Autor Tópico: Qual o significado do modo BKT?  (Lida 20611 vezes)

André Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 12 de Novembro de 2006, 22:39:45
Olá amigos

Como iniciante na arte fotográfica gostaria de saber o significado do modo BKT.
Esse recurso de exposição automática em série é encontrado nas compactas também?

Como funciona?


Por último, o que vcs querem dizer quando falam que uma lente X é mais clara que a outra Y? Isso serve para as lentes das compactas também?

É verdade que as compactas da Panasonic apresentam as lentes mais claras?


Abraços


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2006, 22:46:42
Citar
Olá amigos

Como iniciante na arte fotográfica gostaria de saber o significado do modo BKT.
Esse recurso de exposição automática em série é encontrado nas compactas também?

Como funciona?


Por último, o que vcs querem dizer quando falam que uma lente X é mais clara que a outra Y? Isso serve para as lentes das compactas também?

É verdade que as compactas da Panasonic apresentam as lentes mais claras?


Abraços
Olá André

BKT é "bracketing". Neste modo você pode regular a câmera para fazer 3 fotografias na sequência mas com exposições diferentes. Por exemplo, você pode configurar para fazer uma foto subexposta a -1.0 EV, uma exposta a 0 EV e outra a +1.0 EV. Ao clicar e segurar o disparador, a câmera faz 3 fotos seguidas com estas exposições. Isso é útil quando você não tem certeza sobre a fotometria ou em situações de muita diferença de luz nas áreas claras e escuras. Posteriormente você pode fazer um HDR (Hyper Dynamic Range) juntando as 3 fotos em uma só através de sobreposição em um programa como Photoshop por exemplo.

Não sei se há compactas com este recurso.

Uma lente é "mais clara" quando a abertura máxima de seu diafragma é grande. Considero abertura grande à partir de f/2.8. Há lentes f/1.8, f/1.4, f1/.2 e até f/1.0.
Quanto menor o número f, maior é a abertura máxima do diafragma da lente deixando mais luz passar em um intervalo menor de tempo. Por isso dizemos que a lente é "clara".

Não sei dizer se as compactas da Panasonic possuem as lentes mais claras. Precisaria pesquisar...

Abraços


 
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


marcinho

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2006, 22:49:15
Citar
Olá amigos

Como iniciante na arte fotográfica gostaria de saber o significado do modo BKT.
Esse recurso de exposição automática em série é encontrado nas compactas também?

Como funciona?


Por último, o que vcs querem dizer quando falam que uma lente X é mais clara que a outra Y? Isso serve para as lentes das compactas também?

É verdade que as compactas da Panasonic apresentam as lentes mais claras?


Abraços
Se nao estou errado.. o que dizem sobre ser uma lente mais clara que a outra, diz respeito a sua abertura e consequentemente a passagem de luz..
uma lente com abertura f/2.8 é mais clara que uma f/4.0 quanto menor o numero, maior a abertura da lente e consequentemente mais luz passa, assim é mais clara..





Qto ao BKT (Bracket) eu ainda to tentando entender como funciona e claro, faze-lo funcionar na minha D50. hhehehhehe
Mas é um lance que voce dispara 3 fotos com valores de exposicao diferentes, por exemplo: a mesma foto com valores de exposicao -1, 0(ideal) e +1. mas isso tb nao sei direito ainda...
A abertura de lente vale para todas as maquinas..  qq coisa de f/2.8 para baixo é o lance. lembrando que lentes em f/2.8 tem o custo faraonico....ou babilonico..

ABs
 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2006, 23:02:49
Braketing há em diversas câmeras compactas, superzooms ou prosumers. Sei que na série Gx da Canon há, tanto braketing de exposição quanto de foco (aliás acho que isso é para compensar a imensa dificuldade de focar com uma delas -risos- em condições de pouca luz). A Fuji s5000 tinha braketing de exposição, e a s7000 idem. Funcionava inclusive no modo Manual, você determinando o intervalo de exposição em EVs.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2006, 23:11:38
Braketing de foco? Que interessante!

Só complementando, há também braketing de White Balance (Balanço de Branco).
 
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2006, 23:27:06
Citar
Braketing de foco? Que interessante!

Só complementando, há também braketing de White Balance (Balanço de Branco).
Braketing de foco e exposição tem em várias compactas/UZ´s, como s S2 IS que estou usando. Basta definir o intervalo de foco, por exemplo, ao fazer fotos macros, uso o mínimo intervalo.

Só uma curiosidade, para que serviria o bkt de balanço de branco? Eu preferiria o ps mesmo.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2006, 23:40:44
Citar
Citar
Braketing de foco? Que interessante!

Só complementando, há também braketing de White Balance (Balanço de Branco).
Braketing de foco e exposição tem em várias compactas/UZ´s, como s S2 IS que estou usando. Basta definir o intervalo de foco, por exemplo, ao fazer fotos macros, uso o mínimo intervalo.

Só uma curiosidade, para que serviria o bkt de balanço de branco? Eu preferiria o ps mesmo.
Eu também acho melhor ajustar o WB no Photoshop. O fato é que na Digital Rebel tem o braketing de WB. Talvez seja interessante se você fotografar em JPG mas eu fotografo em RAW.

[ ]s
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


André Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2006, 23:41:14
Muito obrigado pessoal!

Vocês são Nota 10! Aula perfeita. Muito bem explicada.  Assim fica fácil de aprender.

