Autor Tópico: Cliente mala e mal educado.  (Lida 3891 vezes)

The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Novembro de 2015, 13:11:25
Olá pessoal, a uns meses atrás fotografei um casamento, as fotos já foram entregues a 2 meses, hoje recebo ligações da mãe e pai da noiva sendo extremamente mal educados pois nossas fotos posadas fazemos em plano americano, do joelho para cima para aproximar mais, agora querem exigir que as fotos sejam de corpo inteiro, questionando que tipo de profissionais somos, que pagaram "caro" e que ninguém mandou fazer nada, insultou minha esposa que chegou a chorar após a ligação com o modo que foi tratada.

As fotos ficaram ótimas, bem iluminadas e nítidas.

O que queria saber é a experiência de vocês e se há embasamento jurídico para nos processarem por algo tão sem noção, se eles quisessem foto de plano aberto, que tivessem comunicado.

Situação bem constrangedora e que está tirando a nossa paz. Obrigado


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2015, 13:34:09
Levo a crer que contratualmente houve uma entrega de fotos para escolha e aprovação e que de x fotos, foram escolhidas y fotos. Portanto seu trabalho foi aprovado, caso contrario a escolha seria de nenhuma foto. Lembro também que o CONTRATANTE deve ter sido os noivos e não os pais, portanto objeto de discussão. Porém se voce tiver fotos no enquadramento agora requisitado, avalie a possibilidade de oferta-los novamente. Abraços
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2015, 13:34:30
A questão é: Vocês falaram que fariam todas as fotos em plano americano ? Se não falaram, aí sim, pode dar problema, pois em caso de litígio o juiz pode argumentar que a prática normal subentende o uso dos dois tipos de plano, e não somente de plano americano.

Se tem em contrato, assinado por ambas as partes, especificando o uso unicamente de plano americano, aí é outra estória.

Mas convenhamos, que não se faz fotos de casamento unicamente desta maneira ... Podem ter ficado ótimas para o seu gosto, mas... Se fosse comigo eu cairia de pau em cima de vocês sem dó, desculpe a franqueza. Onde já se viu cortar o vestido da noiva ??
« Última modificação: 09 de Novembro de 2015, 13:39:35 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2015, 13:35:37
Porém se voce tiver fotos no enquadramento agora requisitado, avalie a possibilidade de oferta-los novamente. Abraços


Vou além, novamente e gratuitamente.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2015, 13:47:11
Repensaria a questão do cliente "Mala e mal educado". No ramo empresarial, cliente é cliente e deve ser tratado com respeito. Existem casos em que a pessoa acaba perdendo o controle e fala algo que não falaria normalmente. No ramo da fotografia (que não é uma ciência exata, o que é lindo e maravilhoso pra um é horrível pra outro e vice-versa), sempre vai ocorrer essas situações controversas. Certamente devem haver poses com outro tipo de enquadramento, ou até mesmo nos .raw seja possível recuperar algumas fotos que agradem aos pais da noiva. Novamente, um cliente insatisfeito é péssimo para os negócios. Eu tentaria um contato com os noivos (clientes), exporia a situação (inclusive de alteração por parte dos pais) e procuraria um acordo para ficar bom para ambas as partes.


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2015, 13:58:39
A questão é: Vocês falaram que fariam todas as fotos em plano americano ? Se não falaram, aí sim, pode dar problema, pois em caso de litígio o juiz pode argumentar que a prática normal subentende o uso dos dois tipos de plano, e não somente de plano americano.

Se tem em contrato, assinado por ambas as partes, especificando o uso unicamente de plano americano, aí é outra estória.

Mas convenhamos, que não se faz fotos de casamento unicamente desta maneira ... Podem ter ficado ótimas para o seu gosto, mas... Se fosse comigo eu cairia de pau em cima de vocês sem dó, desculpe a franqueza. Onde já se viu cortar o vestido da noiva ??


Ai que você errou, não solicitaram foto nem abertas, nem em plano americano, então eu tenho liberdade pra fotografar do modo que acho melhor, pode tentar cair "de pau" em cima, e com que embasamento juridico???

Tem muitas fotos em plano aberto, inclusive com a madame, ou fotos de grupos maiores, o que interessa s'ao fotografias de qualidade, bem iluminadas, em foco, nítidas, a ausência disso seria passível de processo, agora a metodologia e estilo de trabalho não.

E o vestido da noiva aparece em angulo aberto em 90% das fotos, quem está requerido é por parte da mãe da noiva, não da noiva, ela inclusive já selecionou as fotos para o album, sem incomodar e adorou.


Fred Bittencourt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2015, 14:22:01
mas você tem as fotos no plano que os pais querem?
Canon T5 | 18-55mm | 50mm 1.8 STM | YN-568EX II | Gopro Hero 4


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2015, 14:23:22
Repensaria a questão do cliente "Mala e mal educado". No ramo empresarial, cliente é cliente e deve ser tratado com respeito. Existem casos em que a pessoa acaba perdendo o controle e fala algo que não falaria normalmente. No ramo da fotografia (que não é uma ciência exata, o que é lindo e maravilhoso pra um é horrível pra outro e vice-versa), sempre vai ocorrer essas situações controversas. Certamente devem haver poses com outro tipo de enquadramento, ou até mesmo nos .raw seja possível recuperar algumas fotos que agradem aos pais da noiva. Novamente, um cliente insatisfeito é péssimo para os negócios. Eu tentaria um contato com os noivos (clientes), exporia a situação (inclusive de alteração por parte dos pais) e procuraria um acordo para ficar bom para ambas as partes.


Sim cliente mala e mal educado, e a mãe da noiva que não é minha cliente mas sim quem assinou o contrato, a noiva, que adorou as fotos e já selecionou para o album, de inicio ligaram com extrema grosseria, perguntando que tipo de profissional eramos, que as fotos ficaram ridículas, que ela não mandou fazermos isso e que ela estava pagando, fez minha esposa chorar no telefone, humilhando, inclusive na festa foi muito estupida com o DJ que foi obrigado a tocar vanerão pois a mãe vei com o mesmo papo que ela mandava pois pagou pelo DJ, sendo eu já advertido pela cerimonial que a mãe dela é alcoólatra e famosa na cidade por esse tipo de coisas. 


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2015, 14:27:45
mas você tem as fotos no plano que os pais querem?

Temos algumas, que podemos refazer o crop e é isso que faremos, mas isso é cliente ruim, sairão falando mal de qualquer forma, tem pessoas que é impossível satisfazer e só incomodam, o contratado eram 500 fotos, receberam mais de 800, e a gratidão não existe.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2015, 14:33:23

Ai que você errou, não solicitaram foto nem abertas, nem em plano americano, então eu tenho liberdade pra fotografar do modo que acho melhor, pode tentar cair "de pau" em cima, e com que embasamento juridico???

Tem muitas fotos em plano aberto, inclusive com a madame, ou fotos de grupos maiores, o que interessa s'ao fotografias de qualidade, bem iluminadas, em foco, nítidas, a ausência disso seria passível de processo, agora a metodologia e estilo de trabalho não.

E o vestido da noiva aparece em angulo aberto em 90% das fotos, quem está requerido é por parte da mãe da noiva, não da noiva, ela inclusive já selecionou as fotos para o album, sem incomodar e adorou.


Desculpe, eu não errei nada. Você disse:

" ...pois nossas fotos posadas fazemos em plano americano, do joelho para cima para aproximar mais..."

E eu abri duas possibilidades:

1) Se não foi especificado que as fotos todas seria em plano americado

2) Se foi ou não assinado um contrato especificando o plano

Deveria ter sido mais especifico no que postou aqui e falado exatamente dos tipos de fotos que fez. Deu totalmente a impressão que fez tudo (pelo menos a maioria em plano americano).

Essas são as "pegadas" que podem te dar dor de cabeça. Não precisa ter embasamento para te acionarem. Se vai dar em alguma coisa é outra estória, e acho que o melhor é evitar essa situação de litígio.

Se você fez as fotos em plano aberto e em plano americano, por que então de tanto problema se você tem as imagens ? Você mostrou todas as imagens para ela ? Se mostrou e ela selecionou e concordou, ótimo, você está salvo. Se não, falha sua.

Se deu bobeira por qualquer motivo que seja, e se parar nas mãos de um juiz que casou ou vai casar uma filha, ele pode muito bem interpretar do jeito que eu comentei, e vai te dar um trabalhão. Podem sim cair de pau, pode ter certeza, podem alegar que o serviço foi mal executado e bla bla bla.

Depois, se ocorrer de ir para um litigio, além de dar trabalho, pesa sempre o fato da cerimonia de casamento ser um evento importante na vida dos noivos, etc. etc. etc.

« Última modificação: 09 de Novembro de 2015, 14:36:46 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 09 de Novembro de 2015, 14:38:58
Se você tem as fotos em plano aberto, simplesmente deixe ela escolher outras e esqueça o incidente. É o tipo de coisa pelo qual não vale a pena se aborrecer.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #11 Online: 09 de Novembro de 2015, 14:40:33
faz um recibo da escolha das fotos com aprovação para impressão do álbum.... depois de pronto podem voltar querendo trocar td
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Fred Bittencourt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2015, 14:43:56
Se você tem as fotos em plano aberto, simplesmente deixe ela escolher outras e esqueça o incidente. É o tipo de coisa pelo qual não vale a pena se aborrecer.

Exatamente o que faria.
Mas avise a noiva que você está passando as fotos.
Somente altere o álbum se ela concordar.

Não vale a pena expor estes clientes, o passado deles e nem nada. você vai se estressar mais.
Canon T5 | 18-55mm | 50mm 1.8 STM | YN-568EX II | Gopro Hero 4


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2015, 14:47:39
Uma coisa que aprendi, foto de corpo inteiro não pode faltar em situação nenhuma, seja casamento, ensaio, infantil, gestante o "diaxo a 4", ainda que não seja do meu gosto. Mesmo que foto X não seja meu estilo, não custa fazer alguns cliques.

Se foi a mãe quem assinou o contrato, é com ela que você deve discutir suas "pendengas". Se tem uma cláusula que te protege quanto ao fato, use-a. Se não tem, tente apaziguar a situação da melhor maneira possível.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2015, 15:06:52
Uma coisa que aprendi, foto de corpo inteiro não pode faltar em situação nenhuma, seja casamento, ensaio, infantil, gestante o "diaxo a 4", ainda que não seja do meu gosto. Mesmo que foto X não seja meu estilo, não custa fazer alguns cliques.


+1.
Ainda que esteja a um metro da pessoa, e ainda que tenha que fazer a foto em 17mm, eu faço.

Aqui em Maringá se tem o costume de fazer foto do casal com os padrinhos na igreja, ao fim da cerimônia. Sempre faço meio corpo/corpo inteiro.

A zica é que às vezes a mãe/madrinha/amiga/tia/prima pagou uma "fortuna" pra alugar aquele vestido "cor-de-burro-quando-foge" justamente por causa dos 5cm de bordado lá na barra, kkkkkkkkkkk

Aí vai o fotógrafo, ''homem, nem liga pra essas coisas", e corta o tal bordado, kkkkkkkk

Se tem as fotos de corpo inteiro, manda pra ela, pede desculpas (mesmo que vc ache que está certo) e segue a vida.

Nos próximos casamentos, fotos de corpo inteiro e meio corpo, manda tudo no CD e já era.

 :ok: :ok: