Autor Tópico: Polarizador Circular ou Linear  (Lida 2144 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Online: 25 de Dezembro de 2006, 12:20:26
Bom, sempre soube que polarizadores circulares seriam o tipo adequado para câmeras AF. Contudo, certa vez vendo alguns posts do Ivan vi que para compactas os lineares em tese funcionariam do mesmo modo e até mais eficazes. Essa semana conversando, ele me disse que na Canon 300D também tem usado linear sem problemas, mas que não sabia acerca de outras câmeras.

Preciso comprar um polarizador para a 18-70, que é 67mm, ou seja, o custo é alto, e o linear Hoya está por U$20 contra mais de U$50 do circular mais barato.

Alguém confirma, enfim, se Nikon AF funciona com polarizador linear?

Obrigado e um abraço.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2006, 12:57:57 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2006, 13:36:53
Linear polarizing filters seem to have a greater effect on the final image than circular polarizers do, and in spite of many misconceptions, you can use either type of filter on any camera. But there is a catch: if you use a linear polarizer on a modern camera, you may not be able to use your built-in metering, or autofocus, or possibly both.

Modern autofocus systems use mirrors that act as beam-splitters: most of the light is reflected to the viewfinder for metering and viewing, while the rest (typically 25%) is transmitted and then reflected by a secondary mirror to the autofocus sensor, which is in the camera body. With a polarizing filter attached, the ratio of reflected/transmitted light (fixed for non-polarized light) varies with the polarization plane orientation of polarized light, relative to the beam-splitter, causing the amount of light reaching the autofocus sensor to vary. This effect can be particularly troublesome if your front element moves with the lens, as it would cause the amount of light reaching the sensor to change while the lens focuses.

While you can see (rather easily) when your autofocus system has been confused by a linear polarizer, there isn't such an easy way of knowing whether or not the internal light metering system has been stumped. The same loss of light principles that affect the autofocus system can also affect a camera's built-in meter, and obviously this is never good. What use is a light meter if it receives the wrong amount of light?

In both situations, a circular polarizer corrects the problem. Having removed the effect of linear polarization, the light functions normally inside the camera, in the beam splitter, and reaching the autofocus and metering sensors properly. Therefore, for your convenience, you should use a circular polarizer if your camera has autofocus or built-in light metering features. However, if you focus manually, and use a hand-held light meter, you can use a linear polarizer on any camera you wish.



Resta saber se a d50 tem ou não esse sistema.


JuniorBH

  • Trade Count: (45)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.223
  • Sexo: Masculino
    • AcelerAção - Adrenalina sem Limites
Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2006, 20:06:06
Gustavo, quando tinha a D50 eu usava um Polarizador Linear nela sem problemas, o único detalhe é que primeiro vc foca e depois ajusta o PL, mas creio que no circular seja assim também. ( Ainda não usei um pra saber.. )

Na Sony estou com outro PL Linear e esta semana chega um Circular para mim, vou inclusive fazer um teste para saber quais são as diferenças entre eles na prática.

Espero ter ajudado, abraços.
AcelerAção - Adrenalina Sem Limites http://www.aceleracao.com.br

Belo Horizonte - MG




Canon/Nikon User



GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2006, 16:23:53
Citar
Gustavo, quando tinha a D50 eu usava um Polarizador Linear nela sem problemas, o único detalhe é que primeiro vc foca e depois ajusta o PL, mas creio que no circular seja assim também. ( Ainda não usei um pra saber.. )
Ai vai depender mais da lente. Se o elemento frontal roda ao focar, vc vai ter que ajustar o PL depois do foco. Mas se a lente tem um elemento frontal que não roda ao focar, é só ajustar uma vez e pode focar e refocar o quanto quiser que o efeito não muda.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2006, 18:58:40
Pois é, Gabriel, mas aí já é outra história, ajustar o PL em lentes cujo elemento fronta gira, é o de menos. A dúvida é se o linear funcionaria na D50 com a 18-70 e com o af/fotometria normais...

 :blue:  
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2006, 18:59:06 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2006, 19:58:11
oi gustavo

tenho os dois tipos de polarizadores...e ambos funcionam sim...o problema é que tem mais tipos...alem do linear e cuircular tem outros...quando fui comprar o meu tinha 4 tipos...cada um para um fim especifico...só serviu para me deixar mais confuso....tinha para wide e tele..meio entranho...

como ja tinha um PL circular 77 mm e comprei um 67 linear e na boa...funciona normalmente...alem disso para confundir...tem PL para analogica e digital...cara...acho que é mais para vender do que para ajudar...hehehe..o vendedor disse que o pl digital tem o vidro mais fino...material menos espesso..


mas o linear funciona sim....vc conseguira os resultados que quer com o linear...

PL é um caso serio...hoje em dia tem varios...um para cada situação....a diferença de preço é bem alta....e o bolso nao consegue acompanhar tudo que é lançado.

abraço!


