Estou procurando uma câmera nova para comprar nos EUA e substituir a minha E-M5.
A opção mais óbvia é a E-M5 II, mas fico na dúvida se realmente vale o upgrade, considerando que não é muito fácil vender a minha atual por um preço razoável...
Estava olhando a GX8 e parece uma opção bem bacana, com vídeo 4k e um sensor mais novo. Mas perde muito na estabilização, ponto fortíssimo das Olympus.
Qual vocês escolheriam? Pelo que tenho visto a diferença de preço é de 100 dólares a mais para a Panasonic.
Abs,
Rodrigo
Rodrigo, se gosta da estabilização pra video eu iria de E-M5II, ou mesmo de E-M10II, se não se incomoda em abrir mão do hi-res mode e weather sealing, opções de grip, etc... Como vc falou, tem que avaliar se vai perder (muito) dinheiro nessa troca e estudar bem a GX8, que também é uma baita camera. Se eu pudesse ter as duas na mão, a primeira coisa que eu faria seria comparar os EVFs. Gosto da articulação no VF da GX8, e me parece maior também.
Pra video realmente as Panasonic são melhores. Mas em full hd as duas acima já chegam bem perto, gerando arquivos maiores inclusive (em bytes), mas as Pana conseguem uma imagem ligeiramente melhor com arquivos mais leves. A maior vantagem das Panasonic hoje é o 4K, mas precisa ter motivo pra usar e manipular esse tamanho de quadro/arquivo.
O negócio é que pra uso amador a estabilização mecânica da Olympus faz tanta diferença, que eu indicaria Olympus sobre Panasonic com a maior tranquilidade, isso vindo de quem trabalha com produção de video. O primeiro segredo do bom video é controlar a velocidade do obturador pra se ter uma boa cadência na imagem, não é livre como em foto still. Deve-se usar 1/50 (idealmente seria 1/48) pra 24fps ou 1/60 pra 30fps. Ou, múltiplos disso em raros casos, sabendo que desse jeito a imagem ficará com aquele look de fast motion, ou seja, sem o motion blur (rastro gerado pelo movimento rápido) como nosso olho/cérebro está acostumado a ver em filmes, tv, etc… Por isso se usa muito filtro ND em video pra controlar a exposição e essa é uma antiga reivindicação dos filmmakers para essas novas cameras, ou seja, ter um ND variável embutido entre a lente e o sensor, como nas antigas profissionais de video, ou até um tipo de ND eletrônico… uma hora vai chegar! Outra coisa que ajuda também é criar um perifl de cor mais flat na camera, reduzindo contraste e nitidez principalmente.
Já tive muitos modelos tanto Oly quanto Pana, e sinto saudades do 5-axis da minha saudosa E-M5. Hoje estou focando em Panasonic pois tenho as lentes estabilizadas e tenho controle sobre o que estou fazendo, afinal pra mim foi mais de uma década sem nenhum tipo de estabilização, tendo que entregar uma imagem estável. Mas as OM-Ds vivem na minha lista de desejos.