Parabéns!


diaemus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
    • Laboratório de Síntese Ecológica
Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2006, 00:12:16
Pessoal, uma curiosidade antiga: o que é esse "f", que sempre aparece quando falamos da abertura de uma lente (ex: f/2.8)? É a referência do que seria uma captação máxima de luz? E os denominadores seriam o quanto essa luz máxima é dividida, para dar a captação real?
Cientista profissional, fotógrafo amador.


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2006, 12:09:15
Citar
Pessoal, uma curiosidade antiga: o que é esse "f", que sempre aparece quando falamos da abertura de uma lente (ex: f/2.8)? É a referência do que seria uma captação máxima de luz? E os denominadores seriam o quanto essa luz máxima é dividida, para dar a captação real?
f se refere a distância focal da lente.

Então se temos uma 50mm f/1.8, quer dizer que a abertura real do diafragma é de 50/1.8 que dá aproximadamente 27,8mm. Uma 50mm f/1.4 tem uma abertura real de 35,7mm.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2006, 12:48:30
Bracketing de foco eu nunca tinha visto. A minha só tem de exposição. Isso existe nas SLR também? Ou só nas câmeras com dificuldades para fazer foco manual?
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 13 de Novembro de 2006, 12:59:00
Citar
Bracketing de foco eu nunca tinha visto. A minha só tem de exposição. Isso existe nas SLR também? Ou só nas câmeras com dificuldades para fazer foco manual?
Ricardo: Isso foi uma ironia minha. Não é no foco manual não, é no autofoco mesmo. Já usei uma G5 e era completamente impossível ela acertar o foco se não houvesse luz em boa quantidade. Aí a brincadeira, pois sendo uma função tão rara e havendo em uma câmera que tem dificuldade de focar... Isso leva a pensar no porquê.


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #12 Online: 13 de Novembro de 2006, 15:10:47
Citar
Citar
Olá amigos

Como iniciante na arte fotográfica gostaria de saber o significado do modo BKT.
Esse recurso de exposição automática em série é encontrado nas compactas também?

Como funciona?


Por último, o que vcs querem dizer quando falam que uma lente X é mais clara que a outra Y? Isso serve para as lentes das compactas também?

É verdade que as compactas da Panasonic apresentam as lentes mais claras?


Abraços
Se nao estou errado.. o que dizem sobre ser uma lente mais clara que a outra, diz respeito a sua abertura e consequentemente a passagem de luz..
uma lente com abertura f/2.8 é mais clara que uma f/4.0 quanto menor o numero, maior a abertura da lente e consequentemente mais luz passa, assim é mais clara..





Qto ao BKT (Bracket) eu ainda to tentando entender como funciona e claro, faze-lo funcionar na minha D50. hhehehhehe
Mas é um lance que voce dispara 3 fotos com valores de exposicao diferentes, por exemplo: a mesma foto com valores de exposicao -1, 0(ideal) e +1. mas isso tb nao sei direito ainda...
A abertura de lente vale para todas as maquinas..  qq coisa de f/2.8 para baixo é o lance. lembrando que lentes em f/2.8 tem o custo faraonico....ou babilonico..

ABs
Marcinho.. na D50 é simples...

Vá em Menu e (não lembro-me onde) escolha "Definir Bkt".

Lá você poderá escolher em Bkt de Ev ou Bkt de WB.

Em Bkt de EV, você poderá escolher o "passo", ou seja, quanto de EV super exposta e sub exposta você deseja usar.

Depois é só tirar as fotos.. primeiro com a imagem regulada par EV = 0, e as demais serão ajustadas automaticamente conforme a escolha.

Se não me engano, o Bkt para WB você escolherá quais os WBs a usar.. o regulado da máquina e o outro... usei o Bkt Wb somente uma vez.

 :boxing:  
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #13 Online: 13 de Novembro de 2006, 19:20:57
Citar
Ricardo: Isso foi uma ironia minha. Não é no foco manual não, é no autofoco mesmo. Já usei uma G5 e era completamente impossível ela acertar o foco se não houvesse luz em boa quantidade. Aí a brincadeira, pois sendo uma função tão rara e havendo em uma câmera que tem dificuldade de focar... Isso leva a pensar no porquê.
Ivan, eu não acho que foi uma ironia, pois o foco manual na minha A60 era puro chute. Além de não aumentar a imagem para focar, o foco era por botões, ou seja, não tinha precisão nenhuma.

É no mínimo curioso um modo desses com foco automático, é como dizer que de cada 3 vezes talvez a câmera acerte uma!
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2006, 19:37:30
Citar
Citar
Ricardo: Isso foi uma ironia minha. Não é no foco manual não, é no autofoco mesmo. Já usei uma G5 e era completamente impossível ela acertar o foco se não houvesse luz em boa quantidade. Aí a brincadeira, pois sendo uma função tão rara e havendo em uma câmera que tem dificuldade de focar... Isso leva a pensar no porquê.
Ivan, eu não acho que foi uma ironia, pois o foco manual na minha A60 era puro chute. Além de não aumentar a imagem para focar, o foco era por botões, ou seja, não tinha precisão nenhuma.

É no mínimo curioso um modo desses com foco automático, é como dizer que de cada 3 vezes talvez a câmera acerte uma!
Minha primeira digital, há três anos e meio, foi uma A30. Era barra pesada focar se a luz diminuisse. Aí um primo endinheirado comprou uma G5 (na época bem carinha) fui na casa dele e fotografei algumas vezes. Caramba, a câmera era ótima se tivesse luz, mas na sala de noite, luzes acesas, ela já relutava em achar foco...