Autor Tópico: Época de boas compras nos Classificados!  (Lida 8529 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #30 Online: 11 de Novembro de 2015, 14:01:06
Com relação ao tema inicial do tópico, não acho que estejamos passando por uma época tão boa assim de negócios nos classificados. Ao menos ao meu ver, o que está acontecendo está muito mais ligado ao câmbio. No ano passado lembro-me de ver uma meia-dúzia de 24-105mm f/4L compradas junto como kit de 6D ou 5D3 sendo repassadas por 1500, 1600 reais... Hoje pedem 2000, 2200! Se comparar com o valor de uma nova, dada a alta do dolar, está mais ou menos "elas por elas", mesmo que o preço absoluto tenha aumentado.

Aí entra a segunda parte que é aproveitar da situação para se desfazer de algo. Se eu não tivesse adorado o ângulo da 17-40L que comprei no ano passado por cerca de 1600 reais, poderia pedir hoje algo em torno de 2000, que é o preço médio praticado. Alguns diriam que eu teria usado a lente e vendido com "lucro". Outros diriam que é normal. Eu prefiro simplesmente associar isso ao mercado, seja pela inflação, pelo câmbio, pela lei da oferta e da procura, por qualquer motivo que seja. O que eu me baseio é que, se eu for vender a 17-40 para trocar por outra da mesma faixa de preço dela, preciso repor o investimento. Sigamos que eu queira aquela 24-105 que custava 1600 reais no ano passado, mesmo valor da minha 17-40 nessa época... hoje eu preciso pedir 2000 pela minha 17-40 para comprar a 24-105 que também subiu para 2000. Pra que complicar?

Por fim, entra o terceiro fator: especulação. Isso acontece em todos os ramos, tanto em coisas como hobby quanto profissionalmente. Como vocês acham que os "garagistas" vivem? Sim, aquelas concessionárias de carros usados... Eles procuram pagar o mínimo possível no seu e vender pelo máximo possível o deles. Ele vai comprar o seu carro por 30mil hoje e anunciar amanhã por, sei lá, 38mil. Não é segredo! Aí fui lá eu num forum de som automotivo, vi um camarada anunciando um subwoofer por um valor que considero abaixo do mercado, conferi a reputação dele, conferi meu saldo no banco e comprei pensando em revender. Paguei 300 reais, sabendo que a maioria pede 450. Anunciei no dia seguinte por 500. Se acha errado, deixa o anuncio "upando" até abaixar. Boicote. Se alguém comprar é porque se interessou! É o custo de oportunidade. É maaais ou menos o princípio dos juros. Dos trades do mercado financeiro e por aí a viagem toda que nem quero entrar... Enfim, não vejo muita complicação. E pra não dizer que sou tendencioso e que posso estar defendendo esse tipo de atitude, quando vendi a minha T4i, acho que saiu mais barata do que outras T3i bem mais surradas que estavam anunciadas simultaneamente. Quem comprou a minha deve estar rindo a toa. Eu não fiquei menos satisfeito, pois pra mim aquele valor era o suficiente para migrar para a 5D que comprei e que também me parecia um bom negócio. Se não achasse isso, poderia esperar mais e vender melhor a minha câmera. Se o preço estivesse alto, provavelmente ninguém compraria. Segue o jogo de negócios...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 11 de Novembro de 2015, 14:04:43
Quando eu vejo algo que está acima do valor de mercado eu dou risada e largo pra lá... Anunciei num grupo que queria comprar um Sb-910, ai um cara me ofereceu um SB-900 por 1.700 kkkkk, se apareceu alguma besta que pague, sorte pra ele, mais eu não pago nem 1.000. Muitas vezes, ou quase 90% das vezes compensa comprar novo mesmo de algum muambeiro, existem muitos de confiança. Eu mesmo cotei uma D610 por 5.500 nova e no ML usadas por 5.000, obviamente comprei a nova.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #32 Online: 11 de Novembro de 2015, 14:13:13
Quando eu vejo algo que está acima do valor de mercado eu dou risada e largo pra lá...

