Autor Tópico: Equipamento superior ao fotógrafo  (Lida 6876 vezes)

guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #15 Online: 10 de Novembro de 2015, 17:15:19
Acompanhando a discussão  :snack:

Eu particularmente evito ao máximo falar sobre lentes que não usei. Só tento falar algo quando tenho algum tempo usando determinado equip e sempre falo o que incomoda nele (pra mim, pois pode não ser incômodo pro outro)
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #16 Online: 10 de Novembro de 2015, 17:33:51
E pior que eu estava sentindo o cheiro da gasolina. hahaha.

Também acho que muita coisa se perde focando as discussões em torno de equipamentos. Vejo pouco debate sobre arte, estilo ou sobre a carreira de fotógrafo, por exemplo.

Mas sua ressalva é válida, há realmente muita gente talentosa por aqui. E aqui me permita um elogio ao seu trabalho. Simplesmente primoroso, Raphael.

Legal Kleber, obrigado!  :ok:

Agora acredito que essa associação equipamento = qualidade em produção fotografica tenha muito a ver com o marketing de mercado: Os fabricantes enfiam na cabeça das pessoas que ela precisam de um equipamento melhor para conseguirem fotos melhores. É assim com tudo, é o apelo mundial para que exista o consumo.

A gente é que tem que ter discernimento.


tt.tiagoboth

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
  • em busca do novo
Resposta #17 Online: 10 de Novembro de 2015, 17:44:05
Muito verdade isso, ja passei por esse processo de achar que o equipamento iria fazer a diferença no meu trabalho, ainda bem que abri os olhos e percebi que o equipamento pode e deve ser pensado apenas como um item mais para um diferencial, mas que não é tudo.

É como o colega falou, estudar, adquirir conhecimento é o melhor equipamento, e o melhor diferencial.

Tanto é que hoje, uma das lente que uso é sigma. kkkk
Emboras meu trabalho ainda esta longe do que eu almejo chegar.

FLW
FilmeMaker


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #18 Online: 10 de Novembro de 2015, 17:59:17
Ia postar meu pitaco, mas decidi acompanhar momentaneamente...  :snack:
« Última modificação: 10 de Novembro de 2015, 18:00:11 por jefersonperrot »
Canon


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 10 de Novembro de 2015, 18:07:35
Aqui, você terá respostas de todos os tipos, com justificativas, desde boas até bem toscas...

Para mim o que importa é a imagem final, não interessa com qual equipamento. O resto é frescura.

Já vi de tudo... Imagens excepcionais feitas com Zenit e filme vencido e imagens horriveis feitas por profissionais com Nikon D800 e que eles juram que as imagens são do kct...
« Última modificação: 10 de Novembro de 2015, 18:09:30 por AFShalders »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #20 Online: 10 de Novembro de 2015, 18:46:52
Apenas externo meu desejo de ver as pessoas discutindo outros assuntos que não sejam equipamentos. Imagino como seria mais rico para todo, inclusive aos aficionados por equipamento.

Amigo, acho que você está procurando mulher no banheiro masculino.

Existe sala para todo tipo de discussão. Se você entra em um tópico que fala sobre equipamento, vai ver uma discussão sobre o referido.

Quanto ao fato de criticar um equipamento, não é preciso tirar o máximo dele para poder ter uma opinião sobre o mesmo, eu expresso minha opinião sobre um equipamento que já tive, sem medo, seja ela boa ou ruim. Vou dar um exemplo, Durante muito tempo usei a 24-105 F4L, e adorava ela, um dia até o Humberto Yoji comentou "Robertones, você gostou mesmo dessa lente heim, não larga mais". e era verdade, não saia da minha 6D, hoje usando fixas a minha opinião sobre ela mudou muito, não importa se o SS a elogiou, para mim ela é uma lente de qualidade "mediana-baixa" com um desfoque medonho, e se eu voltar pra Canon um dia, essa lente com certeza não entrará no meu set.

Se eu tivesse ouvido algumas criticas quando comecei, não teria jogado algumas Dilmas fora com porcaria que comprei caro e quase tive que dar de graça.

Mas enfim, toda discussão é valida, seja equipamento ou fotografia. Cada um participa daquela que mais lhe agrada.


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #21 Online: 10 de Novembro de 2015, 19:22:46
Pra alguns o hobby é mexer/trocar equipamentos, não fazer foto.
se eu pudesse e o dinheiro desse, compraria todas as lentes... quase um fetiche...kkkk

Você sabe que acabou de riscar o fósforo...... :eek:
acompanhando o tópico  :snack: :snack:
mesmo esses assuntos quase sempre acabarem desvirtuados por alguma peleja de ego ferido (espero que não)...
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 10 de Novembro de 2015, 19:39:45
Para mim é um hobby muito bacana que eu curto, estudo, leio e compro o objeto selecionado (câmera, livro, lente, software etc.) após muita consulta a opiniões, testes etc. há uns 40 anos e não me canso. Técnicas de fotografia eu estudo e me atualizo em livros, que existem aos montes. A compra é um clímax, e os resultados_em sua absoluta maioria medíocres_são amplamente compensados pela satisfação do uso, da edição, da viagem, de tudo.

Os profissionais do ramo não participam ativamente do fórum pela mesma razão que um piloto de caça não vai dar bola para fórum de piloto de aeromodelo: que dúvida ele iria tirar com amador???? Que comentários ele iria fazer com quem não tem a pressão de ganhar a vida com a atividade??? Isso acontece nos fóruns gringos também. Fotografia é arte, talento, técnica e equipamento. Para amador é satisfação na boa compra e no uso, daí as brigas brabas que acontecem quando alguém diz que o equipamento tal é uma porcaria: indiretamente chamaram o sujeito de burro e ele se sente pessoalmente ofendido. Isso nunca acontece com fotógrafo (para mim o profissional da fotografia), que não está brincando com essas coisas e respeita seu colega de trabalho.

É natural vc chegar no fórum e ver gente dando opiniões técnicas fantásticas, mas às vezes o opinador se anima, dá uma bobeada e posta suas fotos: acabou-se o encanto... Faz parte do hobby, fazemos alguns "ohhh!" e "ahhh!" e todos ficam satisfeitos. Os talentosos ficam na deles, mas qdo colocam uma ou outra foto, fecham o trânsito e o silêncio de admiração é fenomenal. Aí, se isso incomodar muito, nada como mandar um email para o Nelson Nakamura, paquerar o Mercado Livre ou ter a oportunidade de ir à B&H e comprar mais uma lentezinha para animar o hobby...  :ok:


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 10 de Novembro de 2015, 19:57:21
Para mim é um hobby muito bacana que eu curto, estudo, leio e compro o objeto selecionado (câmera, livro, lente, software etc.) após muita consulta a opiniões, testes etc. há uns 40 anos e não me canso. Técnicas de fotografia eu estudo e me atualizo em livros, que existem aos montes. A compra é um clímax, e os resultados_em sua absoluta maioria medíocres_são amplamente compensados pela satisfação do uso, da edição, da viagem, de tudo.

Os profissionais do ramo não participam ativamente do fórum pela mesma razão que um piloto de caça não vai dar bola para fórum de piloto de aeromodelo: que dúvida ele iria tirar com amador???? Que comentários ele iria fazer com quem não tem a pressão de ganhar a vida com a atividade??? Isso acontece nos fóruns gringos também. Fotografia é arte, talento, técnica e equipamento. Para amador é satisfação na boa compra e no uso, daí as brigas brabas que acontecem quando alguém diz que o equipamento tal é uma porcaria: indiretamente chamaram o sujeito de burro e ele se sente pessoalmente ofendido. Isso nunca acontece com fotógrafo (para mim o profissional da fotografia), que não está brincando com essas coisas e respeita seu colega de trabalho.

É natural vc chegar no fórum e ver gente dando opiniões técnicas fantásticas, mas às vezes o opinador se anima, dá uma bobeada e posta suas fotos: acabou-se o encanto... Faz parte do hobby, fazemos alguns "ohhh!" e "ahhh!" e todos ficam satisfeitos. Os talentosos ficam na deles, mas qdo colocam uma ou outra foto, fecham o trânsito e o silêncio de admiração é fenomenal. Aí, se isso incomodar muito, nada como mandar um email para o Nelson Nakamura, paquerar o Mercado Livre ou ter a oportunidade de ir à B&H e comprar mais uma lentezinha para animar o hobby...  :ok:

2x

Botou pra fora a minha sensação quando leio certas coisa por aqui. Este final de semana estava em um evento (15 anos) me deliciando da velocidade (fora do comum) da 28mm 1.8 em um 5D clássica e lembrando quanta gente aqui bota defeito nesta lente. É dose. :aua:


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #24 Online: 10 de Novembro de 2015, 20:06:34
O ponto que queria abordar principalmente é que parte dessas pessoas não extrai em centésimo do equipamento e o acha vagabundo.

Obviamente as lentes prime, série L, Art etc. entregam mais qualidade. Só não acredito que alguns aqui estão em patamar superior aos equipamentos mais "básicos" e perdem de evoluir se atendo a isso.

No mais, concordo com o que falaram sobre o padrão do fórum, compreensivo.

Seria uma pena o tópico deslizar para  enfrentamentos e mimimi.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 10 de Novembro de 2015, 22:04:22
Na maioria das vezes essas opiniões exageradas são resultado de equipamentos desajustados, expectativas elevadas demais ou gente que gosta de radicalizar para criar polêmica ou para aparecer mesmo... Radicalizadas às vezes são necessárias, pois aumenta a frequência de acesso ao fórum e os anúncios aí em cima, creio serem do AdSense, fazem com que o Google ajude a pagar as contas da hospedagem, manutenção etc.

Mas esses casos radicais vc percebe logo e ignora, ou entra na bronca e contribui para os "hits" de acesso. Movimenta o ambiente, vc leva uns desaforos meio estranhos mas esse povo normalmente desvanece após algum tempo...  :ok:



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 10 de Novembro de 2015, 22:22:50
Sempre acompanho, ainda que nem sempre comente, tópicos sobre equipamentos (canon, em especial) bem como sobre as técnicas e arte fotográfica. E notei um fato no mínimo curioso.

Muitos colegas se manifestando com muita propriedade sobre equipamentos - criticando falta de nitidez, vinhetas, aberração cromática, inferioridade das lentes zoom etc. A propriedade é tamanha que estimula fortemente minha curiosidade de conhecer o portfólio desses críticos e aí surge a decepção. É notável que a arte, o olhar, não reproduzem todo o conhecimento mostrado quanto aos equipamentos. Em muitos casos sinto angústia de ver as pessoas investindo rios de dinheiro em suas câmeras fullframe e lentes L e entregando fotografias que qualquer amador com câmera cropada e lente do kit. Sem nenhum impacto emocional, sem nenhuma criatividade e muitas vezes com uma questionável qualidade técnica no que se refere a luz ou composição.

Quero deixar bem claro que não me tomo como referência de qualidade. Longe disso. Talvez minha técnica seja ainda menos apurada que as desses colegas. Mas a preocupação é notar que estas pessoas, na maioria das vezes, estão comentando coisas do tipo "a canon ef 28mm 1.8 é muito ruim" (pra nem falar das críticas as lentes do kit). Francamente, eu não tenho coragem de criticar a qualidade da lente do kit até ela se tornar um limitador ao meu desenvolvimento e desempenho, quanto mais a uma lente como a 28mm por exemplo. Ainda lembro da discussão sobre o vídeo do Sebastião Salgado e sua resposta sobre a 24-105L, elogiando o equipamento, ao contrário de muitos experts aqui do fórum.

Enfim, só gostaria de trazer a tona a velha discussão sobre o fotógrafo ser o "dono da cena" e não apertador do botão daquele equipamento caro.

Meu caro isto sempre foi assim,
geralmente o equipamento e sempre superior a quem so compra equipamentos!!.
Ja falando de fotografos, ate conhecer bem a ferramenta que usamos para trabalhar, ele bem pode ser superior!
Os corpos mudam cada 5 minutos, ja as lentes Boas nao!.
abs.


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 10 de Novembro de 2015, 22:31:11
O equipamento geralmente vai de acordo com o conhecimento, quando evoluímos, o equipamento acaba evoluindo junto, sente-se a necessidade, você não vai conseguir um bokeh maravilhoso com lente de kit, infelizmente, muito menos a nitidez padrão, fora que se você usa câmera sem Micro ajuste corre sério risco de suas fotos saírem fora de foco, além da limitação do ISO, tente fotografar uma recepção de casamento com uma T3i e lente de kit, agora se você fotografa de dia com luz abundante e acima de 5.6 as fotos fiquem boas, profissionais vivem sobre grande pressão, principalmente em eventos e precisam do melhor equipamento possível


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #28 Online: 10 de Novembro de 2015, 22:39:43
O equipamento geralmente vai de acordo com o conhecimento, quando evoluímos, o equipamento acaba evoluindo junto, sente-se a necessidade, você não vai conseguir um bokeh maravilhoso com lente de kit, infelizmente, muito menos a nitidez padrão, fora que se você usa câmera sem Micro ajuste corre sério risco de suas fotos saírem fora de foco, além da limitação do ISO, tente fotografar uma recepção de casamento com uma T3i e lente de kit, agora se você fotografa de dia com luz abundante e acima de 5.6 as fotos fiquem boas, profissionais vivem sobre grande pressão, principalmente em eventos e precisam do melhor equipamento possível

Concordo, mas precisam também (ou ainda mais) de qualidade no que entrega, e isso o equipamento por si só não garante. ;)
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #29 Online: 10 de Novembro de 2015, 22:42:56
A dança dos equipamentos dura em média 2 anos (depende do teu orçamento é claro).

Eu comprei, troquei, vendi, comprei de novo, vendi até encontrar o equipamento que me supriu as necessidades para fotografar. Ninguém nasce sabendo o é melhor, logo existe essa dança.

E tem outra que eu não canso de falar: Equipamento bom faz foto melhor sim. E é hipócrita quem discorda.

Abraço!