Autor Tópico: Cliente mala e mal educado.  (Lida 3937 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #15 Online: 09 de Novembro de 2015, 15:32:54
Se no contrato tem apenas assinatura do(s) contratante(s), e o reclamante não faz parte dela. não tem motivos pra se preocupar. Ainda mais se gravou os insultos, isso pode ser usado a seu favor.

O problema é se isso "contaminar" os contratantes e acabarem mudando de idéia.
 


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 09 de Novembro de 2015, 15:37:17
@The Punisher
Acho que você tem razão.
Tenho certeza que você tem fotos do vestido da noiva e estava se referindo apenas as fotos de grupo.
Acho que o corte faz parte do seu estilo e os noivos contrataram ele.
O que eu faço é coloca no contrato que os cliente está ciente do meu estilo fotográfico, através de portofolio online e impresso e não cabe a ele interferência.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 09 de Novembro de 2015, 15:40:50
O que vocês não entenderam foi a grosseria e estupidez da mãe da noiva, não foi a mãe que assinou o contrato, foi a noiva, a mãe dela diz ter pago "caro" pelo serviço, que as fotos estavam ridículas por estarem em plano americano, essas são as fotos posadas com os convidados, aquelas que ficam minusculas no álbum e vira gibizão, ou seja, fotos abertas não ficam boas nessa situação, 99% dos meus clientes NUNCA RECLAMARAM da minha metodologia, só elogios.

No mais tem 300 fotos mostrando o vestido da noiva durante a cerimônia e a festa, fora que o contratado foram 500 fotos e receberam mais de 800 como um agrado.

E definitivamente, não tem embasamento legal isso, qualquer juiz veria todas as fotos muito bem executadas.

Isso é cliente ruim, sanguessuga, mal educado e sem noção, se tivesse sido educada seria outra história, mas já passaram pra ofensas pessoais.


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 09 de Novembro de 2015, 16:17:21
@The Punisher
Acho que você tem razão.
Tenho certeza que você tem fotos do vestido da noiva e estava se referindo apenas as fotos de grupo.
Acho que o corte faz parte do seu estilo e os noivos contrataram ele.
O que eu faço é coloca no contrato que os cliente está ciente do meu estilo fotográfico, através de portofolio online e impresso e não cabe a ele interferência.

Obrigado, e é exatamente isso, pena que hoje em dia as pessoas procuram mais preço, nem se dão o trabalho de olhar um portfólio com atenção e escolher o profissional através dele


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #19 Online: 09 de Novembro de 2015, 16:20:27
O que vocês não entenderam foi a grosseria e estupidez da mãe da noiva, não foi a mãe que assinou o contrato, foi a noiva, a mãe dela diz ter pago "caro" pelo serviço, que as fotos estavam ridículas por estarem em plano americano, essas são as fotos posadas com os convidados, aquelas que ficam minusculas no álbum e vira gibizão, ou seja, fotos abertas não ficam boas nessa situação, 99% dos meus clientes NUNCA RECLAMARAM da minha metodologia, só elogios.

No mais tem 300 fotos mostrando o vestido da noiva durante a cerimônia e a festa, fora que o contratado foram 500 fotos e receberam mais de 800 como um agrado.

E definitivamente, não tem embasamento legal isso, qualquer juiz veria todas as fotos muito bem executadas.

Isso é cliente ruim, sanguessuga, mal educado e sem noção, se tivesse sido educada seria outra história, mas já passaram pra ofensas pessoais.

Então vc já tem sua resposta, já que não aceita nenhuma das sugestões dos outros à respeito do assunto, quase neutralizando o motivo de ter aberto o tópico.

Sim, o cliente é mal educado. Mas como vc esta prestando um serviço, lembre-se que um dia vc pegará alguem assim.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 09 de Novembro de 2015, 16:48:08
Então vc já tem sua resposta, já que não aceita nenhuma das sugestões dos outros à respeito do assunto, quase neutralizando o motivo de ter aberto o tópico.

Sim, o cliente é mal educado. Mas como vc esta prestando um serviço, lembre-se que um dia vc pegará alguem assim.


Ia postar nessa linha Raphael, mas você o fez antes...

Os fatos, soluções e justificativas foram apresentados, gostando ou não.

Não conheço absolutamente ninguém que nunca tenha se estressado com cliente. Faz parte, se não souber lidar com isso, melhor mudar de ramo.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #21 Online: 09 de Novembro de 2015, 16:54:46
EU ainda não entendi o ponto que voce quer chegar.

