Autor Tópico: Equipamento superior ao fotógrafo  (Lida 6796 vezes)

kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Online: 10 de Novembro de 2015, 14:50:47
Sempre acompanho, ainda que nem sempre comente, tópicos sobre equipamentos (canon, em especial) bem como sobre as técnicas e arte fotográfica. E notei um fato no mínimo curioso.

Muitos colegas se manifestando com muita propriedade sobre equipamentos - criticando falta de nitidez, vinhetas, aberração cromática, inferioridade das lentes zoom etc. A propriedade é tamanha que estimula fortemente minha curiosidade de conhecer o portfólio desses críticos e aí surge a decepção. É notável que a arte, o olhar, não reproduzem todo o conhecimento mostrado quanto aos equipamentos. Em muitos casos sinto angústia de ver as pessoas investindo rios de dinheiro em suas câmeras fullframe e lentes L e entregando fotografias que qualquer amador com câmera cropada e lente do kit. Sem nenhum impacto emocional, sem nenhuma criatividade e muitas vezes com uma questionável qualidade técnica no que se refere a luz ou composição.

Quero deixar bem claro que não me tomo como referência de qualidade. Longe disso. Talvez minha técnica seja ainda menos apurada que as desses colegas. Mas a preocupação é notar que estas pessoas, na maioria das vezes, estão comentando coisas do tipo "a canon ef 28mm 1.8 é muito ruim" (pra nem falar das críticas as lentes do kit). Francamente, eu não tenho coragem de criticar a qualidade da lente do kit até ela se tornar um limitador ao meu desenvolvimento e desempenho, quanto mais a uma lente como a 28mm por exemplo. Ainda lembro da discussão sobre o vídeo do Sebastião Salgado e sua resposta sobre a 24-105L, elogiando o equipamento, ao contrário de muitos experts aqui do fórum.

Enfim, só gostaria de trazer a tona a velha discussão sobre o fotógrafo ser o "dono da cena" e não apertador do botão daquele equipamento caro.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2015, 15:06:36
Você sabe que acabou de riscar o fósforo...... :eek:

Bom, concordo em muito com vc, fica até complicado as vezes discutir assuntos por aqui uma vez que, como vc mesmo disse, nem o SS escapa da análise crítica dos mais ( apurados ?? ).

Ainda assim, claro que somos todos diferêntes e cada um tende a se interessar mais por determinado assunto ou "lado" específico, muitos inclusive sim, com grande conhecimento sobre, a ponto de realmente domina-lo. :ok:

 


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2015, 15:15:03
Você sabe que acabou de riscar o fósforo...... :eek:

E pior que eu estava sentindo o cheiro da gasolina. hahaha.

Também acho que muita coisa se perde focando as discussões em torno de equipamentos. Vejo pouco debate sobre arte, estilo ou sobre a carreira de fotógrafo, por exemplo.

Mas sua ressalva é válida, há realmente muita gente talentosa por aqui. E aqui me permita um elogio ao seu trabalho. Simplesmente primoroso, Raphael.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2015, 15:25:14
Já li tópico semelhante há algum tempo ,mas vamos lá :
Acho que tem espaço pra todo mundo ! Só olhar quantos sub-fóruns há sobre equipamentos, criados por quem ? Pelo dono/criador/fundador do fórum.
Eu ultimamente tenho curtido trocar de equipamento, sem hipocrisia nenhuma de achar que vou fazer fotos melhores com aquele último lançamento. Apenas porque eu gosto disso como hobby.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2015, 15:38:21
Já li tópico semelhante há algum tempo ,mas vamos lá :
Acho que tem espaço pra todo mundo ! Só olhar quantos sub-fóruns há sobre equipamentos, criados por quem ? Pelo dono/criador/fundador do fórum.
Eu ultimamente tenho curtido trocar de equipamento, sem hipocrisia nenhuma de achar que vou fazer fotos melhores com aquele último lançamento. Apenas porque eu gosto disso como hobby.

Marcel, concordo. Há espaço pra todo mundo e isso é muito saudável. Também não vejo problema com aqueles que desejam trocar equipamentos. Bem normal.

O que me intriga são as pessoas disseminando pontos negativos de equipamentos quase os reduzindo a lixo. Isso depois de não conseguir sequer uma fração do que aquele equipamento poderia oferecer se aliado à mais conhecimentos em outras esferas.

E isso é arriscado porque induz muita gente a evitar equipamentos e acabar gastando mais em supérfluos. Ou mesmo em abandonar a lente do kit antes de extrair o máximo delas. Quando comecei eu quase fui na onda de trocar a 50mm 1.8 pela 1.4 ao invés de comprar outra distância focal. Hoje a cinquentinha praticamente não sai da câmera e me permite inúmeras experiências.

Apenas externo meu desejo de ver as pessoas discutindo outros assuntos que não sejam equipamentos. Imagino como seria mais rico para todo, inclusive aos aficionados por equipamento.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2015, 15:42:57
Essa de lente 1.4 é foda mesmo.
No caso Canon o upgrade é por causa do motor de foco, mas tem gente que acha que sua fotografia mudar da água pro vinho saindo de 1.8 para 1.4.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2015, 15:47:40
Nisso você tem razão mesmo, tem muito geek de gráfico de lente por aí citando cada termo técnico que tem que colocar no Google para descobrir o que é ....
E curto pacas o trabalho do Rafael também, acredito que ele faria o mesmo com uma Nikon 3100 ou uma 810.
Abs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2015, 16:05:24
Acho que tem pra todos os gostos. Uma boa parte são as pessoas que pagam caro no equipamento e gostam de ficar achando qualquer justificativa pra dizer que o que têm são as melhores coisas do mundo. Esse é só ignorar.

Mas uma boa parcela do pessoal aqui (eu inclusive), adora equipamento, estuda bastante sobre o assunto e testa pessoalmente antes de elogiar ou criticar. Esses eu ouço.

Mas a regra geral é que a grande maioria dos equipamentos é superior à grande maioria dos fotógrafos (eu inclusive). Se souber explorar bem, são poucos equipamentos que realmente limitam os fotógrafos em termos de qualidade de imagem. Claro que abertura, velocidade do foco, construção, etc, podem ser importantes e até essenciais para determinados tipos de trabalho, mas qualidade de imagem estritamente falando raramente é limitante.

E tem outro lado, que acho que é o que mais importa, o da satisfação pessoal. Garanto que são poucos aqui que não dão um sorriso de satisfação ao ver uma lente absurdamente nítida, ou então um desfoque de fundo absurdamente suave, e por aí vai.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #8 Online: 10 de Novembro de 2015, 16:09:04
Pra alguns o hobby é mexer/trocar equipamentos, não fazer foto.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2015, 16:12:56
Acho que tem pra todos os gostos. Uma boa parte são as pessoas que pagam caro no equipamento e gostam de ficar achando qualquer justificativa pra dizer que o que têm são as melhores coisas do mundo. Esse é só ignorar.

Mas uma boa parcela do pessoal aqui (eu inclusive), adora equipamento, estuda bastante sobre o assunto e testa pessoalmente antes de elogiar ou criticar. Esses eu ouço.

Mas a regra geral é que a grande maioria dos equipamentos é superior à grande maioria dos fotógrafos (eu inclusive). Se souber explorar bem, são poucos equipamentos que realmente limitam os fotógrafos em termos de qualidade de imagem. Claro que abertura, velocidade do foco, construção, etc, podem ser importantes e até essenciais para determinados tipos de trabalho, mas qualidade de imagem estritamente falando raramente é limitante.

E tem outro lado, que acho que é o que mais importa, o da satisfação pessoal. Garanto que são poucos aqui que não dão um sorriso de satisfação ao ver uma lente absurdamente nítida, ou então um desfoque de fundo absurdamente suave, e por aí vai.

Tens toda razão. Mas como já falaram, complicado é esperar que os upgrades melhorem suas fotos. Só acho que dá pra conciliar a frenesi por novos equipamentos com novas experiências e estudos. Eu particularmente superei (ou abandonei, pra não parecer evolução) a empolgação com upgrades.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2015, 16:16:31
Pra alguns o hobby é mexer/trocar equipamentos, não fazer foto.

Concordo!

Tens toda razão. Mas como já falaram, complicado é esperar que os upgrades melhorem suas fotos. Só acho que dá pra conciliar a frenesi por novos equipamentos com novas experiências e estudos. Eu particularmente superei (ou abandonei, pra não parecer evolução) a empolgação com upgrades.

Isso sim! Eu recomendo a todos que estão começando, ou que estão querendo avançar na fotografia, que invistam em conhecimento. Livros, cursos, palestras, workshops, etc. Quase ninguém segue esse conselho, mas acho muito valioso.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2015, 16:37:20
Mas como já falaram, complicado é esperar que os upgrades melhorem suas fotos. Só acho que dá pra conciliar a frenesi por novos equipamentos com novas experiências e estudos. Eu particularmente superei (ou abandonei, pra não parecer evolução) a empolgação com upgrades.

Cara... aí discordo um pouco de vc... Tinha uma T1i com uma lente 28-200, mudei para a 6D com uma 24-105! Alem da felicidade, quase igual a da minha filha com a bike nova, minhas fotos mudaram sim da água para o vinho!
Da 85 1.8 para a 85 1.2 a diferença tbm é grande (se vale o preço é outra coisa!) mesma coisa da 50 1.4 para a 50Art...

Mas concordo que cursos, WS, leitura e principalmente ver o trabalho de outros fotógrafos para avaliar o seu é de extrema importância! Não sou nenhum mestre na fotografia, tampouco tirei ou tiro o máximo proveito dos meus equipamentos, mas um up conciliado com estudo, muda muito suas fotos! 

Tbm não sou nenhum tarado por gráficos e reviews técnicos, prefiro perguntar quem já usou determinado equipamento ou testar pessoalmente antes de tomar alguma decisão.

Mas uma boa parcela do pessoal aqui (eu inclusive), adora equipamento, estuda bastante sobre o assunto e testa pessoalmente antes de elogiar ou criticar. Esses eu ouço.

Mas a regra geral é que a grande maioria dos equipamentos é superior à grande maioria dos fotógrafos (eu inclusive). Se souber explorar bem, são poucos equipamentos que realmente limitam os fotógrafos em termos de qualidade de imagem. Claro que abertura, velocidade do foco, construção, etc, podem ser importantes e até essenciais para determinados tipos de trabalho, mas qualidade de imagem estritamente falando raramente é limitante.

E tem outro lado, que acho que é o que mais importa, o da satisfação pessoal. Garanto que são poucos aqui que não dão um sorriso de satisfação ao ver uma lente absurdamente nítida, ou então um desfoque de fundo absurdamente suave, e por aí vai.

2x
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #12 Online: 10 de Novembro de 2015, 16:44:26
"Hobbystas" que colocam o equipamento à frente do conhecimento é algo normal. Seria preocupante se um "profissional" com anos de experiência fizesse isso.

Sobre bens materiais, naquele vídeo do SS é um bom exemplo: em vez de uma Canon 1D e uma EF 24-105mm, ele poderia usar uma T5 e a 18-55mm. Já que dizem por ai que "profissional é quem faz a foto, e não o equipamento..."  :assobi:


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #13 Online: 10 de Novembro de 2015, 17:00:40
É que as pessoas associam lente barata com iniciante. Já vi gente fazendo fotos muito boas com uma Xti + 18-55, e já vi gente fazendo fotos toscas com full frame + lente L.

Um bom cozinheiro consegue fazer boa comida com uma panela barata.
Mas a panela cara ajuda em seu trabalho. Panela boa é tudo de bom!  :D

Agora não adianta dar panela boa para quem acabou de começar e ainda não sabe cozinhar, ele precisa primeiro aprender. Então pouco importa no começo qual panela ele vai usar. Ele tem que aprender antes a fazer comida.

(essa analogia deu fome)
« Última modificação: 10 de Novembro de 2015, 17:04:14 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #14 Online: 10 de Novembro de 2015, 17:02:36
Aliás, é bem normal no começo, a gente se empolgar com as inúmeras possibilidades de lentes e apetrechos.
Eu mesma tive uma rotatividade muito grande com equipamento, no início.
Depois a ficha cai, e todos acabam percebendo que bancaram os bocós  :D :aua:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/