Autor Tópico: Como fazer essas fotos?  (Lida 1694 vezes)

henriqueneto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Novembro de 2015, 15:29:55
Olá pessoal, tudo bem?

Seguinte: fui chamado para fazer as fotos de uma audição de final de ano de uma escola de música. Acho que alguns daqui já viram, gosto de fazer fotos de show e não tenho problema com a baixa luminosidade, foco, e tal...

O problema é: A audição será feita no auditório da Câmara Legislativa (a escola alugou o espaço). Ou seja, a iluminação não é colorida. Não tem fumaça no fundo. Não tem laser. Não tem "nada"!  :shock: Tudo estará muito bem iluminado, porém, sem nenhum "atrativo". Parede branca, palco pequeno para vários músicos. Para vocês terem uma ideia, o local é assim:





Logicamente, essas mesas e cadeiras serão retiradas e os músicos ficarão no "palco". Terei total liberdade para andar, tanto no palco quanto lá embaixo.

Alguém tem alguma ideia para que as fotos não fiquem tão "sem sal"/sem graça? Há algo que eu possa fazer?

Muito obrigado, aguardo sugestões!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2015, 16:24:51
A questão é que não é balada, não é show, é audição :)

Já participei de algumas, há muitos anos, quando trabalhei com sonorização, e na esmagadora maioria o ambiente é esse mesmo, estéril.

Não há muito o que fazer nesse quesito, apenas preocupe-se em registrar o evento da melhor forma possível  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


henriqueneto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2015, 16:34:23
Pois é, sei que não é balada nem show, mas estou pensando em alguma coisa que dê um "tchãn" para as fotos!

A própria professora achou uma pena não ter luzes coloridas... Pensei em tentar colocar alguns flashes em locais estratégicos, com géis coloridos... Mas não sei se ficaria bom...


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2015, 16:56:26
foto de grupo não tem pra onde correr, mas as individuais vc pode abusar de grande abertura de lente....
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2015, 16:59:50
Pois é, sei que não é balada nem show, mas estou pensando em alguma coisa que dê um "tchãn" para as fotos!

A própria professora achou uma pena não ter luzes coloridas... Pensei em tentar colocar alguns flashes em locais estratégicos, com géis coloridos... Mas não sei se ficaria bom...

Não sei se é o caso dessa, que pode ser apenas um evento descompromissado de final de ano, mas audições geralmente são eventos mais "sérios" onde frequentemente há avaliação de quem se apresenta.

A sua idéia é válida, mas você terá que sondar com os responsáveis se essa possível "transgressão" está de acordo com o que eles pretendem  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


henriqueneto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2015, 17:32:39
Erisson, é por aí mesmo! Quanto a isso estou tranquilo! Porém, não adianta muito usar grandes aberturas contra uma parede branca  :(  Por isso pensei em, pelo menos, o flash colorido!

Daniel, bem lembrado, esqueci de falar isso: essa audição não tem o objetivo de avaliação rígida. O intuito maior é a oportunidade dos alunos interagirem com banda e perderem um pouco da timidez, vergonha, etc...

Ou seja, não é um evento estritamente formal. Por isso mesmo é que eu gostaria de um pouco mais de criatividade nas fotos!

 :ok:


tt.tiagoboth

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
  • em busca do novo
Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2015, 17:34:02
Não sei se posso ajudar, mas tenta brincar com os pontos de atenção dentro do enquadramento.
REGRA DOS TERÇOS
TRIÂNGULO DOURADO
ESPIRAL DOURADO.

outra coisa seria brincar com o primeiro e segundo plano. (efeito bokeh)

ATT
FilmeMaker


Fred Bittencourt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2015, 17:39:48
além do que o pessoal citou eu tentaria algo mais fechado para pegar as expressões de alguns músicos no momento mais dramático da sua apresentação.
Canon T5 | 18-55mm | 50mm 1.8 STM | YN-568EX II | Gopro Hero 4


henriqueneto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2015, 14:48:36
Bacana, pessoal!
Agradeço as dicas de todos!  :ok: :ok:

E sobre iluminação diferenciada? Alguém teria alguma dica? Pensei em fazer alguma coisa tipo "strobist"... Será?


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2015, 17:52:31
Não sei se luzes coloridas combinariam com os cores e materiais do local.
Também acho que não dá para transformar um evento naquilo que nós idealizamos e que achamos ser melhor.
Uma audição de Escola de Música, ainda mais se for erudita, pede um ambiente mais refinado e de acordo com as músicas.
A organização pode achar que não tem nada a ver tocar Bach, Beethoven ou Brahms com iluminação com gelatina colorida.
Mas se os alunos forem tocar música popular, pagode, sertanejo, rock ou qualquer outras coisa que estamos acostumados a ver em show, aí já cabe.

Então, acho que é questão de conversar com eles para ver o que estão esperando e não tentar inventar.

Uma ideia seria ver o que foi feito em anos anteriores para ver o estilo da escola.

Tem pais que são conservadores, outros mais progressistas e liberais. É questão de conversar para acertar.

Em último caso, se não conseguir nada disso, sugiro que utilize a iluminação disponível e com certeza vai acertar.

NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli