Autor Tópico: Duvida sobre iso  (Lida 2533 vezes)

pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Novembro de 2006, 21:50:54


o que voces quiseram dizer na essencia da coisa.. eh q isos sao diferentes em cada marca e cada tipo de maquina.. e q se voce tiver uma maior amplitude de isos na maquina voce pode variar mais e brincar mais com ela na relacao "acao" "exposicao de luz"???


mas, se for isso.. como eu posso avaliar uma camera assim!?
somente testando-a?

obrigado pela atencao!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2006, 00:39:58
Os ISO's não são diferentes de máquina para máquina, o ISO é um padrão muito bem definido matematicamente e todos os fabricantes seguem esse padrão à risca, o que moda de marca para marca é a curva de latitude e como a foto é processada, a sensibilidade é corretamente ajustada em todos os casos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Vilso_Dall_Agnol

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2006, 18:00:59
Resumindo, ISO é uma medida de sensibilidade da mídia.
Nas câmeras antigas a sensibilidade é a do filme usado.
Nas digitais há o ajuste na câmera - o sensor, que substitui o filme, permite regulagem de sensibilidade.
Cada máquina digital tem uma amplitude específica de regulagem, um dos fatores a avaliar na escolha.

Vilso
A fé é louvável, mas é a dúvida que nos faz crescer


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2006, 20:38:28
ahhh!!
=D
entendiiii


eh porque eu tinha lido lah q eh diferente a iso de uma compacta com uma reflex (algo do tipo!)
=p
+ isso eh pelo sistema q eles alcacam isso entao!??!



**desculpa nao ter conhecimento nenhum!!* obrigado pela atencao e paciencia!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2006, 20:41:49
Ora, Pumba... Hakuna Matata!


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2006, 01:09:51
;D isso eh viver!!

mas eu quero resgistrar legla meus momentos.. por isso quero uma cam barata + q me ofereca recursos legais pra q eu possa tirar fotos bonitas das paisagens belas q passar! ;D


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2006, 09:32:18
N faixa de 1000, compra uma Superzoom que é cãmera bem versátil com controles manuais e EVF.

Mas lembre-se que NENHUMA câmera faz fotografias impossíveis. Há muita gente aqui que vem e se queixa da câmera não fazer isso ou aquilo, mas é preciso ter em conta haver uma esfera de possibilidades fotográficas, e fora delas não dá para fotografar.


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2006, 10:36:24
Citar
NENHUMA câmera faz fotografias impossíveis.
Muito boa essa Ivan.
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2006, 10:42:33
Citar
Citar
NENHUMA câmera faz fotografias impossíveis.
Muito boa essa Ivan.
Charles:

Tem um monte de gente que escreve aqui quaixando-se da cãmera e dizendo que ela não faz isso ou aquilo, sem entender que isso e aquilo são fotos impossíeis ou limitadíssimas. Tem gente que quer cãmera fotografando de noite em velocidade alta -risos. Tem gente que quer que a câmera consiga uma latitude de... 20 pontos pelo menos, pois faz queixa de stourados e escuros que claramente apareceriam na situação que o cara usou, e por aí vai.

Então é preciso alertar quanto a isso. Hoje em dia eu penso que metade da arte do fotógrafo é identificar os contextos de possibilidades fotográficas. Nem tudo o que se vê pode ser fotografado, e não é culpa da câmera que o cara tem.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2006, 11:08:24
Citar
todos os fabricantes seguem esse padrão à risca
Isso desconsiderando Panasonic, Fuji e Canon, certo? Provavelmente as outras fazem isso também, mas eu não fui atrás.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2006, 09:26:48
Não Ricardo, TODAS, inclusive essas seguem o padrão ISO à risca, não seguir o padrão ISO significaria não ser aprovada para venda nos EUA, o que poderia ser terrível para qq fabricante, até marcas fundo de quintal seguem o padrão ISO...
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2006, 09:27:08
Citar
Citar
Citar
NENHUMA câmera faz fotografias impossíveis.
Muito boa essa Ivan.
Charles:

Tem um monte de gente que escreve aqui quaixando-se da cãmera e dizendo que ela não faz isso ou aquilo, sem entender que isso e aquilo são fotos impossíeis ou limitadíssimas. Tem gente que quer cãmera fotografando de noite em velocidade alta -risos. Tem gente que quer que a câmera consiga uma latitude de... 20 pontos pelo menos, pois faz queixa de stourados e escuros que claramente apareceriam na situação que o cara usou, e por aí vai.

Então é preciso alertar quanto a isso. Hoje em dia eu penso que metade da arte do fotógrafo é identificar os contextos de possibilidades fotográficas. Nem tudo o que se vê pode ser fotografado, e não é culpa da câmera que o cara tem.
Isso é a mais pura verdade.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #12 Online: 16 de Novembro de 2006, 12:43:08
Citar
Não Ricardo, TODAS, inclusive essas seguem o padrão ISO à risca, não seguir o padrão ISO significaria não ser aprovada para venda nos EUA, o que poderia ser terrível para qq fabricante, até marcas fundo de quintal seguem o padrão ISO...
À noite farei um teste provando que elas não seguem isso muito à risca não. A FZ50 é pelo menos um ponto menos sensível que a A60.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 16 de Novembro de 2006, 12:55:13
Ricardo, esses testes são furados porque não seguem o padrão ISO, uma coisa é tratarmos de imaens reveladas e resultado de brilho, que dependem da distribuição da curva de latitude e do processo usado na conversão...
O Padrão ISO é definido pelo ponto de máxima saturação ou melhor relação sinal ruído para expor um dado número de candelas, isso não quer dizer um dado brilho, na verdade o brilho de uma imagem tem mais a ver com a distribuição da curva de latitude e revelação do que qualquer outra coisa, na verdade é ai que pecam as avaliações do tipo, exatamente porque as pessoas não conhecem as definições e o funcionamento dos dispositivos, para testar o ISO é obrigatório ter o RAW sem nenhum tratamento (convertido totalmente em 0), em seguida é obrigatório determinar a relação sinal ruído, para tal é necessário saber o nível de ruído e sinal em cada ponto desse RAW não tratado e por fim é necessário determinar qual é o ponto onde essa relação é máxima, isso é que define o ISO, o ISO não tem nada a ver com a imagem convertida, na verdade a única coisa que ele garante é que o resultado da imagem convertida é máximo para a exposição correta, sendo assim basta alterar a forma de converter que você irá obter imagens diferentes, para o mesmo sensor, na mesma sensibilidade. ;)
« Última modificação: 16 de Novembro de 2006, 12:59:29 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Novembro de 2006, 23:17:30
=)

entao.. eu estava vendo e pensei em comprar uma w70.. q apesar de ser da sony e naot er nada manual que eu possa aprender.. acho q satisfaria as minhas necessidades q eh registar momentos legais com amigos.. e algumas foot semi artisticas.. ;D


voces achamq  nao vale a pena?!?! ela estah curtando R$800