Autor Tópico: Valor para fotos de produtos  (Lida 2152 vezes)

jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Online: 10 de Novembro de 2015, 14:37:50
Boa tarde!
Preciso de uma ajuda da galera que fotografa produtos.

Trabalho costumeiramente com fotos de pessoas e eventos, porém apareceu um serviço interessante para fotografar lâmpadas para uma empresa local.

Já havia fotografado lâmpada para teste/estudo, portanto sei que é possível, mas sei do trabalho que dá :D

Alguém aí pode me ajudar a determinar o valor/produto fotografado?

Serão de início 15 lâmpadas distintas (still com fundo branco) e as mesmas lâmpadas aplicadas em um painel de madeira funcionando (mais ambientadas).

As fotos serão usadas em ações de marketing (em redes sociais) e catálogos.

Obrigado!!
Canon


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2015, 11:20:12
Ninguém??  :(
Canon


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2015, 11:46:17
Criei um tópico sobre isso e não tive sucesso também.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2015, 11:52:52
Criei um tópico sobre isso e não tive sucesso também.

Éé, to vendo q tb não terei auxílio não :D
Canon


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2015, 13:28:14

Alguém aí pode me ajudar a determinar o valor/produto fotografado?

Obrigado!!

tem um campo de pesquisa ali em cima no canto direito. é bastante útil. em 30 segundos achei esse tópico que pode te ajudar. Receita de bolo pronta vai ser difícil encontrar.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=110806.0

tem esse outro que rendeu 4 páginas de comentários, apesar de mais antigo é mais voltado para seu tipo de trabalho:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=71456.60


« Última modificação: 11 de Novembro de 2015, 13:30:21 por amador47sc »


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2015, 14:29:33
tem um campo de pesquisa ali em cima no canto direito. é bastante útil. em 30 segundos achei esse tópico que pode te ajudar. Receita de bolo pronta vai ser difícil encontrar.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=110806.0

tem esse outro que rendeu 4 páginas de comentários, apesar de mais antigo é mais voltado para seu tipo de trabalho:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=71456.60

Então, eu já havia pesquisado e lido estes posts. Principalmente o segundo, que é bem para esse tipo de trabalho.

O problema é justamente a data desta publicação, visto que esse mercado muda muito e muito rapidamente. Não só o mercado fotográfico, mas também o mercado publicitário.

Gostaria apenas de uma ajuda para formar o preço, não a receita pronta. Até porque a receita pronta de uns pode ser apenas o começo da receita que preciso. :ok:

[] Ah, e quanto essa busca. Você que é moderador amador47sc sabe se é possível modificá-la, para que a mesma traga os resultados ordenados por data recente. Sou programador php e se for possível posso ver se consigo ajudar. Ou então deixar a opção para o usuário ordenar conforme quer.

Enfim, obrigado pelo retorno! ;)
Canon


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2015, 14:33:04
É dificil dar preço por vc pois muitas coisas estão envolvidas até chegar em um valor.


Eu acho que vc deve calcular seus custos e sobre eles incluir seu lucro.


Agora é questão é quando dá pra vc lucrar nesse trabalho? Verifique se vai ser um trabalho único, se esse cliente vai te chamar mais vezes ou talvez fechar um pacote mensal, essas são algumas variáveis. Outras são, qual vai ser a exposição do seu nome e isso poderá te trazer outros trabalhos? Em cima disso baseie seu lucro, pois o custo vc já calculou e sabe quanto é.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2015, 14:34:24
[] Ah, e quanto essa busca. Você que é moderador amador47sc sabe se é possível modificá-la, para que a mesma traga os resultados ordenados por data recente. Sou programador php e se for possível posso ver se consigo ajudar. Ou então deixar a opção para o usuário ordenar conforme quer.


Isso precisa mesmo! rsrs
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2015, 15:15:43
Eu por exemplo, sei meus custos direitinho.
Hoje cobro 500,00 reais por um ensaio digital de gestante, se eu cobrar isso para fotografar produto, a depender da quantidade de fotos, vou está prostituindo fácil o mercado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2015, 16:47:30
Alem de considerar todos os custos envolvidos no trabalho em si, como por exemplo Transporte, Tempo gasto pra tirar as fotos, Tempo de Edicao, Alugueis e etc, você deve considerar quem é o seu cliente. Você esta tirando fotos para o Seu Joao dono da Padaria do bairro ou pro dono de uma empresa top a nível nacional? Essas fotos serão usadas pra colocar dentro da padaria ou pra uma divulgação em massa em redes sociais e outros meios de publicação? Tudo isso influencia o custo das fotos.
Portanto antes de pensar em quanto cobrar, analise o seu trabalho, a sua experiencia, o seu cliente e todos esses os outros fatores envolvidos.
Não tenho ideia de quanto cobram aqui no Brasil, porem morei um bom tempo em NY e fiz diversos amigos fotógrafos la, inclusive alguns que trabalhavam com fotografia still. Os preços e públicos-alvo variavam, um deles que fazia trabalhos mais em conta cobrava em media $40 -$55 por foto com mínimo retouch, enquanto o outro cobrava cerca de $120 por foto.
É aquela velha historia.... tem clientes e preços pra todos. Como ja comentaram ate em outros tópicos aqui no fórum, somente você sabe quanto vale o seu trabalho.
Uma das coisas que eu aprendi com fotografia e que eu uso pra minha vida também foi valorizar o meu trabalho e o que eu faço, por que só eu tenho noção de todo o empenho e carinho naquilo que eu faço.
Enfim, desejo boa sorte pra você no trabalho e continue buscando se aperfeiçoar naquilo que gosta.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2015, 16:47:46 por guinicholas »
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #10 Online: 03 de Dezembro de 2015, 17:41:53
Acho que um dos maiores erros é você passar o preço para o cliente sem antes fazer um briefing detalhado.
Não existe tabela e quando se dá um preço de cara o seu produto fica parecendo coisa de mercado que vende em prateleira.
Quando isso acontece o erro pode ser grande e prejudicial à qualquer uma das partes.

O ideal é detalhar bem o serviço e definir se é melhor cobrar por hora ou por foto. E o mais importante, colocar tudo no contrato, inclusive as exceções como horas ou fotos extras.
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli