Autor Tópico: Equipamento superior ao fotógrafo  (Lida 6853 vezes)

Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #30 Online: 10 de Novembro de 2015, 22:53:43
Concordo, mas precisam também (ou ainda mais) de qualidade no que entrega, e isso o equipamento por si só não garante. ;)

Vou dar minha opinião como hobbista desse mundo fantástico que é a fotografia, tanto para o lado da arte, quanto para o lado da tecnologia...

Uma coisa que eu aprendi é que se você PUDER compre logo o melhor... Por 2 motivos:

Primeiramente, como hobbista iniciante, você sempre vai achar que o equipamento é o que te segura.... Agora se você já tem o melhor que você consegue comprar, essa desculpa já não existe mais e você começa a correr atrás das outras coisas que são tão importantes quanto equipo!!!

Segundo motivo, quando você evolui, mesmo que não tire 100% do equipamento atual, você VAI querer um upgrade e sem sombras de dúvidas IRÁ fazê-lo. E como você já possui mais conhecimento sobre este mundo, com certeza você vai acabar comprando o melhor que seu dinheiro consegue pagar, e na minha visão, acaba gastando 2 vezes com equipamento.

Por exemplo, tive uma tokina 11-16mm, uma baita objetiva, mas quando migrei para fullframe, tive que vendê-la a preço de nada... Se tivesse ido de uma vez para FF e pegado uma N 14-24 de uma vez teria poupado a perda que tive com a tokina...

Posso citar outros exemplos... Tripés, cartões de memória, filtros....

Mais uma vez... Essa é minha visão....  :ok:
« Última modificação: 10 de Novembro de 2015, 22:55:44 por Song »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #31 Online: 10 de Novembro de 2015, 23:19:45
Equipamento bom faz foto melhor sim.

Equipamento melhor faz foto melhor, com certeza, isso é impossível de discordar. Só que "foto melhor" não quer dizer "foto boa". Se o sujeito faz fotos muito ruins com equipamento ruim, ele vai fazer fotos "menos ruins" com equipamento bom, rsrs...  :D

Não vejo "regra" para aquisição de bons equipamentos. Se a pessoa tem condições de comprar bons equipamentos (entenda-se, não vai tirar dinheiro do aluguel e nem do leite das crianças, rsrs), eu acho que tem que comprar o melhor que puder mesmo. Não acho que seja obrigatório chegar o limite do equipamento para só a partir daí comprar um novo.

 :ok:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #32 Online: 10 de Novembro de 2015, 23:40:50
Cada um se concentra no que é importante pra si.

Tem gente que gosta de fotografia e tem gente que gosta de equipamentos fotográficos. Tem até gente que gosta das duas coisas.

Mas algo me diz que esse tópico vai terminar em discussão sobre equipamentos fotográficos :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #33 Online: 10 de Novembro de 2015, 23:45:30
Equipamento melhor faz foto melhor, com certeza, isso é impossível de discordar. Só que "foto melhor" não quer dizer "foto boa". Se o sujeito faz fotos muito ruins com equipamento ruim, ele vai fazer fotos "menos ruins" com equipamento bom, rsrs...  :D

Não vejo "regra" para aquisição de bons equipamentos. Se a pessoa tem condições de comprar bons equipamentos (entenda-se, não vai tirar dinheiro do aluguel e nem do leite das crianças, rsrs), eu acho que tem que comprar o melhor que puder mesmo. Não acho que seja obrigatório chegar o limite do equipamento para só a partir daí comprar um novo.

 :ok:
Pow teté...aí eu discordo. Vai muito do que é bom e do que é ruim. Sao características próprias e diferentes. Dentro dessas características voce tem aquelas que sao valorizadas e aquelas que sao desvalorizadas. É igual com grande parte das coisas que rola na nossa sociedade. O padrao de beleza por exemplo. Nao se pode dizer que alguem é melhor ou pior que alguem, mas há determinados padrões dominantes que costumam ser mais valorizados.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 11 de Novembro de 2015, 00:11:00
Existem duas coisas bem diferentes. Uma delas ler/ouvir. Podemos nos informar o máximo possível sobre os equipamentos e fazer a escolha mais racional para nossas necessidades,  e isso é  bom. Mas de forma nenhuma eu desmereço quem tem rotatividade alta de equipamentos. Ter o equipamento em mãos e experimentar eh algo totalmente difere te de ler sobre. Eh realmente mto legal pegar a camera/lente e sentir ela, usar ela. Por mais que no fim das contas vc chegue a conclusão que aquilo não te ajuda, mas a experiência prática te enriqueceu de alguma forma. Outra coisa bem diferente eh achar que só se faz fotos Boas com equips top.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #35 Online: 11 de Novembro de 2015, 02:46:19
eu concordo com o ponto de vista do criador do topico.Eu mesmo ja tive uma 7D,peguei a mk3 e realmente,a visao era outra.Logico que,em comparacao entre duas cameras ficou evidente a diferenca,mas eu sei que eu nw tive "influencia" nela.Resumindo,as diferencas claras ficaram evidentes devido ao equipamento,mas as minhas fotos nw melhoraram pq troquei.Tenho melhores cores,definicoes na imagem e tal,mas ainda me atrapalho no basico,composicao etc...e isso nenhum equipamento top mudaria!Me falta treino e estudo mesmo kkkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #36 Online: 11 de Novembro de 2015, 08:19:26
Vou dar minha opinião como hobbista desse mundo fantástico que é a fotografia, tanto para o lado da arte, quanto para o lado da tecnologia...

Uma coisa que eu aprendi é que se você PUDER compre logo o melhor... Por 2 motivos:

Primeiramente, como hobbista iniciante, você sempre vai achar que o equipamento é o que te segura.... Agora se você já tem o melhor que você consegue comprar, essa desculpa já não existe mais e você começa a correr atrás das outras coisas que são tão importantes quanto equipo!!!

Segundo motivo, quando você evolui, mesmo que não tire 100% do equipamento atual, você VAI querer um upgrade e sem sombras de dúvidas IRÁ fazê-lo. E como você já possui mais conhecimento sobre este mundo, com certeza você vai acabar comprando o melhor que seu dinheiro consegue pagar, e na minha visão, acaba gastando 2 vezes com equipamento.

Por exemplo, tive uma tokina 11-16mm, uma baita objetiva, mas quando migrei para fullframe, tive que vendê-la a preço de nada... Se tivesse ido de uma vez para FF e pegado uma N 14-24 de uma vez teria poupado a perda que tive com a tokina...

Posso citar outros exemplos... Tripés, cartões de memória, filtros....

Mais uma vez... Essa é minha visão....  :ok:

Essa ideia talvez pudesse matar a questão. Talvez realmente fizesse o cara esquecer equipamentos e mirar na qualidade de suas criações (não do arquivo final). Mas, mesmo desconsiderando sua dificuldade pelos custos e nossa realidade, ainda acho que teria gente que ficar insatisfeito com o peso, por exemplo, buscar trocar por equipamentos "inferiores" e mais leves e aí a jornada do troca-troca seria retomada. kkkk.

Nunca quis condenar os que gostam mais de tecnologia do que fotografia. Não vejo sentido, mas cada um na sua e tem lugar pra todo mundo. Só tenho em mente que os grandes nomes da fotografia nunca tiveram equipamentos como os que estão nas nossas mãos e fizeram o que fizeram.  :D
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #37 Online: 11 de Novembro de 2015, 08:23:01
Mas algo me diz que esse tópico vai terminar em discussão sobre equipamentos fotográficos :D

Curioso que eu e outro cara já elogiamos a 28mm e ainda assim ninguém apareceu pra condenar. hahaha. Acho que ainda dá pra manter o foco. hahah
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 11 de Novembro de 2015, 08:40:33
...Talvez realmente fizesse o cara esquecer equipamentos e mirar na qualidade de suas criações...
...Nunca quis condenar os que gostam mais de tecnologia do que fotografia. Não vejo sentido...Só tenho em mente que os grandes nomes da fotografia...

Você insiste nesse ponto porque, em minha opinião, se recusa a aceitar que, para quem é hobista/amador/entusiasta/não-profissional de fotografia, equipamento é importante e, como tudo que se gosta (como carros, relógios, obras de arte), não precisa ter qualquer sentido. Fazer uma foto besta com uma caríssima câmera pode ser tudo que alguém quer. E acho que muito pouco amador pretende ser "grande nome" em algo que é um hobby...  ;)



 



jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #39 Online: 11 de Novembro de 2015, 09:07:54
Essa questão é muito particular, pois há quem defende os dois lados...

EU vejo que nessa questão MELHORIA de duas formas bem distintas e incomparáveis:

Pra mim, a primeira refere-se à qualidade da imagem. Cor, nitidez, bokeh, etc etc etc... Isso pode sim ser melhorado com equipamentos melhores.
Não há nem comparação entre a qualidade de uma 50 1.8 e uma 50 1.2 L.
É a mesma coisa que comparar a performance de um carro popular de um carro de alto padrão... Os dois cumprem o mesmo papel de transportar, porém o popular é (na maioria dos casos - assim como meu Palio) pequeno e simples, e uma Evoque é bem mais requintada e potente.
Preciso de uma Evoque?? Não. Mas gostaria muito de ter uma, justamente por ter mais conforto e potência a minha disposição.
Preciso de uma 5D MkIII para fotografar meu filho ao invés da minha 6D? Não, não preciso pois o meu equip já me supre muito bem. Bem até demais, porém eu gostaria de comprar uma porque ela oferece recursos que me interessam.
E convenhamos que todo mundo fica igual criança quando comprar equipamento novo :D. Eu mesmo quase ganho o divórcio quando compro um equip novo kkk fico horas (as vezes dias) centrado naquilo que me dá até mais ânimo para sair e fotografar.

A segunda coisa é acreditar que o cara conseguirá compor uma foto mais top só porque ele tem uma 1Dx, D4, 5Ds...
Isso não depende do equip, mas sim do próprio fotógrafo. Até onde eu saiba, nenhum equipamento oferece o menu "Composição Automática" com as opções Fulano 1, Ciclano 2, (...).

É possível fazer uma imagem incrível com a 50mm 1.8, assim como é possível capturar uma cena inesquecível com uma Polaroid, porque isso independe do equipamento, mas sim de todo conhecimento e capacidade do fotógrafo.

Enfim, existem os mais diferentes perfis de compradores no mercado da fotografia. Tem quem gosta e não tem cash. Tem quem goste e tem cash. Tem quem trabalha com fotografia e quer equipamento melhor para dar um salto de qualidade ma imagem e tal... Tem de tudo.

Eu se pudesse comprava tudo que tivesse ao alcance das minhas mãos :D. A vida é muito curta e não sabemos o dia de amanhã. Vai que Deus decide me levar  :assobi: :assobi:
Bom, sei lá, essa é só a minha humilde opinião. :ok:
« Última modificação: 11 de Novembro de 2015, 09:10:12 por jefersonperrot »
Canon


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #40 Online: 11 de Novembro de 2015, 09:31:37
Você insiste nesse ponto porque, em minha opinião, se recusa a aceitar que, para quem é hobista/amador/entusiasta/não-profissional de fotografia, equipamento é importante e, como tudo que se gosta (como carros, relógios, obras de arte), não precisa ter qualquer sentido. Fazer uma foto besta com uma caríssima câmera pode ser tudo que alguém quer. E acho que muito pouco amador pretende ser "grande nome" em algo que é um hobby...  ;)

Eu concordo contigo, e aceito sim tudo isso.
Só que continuo achando sem lógica. kkk

Mais sem lógica ainda, como disse antes, é essas pessoas que, como falou, querem simplesmente "fazer uma foto besta com uma caríssima câmera" condenar equipamentos de qualidade. Isso sim que motivou a abertura das discussões. Principalmente pelo fato de ter gente insegura e com recursos limitados procurando equipamentos e, encontrando essas pérolas, ficam frustrados e com mais dúvida ainda.


Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #41 Online: 11 de Novembro de 2015, 10:05:36
Mais sem lógica ainda, como disse antes, é essas pessoas que, como falou, querem simplesmente "fazer uma foto besta com uma caríssima câmera" condenar equipamentos de qualidade. Isso sim que motivou a abertura das discussões. Principalmente pelo fato de ter gente insegura e com recursos limitados procurando equipamentos e, encontrando essas pérolas, ficam frustrados e com mais dúvida ainda.

Entendo o que diz, porém isso ocorre em todas as áreas.
Existem fotógrafos espertões, programadores espertões (digo isso pois essa é a minha área), gamers espertões, cirurgiões neurologistas espertões...

Sempre tem os que entende e os que acham que entendem. Em ambos os casos existe o direito de se expressarem, isso é normal.

Quanto à decisão de terceiros... A internet tem muita informações boa, mas tb muita coisa ruim... Vai de cada um saber separar o que é útil.

Eu, se me deparo com alguma opinião adversa, ai que eu pesquiso mais... tento ver se tal opinião é realmente válida.
Canon


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #42 Online: 11 de Novembro de 2015, 10:07:11
Equipamento melhor faz foto melhor, com certeza, isso é impossível de discordar. Só que "foto melhor" não quer dizer "foto boa". Se o sujeito faz fotos muito ruins com equipamento ruim, ele vai fazer fotos "menos ruins" com equipamento bom, rsrs...  :D

Não vejo "regra" para aquisição de bons equipamentos. Se a pessoa tem condições de comprar bons equipamentos (entenda-se, não vai tirar dinheiro do aluguel e nem do leite das crianças, rsrs), eu acho que tem que comprar o melhor que puder mesmo. Não acho que seja obrigatório chegar o limite do equipamento para só a partir daí comprar um novo.

 :ok:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :clap: :clap:


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 11 de Novembro de 2015, 10:34:21
Deixa eu dar meus dois centavos de opinião...

Quer quer comprar equipamento e fica feliz em comprar, tem que comprar mesmo, principalmente sendo amador, pois isso é uma forma de fazer o cara contente.

Agora, o que acontece em fotografia, que não acontece com outros hobbies que conheço é o seguinte:

Na fotografia as pessoas desdenha do equipamento dos outros, ou de si próprio, como se aquelas "porcarias" não servissem para fazer nada que preste, ou então, até servem, mas é inadmissível usar algo tão velho, ou de baixa qualidade.

Eu coleciono facas, e faço facas também, puramente por prazer, gosto de cutelaria, e até hoje nenhum cuteleiro, ou amante de cutelaria desdenhou dos meus itens, ou insinuou que não prestam por ser feito com um aço 5160 quando existem aço melhores como o D2 por exemplo.

Tão pouco aconteceu com meu pai que tem um Nissan R32 GT-R, e nunca foi falado pra ele que o carro estava velho demais, ou que era muito inferior por já existir carros muito melhores, todos acham  carro muito bom, independente se tem carros que conseguem ser 2 segundos mais rápidos por volta no mesmo circuito.

Em fotografia tem gente torcendo o nariz para equipamento sim, principalmente para o equipamento alheio, e isso é um pouco chato sim, poucos reconhecem que um equipamento é legal independente de haver melhores por ai.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #44 Online: 11 de Novembro de 2015, 10:37:28
Tenho colegas que colecionam relógios, vinhos, etc... Ou colegas solteiros que tem um carro grande pra andar dentro da cidade.

Acho desperdício de dinheiro gastar R$ 500 numa garrafa de vinho, ou R$ 30k numa IWC. Na opinião deles não.
Tanto é que eles acham um absurdo andar com uma DSLR, se um iPhone tira fotos boas (na opinião deles).

Então o jeito é respeitar os gostos de cada um.