Resumiu bem o que eu comentei no último parágrafo do meu post acima!  :ok:
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #33 Online: 11 de Novembro de 2015, 15:08:00
O que eu me baseio é que, se eu for vender a 17-40 para trocar por outra da mesma faixa de preço dela, preciso repor o investimento. Sigamos que eu queira aquela 24-105 que custava 1600 reais no ano passado, mesmo valor da minha 17-40 nessa época... hoje eu preciso pedir 2000 pela minha 17-40 para comprar a 24-105 que também subiu para 2000. Pra que complicar?

Eu penso assim também.
O problema é quando a diferença do usado para o novo fica irrisória.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #34 Online: 11 de Novembro de 2015, 15:46:24
Eu penso assim também.
O problema é quando a diferença do usado para o novo fica irrisória.

Posso citar um caso:
"Namoro" uma objetiva TS-e 24mm versão II. No ML existe um único exemplar usado, em bom estado e está em SP.
Porém há 6 meses, o cara pedia R$ 7k. Hoje está R$ 8,5k. Usado e SEM parasol.

Na B&H, uma nova sai a US$ 1899 (R$ 7975 com o dólar a R$ 4,20)... :doh:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #35 Online: 11 de Novembro de 2015, 15:53:39
Se o usado está no preço do novo, não compre. Se ninguém comprar e o camarada realmente quiser vender, vai precisar abaixar o preço. Se eu realmente quero algo e este algo está custando o preço do novo, compro o novo. Temos essa opção.

No caso da TS-e 24mm, se alguém comprar é porque não conseguiu comprar na B&H ou não quis esperar o prazo para importação. Ou por desinformação mesmo, vai saber. Importante é fazermos a nossa parte como consumidores.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #36 Online: 11 de Novembro de 2015, 16:01:47
Se o usado está no preço do novo, não compre. Se ninguém comprar e o camarada realmente quiser vender, vai precisar abaixar o preço. Se eu realmente quero algo e este algo está custando o preço do novo, compro o novo. Temos essa opção.

No caso da TS-e 24mm, se alguém comprar é porque não conseguiu comprar na B&H ou não quis esperar o prazo para importação. Ou por desinformação mesmo, vai saber. Importante é fazermos a nossa parte como consumidores.

 :ok:
Por esse preço, não tem nem conversa.
Prefiro esperar outras oportunidades.


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 11 de Novembro de 2015, 18:48:32
Não necessariamente, é aquilo que falei: se é um item raro e que a pessoa precisa ela vai acabar pagando qq preço e isso vai gerar um efeito cascata.
mas quem gerou a tal inflação (discordo sobre a hipótese de cartel involuntario) foi a necessidade sobre o item e não quem a ofertou.
Outro ponto formar o preço com base nos seus custos, eh apenas uma referência.
Imagino então que um fotógrafo competente não pode cobrar mais que uma sem competência, os 2 tendo os mesmos custos operacionais. Baita pilantra esse cara que cobra o dobro do outro, soh pq a competência eh rara e eu preciso de produto bom.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #38 Online: 11 de Novembro de 2015, 18:56:53
mas quem gerou a tal inflação (discordo sobre a hipótese de cartel involuntario) foi a necessidade sobre o item e não quem a ofertou.
Outro ponto formar o preço com base nos seus custos, eh apenas uma referência.
Imagino então que um fotógrafo competente não pode cobrar mais que uma sem competência, os 2 tendo os mesmos custos operacionais. Baita pilantra esse cara que cobra o dobro do outro, soh pq a competência eh rara e eu preciso de produto bom.

Precificação de produto é mais preto no branco que serviços.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #39 Online: 11 de Novembro de 2015, 19:58:43
Eu nao acho ser questao de picaretagem, mas sim de desvalorização do poder de compra.

Eu comprei a dois anos uma 15mm Sigma usada, paguei R$1500,00 na mão do camarada, em cash, nova ela custava R$2100,00. Se for avaliar a questao de uso que tive com ela e tudo o mais, seria justo vende-la em torno de R$1000,00, certo? Sim, se o poder de compra não tivesse diminuido pela metade pra quem trabalha com equipamentos importados.

A mesma lente hoje está custando no mercado paralelo mais de R$4000,00, se eu vender a R$1000,00 eu estou dando de graça a lente, ja que com R$1000,00 hoje não se compra lente nenhuma que preste (nem a mesma 15mm com 3 anos de uso), então eu vendê-la a R$2000,00 ou um pouco a mais, ainda assim continua abaixo do preço de novo de mercado (metade) e pra falar a verdade eu não ganhei 500 na jogada nao, devo até ter perdido se for avaliar o poder de compra que temos hoje com a subida do dólar.

Mas, não pretendo vende-la de qualquer forma

E digo mais, fotografo que virando o ano não aumentar pelo menos 25% dos seus orçamentos (ou aumentar 25% da lucratividade e diminuir custos) vai quebrar.
@jacobfotografiacriativa


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 440
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 11 de Novembro de 2015, 20:51:15
Uma coisa que percebi nos classificados é a ausência da 6D. Sempre aparecia por lá uma para ser vendida, agora não vejo há um tempinho.
Assunto não é sujeito.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 11 de Novembro de 2015, 21:53:34
mas quem gerou a tal inflação (discordo sobre a hipótese de cartel involuntario) foi a necessidade sobre o item e não quem a ofertou.
Outro ponto formar o preço com base nos seus custos, eh apenas uma referência.
Imagino então que um fotógrafo competente não pode cobrar mais que uma sem competência, os 2 tendo os mesmos custos operacionais. Baita pilantra esse cara que cobra o dobro do outro, soh pq a competência eh rara e eu preciso de produto bom.

Você está confundindo alhos com bugalhos.

Não tem custos a não ser de correio nesse caso. O Sujeito comprou a camera por R$ 600,00 no ML (com alça original). Depois que chegou  em casa, tirou a alça original e anunciou ela por R$ 1.429.

Eu até tirei print na época:



(Sim é a mesma câmera, tem marcas nela que permitem identificar)

Não posso acreditar que alguém ache isso normal e aceitável.

Ah! Na época isso deu um rebu no grupo de fb que participávamos e ele acabou baixando o preço para valores razoáveis.


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #42 Online: 11 de Novembro de 2015, 22:54:03

Você está confundindo alhos com bugalhos.

Não tem custos a não ser de correio nesse caso. O Sujeito comprou a camera por R$ 600,00 no ML (com alça original). Depois que chegou  em casa, tirou a alça original e anunciou ela por R$ 1.429.

Eu até tirei print na época:



(Sim é a mesma câmera, tem marcas nela que permitem identificar)

Não posso acreditar que alguém ache isso normal e aceitável.

Ah! Na época isso deu um rebu no grupo de fb que participávamos e ele acabou baixando o preço para valores razoáveis.

A foto aqui não abriu, mas eu acredito em você. kkkk
E quanto era o valor médio na época?
« Última modificação: 11 de Novembro de 2015, 22:54:46 por Leo P »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #43 Online: 12 de Novembro de 2015, 08:39:49
Picaretagem ou não, porque simplesmente não deixa a câmera que o camarada comprou por 600 e re-anunciou por 1429 mofando lá? Faça a sua parte! Se alguém comprar, parabéns: teremos encontrado alguém que não achou picaretagem o preço supostamente ridículo que o camarada está pedindo, e o picareta ficará feliz. Se ninguém comprar, o picareta estará com os 600 reais dele encalhados...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #44 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:08:45
Cassio, nós é que estamos errados por achar uma sacanagem essas coisas, o ~mercado que está certo. Acho melhor a gente não tentar vender mais nada, senão vamos continuar pobres por sermos contra o ~mercado.  :D