Autor Tópico: Equipamento superior ao fotógrafo  (Lida 6996 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #60 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:57:51
É fato que existe muito ego inflado entre fotógrafos profissionais e, principalmente, de casamentos. Que é a área que trabalho e posso falar com certa propriedade. Mas não dá pra dizer que fotógrafos profissionais APENAS por conta do ego. Fotografia de casamentos, como todas as áreas, tem suas exigências, e equipamentos melhores facilitam demais a nossa vida. Claro que dá pra fazer casamentos com equipamentos mais básicos, passei 1 ou 2 anos fotografando casamentos com uma 40D + 17-55. E dava conta do recado. Mas a vida fica muuuuuito mais fácil com uma FF e uma lente f/1.4, ehehheh...

Mas existe muito ego inflado sim. E também muita rivalidade, muita inveja, orgulho, vaidade, enfim, todos os 7 pecados capitais - e mais alguns - você encontra entre os fotógrafos de casamento, ahahah. Não são todos, não acho nem que seja a maioria, mas ainda assim tem bastante por aí. Mas sinto que a coisa tem mudado. Principalmente entre os fotógrafos mais novos, tem havido bem menos briga de egos e mais colaboração.



Exatamente o que eu falo. Fotos incrivelmente bregas, feias mas incrivelmente nitidas do cachorro....  :D
:hysterical:


não tem nada de errado se as pessoas gostam de ter várias câmeras, comprar o último modelo e colecionar,
mas da mesma forma que um colecionador de vinhos não é um enólogo,
e se vc comprar um carro de corrida da F1 não te torna um piloto,
então só comprar uma câmera não te torna um fotografo.

Issaê!  :ok:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #61 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:01:58
Não ia postar por que acho mimimi essa coisa de que equipamento não é nada, arte e olhar são tudo... Já pensei assim, mesmo sobre outros assuntos, mas hoje, acho que cada um deve ser feliz à sua maneira.

Mas resolvi postar por causa do seguinte: tudo o que foi escrito nesse tópico é apenas o "diagnóstico". Qual é a solução??? Quais são as propostas de quem se sente incomodado com essa situação???

Ou temos 3 páginas de discussão com a mera finalidade de discutir?
D600 - E-M10


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.143
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #62 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:05:50
Cada louco com a sua! Essa é a conclusão.

Muito bom esse tópico, várias opiniões, muito relevantes e interessantes, que fazem pensar e da até pra chegar em conclusões, como a de que cada um faz o que bem entende, pois somos livres pra fazermos nossas escolhas, embora claro, podemos nos equivocar e priorizar/valorizar aquilo que não deveríamos tanto.

Conforme muito dito, discutir pormenores à respeito de nitidez, aberrações, praticidade e velocidades dos equipamentos deve sim ser uma preocupação maior para quem trabalha ( ganha dinheiro fazendo ) com fotografia, como no caso em que vc vai cobrir um casamento, onde vc ira precisar do melhor equipamento possível, sim isso irá fazer diferença, levando em consideração que vc é um bom fotógrafo e sabe como tirar o melhor proveito dos mesmos.
A mesma coisa se vc vai fotografar produtos e tal. 

Por outro lado, "equipamentos melhores não fazem boas fotos, só imagens melhores".

Muito bem dito, basta entrarmos em qualquer site que tenha como conteúdo -As melhores fotos do ano, ou da história - e veremos que o conteúdo das mesmas: situação, cena, momento, flagra - ainda que tlvz tremida, mal enquadrada, sub ou super exposta - é o que faz a foto ser tão "boa", pois o conteúdo está acima das questões de qualidade, claro, no geral.

Quando estudamos linguagem fotográfica isso fica muito claro, estilos, efeitos e até erros, propositais ou não, podem fazer a imagem ser incrível.

Por isso, creio, embora alguns achem a lente do SS uma b•sta, para ele isso não importa ( ruído, aberração, falta de nitidez nas laterais ), pois está muito mais preocupado com o enquadramento e o conteúdo das suas fotos.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #63 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:32:53
Não iria tocar no assunto "casamento", mas como o colega Humberto já citou, vou dar meu pitaco também... :hysterical:

Fiz um workshop em Agosto com um fotógrafo de casamentos / eventos, e que ficou conhecido graças aos seus vídeos no Youtube.
Seus vídeos ensinam a tirar fotos utilizando acessórios de baixo e "gambiarras" pra quem não quer ou não pode gastar muito. No começo falava que o equipamento básico já entrega resultados profissionais e aquele papo sobre "quem faz a foto é o fotógrafo e não a câmera..."

No dia do workshop, apenas uma garota com uma câmera de entrada e a lente do kit e o restante com equipamento "profissional". Ficou meio inconformada que as cenas em que precisava de disparos vários sequenciais, ela não conseguia fazer. Além da limitação da câmera, o cartão de memória não aguentava tbm.
Tbm não conseguia usar ISO alto e nem as "intermediárias" (250, 500, etc...).

Detalhe: o fotógrafo do WS usou só equipamentos de ponta no dia. E argumentou que faz isso pq a concorrência tbm usa e ele não pode ficar para trás. E q equipamentos básicos não durariam muito tempo.

Ai a garota se revoltou... :hysterical:

Participo da página dele no Face, e todo dia tem briga por causa de equipamento. Nos grupos de still e macro, não vejo essa briga toda.


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #64 Online: 12 de Novembro de 2015, 11:04:50
Detalhe: o fotógrafo do WS usou só equipamentos de ponta no dia. E argumentou que faz isso pq a concorrência tbm usa e ele não pode ficar para trás. E q equipamentos básicos não durariam muito tempo.

Ai a garota se revoltou... :hysterical:

Putz, que tenso! :no:
Canon


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.468
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #65 Online: 12 de Novembro de 2015, 11:31:25
Não ia postar por que acho mimimi essa coisa de que equipamento não é nada, arte e olhar são tudo... Já pensei assim, mesmo sobre outros assuntos, mas hoje, acho que cada um deve ser feliz à sua maneira.

Mas resolvi postar por causa do seguinte: tudo o que foi escrito nesse tópico é apenas o "diagnóstico". Qual é a solução??? Quais são as propostas de quem se sente incomodado com essa situação???

Ou temos 3 páginas de discussão com a mera finalidade de discutir?



Queria ver a galera atual cobrindo eventos, reportagens, esportes e casamentos no tempo do filme. Acho que não sobrariam nem meia dúzia com capacidade para isso.

É típico daqueles tópicos sobre sexo dos anjos. Não tem como dar em lugar algum. Estava acompanhando, mas para mim já deu.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 11:33:18 por AFShalders »


marcelobrunelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #66 Online: 12 de Novembro de 2015, 11:31:59
Hum, agora chegamos a um ponto complicado do ramo fotográfico: a fotografia de casamento. rsrsrs

Como eu disse, numa das minhas respostas a esse post, foi nesse ramo que eu descobri que de fato não é com casamentos que eu quero trabalhar, ou seja, não é o tipo de foto que me agrada HOJE!

Trabalhar com fotos de casamento, em especial com "segundo fotógrafo" é muito complicado. Vocês acaba sendo um faz de tudo, não tem o seu devido valor, e suas fotos nem sempre são tão bem aproveitadas.

E por incrível que pareça, dada a questão do EGO, o "dono" do negócio acaba apenas te usando.
E eu até entendo que isso seja justo, até porque existe toda uma responsabilidade em cima do profissional.

Mas repito, a valorização do "assistente" não ocorre com o devido valor, simples assim, e isso se dá na maioria dos profissionais que EU conheço.

Sem contar que, pelo EGO, o camarada se ENDEUSA, seja com seus equipamentos, seja com a sua auto-glória com as suas fotos!

É complicado, e por isso, sai desse meio. Foi a solução que eu encontrei.



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #67 Online: 12 de Novembro de 2015, 11:43:14
Mas repito, a valorização do "assistente" não ocorre com o devido valor, simples assim, e isso se dá na maioria dos profissionais que EU conheço.

Acho que você deu azar com os que trabalhou, rsrs. Eu passei uns 2 ou 3 anos apenas trabalhando de 2° fotógrafo para vários fotógrafos de casamento e sempre fui muito bem tratado, bem remunerado e sempre pude usar minhas fotos para portfolio (desde que deixasse claro que estava acompanhando o fotógrafo "x").

De novo, eu sei muito bem que existem fotógrafos com ego nas alturas,  mas não são todos. Eu dei sorte de nunca ter trabalhado pra algum desses...


Detalhe: o fotógrafo do WS usou só equipamentos de ponta no dia. E argumentou que faz isso pq a concorrência tbm usa e ele não pode ficar para trás. E q equipamentos básicos não durariam muito tempo.

Já eu fui em um WS que o fotógrafo ministrou com uma T2i e uma 50/1.8, rsrs...

E nos nosso WS de flash eu costumo levar a SL1 + 40mm.  :D


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #68 Online: 12 de Novembro de 2015, 11:56:36
Não ia postar por que acho mimimi essa coisa de que equipamento não é nada, arte e olhar são tudo... Já pensei assim, mesmo sobre outros assuntos, mas hoje, acho que cada um deve ser feliz à sua maneira.

Mas resolvi postar por causa do seguinte: tudo o que foi escrito nesse tópico é apenas o "diagnóstico". Qual é a solução??? Quais são as propostas de quem se sente incomodado com essa situação???

Ou temos 3 páginas de discussão com a mera finalidade de discutir?

Bacana a sua visão mais pragmática. Seria bom ter uma solução fácil para isso. Mas imagino que a reflexão por si só já seja válida. Talvez muita gente passe a refletir o quanto tá deixando de evoluir como fotógrafo com essa sede por equipamento e só venha a perceber depois desse tipo de reflexão. Talvez sequer evolua, mas seja mais feliz em explorar novas coisas na fotografia que não seja mais nitidez.

Bem na linha do que falou Raphael Sombrio.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #69 Online: 12 de Novembro de 2015, 12:18:14
Fazendo uma analogia barata com carros.

Uma pessoa usa um Gol 1.0 1994 para ir ao trabalho, enquanto outra usa um Golf GTI 2.0 0Km. As duas chegam ao trabalho da mesma maneira, um mais rápido e confortável que o outro.

Porém, um motorista ruim consegue fazer 'barbeiragem' com os dois carros.

[OFFTopic]

Dependendo do local que se vive, um bom ciclista vai chegar antes dos dois

https://www.youtube.com/watch?v=mv3EAPKjRcQ

[/OFFTopic]
@jacobfotografiacriativa


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #70 Online: 12 de Novembro de 2015, 12:29:05


Queria ver a galera atual cobrindo eventos, reportagens, esportes e casamentos no tempo do filme. Acho que não sobrariam nem meia dúzia com capacidade para isso.

É típico daqueles tópicos sobre sexo dos anjos. Não tem como dar em lugar algum. Estava acompanhando, mas para mim já deu.

Meu caro AF, as coisas mudaram muito
ha muita argumentaçao para nenhum conteudo.
Voce esta generoso , meia duzia e muito, :hysterical: :hysterical: :hysterical:


marcelobrunelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #71 Online: 12 de Novembro de 2015, 13:14:51
Sim Humberto, tive um extremo azar.
Mas e se for também o meu EGO? rsrsrs, é bem possível.

Como você bem disse, o EGO é complicado em todos os lados. MAs realmente eu não me dei bem com casamentos.

Acabei de ler um texto interessante, segue o link abaixo, com os devidos créditos ao autor(a).

http://www.fosgrafe.com/sobre-fotografia/artigos/desabafo-contra-fotografos-arrogantes/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #72 Online: 12 de Novembro de 2015, 22:20:14
[OFFTopic]

Dependendo do local que se vive, um bom ciclista vai chegar antes dos dois

https://www.youtube.com/watch?v=mv3EAPKjRcQ

[/OFFTopic]

E o ciclista ainda tirou onda! Muito bom.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #73 Online: 13 de Novembro de 2015, 07:54:15
"Hobbystas" que colocam o equipamento à frente do conhecimento é algo normal. Seria preocupante se um "profissional" com anos de experiência fizesse isso.



Existem toneladas de profissionais com anos de experiencia que fazem isso.

Lembre que antes mesmo do entusiasta, a grande maioria dos profissionais tentam ganhar seus clientes e convencer sobre sua bem sucedida carreira atravez do equipamento que possuem. Para eles, o equipamento eh igual o terno e carro do advogado, quanto mais impressionar o cliente mais convence esse de seu sucesso e consequentemente de sua competencia. Logo, mesmo os incopetentes e os mediocres irao buscar exibir/falar de suas posses com tal proposito.


Um segundo ponto.
Acredito que com as mudancas da tecnologia e novos lancamentos a cada ano ou dois anos de novas cameras e produtos, muitos fotografos que passaram a buscar fonte de renda ou vender presenca marqueteira pela internet, usufluem fortemente desses aspectos tecnicos de novos equipamentos para conseguirem manter seus blogs e vlogs sempre ativos, e consequentemente fazer com que as pessoas sempre voltem. O mesmo nao seria tao facil falando de outros aspectos da fotografia que nao esta sempre surgindo novas novidades ou comparacoes de impacto para serem geitas e atrairem clicks.

E acredito que isso influencia mais ainda hobbistas a se interessarem mais por equipamento do que pela arte da criacao em si. Afinal de contas, qualquer coisa que procurarem no google vao achar mais informacao sobre aspecto tecnico de equipamentos antes de mais nada.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #74 Online: 13 de Novembro de 2015, 09:56:25
Existem toneladas de profissionais com anos de experiencia que fazem isso.

Lembre que antes mesmo do entusiasta, a grande maioria dos profissionais tentam ganhar seus clientes e convencer sobre sua bem sucedida carreira atravez do equipamento que possuem. Para eles, o equipamento eh igual o terno e carro do advogado, quanto mais impressionar o cliente mais convence esse de seu sucesso e consequentemente de sua competencia. Logo, mesmo os incopetentes e os mediocres irao buscar exibir/falar de suas posses com tal proposito.


Um segundo ponto.
Acredito que com as mudancas da tecnologia e novos lancamentos a cada ano ou dois anos de novas cameras e produtos, muitos fotografos que passaram a buscar fonte de renda ou vender presenca marqueteira pela internet, usufluem fortemente desses aspectos tecnicos de novos equipamentos para conseguirem manter seus blogs e vlogs sempre ativos, e consequentemente fazer com que as pessoas sempre voltem. O mesmo nao seria tao facil falando de outros aspectos da fotografia que nao esta sempre surgindo novas novidades ou comparacoes de impacto para serem geitas e atrairem clicks.

E acredito que isso influencia mais ainda hobbistas a se interessarem mais por equipamento do que pela arte da criacao em si. Afinal de contas, qualquer coisa que procurarem no google vao achar mais informacao sobre aspecto tecnico de equipamentos antes de mais nada.

Sim Márcio, concordo com vc.  :ok:
Depois citei um exemplo de profissionais que usam os equipamentos para atrair clientes e entusiastas, principalmente esses que divulgam vídeos no Youtube.