A tua preocupação é SE eles podem ainda lhe processar? é isso? :ponder:

Existe uma coisa que é o direito de arrependimento(CDC Art.49), isso cabe em várias esferas é bem amplo e tem variadas interpretações, portanto a contratante por uma instisfação pessoal PODERIA SIM em uma primeira instância lhe exigir algum tipo de reparação.

Voce como contra-parte, deve provar que não ficaram dúvidas, ou teve imperícias ou falta de habilidade na execução do ofício de fotógrafo, de que forma? Tem várias as mais comuns:

- Relatos favoráveis de clientes que já aprovaram seus serviços pelo tempo em que você o exerceu ou que vigorou o contrato(pessoas arroladas como testemunhas se caso ela entrar com processo civil).

- Apresentação de portifólio online ou por material impresso que demonstre a quantidade o tipo e grau de qualidade do trabalho que foi contratado, comprovando assim, que os serviços adquiridos(vídeo, fotos, álbum, etc...) via contrato são os mesmos produtos que foram entregues em quantidade e grau de qualidade igual ou superior a apresentada a véspera de firmação do contrato da prestação do serviço.

- A noiva em sí, pode ir ao seu favor contestando a reclamação da mãe, pois se ela aprovou as fotos e as relacionou para um produto que é o álbum fotográfico, e depois de algum tempo não perpetrou quaisquer insatisfações com as fotos por ela mesma relacionadas, o depoimento dela contradiz o que a mãe alega como vício.

Nesse caso acima da noiva, uma conversa direta somente com ela lhe favoreceria no esclarecimento do problema.

Portanto não espere a noiva querer motivos processuais, como a mãe dela quer, tente conversar com ela e ver se resolve o problema, assim como os colegas aqui que são do mesmo ramo já lhe orientaram a fazer.

Reveja seu contrato e busque apoio jurídico na elaboração de cláusulas que te protejam de problemas sem com isso estar lesando os direitos do consumidor, pois cada caso é um caso diferente e um contrato sem cláusulas bem elaboradas é uma porta aberta a interpretações diversas.
Fábio Pedro.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #22 Online: 09 de Novembro de 2015, 17:08:49

Ia postar nessa linha Raphael, mas você o fez antes...

Os fatos, soluções e justificativas foram apresentados, gostando ou não.

Não conheço absolutamente ninguém que nunca tenha se estressado com cliente. Faz parte, se não souber lidar com isso, melhor mudar de ramo.

E vice-versa, quem nunca criticou o trabalho de outro profissional.
O problema é que o casamento é um momento único (normalmente) e não tem como refazer.
Em outro tópico eu comentei sobre a decepção de uma cliente no seu book de gravidez. O que é bom para o profissional pode não ser para o cliente. É bom sempre ficar tudo bem claro.
Alguem aí senta na cadeira do cabelereiro e diz: corta aí?
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #23 Online: 09 de Novembro de 2015, 17:59:48
Eu que estou entendendo errado ou são os outros?... :ponder:

Se os noivos foram os contratantes, os que assinaram o contrato, e estão satisfeitos com o resultado, então não deve ficar estressado.

Pelo que entendi, terceiros é que estão contestando seu trabalho. Se não foi o contratante, não cabe reclamação.
A não ser que em sua cláusula tenha alguma brecha.

E existe uma diferença entre cliente "chato", e aquele que te ofende moralmente. Nada justifica ataques pessoais. Se foi este último caso e tem provas, vc pode entrar na justiça.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #24 Online: 09 de Novembro de 2015, 18:46:15
Uma coisa que aprendi, foto de corpo inteiro não pode faltar em situação nenhuma, seja casamento, ensaio, infantil, gestante o "diaxo a 4", ainda que não seja do meu gosto. Mesmo que foto X não seja meu estilo, não custa fazer alguns cliques.

Se foi a mãe quem assinou o contrato, é com ela que você deve discutir suas "pendengas". Se tem uma cláusula que te protege quanto ao fato, use-a. Se não tem, tente apaziguar a situação da melhor maneira possível.
No mais basico beaba, da fotografia de eventos deve haver fotos de corpo inteiro, meio corpo, retrato.
Depois vem os estilos "modernossos", e "do que eu gosto".
Eu ja fiz no meu inicio de carrera essa cagada de nao fazer corpo inteiro da noiva, "lucir o vestido", e deu uma boa dor de cabeça para o dono do estudio,vivendo e aprendendo.....!!! :eek:


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 10 de Novembro de 2015, 11:06:15
Ver vocês discutindo isso dá um desânimo.... :no:
Tão bom ser fotógrafo de natureza, ninguém vem te cobrar que a pedrinha não apareceu, que a dona coruja ta gorda....