RKern

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2006, 23:23:22
Citar
oi gustavo

tenho os dois tipos de polarizadores...e ambos funcionam sim...o problema é que tem mais tipos...alem do linear e cuircular tem outros...quando fui comprar o meu tinha 4 tipos...cada um para um fim especifico...só serviu para me deixar mais confuso....tinha para wide e tele..meio entranho...

como ja tinha um PL circular 77 mm e comprei um 67 linear e na boa...funciona normalmente...alem disso para confundir...tem PL para analogica e digital...cara...acho que é mais para vender do que para ajudar...hehehe..o vendedor disse que o pl digital tem o vidro mais fino...material menos espesso..


mas o linear funciona sim....vc conseguira os resultados que quer com o linear...

PL é um caso serio...hoje em dia tem varios...um para cada situação....a diferença de preço é bem alta....e o bolso nao consegue acompanhar tudo que é lançado.

abraço!
Marcelo, a questão de filtros para digital ou analógica, wide ou telefoto precisam ser melhor esclarecidas:

* os filtros ditos para digitais tem de diferença somente um melhor tratamento de superfície (coating) para evitar reflexos, flares, visto que o sensor da digitla e muito mais refletivo que o filme 35mm. Todos filtros ditos para digitais podem, portanto, ser usados nas analógicas.

* filtros ditos par alentes GA realmente necessitam ter a contrução mais fina (não somente o vidro, mas a armação tb) de modo a poderem ser montados com pouca alteração na lente e evitar a vinhetagem (o filtro escurecer as bordas da foto). Mas estes filtros TB podem ser utilizados sem problemas nas  tele ou normais.

Ou seja, basicamente permanece dois tipos somente, circulares e lineares.

Att., Ricardo.


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2006, 11:42:41
Citar
Citar
oi gustavo

tenho os dois tipos de polarizadores...e ambos funcionam sim...o problema é que tem mais tipos...alem do linear e cuircular tem outros...quando fui comprar o meu tinha 4 tipos...cada um para um fim especifico...só serviu para me deixar mais confuso....tinha para wide e tele..meio entranho...

como ja tinha um PL circular 77 mm e comprei um 67 linear e na boa...funciona normalmente...alem disso para confundir...tem PL para analogica e digital...cara...acho que é mais para vender do que para ajudar...hehehe..o vendedor disse que o pl digital tem o vidro mais fino...material menos espesso..


mas o linear funciona sim....vc conseguira os resultados que quer com o linear...

PL é um caso serio...hoje em dia tem varios...um para cada situação....a diferença de preço é bem alta....e o bolso nao consegue acompanhar tudo que é lançado.

abraço!
Marcelo, a questão de filtros para digital ou analógica, wide ou telefoto precisam ser melhor esclarecidas:

* os filtros ditos para digitais tem de diferença somente um melhor tratamento de superfície (coating) para evitar reflexos, flares, visto que o sensor da digitla e muito mais refletivo que o filme 35mm. Todos filtros ditos para digitais podem, portanto, ser usados nas analógicas.

* filtros ditos par alentes GA realmente necessitam ter a contrução mais fina (não somente o vidro, mas a armação tb) de modo a poderem ser montados com pouca alteração na lente e evitar a vinhetagem (o filtro escurecer as bordas da foto). Mas estes filtros TB podem ser utilizados sem problemas nas  tele ou normais.

Ou seja, basicamente permanece dois tipos somente, circulares e lineares.

Att., Ricardo.
isso que é estranho...os filtros para analogicas tb funcionam em digital não é? pois eu tenho os tipos e condigo o mesmo resultado. olha que ainda tinha um outro tipo de PL que nao lembro a especificação (alem dos mencionados)....no final compro o que ta na promoção pois o que mata é comprar filtro 77 mm PL...rs...haja grana!!

abraço!



 


Segatto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2006, 08:14:27
Pessoal, aproveitando o tópico de Gustavo...

Agora fiquei na duvida, será que Polarizador Circular e Linear vai funcionar normalmente para o foco automatico da fuji S5200 ???
pois nessa câmera o focu manual é inutilizavel.

Obrigado!
Eduardo B. Segatto
Ibiraçu - ES
Fuji S5200 - Nikon D60
=http://www.flickr.com/photos/dudusegatto/[/b][/font]


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2006, 09:13:28
Funciona, pode mandar ver.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2007, 14:48:30
Aproveitando uma dúvida minha.

Tenho uma K1000, só que com lente AF, lógico que uso o modo manual.

No meu caso, qual seria o melhor polarizador, Circular ou Linear?


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2007, 14:49:15
Aproveitando uma dúvida minha.

Tenho uma K1000, só que com lente AF, lógico que uso o modo manual.

No meu caso, qual seria o melhor polarizador, Circular ou Linear?


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Janeiro de 2007, 15:22:19
Citar
Aproveitando uma dúvida minha.

Tenho uma K1000, só que com lente AF, lógico que uso o modo manual.

No meu caso, qual seria o melhor polarizador, Circular ou Linear?
Linear, mais barato e melhor.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2007, 04:18:07
Mas não comprometeria em nada o uso da lente?

Apesar de estar usando-a no manual, isso não influencia? sei lá, conjunto de lentes e tal, realmente não entenmdo muito dessas coisas técnicas!!!

Ah, vale ressaltar, que a princípio não pretendo usar a lente futuramente em câmeras que permitam AF