Autor Tópico: Gx8 vs E-M5 II  (Lida 4503 vezes)

Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #15 Online: 11 de Novembro de 2015, 12:45:46
Você não resistirá... E nem deve!!!! Afinal, não estamos falando de milhares de dólares, e esta época que vem agora é muito boa para descontos... :D
Chato é o dólar! Mas realmente não vou resistir! Abs


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #16 Online: 13 de Novembro de 2015, 13:52:37
Estou procurando uma câmera nova para comprar nos EUA e substituir a minha E-M5.

A opção mais óbvia é a E-M5 II, mas fico na dúvida se realmente vale o upgrade, considerando que não é muito fácil vender a minha atual por um preço razoável...

Estava olhando a GX8 e parece uma opção bem bacana, com vídeo 4k e um sensor mais novo. Mas perde muito na estabilização, ponto fortíssimo das Olympus.

Qual vocês escolheriam? Pelo que tenho visto a diferença de preço é de 100 dólares a mais para a Panasonic.

Abs,

Rodrigo

Rodrigo, se gosta da estabilização pra video eu iria de E-M5II, ou mesmo de E-M10II, se não se incomoda em abrir mão do hi-res mode e weather sealing, opções de grip, etc... Como vc falou, tem que avaliar se vai perder (muito) dinheiro nessa troca e estudar bem a GX8, que também é uma baita camera. Se eu pudesse ter as duas na mão, a primeira coisa que eu faria seria comparar os EVFs. Gosto da articulação no VF da GX8, e me parece maior também.

Pra video realmente as Panasonic são melhores. Mas em full hd as duas acima já chegam bem perto, gerando arquivos maiores inclusive (em bytes), mas as Pana conseguem uma imagem ligeiramente melhor com arquivos mais leves. A maior vantagem das Panasonic hoje é o 4K, mas precisa ter motivo pra usar e manipular esse tamanho de quadro/arquivo.

O negócio é que pra uso amador a estabilização mecânica da Olympus faz tanta diferença, que eu indicaria Olympus sobre Panasonic com a maior tranquilidade, isso vindo de quem trabalha com produção de video. O primeiro segredo do bom video é controlar a velocidade do obturador pra se ter uma boa cadência na imagem, não é livre como em foto still. Deve-se usar 1/50 (idealmente seria 1/48) pra 24fps ou 1/60 pra 30fps. Ou, múltiplos disso em raros casos, sabendo que desse jeito a imagem ficará com aquele look de fast motion, ou seja, sem o motion blur (rastro gerado pelo movimento rápido) como nosso olho/cérebro está acostumado a ver em filmes, tv, etc… Por isso se usa muito filtro ND em video pra controlar a exposição e essa é uma antiga reivindicação dos filmmakers para essas novas cameras, ou seja, ter um ND variável embutido entre a lente e o sensor, como nas antigas profissionais de video, ou até um tipo de ND eletrônico… uma hora vai chegar! Outra coisa que ajuda também é criar um perifl de cor mais flat na camera, reduzindo contraste e nitidez principalmente.

Já tive muitos modelos tanto Oly quanto Pana, e sinto saudades do 5-axis da minha saudosa E-M5. Hoje estou focando em Panasonic pois tenho as lentes estabilizadas e tenho controle sobre o que estou fazendo, afinal pra mim foi mais de uma década sem nenhum tipo de estabilização, tendo que entregar uma imagem estável. Mas as OM-Ds vivem na minha lista de desejos.

  vimeo     flickr     insta


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 13 de Novembro de 2015, 14:38:25
Sobre qualidade de imagem...realmente não existe nenhum grande salto da E-M5 pra E-M5 II, existe uma pequena melhora, mas que acho que não justificaria um upgrade, mas se em Qi quase não existe diferença....existem outras significativas...e ai tem 4 coisas que acho que pesam... e se vc tem a chance de comprar lá...acho que vale o upgrade sim....vamos as 4....

1- O empilhamento de imagens....sim eu sei que está limitado a imagens estáticas...e até iso 1600.....mas apesar dessa limitação....ou melhor dentro desses limites vc consegue com o empilhamento atingir a qualidade nessas fotos de uma FF.

2- Estabilização....sim a estabilização da E-m5 já é excelente...mas a oly sempre surpreende nisso e conseguirem dobrar a capacidade do que já era altíssimo....a E-m5 II tem simplesmente a melhor estabilização já vista em qualquer camera....brutal...brutal mesmo....me impressionei muito.... :eek: :eek:.. com os exemplos do potencial dessa estabilização nos reviews.

3- O EVF dá um grande salto....tbém é outra diferença significativa.

4- A vel. de shutter e o shutter eletrônico....podem ser MUITO úteis dependendo do que irá fazer.



« Última modificação: 13 de Novembro de 2015, 14:39:38 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #18 Online: 13 de Novembro de 2015, 14:48:24
Obrigado pelas opiniões Rinaldo!