Contrato é entre duas partes: terceiros não opinam, podem berrar quanto quiserem, podem até te processar por outras coisas (mãe da noiva querendo 30 anos de cadeia pra ti por causa do sumiço do sapato dela), mas tendo um contrato só as partes interessadas podem acionar judicialmente as outras.

Se precaveja e tenha algo por escrito, recibos, e-mails, que comprovem que a outra parte do contrato gostou e aprovou as fotos. Fale com a noiva, bem francamente e pergunte o que precisa mudar, se for possível mude.

Mude de postura em relação a você. Se buscas alguém que só diga sim ao que você diz, você procura pai e mãe, aqui vais encontrar colegas de profissão. Quem sabe você tenha sido teimoso em relação ao cliente, pois nem todo cliente quer foto linda e bem composta, querem o bordado, a manchinha, o lacinho do sapato...
Tenho fotos que meu orientador já colocou em exposição aqui em Brasília, minha mãe olha e tá nem ai. No entanto, a foto do meu cachorro, todo sujo, desfocada, sequer enquadrada direito está, brincando com um frango de borracha, é a preferida dela... Ta lá ampliada, nem deixou recortar. :hysterical:
O que importa é a emoção da lembrança! :ponder:
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 10 de Novembro de 2015, 22:47:23
Só pra resolver o "causo" a noiva já aprovou faz tempo o álbum, amou, selecionou todas as fotos posadas com os convidados em plano americano, fora as 300 fotos mostrando por inteiro o lindo vestido dela, inclusive com detalhes da barra do mesmo, então não existe embasamento jurídico, a noiva é advogada e elogiou as fotos, o que ficamos chateados foi o tratamento dos país dela, ridiculos, vou mudar meu contrato e especificar as fotos posadas que serão feitas em plano americano, agradeço a uns aqui que me mandaram mudar de ramo, trabalho nesse ramo desde 2004 sem nenhum problema, é meu estilo de trabalho, não vou mudar e continuo faturando com ele.

Ela assinou o contrato, adorou as fotos, selecionou e aprovou a diagramação, o resto são pessoas com problema com álcool e falta de auto estima, não respondo pra esse tipo de gente, obrigado aos que entenderam e os que criticaram devem tentar estudar um pouco mais
 


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 10 de Novembro de 2015, 22:59:05
Ela assinou o contrato, adorou as fotos, selecionou e aprovou a diagramação, o resto são pessoas com problema com álcool e falta de auto estima, não respondo pra esse tipo de gente, obrigado aos que entenderam e os que criticaram devem tentar estudar um pouco mais
Faço a mesma pergunta que já te fizeram...

Qual foi o objetivo do tópico?

Se era só pra te elogiarem, pois você não tem a mínima condição de ouvir opiniões diferentes, NÃO deveria abrir o tópico.

Mas de qualquer forma você está certo, e vou estudar um pouco mais, pois eu sou consciente que não sei nada mesmo.


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 10 de Novembro de 2015, 23:05:53
A intenção, como informado no inicio, foi de ouvir PROFISSIONAIS e suas experiências, repeito a opinião, nem por isso concordo, entendeu?


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #29 Online: 11 de Novembro de 2015, 02:54:00
Só pra resolver o "causo" a noiva já aprovou faz tempo o álbum, amou, selecionou todas as fotos posadas com os convidados em plano americano, fora as 300 fotos mostrando por inteiro o lindo vestido dela, inclusive com detalhes da barra do mesmo, então não existe embasamento jurídico, a noiva é advogada e elogiou as fotos, o que ficamos chateados foi o tratamento dos país dela, ridiculos, vou mudar meu contrato e especificar as fotos posadas que serão feitas em plano americano, agradeço a uns aqui que me mandaram mudar de ramo, trabalho nesse ramo desde 2004 sem nenhum problema, é meu estilo de trabalho, não vou mudar e continuo faturando com ele.

Ela assinou o contrato, adorou as fotos, selecionou e aprovou a diagramação, o resto são pessoas com problema com álcool e falta de auto estima, não respondo pra esse tipo de gente, obrigado aos que entenderam e os que criticaram devem tentar estudar um pouco mais
uns acharam sem sentido a postagem,outros nao,talvez ate tenha postado para desabafar,pq ser tratado como cachorro da raiva mesmo!Mas enfim,concordo com o colega jtitton disse na segunda linha,certamente nw dara em nada!Boa sorte ai parceiro
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II