baixo.
BRUNO POLETTO
olá amigo.... o negócio que não volta pra baixo pode ser o espelho que fica mais pra fora ou o obturador, que fica mais ao fundo... de qlq forma recomendo fortemente que não tente outro reparo em casa... leve a uma assistência
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2015, 10:01:41
Boa noite pessoal,

Sou novo aqui no fórum e no ramo de fotografia também.
O meu problema é o seguinte..

Ontem fui limpar minha maquina pela primeira vez..
Quando estava fazendo a limpeza nao percebi que a maquina estava ligada de disparei uma foto sem lente,
com o pincel de limpeza dentro dela...

 :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :(

Resultado.. Quando tiro uma foto logo depois fica tudo preto e parece que o negocio(acho que é o sensor) nao volta para baixo.

O que pode ter acontecido? Como resolvo isso?

Peço que me ajudem..

Desde ja agradeço a atençao de todos..

Obrigado
BRUNO POLETTO

Bruno

Provavelmente você danificou o mecanismo que movimenta o espelho de sua câmera. O sensor fica mais ao fundo, tem um aspecto um tanto verde e com a incidência de luz pode refletir outras cores.
Assim, entendo que você queira zelar pelo seu equipamento, mantendo ele limpo e tudo nos conformes, mas a limpeza na câmera deve partir do princípio de não expor ela a sujeira, evitar ao máximo trocar as lentes em um meio ambiente que possa contaminar o interior dela.
Minha câmera, acabo de ligar para a assistência, estou levando ela para a limpeza hoje.

Acredito que não tenho remédio caseiro para seu equipamento, o ideal é levar a assistência autorizada Canon e ver no que vai dar.... tomara que só tenha desencaixado algo no atuador.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2015, 11:13:05
Não entendo por que ficar mexendo no que está quieto ....  :D

Minha 7D vendi com quase 70k e nunca limpei nada, vejo uma necessidade da galera de ficar limpando sem nem ter sujeira. Estão saindo manchas nas fotos? Não? Não mexa!!!

Galera manda lente para limpeza de rotina, sem nem a lente estar suja, acha que tá fazendo um bem para lente. A maioria dos pequenos parafusos de uma lente são atarraxados em peças plásticas, espanam com uma facilidade medonha, e sabe o que eles fazem? Passam cola! E a galera acha que a lente ficou maravilhosa, com seus parafusos colados!

Manutenção preventiva existe em Carros, que são projetados para receberem revisões periódicas, não mexam em suas câmeras sem que elas realmente precisem.

Bruno, se você danificou o mecanismo que levanta o espelho, prepara o bolso, e não mexa em nada mais, mande para a assistência como a galera está sugerindo.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2015, 11:59:24
Minha XTi a 4 anos comigo, e sabe-se lá quantos mais com o antigo dono, tem manchas no sensor, mas só aparece se fotografasse coisas claras e em f/11, a sujeira ainda ta lá, no mais não atrapalha. Minhas câmeras e lentes é no máximo uma fuc-fuc esporadicamente e deu, e não faço isso no sensor, é só pra tirar poeira de dentro da cam, jamais com o sensor exposto, deixa ele quieto lá, até que uma eventual sujeira me incomode sem outra solução a não ser limpar.

O caso do colega é assistência, e jamais coloque um pincel dentro da câmera novamente, ainda mais câmera nova.
Já vi câmeras com 3 anos de uso pauleira sem nunca ter sido limpa e tava funcionando perfeitamente.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


brunopoletto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2015, 18:12:15
olá amigo.... o negócio que não volta pra baixo pode ser o espelho que fica mais pra fora ou o obturador, que fica mais ao fundo... de qlq forma recomendo fortemente que não tente outro reparo em casa... leve a uma assistência


Bruno

Provavelmente você danificou o mecanismo que movimenta o espelho de sua câmera. O sensor fica mais ao fundo, tem um aspecto um tanto verde e com a incidência de luz pode refletir outras cores.
Assim, entendo que você queira zelar pelo seu equipamento, mantendo ele limpo e tudo nos conformes, mas a limpeza na câmera deve partir do princípio de não expor ela a sujeira, evitar ao máximo trocar as lentes em um meio ambiente que possa contaminar o interior dela.
Minha câmera, acabo de ligar para a assistência, estou levando ela para a limpeza hoje.

Acredito que não tenho remédio caseiro para seu equipamento, o ideal é levar a assistência autorizada Canon e ver no que vai dar.... tomara que só tenha desencaixado algo no atuador.


Não entendo por que ficar mexendo no que está quieto ....  :D

Minha 7D vendi com quase 70k e nunca limpei nada, vejo uma necessidade da galera de ficar limpando sem nem ter sujeira. Estão saindo manchas nas fotos? Não? Não mexa!!!

Galera manda lente para limpeza de rotina, sem nem a lente estar suja, acha que tá fazendo um bem para lente. A maioria dos pequenos parafusos de uma lente são atarraxados em peças plásticas, espanam com uma facilidade medonha, e sabe o que eles fazem? Passam cola! E a galera acha que a lente ficou maravilhosa, com seus parafusos colados!

Manutenção preventiva existe em Carros, que são projetados para receberem revisões periódicas, não mexam em suas câmeras sem que elas realmente precisem.

Bruno, se você danificou o mecanismo que levanta o espelho, prepara o bolso, e não mexa em nada mais, mande para a assistência como a galera está sugerindo.


Minha XTi a 4 anos comigo, e sabe-se lá quantos mais com o antigo dono, tem manchas no sensor, mas só aparece se fotografasse coisas claras e em f/11, a sujeira ainda ta lá, no mais não atrapalha. Minhas câmeras e lentes é no máximo uma fuc-fuc esporadicamente e deu, e não faço isso no sensor, é só pra tirar poeira de dentro da cam, jamais com o sensor exposto, deixa ele quieto lá, até que uma eventual sujeira me incomode sem outra solução a não ser limpar.

O caso do colega é assistência, e jamais coloque um pincel dentro da câmera novamente, ainda mais câmera nova.
Já vi câmeras com 3 anos de uso pauleira sem nunca ter sido limpa e tava funcionando perfeitamente.



Boa noite galera,

Obrigado a todos que se prontificaram em me ajudar,
E já aprendi que não se deve limpar dentro do corpo da câmera! (Como disse sou novato nesse esquema, tudo mundo um dia já errou!)

Montei o tópico para que alguém com mais experiencia esclarecesse minha duvida, e talvez se fosse algo mais simples e normal, e que alguém já tivesse passado por isso e pudesse me ajudar a arrumar.

Pois bem liguei hoje na assistência e conversei com uma mulher pelo telefone, onde perguntei se na seguinte assistência ele consertavam este tipo de equipamento e expliquei para ela o problema da minha maquina, ela disse que isso pode ser simples ou não de arrumar que caso seja o que ela pensa não precisaria nem mandar a maquina la. A mesma disse que era para eu ligar em outra assistência, também autorizada da Canon que eles explicariam pelo telefone, para que tentasse arrumar com a ajuda deles.

Agora estou com medo. E a seguinte duvida.

Ligo la e vejo qual é desse reparo e não tento fazer nada? (falo que não deu certo).

Ou

Ligo e tento eu mesmo resolver?

Desde já agradeço a atenção de todos

Obrigado

BRUNO POLETTO.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2015, 19:03:42
Liga e tenta, com um técnico na linha a conversa é outra, ele vai te orientar em passos simples, se ele perceber que está complicado ele vai te orientar a enviar a câmera para reparo.

Vai na fé, já tá lascado mesmo!!  :shock: :shock:


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2015, 10:24:02
Assim..
Você mora muito longe de uma dessas assistencias?
Se não, vai até lá e vê o que o cara diz. Geralmente orçamento é sem compromisso e se for algo simples o custo vai ser baixo. Mas, nada pode estar tão ruim que não possa ser piorado, muito cuidado ao tentar fazer em casa.

Concordo com o Roberto, camera não tem manutenção preventiva. Eu estava escrevendo, mudei o foco e esqueci de completar o que queria dizer. Minha Canon foi ontem para limpeza, mas depois de 6 anos de uso, 20 viagens, uso no meio da umidade, inclusive a última vez foi praticamente dentro de um cachoeira, num frio lascado, névoa... resultado, manchas. Sorte minha se não tiver oxidação.

Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2015, 10:28:04
Não entendo por que ficar mexendo no que está quieto ....  :D

Minha 7D vendi com quase 70k e nunca limpei nada, vejo uma necessidade da galera de ficar limpando sem nem ter sujeira. Estão saindo manchas nas fotos? Não? Não mexa!!!

Galera manda lente para limpeza de rotina, sem nem a lente estar suja, acha que tá fazendo um bem para lente. A maioria dos pequenos parafusos de uma lente são atarraxados em peças plásticas, espanam com uma facilidade medonha, e sabe o que eles fazem? Passam cola! E a galera acha que a lente ficou maravilhosa, com seus parafusos colados!

Manutenção preventiva existe em Carros, que são projetados para receberem revisões periódicas, não mexam em suas câmeras sem que elas realmente precisem.

Bruno, se você danificou o mecanismo que levanta o espelho, prepara o bolso, e não mexa em nada mais, mande para a assistência como a galera está sugerindo.

Outro dia fiquei intrigado com um video do Americo Sperandio que diz mandar as lentes para revisão todo ano.
Só consigo imaginar que a assistência faz uma mera limpeza externa, porque ficar desmontando lente todo ano... sei não viu.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


bmassao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2015, 11:59:10
Outro dia fiquei intrigado com um video do Americo Sperandio que diz mandar as lentes para revisão todo ano.
Só consigo imaginar que a assistência faz uma mera limpeza externa, porque ficar desmontando lente todo ano... sei não viu.
O CPS e a Namba desmontam. Se você mandar revisar, eles abrem, limpam, remontam e alinham. Eu mesmo faço isso todo ano, principalmente com as lentes seladas, pra limpar qualquer possível acumulo de pó e umidade que grudados na selagem interna, e com a 85/1.2L, que é um aspirador de pó.
Co-editor do Queimando Filme e colunista no Papo de Fotógrafo.