Autor Tópico: Época de boas compras nos Classificados!  (Lida 8530 vezes)

sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:27:10
Picaretagem ou não, porque simplesmente não deixa a câmera que o camarada comprou por 600 e re-anunciou por 1429 mofando lá? Faça a sua parte! Se alguém comprar, parabéns: teremos encontrado alguém que não achou picaretagem o preço supostamente ridículo que o camarada está pedindo, e o picareta ficará feliz. Se ninguém comprar, o picareta estará com os 600 reais dele encalhados...

Isso, deixa tudo quieto, deixa a m* que está. Depois reclama que o Brasil está com o governo que está.. "deixa tudo quieto, sem reclamar, é assim mesmo".
 
Desculpe, mas não consigo ser acomodado desse jeito.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #46 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:42:14
Desculpe, não consigo achar que reclamar na internet vai resolver algo. Prefiro usar a cabeça e fazer sim a minha parte.

No seu exemplo mesmo, o que é mais efetivo? a) reclamar num forum de fotografia, no facebook ou no que quer que seja pra dizer que é picaretagem do cara; b) não comprar, deixando o produto encalhar e o tal picareta ficar no prejuizo?

OK, já sei, você vai dizer que algum desavisado pode comprar e se dar mal, né? E que daí o tal picareta vai ter saído ganhando... Bom, eu até ficaria com dó desse coitadinho, e com raiva do picareta. Mas sinceramente, se alguém é desavisado o suficiente para pagar tanto a mais por um produto, quero mais é que se lasque mesmo. Eu faço a minha parte como consumidor consciente. Pesquiso (e muito) antes de comprar qualquer coisa. Seja para um carro de 50K, seja para um flash da china de 200 reais. É o meu dinheiro, só eu sei o quanto suei para conquistá-lo, não vou jogar fora em algo que esteja acima do preço ou que não entregue o resultado que eu espero.

Se alguém não segue ao menos um raciocínio parecido com este que descrevi, me desculpe novamente, mas não vai ser reclamando aqui que vamos melhorar alguma coisa!

Em tempo, essa discussão de classificados sempre retorna, sempre com esses dois posicionamentos sobre picaretagem, sobre colocar preço nas coisas dos outros, etc etc... acho que não era esse o foco inicial DESTE tópico agora, que pelo que entendi visava mais uma onda de bons preços, boas ofertas de equipamentos.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #47 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:51:14
Isso, deixa tudo quieto, deixa a m* que está. Depois reclama que o Brasil está com o governo que está.. "deixa tudo quieto, sem reclamar, é assim mesmo".
 
Desculpe, mas não consigo ser acomodado desse jeito.
Comprar e vender é questão de quanto a pessoa acha que pode lucrar com aquilo. Não é nenhum tipo de corrupção. Não julgo que quem vende por valor maior que a média tenha algum problema de caráter. Esse cara não vai inflacionar o mercado! Isso só vai acontecer se o próprio mercado mostrar que aquilo merece ser valorizado. Por exemplo, o pessoal reclama que lentes antigas eram baratinhas e agora ficaram bem mais caras pois descobriu-se que são excelentes opções nas câmeras modernas. Se são excelentes opções, bem construídas e duram uma eternidade, devem ser valorizadas mesmo!
Outro exemplo, dessa vez comigo. Há uns 10 anos atras, comprei uma guitarra por um bom preço em conjunto com meu irmão. Depois de alguns meses percebemos que ninguém tava usando, porém não tínhamos certeza se iriamos vender, afinal era legalzinha, só não era utilizada. Decidimos colocar no MercadoLivre por um preço alto (maior do que considerávamos normal), pois se não vendesse não teria problema, mas se vendesse naquele preço teríamos uma boa vantagem financeira que justificaria a venda. Conclusão, compraram a guitarra. Devo ser preso? Vou para o inferno?


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #48 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:53:53

OK, já sei, você vai dizer que algum desavisado pode comprar e se dar mal, né? E que daí o tal picareta vai ter saído ganhando... Bom, eu até ficaria com dó desse coitadinho, e com raiva do picareta. Mas sinceramente, se alguém é desavisado o suficiente para pagar tanto a mais por um produto, quero mais é que se lasque mesmo. Eu faço a minha parte como consumidor consciente. Pesquiso (e muito) antes de comprar qualquer coisa. Seja para um carro de 50K, seja para um flash da china de 200 reais. É o meu dinheiro, só eu sei o quanto suei para conquistá-lo, não vou jogar fora em algo que esteja acima do preço ou que não entregue o resultado que eu espero.


Meu pai tem mais de 50 anos, minha mãe mais de 40, nenhum deles tem o acesso que eu, por exemplo, de pesquisar bastante algo na internet antes de comprar qualquer coisa e eu nem sempre estou por dentro de tudo que eles querem comprar pra poder fazer essa pesquisa pra eles. Não sei você, mas eu ficaria BEM chateada em saber que alguém enrolou eles, vendendo um produto que vale R$ 100,00, por exemplo, por R$ 500,00, não é porque eles são meus pais, mas não acho certo nenhum "coitadinho desavisado" se lascar mesmo.  Determinar o que é certo ou errado levando em consideração apenas a minha situação ou a situação de pessoas próximas é bem umbiguista. :)
« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 09:54:25 por Daniela Alves »


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #49 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:57:00
Bom, voltando ao assunto inicial do tópico... Aguardando os bons anúncios nos classificados.  :assobi:


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:03:25

Nós fizemos nossa parte, "denunciamos" o cara naquele grupo e ele abaixou o preço.
 
Vocês acham certo deixar um caso flagrante de picaretagem passar, eu não acho, sinto muito. 

Pelo que estou vendo a Lei de Gerson é a preferida de muitos por aqui, por isso não tenho mais o que perder tempo discutindo aqui.  Prefiro gastar meu tempo com pessoas com conceitos de ética menos elásticos.
 


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:07:47
Iniciei o tópico por ter comprado uma 105 Micro Nikkor praticamente zero por R$ 2700 mês passado e um flash Nikon SB-500 esta semana na caixa por R$ 450, isso depois de ver Nikkors nas caixas por preço mais do que razoável (p.ex. a 70-200/4 por R$ 4500, na B&H R$ 7000 equivalentes e na loja Nikon BR R$ 7600- já tenho essa lente). Para mim são preços muito bons...  :)


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #52 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:08:51
Lembrei que ontem teve um anúncio bom, uma 5Dc por 1,5k, tanto que saiu rapidinho, rs.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #53 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:15:14
En
Meu pai tem mais de 50 anos, minha mãe mais de 40, nenhum deles tem o acesso que eu, por exemplo, de pesquisar bastante algo na internet antes de comprar qualquer coisa e eu nem sempre estou por dentro de tudo que eles querem comprar pra poder fazer essa pesquisa pra eles. Não sei você, mas eu ficaria BEM chateada em saber que alguém enrolou eles, vendendo um produto que vale R$ 100,00, por exemplo, por R$ 500,00, não é porque eles são meus pais, mas não acho certo nenhum "coitadinho desavisado" se lascar mesmo.  Determinar o que é certo ou errado levando em consideração apenas a minha situação ou a situação de pessoas próximas é bem umbiguista. :)

Entendo seu ponto, Daniela. De verdade, acho que não invalida o que falei. Mas essa questão de mercado, de negociação e tudo o mais, existe desde muito antes de eu e você nascermos, dos seus pais, seus avós e pode andar alguma geração no sentido contrário aí, heim? Tente ver por outro panorama: se sua mãe é ou já foi responsável pelas compras da casa, aposto que ela pesquisava preço do arroz no mercado, da carne no açougue, essas coisas... não é mesmo? Porque é que deveria esquecer disso ao comprar qualquer outra coisa? Se ela precisa de um item de 100 reais que estão tentando vender por 500 e ela fechar, será que não faltou manter a calma e ir cotar antes o preço em outro lugar? Pedir a opinião de alguém de confiança se é isso mesmo? Meu pai também tem mais de 50 anos e, não é que esses dias me apareceu com uma filmadorazinha pra levar numa viagem ao pantanal sem me consultar, mesmo sabendo do meu hobby? Aí perguntei onde comprou e quanto pagou... fui conferir nos sites que conheço lá no Paraguai (ele mora na fronteira) e descobri que pagou mais caro e numa loja mais suspeita. Dei uma "bronca" nele, tanto por não ter me envolvido quanto por não ter pesquisado e comprado na primeira loja que entrou.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #54 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:19:06
Lembrei que ontem teve um anúncio bom, uma 5Dc por 1,5k, tanto que saiu rapidinho, rs.

Pois é, confesso que fiquei tentado por essa 5D... A lógica é assim mesmo, preços bons vendem rápido, se não tem pressa pra vender, pode colocar um preço mais alto.

A minha 100/2.0 que o Leo P ficou de olho foi vendida em menos de 12h. E olha que nem achei o preço tão baixo assim...  :)


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.498
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #55 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:28:07
Nós fizemos nossa parte, "denunciamos" o cara naquele grupo e ele abaixou o preço.
 
Vocês acham certo deixar um caso flagrante de picaretagem passar, eu não acho, sinto muito. 

Pelo que estou vendo a Lei de Gerson é a preferida de muitos por aqui, por isso não tenho mais o que perder tempo discutindo aqui.  Prefiro gastar meu tempo com pessoas com conceitos de ética menos elásticos.

OK, fizeram a tal "denúncia" baseado em que? Até imagino aqui: "Hey, senhores moderadores do grupo do facebook, tem um cara que está pedindo o dobro do valor aceitável no item dele!"

Sei bem o que é lei de Gerson, mas e aí... o cara seria obrigado a baixar o preço, baseado no incrível motim de vocês?

E se todos do grupo ignorassem o anúncio e não comprassem, será que ele não iria baixar o preço de igual forma para conseguir vender?

Ao meu ver, toda essa discussão não passa nem perto de ética. Falta de ética seria mentir ou omitir algo sobre a condição do produto, sobre a origem... mudar algum "termo" acordado entre os dois lá no meio da negociação... esse tipo de coisa. Anunciar qualquer coisa por um valor ridiculamente acima da méida, ao menos pra mim, é idiotice.

Lembrei que ontem teve um anúncio bom, uma 5Dc por 1,5k, tanto que saiu rapidinho, rs.

Perfeito. A média de preços no ano passado era essa, entre 1500 e 2000 reais. Essa de ontem estava no "limite inferior" da média, mesmo com a alta dos preços dos novos e semi-novos. Por isso vendeu rápido, não ficou nem 24h anunciado!

Agora pegando no pé de vocês sobre a outra discussão, se esse mesmo colega que comprou anunciar a câmera por 2500, alguém vai comprar? Precisamos denunciá-lo? Eu daria risada e deixaria ele com o capital "empatado" até que o preço retornasse abaixo dos 2000... ou o valor que achasse justo e suficiente para dar uma oferta.

Iniciei o tópico por ter comprado uma 105 Micro Nikkor praticamente zero por R$ 2700 mês passado e um flash Nikon SB-500 esta semana na caixa por R$ 450, isso depois de ver Nikkors nas caixas por preço mais do que razoável (p.ex. a 70-200/4 por R$ 4500, na B&H R$ 7000 equivalentes e na loja Nikon BR R$ 7600- já tenho essa lente). Para mim são preços muito bons...  :)

É isso aí. Vira e mexe aparecem bons preços mesmo.  :ok:
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #56 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:29:53
Entendo seu ponto, Daniela. De verdade, acho que não invalida o que falei. Mas essa questão de mercado, de negociação e tudo o mais, existe desde muito antes de eu e você nascermos, dos seus pais, seus avós e pode andar alguma geração no sentido contrário aí, heim? Tente ver por outro panorama: se sua mãe é ou já foi responsável pelas compras da casa, aposto que ela pesquisava preço do arroz no mercado, da carne no açougue, essas coisas... não é mesmo? Porque é que deveria esquecer disso ao comprar qualquer outra coisa? Se ela precisa de um item de 100 reais que estão tentando vender por 500 e ela fechar, será que não faltou manter a calma e ir cotar antes o preço em outro lugar? Pedir a opinião de alguém de confiança se é isso mesmo? Meu pai também tem mais de 50 anos e, não é que esses dias me apareceu com uma filmadorazinha pra levar numa viagem ao pantanal sem me consultar, mesmo sabendo do meu hobby? Aí perguntei onde comprou e quanto pagou... fui conferir nos sites que conheço lá no Paraguai (ele mora na fronteira) e descobri que pagou mais caro e numa loja mais suspeita. Dei uma "bronca" nele, tanto por não ter me envolvido quanto por não ter pesquisado e comprado na primeira loja que entrou.

Não é porque algo existe há muito tempo que eu serei a favor disso. Muita coisa errada existe há muito tempo, algumas coisas até cobertas por lei, nem por isso vou deixar isso passar por cima das coisas que eu acredito como um todo, por certo ou errado.
Não vou também culpabilizar minha mãe, ou qualquer outra pessoa na posição de comprador que pagou a mais por um produto ou serviço sabendo que existem pessoas que usam a falta de conhecimento do outro pra se dar bem nos negócios. Fazer isso tem quase a mesma lógica de culpar alguém que foi assaltado, ao invés de culpar quem assaltou, afinal... Sabia que poderia ser assaltado, por que estava usando o celular na rua?

Mas enfim, vamos finalizar essa discussão por aqui, e voltar para a proposta do tópico. :ok:


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #57 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:31:00
Pois é, confesso que fiquei tentado por essa 5D...

Até eu que já tenho uma, fiquei tentada.  :hysterical:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #58 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:32:10
Até eu que já tenho uma, fiquei tentada.  :hysterical:

 :D :D :D


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:34:46
OK, fizeram a tal "denúncia" baseado em que? Até imagino aqui: "Hey, senhores moderadores do grupo do facebook, tem um cara que está pedindo o dobro do valor aceitável no item dele!"

Sei bem o que é lei de Gerson, mas e aí... o cara seria obrigado a baixar o preço, baseado no incrível motim de vocês?
 

Tiramos o print do anuncio original no ML e o dele dias depois com a mesma câmera pelo valor maior que o dobro.  Um outro colega pegou e postou isso. 

Simples, não? Mas na tua cabecinha  nós estávamos errados, não ele, certo?

Essa história de dizer que o errado é quem compra sem saber o preço certo é quase a mesma "lógica" de dizer que a vítima de estupro é a culpada por não saber que estava passando por um lugar perigoso.