Eu estou tendendo para a olympus mesmo, tanto pelo ibis, quanto por ser menor. A gx8 é um tijolinho!

Abs,

Rodrigo
« Última modificação: 13 de Novembro de 2015, 14:50:41 por Rjansenbr »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 13 de Novembro de 2015, 15:18:34
Não esquecendo as seguintes considerações de uso prático:

- quanto mais estável o IBIS mais imóveis devem estar os elementos na foto, pois vc vai poder fotografar a velocidades menores sem uso de tripé, portanto veja essas diferenças de "n eixos" entre modelos e marcas considerando se suas fotos realmente aceitam velocidades abaixo de 1/5s, por exemplo. Os novos IBIS são um "tripé virtual": se os elementos na foto estiverem se movendo no quadro por andarem ou sofrerem ação de vento tanto faz 2 eixos na lente ou 5 eixos na câmera. Veja como a Panasonic (e todas as demais) não usa isso nas propagandas...

-  empilhamento de foco: na mão é complicado, pois já existem vários testes na Internet mostrando que um movimento mínimo resulta em "fantasmas" que incomodam e exigem tratamento no pós, pois o stacking é algo especial e deve ser bem controlado. Já existe gente falando que a E-M1 com o novo firmware (processa geral e entrega a foto final "empilhada") acaba com a necessidade de tripé para stacking de foco, e não é bem assim. Você pode ter o besouro todo em foco, mas sem aquela nitidez que espera...

Sabendo dessas limitações ou características, mesmo assim eu compraria um corpo mais novo mesmo, mas com o pé no chão em termos do que obteria... :)

 :ok:
« Última modificação: 13 de Novembro de 2015, 15:22:54 por efilho »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #20 Online: 13 de Novembro de 2015, 15:22:39
Eu ficaria com a E-M5 e compraria lentes...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rjansenbr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
Resposta #21 Online: 13 de Novembro de 2015, 20:11:22
Eu ficaria com a E-M5 e compraria lentes...

É o mais racional...! Mas vai ser um auto-presente de natal!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #22 Online: 13 de Novembro de 2015, 22:30:03
eu tô aproveitando o tópico, pois vou viajar ano que vem e tava nesse impasse de melhorar o corpo. Mas acho que vou investir numas lentezinhas mesmo. 75-300 é certo. Taaaalvez a 17mm (aí me desfaço da 20mmm). Enfim, até lá eu decido.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 13 de Novembro de 2015, 22:44:46
eu tô aproveitando o tópico, pois vou viajar ano que vem e tava nesse impasse de melhorar o corpo. Mas acho que vou investir numas lentezinhas mesmo. 75-300 é certo. Taaaalvez a 17mm (aí me desfaço da 20mmm). Enfim, até lá eu decido.

Enquanto não vai, malhe bastante na academia, pois se decidir por lente não pode dizer que não melhorou o corpo...  :D
« Última modificação: 13 de Novembro de 2015, 22:47:34 por efilho »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #24 Online: 14 de Novembro de 2015, 00:00:08
Enquanto não vai, malhe bastante na academia, pois se decidir por lente não pode dizer que não melhorou o corpo...  :D

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 14 de Novembro de 2015, 05:17:47
Não resisti e entrei na brincadeira.... :D....pergunta que não quer calar:
Se malhar e melhorar o corpo e for ao oftalmo e ajustar as lentes antes da viagem, o gasto lá será zero??  :hysterical:
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #26 Online: 14 de Novembro de 2015, 12:09:11
Não resisti e entrei na brincadeira.... :D....pergunta que não quer calar:
Se malhar e melhorar o corpo e for ao oftalmo e ajustar as lentes antes da viagem, o gasto lá será zero??  :hysterical:

Bem que poderia ser assim!!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 14 de Novembro de 2015, 13:05:50
Eu gosto muito da 75-300: qual opção permite levar uma 600mm no bolso??? Não se esqueça de comprar o parassol para ela, bem grandinho e carinho ($20) e vendido separado. E, sem tripé, 1/1000s por via das dúvidas, mesmo com "cem eixos" para garantir...  :)



marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.047
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 18 de Novembro de 2015, 14:30:14
Para sofrer: GX8 com 300 (!) dólares de desconto na Amazon, mas só hoje.

http://www.43rumors.com/massive-24-hours-deal-at-amazon-200-off-on-the-panasonic-gx8-camera/

(e se alguém que estiver nos EUA quiser uma superzoom de sensor pequeno, essa FZ300 é ótima, ainda mais com esse desconto)
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 18 de Novembro de 2015, 17:50:07
Estou aguardando a BF e surgem promoções como essas!
Só pra complicar mesmo rsss
Bem que ela poderia vir com flash...

OBS: tá o mesmo preço na B&H
« Última modificação: 18 de Novembro de 2015, 17:52:39 por fabreder »
Samsung Galaxy S8+ rss