Autor Tópico: Equipamento superior ao fotógrafo  (Lida 6914 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #45 Online: 11 de Novembro de 2015, 10:38:27
Spider, eu estava pensando em como escrever pra explicar melhor o que quis dizer, mas o Jeferson foi mais eficiente que eu, rsrs...

EU vejo que nessa questão MELHORIA de duas formas bem distintas e incomparáveis:

Pra mim, a primeira refere-se à qualidade da imagem. Cor, nitidez, bokeh, etc etc etc... Isso pode sim ser melhorado com equipamentos melhores.
Não há nem comparação entre a qualidade de uma 50 1.8 e uma 50 1.2 L.
É a mesma coisa que comparar a performance de um carro popular de um carro de alto padrão... Os dois cumprem o mesmo papel de transportar, porém o popular é (na maioria dos casos - assim como meu Palio) pequeno e simples, e uma Evoque é bem mais requintada e potente.
Preciso de uma Evoque?? Não. Mas gostaria muito de ter uma, justamente por ter mais conforto e potência a minha disposição.
Preciso de uma 5D MkIII para fotografar meu filho ao invés da minha 6D? Não, não preciso pois o meu equip já me supre muito bem. Bem até demais, porém eu gostaria de comprar uma porque ela oferece recursos que me interessam.
E convenhamos que todo mundo fica igual criança quando comprar equipamento novo :D . Eu mesmo quase ganho o divórcio quando compro um equip novo kkk fico horas (as vezes dias) centrado naquilo que me dá até mais ânimo para sair e fotografar.

A segunda coisa é acreditar que o cara conseguirá compor uma foto mais top só porque ele tem uma 1Dx, D4, 5Ds...
Isso não depende do equip, mas sim do próprio fotógrafo. Até onde eu saiba, nenhum equipamento oferece o menu "Composição Automática" com as opções Fulano 1, Ciclano 2, (...).


Resumindo. Equipamento melhor gera qualidade de imagem melhor. Mas qualidade de imagem melhor não tem nada a ver com foto boa ou foto ruim.  :ok:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 11 de Novembro de 2015, 10:47:55
...querem simplesmente "fazer uma foto besta com uma caríssima câmera" condenar equipamentos de qualidade...

Se vc procurar vai encontrar muita gente boa fazendo isso, detonando coisas bastante satisfatórias com base em experiência com o equipamento. Acontece que uma má experiência não significa que todas serão assim, e muitas vezes substanciam seus "achados" com juízos de valor altamente pessoais. Aí vc não discute, vai na Internet e vê se as afirmativas são válidas ou não. Tem blogs ótimos e sites de locadoras de lentes muito bons. Eu começo sempre pelas avaliações negativas nesses lugares...  :)


marcelobrunelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #47 Online: 11 de Novembro de 2015, 16:47:43
Eu, a exemplo do criador do post, também não comento quase nada aqui no fórum, mas afirmo que tem gente muito boa por aqui, e as respostas ao post são bem elucidativas.

Bom, achei o post oportuno, eu vinha pensando em algo parecido há alguns dias.

Não sou contra quem compra equipamentos cada vez mais caros, lentes L, etc, etc, seja por hobby ou qualquer outro motivo.

Passados 9 anos desde que vivo a fotografia intensamente, e isso inclui os períodos em que trabalhei com a fotografia, me possibilitou conhecer diversos formatos de máquinas, lentes e acessórios, e uma das conclusões a que cheguei é que a fotografia que EU busco não necessita de equipamentos tão avançados.

Eu não me considero melhor do que ninguém, eu apenas me considero uma pessoa que busca aprimorar as minhas fotos com a minha vivência constante na fotografia!

Por isso mesmo não condeno quem se vislumbra com o “equipamento top”. Talvez esteja aí a busca, dessa pessoa, pelo que ela considera ser a fotografia dela.

Agora, quer mesmo polemizar o assunto? Pergunte a um profissional de casamento, por exemplo, daqueles que fazem eventos e workshops da vida, e no Workshop dele ele jure de pés juntos que você é capaz de fazer lindas fotos com qualquer equipamento, então pergunte a ele por que ele não usa equipamentos menos top para fazer os eventos dele.

Aí é que entra o grande mal de muitos fotógrafos: O Ego!

Quer mais? Então entre num desses tópicos de fórum que fazem analises das fotos, e ao se deparar com uma foto ruim, malhe a foto (no bom sentido) e veja como esse profissional se porta. Mais uma vez o ego da pessoa será inflado.

Nos dois casos citados, se o fotógrafo estiver com câmeras top, o ego vai lá em cima.
Em ambos os casos, se o fotografo for uma pessoa experiente, dificilmente a foto será malhada, pois a experiência evita muitas coisas na fotografia.

O processo nunca mudará, todos nós iremos evoluir, ou não, com os equipamentos, isso é parte do jogo, em especial na fotografia.

É evidente que a evolução dos equipamentos, proporcionam fotos melhores.

Uma outra conclusão a que cheguei é que a melhor câmera é justamente a que entrega a sua melhor fotografia, dentro do que você quer ou pensa para a sua fotografia.

Eu mudei o meu conceito do que é melhor para a minha fotografia, do que eu busco na fotografia, e isso me fez pensar novos caminhos, novos horizontes, novos estudos, novos/velhos equipamentos.

E aqui eu adapto (Para mim!) uma frase do Cazuza: Pra mim não existe foto certa ou foto errada, pra mim foto tem que ser boa! E independente de equipamentos.

Eis a grande síntese do mundo da fotografia.


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #48 Online: 11 de Novembro de 2015, 17:07:05
Aí é que entra o grande mal de muitos fotógrafos: O Ego!

:clap: exato!

Some o ego inflado com a falta de humildade (e as vezes poder aquisitivo) e vc tem críticas provindas de conceitos medíocres, de verdades absolutas que muitos por aí (e por aqui) tem.

E isso não ocorre apenas nas discussões sobre equipamentos. Já vi uma galera que parece ter prazer em criticar duramente as pessoas que estão iniciando no mercado para parecer superior, ao invés de tentar ajudar...

Muitas vezes penso em comentar, até começo a escrever minha resposta, mas acabo desistindo. Justamente por ver que muitos são intransigentes e ríspidos demais quando são contrariados... prefiro hesitar e deixar do que começar uma discussão.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2015, 17:07:51 por jefersonperrot »
Canon


marcelobrunelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #49 Online: 11 de Novembro de 2015, 17:41:00
:clap: exato!

E isso não ocorre apenas nas discussões sobre equipamentos. Já vi uma galera que parece ter prazer em criticar duramente as pessoas que estão iniciando no mercado para parecer superior, ao invés de tentar ajudar...


Perfeito Jeferson.

Olha, eu citei o profissional de casamento. Eu usei esse exemplo porque foi como assistente de fotógrafos de casamentos que eu tive minhas maiores decepções na fotografia.
Para alguns fotógrafos de casamento dos quais atuei, falar mal de uma foto ou equipamento do cidadão é como agredir verbalmente as mães deles.
Eu não tenho a menor dúvida de que existem ótimos profissionais do ramo, mas o que existe de Ego inflado nesse meio é incrível.
Tive muitos dissabores  nesse ramo que me auxiliou a decidir por jamais atuar nessa área novamente.
Aprendi muito pouco nessa área, mas o suficiente para saber que não é o que eu quero na fotografia.
Porém, fotografar casamentos é uma das áreas em que o equipamentos pode ser fundamental, e ai eu não me meto mesmo.
Mas por se tratar de altos valores para a realização do evento, muitos fotógrafos consagrados não dão a devida atenção aos que estão chegando, como era o meu caso.
Imagine então chegar com uma T2i para fazer o evento ao lado deles?
Esse é o ponto que me faz pensar hoje na relação equipamento x fotografia.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2015, 17:41:43 por marcelobrunelli »


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 11 de Novembro de 2015, 17:53:15
É igual mulher, se arruma pra outra mulher ver, fotografo quer ter o top pra outro fotografo ver (a maior parte)

A realidade é o seguinte, no mundo hoje vc é visto pelo que vc tem... Se vc chegar num lugar e pedir pra fazer free com uma D3000 e a lente do kit, é dificil vc conseguir praticamente impossivel, agora chega com uma D810, uma 5Dm3, vc já é visto de outra maneira.

Agora falando sobre o equipamento ser superior, essa é a lei do negocio, ele tem que ser superior pois assim há possibilidade de vc aprender, se vc ja sabe tudo dele vc parou.

Quanto ao assunto inicial, tipo, equipamento bom, foto ruim, ai já é amador e amador gasta mesmo, gasta muito mais do que profissional. Me lembro de um amigo que gosta de helicopteros rc, uma dia fazendo as contas lá ele já tinha gasto mais de 150.000,00.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2015, 17:53:59 por marcelogimenes »
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 11 de Novembro de 2015, 18:18:02
Hoje em dia as compactas fazem fotos incríveis, e uma DSLR de entrada com lente do kit faz fotos que qualquer amador, do nível mais alto, não pode reclamar.

O único motivo pra trocar de equipamento é pra alcançar a sua visão fotográfica particular. Um sensor Full Frame para te dar a profundidade de campo e ângulo de visão clássicos. Uma lente rápida f/1.4 pra te dar bastante luz ou desfoque de fundo. Ou uma câmera e lentes pequenas para fazer fotografia de rua, por exemplo.

Mas nego se matando pra trocar a excelente e mais do que suficiente 5D MKII pela MKIII? Torrando uma fortuna pra trocar a já incrível D800 pela D810? Se negando a pegar uma prime barata, tipo a Canon 50/1.8 ou a 28/1.8 porque elas são "soft" e queimando uma pilha de dinheiro pra pegar uma lente L que é grande, pesada e completamente desnecessária? Aí você vê as fotos do sujeito: fotos dos filhos, do cachorro, paisagem da esquina de casa com os cabos de eletricidade no céu.

Os fabricantes de lentes e câmeras precisam lançar novas gerações dos produtos para sobreviverem no mercado. Se a Canon assumir o fato de que a 5D clássica ou a Rebel XTi de 10 anos atrás e meia dúzia de lentes baratas são tudo o que o público amador precisa, eles iriam estar falidos nesse momento. Então eles precisam inventar essa falsa demanda gigantesca de que as novas gerações de equipamentos são perceptivelmente melhores em qualidade que as anteriores. Mostram gráfico MFT. Mostram crop de 100% em ISO 12800 pra mostrar que o sensor é melhor. Dizem que o AF é 0.22% mais rápido.

Essa necessidade por melhoria em amadores foi a maior mentira já inventada pra lucrar em cima de pessoas que não sabem tirar foto e somente apertam o botão, e alcançou um nível de histeria coletiva em que a maioria das pessoas incorpora como sendo aceitável recomendar para outros e si mesmo a compra de R$ 15 mil em equipamentos pra atualizar um set anterior que deveria ter custado uns R$ 10 mil. Se um alienígena pousasse na Terra hoje ele iria se perguntar "mas que p%$rra é essa que tá acontecendo?".


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #52 Online: 11 de Novembro de 2015, 18:47:37
Hoje em dia as compactas fazem fotos incríveis, e uma DSLR de entrada com lente do kit faz fotos que qualquer amador, do nível mais alto, não pode reclamar.

O único motivo pra trocar de equipamento é pra alcançar a sua visão fotográfica particular. Um sensor Full Frame para te dar a profundidade de campo e ângulo de visão clássicos. Uma lente rápida f/1.4 pra te dar bastante luz ou desfoque de fundo. Ou uma câmera e lentes pequenas para fazer fotografia de rua, por exemplo.

Mas nego se matando pra trocar a excelente e mais do que suficiente 5D MKII pela MKIII? Torrando uma fortuna pra trocar a já incrível D800 pela D810? Se negando a pegar uma prime barata, tipo a Canon 50/1.8 ou a 28/1.8 porque elas são "soft" e queimando uma pilha de dinheiro pra pegar uma lente L que é grande, pesada e completamente desnecessária? Aí você vê as fotos do sujeito: fotos dos filhos, do cachorro, paisagem da esquina de casa com os cabos de eletricidade no céu.

Os fabricantes de lentes e câmeras precisam lançar novas gerações dos produtos para sobreviverem no mercado. Se a Canon assumir o fato de que a 5D clássica ou a Rebel XTi de 10 anos atrás e meia dúzia de lentes baratas são tudo o que o público amador precisa, eles iriam estar falidos nesse momento. Então eles precisam inventar essa falsa demanda gigantesca de que as novas gerações de equipamentos são perceptivelmente melhores em qualidade que as anteriores. Mostram gráfico MFT. Mostram crop de 100% em ISO 12800 pra mostrar que o sensor é melhor. Dizem que o AF é 0.22% mais rápido.

Essa necessidade por melhoria em amadores foi a maior mentira já inventada pra lucrar em cima de pessoas que não sabem tirar foto e somente apertam o botão, e alcançou um nível de histeria coletiva em que a maioria das pessoas incorpora como sendo aceitável recomendar para outros e si mesmo a compra de R$ 15 mil em equipamentos pra atualizar um set anterior que deveria ter custado uns R$ 10 mil. Se um alienígena pousasse na Terra hoje ele iria se perguntar "mas que p%$rra é essa que tá acontecendo?".

Perante essa burrice, os fabricantes, ficam agradecidos!!!!!!!
compre,compre,compre!!!!!!!,  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 11 de Novembro de 2015, 19:10:13
Mas nego se matando pra trocar a excelente e mais do que suficiente 5D MKII pela MKIII? Torrando uma fortuna pra trocar a já incrível D800 pela D810? Se negando a pegar uma prime barata, tipo a Canon 50/1.8 ou a 28/1.8 porque elas são "soft" e queimando uma pilha de dinheiro pra pegar uma lente L que é grande, pesada e completamente desnecessária? Aí você vê as fotos do sujeito: fotos dos filhos, do cachorro, paisagem da esquina de casa com os cabos de eletricidade no céu.


Exatamente o que eu falo. Fotos incrivelmente bregas, feias mas incrivelmente nitidas do cachorro....  :D


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #54 Online: 11 de Novembro de 2015, 19:17:25
Hoje em dia as compactas fazem fotos incríveis, e uma DSLR de entrada com lente do kit faz fotos que qualquer amador, do nível mais alto, não pode reclamar.

O único motivo pra trocar de equipamento é pra alcançar a sua visão fotográfica particular. Um sensor Full Frame para te dar a profundidade de campo e ângulo de visão clássicos. Uma lente rápida f/1.4 pra te dar bastante luz ou desfoque de fundo. Ou uma câmera e lentes pequenas para fazer fotografia de rua, por exemplo.

Mas nego se matando pra trocar a excelente e mais do que suficiente 5D MKII pela MKIII? Torrando uma fortuna pra trocar a já incrível D800 pela D810? Se negando a pegar uma prime barata, tipo a Canon 50/1.8 ou a 28/1.8 porque elas são "soft" e queimando uma pilha de dinheiro pra pegar uma lente L que é grande, pesada e completamente desnecessária? Aí você vê as fotos do sujeito: fotos dos filhos, do cachorro, paisagem da esquina de casa com os cabos de eletricidade no céu.

Os fabricantes de lentes e câmeras precisam lançar novas gerações dos produtos para sobreviverem no mercado. Se a Canon assumir o fato de que a 5D clássica ou a Rebel XTi de 10 anos atrás e meia dúzia de lentes baratas são tudo o que o público amador precisa, eles iriam estar falidos nesse momento. Então eles precisam inventar essa falsa demanda gigantesca de que as novas gerações de equipamentos são perceptivelmente melhores em qualidade que as anteriores. Mostram gráfico MFT. Mostram crop de 100% em ISO 12800 pra mostrar que o sensor é melhor. Dizem que o AF é 0.22% mais rápido.

Essa necessidade por melhoria em amadores foi a maior mentira já inventada pra lucrar em cima de pessoas que não sabem tirar foto e somente apertam o botão, e alcançou um nível de histeria coletiva em que a maioria das pessoas incorpora como sendo aceitável recomendar para outros e si mesmo a compra de R$ 15 mil em equipamentos pra atualizar um set anterior que deveria ter custado uns R$ 10 mil. Se um alienígena pousasse na Terra hoje ele iria se perguntar "mas que p%$rra é essa que tá acontecendo?".

Pronto. Falou tudo.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #55 Online: 11 de Novembro de 2015, 20:09:19
Sempre acompanho, ainda que nem sempre comente, tópicos sobre equipamentos (canon, em especial) bem como sobre as técnicas e arte fotográfica. E notei um fato no mínimo curioso.

Muitos colegas se manifestando com muita propriedade sobre equipamentos - criticando falta de nitidez, vinhetas, aberração cromática, inferioridade das lentes zoom etc. A propriedade é tamanha que estimula fortemente minha curiosidade de conhecer o portfólio desses críticos e aí surge a decepção. É notável que a arte, o olhar, não reproduzem todo o conhecimento mostrado quanto aos equipamentos. Em muitos casos sinto angústia de ver as pessoas investindo rios de dinheiro em suas câmeras fullframe e lentes L e entregando fotografias que qualquer amador com câmera cropada e lente do kit. Sem nenhum impacto emocional, sem nenhuma criatividade e muitas vezes com uma questionável qualidade técnica no que se refere a luz ou composição.
Discordo ser 'a arte' ou 'o olhar fotográfico' que definem bom proveito do equipamento top, pra mim é somente a técnica, se sabe ou não tirar proveito do que o equipamento pode oferecer. Arte, olhar, é tudo subjetivo.

Tipo o fulano que vendeu a 50mm comum pra comprar a 50mm art, mas se você ver as fotos dele em maior resolução vai ver é um borrão nos detalhes e não a nitidez que a lente poderia entregar. Subutiliza o equipamento.

Sobre os portfólios de quem tem equipamento top mas fotos não-tão-tops-assim, isso me incomodava bastante no começo, agora nem ligo mais.


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.000
Resposta #56 Online: 11 de Novembro de 2015, 23:58:11
não tem nada de errado se as pessoas gostam de ter várias câmeras, comprar o último modelo e colecionar,
mas da mesma forma que um colecionador de vinhos não é um enólogo,
e se vc comprar um carro de corrida da F1 não te torna um piloto,
então só comprar uma câmera não te torna um fotografo.

é legal apertar aquele botãozinho e ouvir o click ? sim é super legal…..
tirar a câmera um vez por mês do armário para,
fazer teste de ISO
e teste de nitidez.

é por isso que eu digo, existem fotógrafos
e existem os apertadores de botão

« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 00:02:07 por pkawazoe »


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 12 de Novembro de 2015, 08:06:45
Fazendo uma analogia barata com carros.

Uma pessoa usa um Gol 1.0 1994 para ir ao trabalho, enquanto outra usa um Golf GTI 2.0 0Km. As duas chegam ao trabalho da mesma maneira, um mais rápido e confortável que o outro.

Porém, um motorista ruim consegue fazer 'barbeiragem' com os dois carros.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #58 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:44:21
não tem nada de errado se as pessoas gostam de ter várias câmeras, comprar o último modelo e colecionar,
mas da mesma forma que um colecionador de vinhos não é um enólogo,
e se vc comprar um carro de corrida da F1 não te torna um piloto,
então só comprar uma câmera não te torna um fotografo.

é legal apertar aquele botãozinho e ouvir o click ? sim é super legal…..
tirar a câmera um vez por mês do armário para,
fazer teste de ISO
e teste de nitidez.

é por isso que eu digo, existem fotógrafos
e existem os apertadores de botão

 :clap: :clap: :clap:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #59 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:44:41
Fazendo uma analogia barata com carros.

Uma pessoa usa um Gol 1.0 1994 para ir ao trabalho, enquanto outra usa um Golf GTI 2.0 0Km. As duas chegam ao trabalho da mesma maneira, um mais rápido e confortável que o outro.

Porém, um motorista ruim consegue fazer 'barbeiragem' com os dois carros.

 :hysterical: :hysterical: :ok: