Autor Tópico: [Review pessoal] Lente Canon EF 70-200mm f/4L USM  (Lida 13366 vezes)

paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Online: 10 de Novembro de 2015, 09:23:22
Olá amigos.
Eis que consigo escrever meu segundo review de equipamento fotográfico.
O primeiro foi da antiga grande angular Canon EF 20-35mm f/3.5-4.5 USM (fabricação entre 1993-2007). Vocês podem conferir aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=116020.0
Pois bem.
Chegou a vez de eu analisar a tele 70-200mm f/4L USM sem IS.
Eu estava em dúvidas entre ela e a 70-300mm f/4.5-5.6 USM IS. Optei pela promessa de melhor qualidade óptica em detrimento dos milímetros a mais e do estabilizador de imagem.

Impressões pessoais quanto à usabilidade e considerações acerca do meu set de lentes
Nesse quesito eu não vou dar nota, porque é uma percepção pessoal acerca do meu uso. O que vale pra mim, pode não valer pra você.
É a melhor lente que eu tenho, mas não a melhor que eu trabalhei. A minha campeã até agora é a fixa EF 200mm f/2.8L USM II (que eu vendi quando parei de me dedicar à astrofotografia e precisava de capital para um investimento imobiliário).
É a terceira lente L que eu uso. Além da prime supracitada, também já fiquei um tempo com a 24-10mm f/4L USM IS. Eu gostava muito da nitidez, mas a vinheta e a aberração geométrica em 24mm me incomodavam.
Eu gostei muito da qualidade da 70-200mm, mas existem alguns fatores a considerar:

Até a faixa dos 100mm, acho que a EF 85mm f/1.8 faria um serviço mais interessante. E quando preciso de uma tele mesmo, os 200mm quase sempre são pouco…

Se um dia eu precisar mesmo de uma tele longa de verdade, provavelmente vou pra 100-400mm L. Ou então um compro um corpo APS-C, hehehehe, e confiarei que os 320mm resultantes do crop serão suficientes (sem falar que além do crop terei um backup). No mais, não pego uma 85mm porque raramente faço retratos (minha 50mm f/1.8 STM é a lente que menos uso, uma 85mm usaria menos ainda).

De qualquer forma, não me arrependo da compra. A 70-200mm é uma lente muito boa e honesta para o que ela se propõe. Não há o que se criticar quanto à versatilidade e qualidade de imagem.

Quando saio para trabalhos externos, é ela que vai plugada na 6D, e só troco de lente se precisar de ângulo mais aberto.
Ademais, depois de anos estudando, comprando, vendendo e recomprando equipamentos, sempre na busca pela opção mais agradável, constatei que fotógrafos de nicho tem muito mais facilidade para escolher/comprar equipamentos do que quem, como eu, quer fotografar de tudo um pouco (ainda mais como hobbie).

Fotos da lente

Canon EF 70-200mm f/4L USM by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Canon EF 70-200mm f/4L USM by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Canon EF 70-200mm f/4L USM by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Qualidade de construção
Segue o padrão Canon para as lentes telefoto da série L: construção inteiramente em metal (corpo e baioneta).
O corpo é branco. Nota 10 pro charme, e 0 pra discrição, rsrsrs.
A lente dispõe de janela indicadora da distância de foco.
É uma lente muito gostosa de usar. Bem leve e equilibra-se muito bem. Fico horas com ela no pescoço sem sentir.
Tanto o anel de foco quanto o de zoom são agradavelmente resistentes, e ao mesmo tempo macios no uso.
Menções honrosas:
- as operações de foco e de zoom são internas
- o elemento frontal não gira
- a lente tem o sistema de foco manual full time (você pode alterar o foco manualmente mesmo com a chave na posição AF, sem medo de estragar os motores)
- o para sol e o bag de transporte são itens "de série" e vem junto na caixa
Porém, não há vedação climática.
Minha nota final: 9 (tirei 1 ponto por não ter vedação).

Qualidade de imagem
Tem que ser muito exigente para reclamar da qualidade de imagem dessa lente.
Apesar de ser a 70-200mm L mais barata da Canon, ela não deve nada, nesse quesito, para as mais caras f/4 com IS e f/2.8.
O desfoque é agradável, principalmente em 200mm, apesar da abertura ser só f4.
Em todas as distâncias focais há uma leve vinheta em f/4 e discretíssima em f/5.6, desaparecendo totalmente em f/8.
Mas se você quiser ou precisar, pode fotografar em f4 sem medo de ser feliz!
A nitidez é um espetáculo, no centro e nas bordas, mesmo em abertura máxima.
Só há tres formas de conseguir fotos sem nitidez com essa lente, e nenhuma é culpa dela: erro de foco (só vai acontecer se você ou a câmera escolherem um ponto de autofoco errado), velocidade de obturação lenta demais (cuidado em situações de pouca luz), ou fechar tanto a lente que a difração estrague a imagem (o que convenhamos é um pecado que dificilmente vamos cometer). Não vou mencionar, claro, situações fora do controle do fotógrafo, como por exemplo turbulência atmosférica.
Minha nota final: 9,5 (eu não queria, mas vou tirar 5 décimos por causa da vinheta)

Autofoco
Rápido e preciso (igual esse comentário).
Minha nota final: 10

Média final: 9,5. Se você quer uma 70-200mm sem vender a janta, essa é a lente! Ou melhor, era, antes da alta do dólar. Eu fui um dos últimos sortudos a comprar a lente na Loja Canon BR, em 12X sem juros, com nota fiscal e 2 anos de garantia, pagando o mesmo preço das galerias chinesas na Avenida Paulista.

Outros reviews:
Blog do Zack: http://blogdozack.com.br/index.php/portfolio/canon-ef-70-200mm-f4l-usm/
Ken Rockewell: http://www.kenrockwell.com/canon/lenses/70-200mm-f4.htm
Digital Picture: http://www.the-digital-picture.com/Reviews/Canon-EF-70-200mm-f-4.0-L-USM-Lens-Review.aspx

Amostras de imagens
Já postei algumas fotos que fiz com a lente nesse tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=116048.0
Seguem mais algumas (e para conferir minha galeria no Flickr, visitem https://www.flickr.com/photos/pauloantoniodossantos)

Ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula ruficauda) by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Garça by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Flores by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Tamanduá-bandeira by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Flores by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Lagarto teiú by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Periquito-rei by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Flores by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Periquito-rei by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Periquito-rei by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Sem título by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Flores by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Acerola by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Flores by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr
« Última modificação: 10 de Novembro de 2015, 09:37:17 por paulchess10 »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2015, 10:17:35
Já comentei no tópico da 20-35mm, mas reforço: gostei muito do modo como faz sua análise. Tem todo um tom pessoal (considerando a sua experiência particular) sem necessariamente ser tendencioso. Bacana mesmo. Continue postando!

Quanto a lente, fiquei com uma igualzinha (70-200 f/4L sem IS) emprestada por meses, já considerava até como minha. A lente é tudo isso mesmo. Uma relação interessantíssima entre qualidade de imagem, construção, preço, tamanho e peso... tudo aliado a versatilidade do zoom.

Muito bacana também as fotos. O bokeh de algumas dessas flores está perfeito.

Compartilho abaixo duas fotos minhas, meio despretensiosas, mas que coincidentemente foram feitas nos dois extremos, 70mm e 200mm.

IMG_0734 by Elder Walker, no Flickr

IMG_0735 by Elder Walker, no Flickr
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2015, 10:47:18
Obrigado pelo feedback Elder, nos dois tópicos.
Espero que o pessoal goste e que a análise seja útil.
Gostei das suas fotos.
Quanto à lente, gostei da 70-200 porque ela é bem equilibrada nos aspectos que você falou. Dá pra ter ótima qualidade sem abrir mão da versatilidade.
Por isso no momento ainda prefiro lentes zoom às fixas.
Uma curiosidade: em todas as lentes fixas que trabalhei (18-135mm, 20-35mm, 24-105mm e 70-200mm), eu sempre usei mais as distâncias focais extremas. Raramente uso as distâncias focais intermediárias.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2015, 11:06:17
...em todas as lentes fixas que trabalhei (18-135mm, 20-35mm, 24-105mm e 70-200mm), eu sempre usei mais as distâncias focais extremas. Raramente uso as distâncias focais intermediárias...

Acho que quis dizer lentes zoom, não é? Esse uso dos extremos das distâncias focais das zoom é curioso mas é um fato muito comum (e comentado) entre usuários e razão pela qual todos se perguntam por que simplesmente não usamos lentes prime equivalentes, mais leves, luminosas e com imagem relativamente melhor. Há 40 anos eu tento isso como amador mas acabo vendendo as prime e ficando com as zoom... Acho que porque minhas fotos são em sua maioria paisagem em viagem sob boas condições de luz, portanto pouco uso desfoque do fundo e a abertura está sempre acima de f/4, as zoom são boas e não fico "pixel-peeping"...  :)


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2015, 13:24:49
Acho que quis dizer lentes zoom, não é? Esse uso dos extremos das distâncias focais das zoom é curioso mas é um fato muito comum (e comentado) entre usuários e razão pela qual todos se perguntam por que simplesmente não usamos lentes prime equivalentes, mais leves, luminosas e com imagem relativamente melhor. Há 40 anos eu tento isso como amador mas acabo vendendo as prime e ficando com as zoom... Acho que porque minhas fotos são em sua maioria paisagem em viagem sob boas condições de luz, portanto pouco uso desfoque do fundo e a abertura está sempre acima de f/4, as zoom são boas e não fico "pixel-peeping"...  :)

Sim, pensei certo e digitei errado, hehehehe.
Eu realmente quis dizer lentes zoom.
Pelo visto, nossas experiências com lentes são parecidas e chegamos às mesmas conclusões.
A única lente fixa que tenho é a que menos uso.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2015, 13:25:18 por paulchess10 »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2015, 13:33:41
Pois é, acabo ficando com só com a 18-35G na Nikon mesmo... A 70-200/4 raramente uso, mas está lá. Na Olympus, é a 12-40 Pro grudada direto e a 40-150 no bolso (minúscula, mas excelente se a luz estiver boa...)  :)


Gpanazio

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 307
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2015, 16:27:14
Tenho uma, é realmente honesta, mas não me lembro da última vez que a utilizei. Com a 135 no time fica difícil pra ela. Até pensei em vender, mas como paguei só R$1.000,00, melhor manter e usar de vez em quando.


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2015, 16:45:41
Sou um Prime Lover e creio que a segunda zoom que eu teria hoje seria a 11-24 L.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2016, 23:29:22
Parabéns pelo Review. Ainda não havia o visto.

Estou indexando no tópico fixo de lentes da Canon.

 :clap: :clap: :clap:

Fiquei com uma dúvida. Em média, qual velocidade mínima no obturador você usa para ter aquela foto limpinha de nítida?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


maltmann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Janeiro de 2016, 13:15:30
Parabéns pelo review.  :clap: :ok:
Canon T5i | EF-S 10-22 f/3.5-4.5 USM | EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM | EF 70-300 f/4-5.6 IS USM


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2016, 13:35:42
Parabéns pelo Review. Ainda não havia o visto.
Estou indexando no tópico fixo de lentes da Canon.
 :clap: :clap: :clap:
Fiquei com uma dúvida. Em média, qual velocidade mínima no obturador você usa para ter aquela foto limpinha de nítida?

Olá Thales!
Sou bem conservador quanto àquela regrinha de manter a velocidade de obturador pelo menos em 1/DF.
Dei uma conferidinha aqui no Lightroom e constatei que a grande maioria das minhas fotos em 200mm é de 1/250 pra cima, não raro 1/320, 1/400. Mais rápido que isso é difícil.
Como a 6D trabalha bem com ISOs elevados, prefiro aumentar esse parâmetro, quando necessário, a correr o risco de fotos tremidas.
Viu, mudando de assunto, me parece que o link pro review, da 20-35 está quebrado. Você pode dar uma conferida?
Abraços e bons cliques!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2016, 14:51:12

Olá Thales!
Sou bem conservador quanto àquela regrinha de manter a velocidade de obturador pelo menos em 1/DF.
Dei uma conferidinha aqui no Lightroom e constatei que a grande maioria das minhas fotos em 200mm é de 1/250 pra cima, não raro 1/320, 1/400. Mais rápido que isso é difícil.
Como a 6D trabalha bem com ISOs elevados, prefiro aumentar esse parâmetro, quando necessário, a correr o risco de fotos tremidas.
Viu, mudando de assunto, me parece que o link pro review, da 20-35 está quebrado. Você pode dar uma conferida?
Abraços e bons cliques!
Eu já corrigi o link.

Na 6D eu consegui muito mais fácil do que na 5D2 e na D800 atingir mais "nitidez" na regra 1/DF. É uma maquininha porreta pena que o sistema de AF é pobre em pontos e modos. Me acostumei com o padrão da D800/7D/5D3 e não sei se volto.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


marcoxavi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Janeiro de 2016, 21:12:32
Essa lente faz parte dos meus planos.  :)


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #13 Online: 29 de Abril de 2016, 12:22:55
Na 6D eu consegui muito mais fácil do que na 5D2 e na D800 atingir mais "nitidez" na regra 1/DF. É uma maquininha porreta pena que o sistema de AF é pobre em pontos e modos. Me acostumei com o padrão da D800/7D/5D3 e não sei se volto.

Eu sofria na 6D sem saber, quando apanhei a 7D e passei uns dias com uma 5D MarkIII vi o que era sofrer de fato com 1 mísero ponto de foco de fato. =\

Essa lente também está nos meus planos!
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #14 Online: 04 de Maio de 2016, 16:09:32
Essa lente é muito honesta pelo que custa.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia