Autor Tópico: Canon T5, amadores e a saga de um flash.  (Lida 5102 vezes)

Rafael_Machado

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Resposta #30 Online: 16 de Novembro de 2015, 23:24:40
Obrigado pelos conselhos!


Mike Castro

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Resposta #31 Online: 17 de Novembro de 2015, 09:19:16
Que tópico fera, parabéns aos foristas por ajudarem à colega, querendo ou não acabam ajudando um monte de gente, como no meu caso.

Sem querer me meter, mas já me metendo no tópico , aproveitando.

Tenho uma t2i com 18-55mm, próximo ano farei um workshop de retratos, o foco do palestrante é meio corpo, seria bom comprar já, pelo menos uma 50 1.8 STM?

E até uma tamrom 17-50 2.8?

Ou é melhor dar uma esperada?

São gastos que tenho condições de fazer, e vi que, é possível passar essas lentes pra frente depois, não.

E mgatti, vai fundo!

Euzinho aqui compraria a Tamron 17-50 2.8.

Mais versátil, sei lá.

Geralmente o cara compra a 50 1.8, aí gosta da abertura maior, e depois tem que comprar uma wide pra fazer par.
Com a Tamronzinha vc tem tudo numa lente só, rsrsrsrs


pablo.ebani

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Resposta #32 Online: 17 de Novembro de 2015, 09:44:50
...
Geralmente o cara compra a 50 1.8, aí gosta da abertura maior, e depois tem que comprar uma wide pra fazer par.
...

E depois só o fato de ter uma zoom com abertura fixa é outro mundo, eu me vi muito mais relaxado e tranquilo sem ter que ficar cuidando a exposição cada vez que mudava a distancia focal da 18-55. Consigo me preocupar com outros fatores da foto do que corrigir a velocidade.

Hoje eu tenho a 50mm 1.8, que só uso no Full Frame e virou minha lente preferida, mas testei ela na XTi e não me agradou pelo fato de ser muito "apertado", não foi nem o fato da qualidade de imagem a XTi faz fotos muito boas com ela. A Tamron mesmo eu raramente uso em 50mm, sempre fica de 17 a 35mm. (uma 18-35mm 1.8 ART não cairia mal, se não fosse o preço 8-) )
« Última modificação: 17 de Novembro de 2015, 09:47:43 por pablo.ebani »
EOS 5D MK II
Tamron SP 45mm 1.8 | EF 35mm f/2 IS USM
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Gall3go

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Resposta #33 Online: 02 de Janeiro de 2016, 03:53:13
Parabenizo a todos que contribuíram para o conteúdo desse tópico e a ajuda que deu pra colega. Tem poucos dias que comprei a 50mm 1.8 II e a 55-250, acho que se tivesse lido um pouco mais aqui no forum teria comprado a Taron 17-50 2.8 mas to gostando da experiencia com a Zoom e a 50tinha eh muito show de bola. No próximo final de semana tenho um primeiro evento (Não será remunerado. Foi um pedido de um amigo pra fotografar um evento de 10 anos da filha dele). Como estou com dois corpos vou ficar com a 50mm na principal e deixar a outra com a Zoom. Acho que serei mais requisitado em RETRATOS. Com a experiencia de vocês me da umas dicas aí.

Pra colega que precisa de um flash procura o YN-500ex, mais barato que o 565 e a potência um poico menor mas tb eficiente (53Gn contra 58Gn).
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
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vangelismm

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Resposta #34 Online: 02 de Janeiro de 2016, 09:30:00
Parabenizo a todos que contribuíram para o conteúdo desse tópico e a ajuda que deu pra colega. Tem poucos dias que comprei a 50mm 1.8 II e a 55-250, acho que se tivesse lido um pouco mais aqui no forum teria comprado a Taron 17-50 2.8 mas to gostando da experiencia com a Zoom e a 50tinha eh muito show de bola. No próximo final de semana tenho um primeiro evento (Não será remunerado. Foi um pedido de um amigo pra fotografar um evento de 10 anos da filha dele). Como estou com dois corpos vou ficar com a 50mm na principal e deixar a outra com a Zoom. Acho que serei mais requisitado em RETRATOS. Com a experiencia de vocês me da umas dicas aí.

Pra colega que precisa de um flash procura o YN-500ex, mais barato que o 565 e a potência um poico menor mas tb eficiente (53Gn contra 58Gn).

Leve sua 18-55 senao vc vai passar sufoco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

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Resposta #35 Online: 02 de Janeiro de 2016, 16:34:40
Leve sua 18-55 senao vc vai passar sufoco.

Pois como o colega falou, fazer só com a 50mm é complicado até mesmo em externas.
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Gall3go

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Resposta #36 Online: 04 de Janeiro de 2016, 16:10:23
Pois como o colega falou, fazer só com a 50mm é complicado até mesmo em externas.

Vou levar todas que tenho e tentar fazer com a do kit. Usar a 55-250 pra tentar clicar as crianças sem elas perceberem minha presença. A 50mm fazer retratos individuais dos familiares.
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PetersonAbelha

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Resposta #37 Online: 05 de Janeiro de 2016, 10:44:37
mgatti,

primeiramente parabéns pela garra e pela coragem! Seu trabalho está ótimo, lindo! Fico muito feliz quando vejo alguem com limitação de equipamento e talz fazer trabalhos como o seu  :clap: :clap: :clap:

já que vc quer fazer cursos e se aprimorar, e realmente pode ser confuso - qual curso é bom? será que estao me roubando dinheiro? - deixo aqui minha dica: http://assinatura.eduk.com.br/?a=eduk&campaign=googleadwordsbrasil_pesquisa-institucional_assinatura_ponto_19082015_lancamento&gclid=CM6urcPWksoCFUuBkQodWj8Aow

A Eduk (nao trabalho pra eles uhauhauha) está com uma promoção muito legal: vc faz uma assinatura anual de 19,90 por mês (no cartão de crédito. Dá uns 240 paus por ano) e tem acesso a uma lista gigantesca de cursos na área de design fotografia. Vai desde o básico da camera (fotometria, iso etc) até tecnicas avançadas de lightroom, tipos diferentes de ensaio (gestantes, newborn, pre-wedding...), como montar estudio, como usar flash, como fazer externa...

Lista dos cursos: http://www.eduk.com.br/categorias/7-design-e-fotografia

E os professores são fotografos muito bem conceituados. Eeeeeuuuu, se fosse voceeeee, dava uma olhada rsrs

Tem tbm uma série no Youtube do Murilo de Tarso chamada "Fotografia como carreira". São vários vídeos voltados para como vender seu produto, estratégias, montagem de portfolio, dar preço ao trabalho... Ele dá consultoria de carreira para fotógrafos e lançou essa serie gratuita no youtube, bem simplificada.

Espero que consiga te ajudar de alguma forma!
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2016, 10:49:41 por PetersonAbelha »
Canon T5i  - :clap: sonho realizado
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Fred Bittencourt

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Resposta #38 Online: 05 de Janeiro de 2016, 10:56:16
Concordo com o PetersonAbelha

Estou fazendo os cursos da EDUK e estou gostando.
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Caio Alba

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Resposta #39 Online: 11 de Janeiro de 2019, 05:15:46
Esse é o meu primeiro POST no fórum, eu tenho uma Canon T5 e uma 50mm YN e queria agradecer por todas essas dicas mesmo depois de alguns anos, muito legal ver a galera humilde por aqui.

Grande abraço.


pablo.ebani

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Resposta #40 Online: 11 de Janeiro de 2019, 09:10:10

1 - É possível fazer um evento de tarde/noite sem comprar o flash externo, muito honestamente falando? Eu cobraria um valor extremamente módico da pessoa, 190,00 (Valor de serviço que vamos trocar, a moça é confeiteira); pra atender 4-5 horas de uma cerimônia que iria das 17:00 - 22:00; Se eu usar algum difusor, algum truque que faça o flash ir pra cima sem incomodar ou estourar nas pessoas do evento? Eu estou preocupada com uma qualidade mínima, condizente com o valor cobrado mas sem comprometer o evento dela!

2 - Alguém pode indicar um flash compatível com a minha T5 que seja o mais barato possível? Além do mais barato (o qual eu gostaria muito de ver os reviews!), qual é o que tem melhor custo benefício, compatível com ela? (Canon EOS T5, lentes EF);

3 - Estou seguindo uma ordem natural pra avançar nesse campo? Não quero ir muito adiante, não. Quero atender eventos externos com muita, muita qualidade, bem como eventos infantis. Mas não quero atender casamentos, por exemplo, e não é porque eu "pense pequeno", mas é porque exige uma formação muito melhor do que a minha, exige equipamentos melhores, equipes e não é uma rotina que eu gostaria pra minha vida - O que eu aprender agora com a fotografia vou levar pra vida - mas meu foco é educação e produção de conhecimento científico e é disso que eu quero viver.

4 - Considerando que o flash parece ser meu item imediato, qual o próximo passo depois dele? Uma amiga quis fotos newborn, mas eu recusei dada a minha falta de experiência e agora planejo fazer um curso em agosto do ano que vem. Depois do curso, qual seria o melhor investimento? Uma 24-70 está fora de cogitação. Um flash melhor? Uma fixa de 40, ou talvez 35?

5 - Tenho usado o OneDrive pra compartilhar as imagens com os clientes. É um bom canal? Não sinto que o valor que eu cobre é suficiente pra fazer algo mais elaborado como entregar em CD, entregar fotos impressas, etc etc.

6 - Continuo em RAW + LR?

7 - Qual o critério de vocês pra decidir jogar a foto em PB, luz mais quente, luz mais fria? Devo evitar mudar as luzes e a cor de um mesmo ensaio? Tenho feito a maioria com uma certa "marca" e algumas variadas.

Agradeço, de antemão, qualquer atenção recebida! Depois trago fotos dos meus trabalhos caso alguém queira ver, ainda estou montando minha pasta.

1. Fotos com qualidade depende de iluminação, e não estou falando da questão ISO, e sim qualidade de luz, de onde ela vem e como vem. Mesmo tenho uma 5D MKIV ela não vai te salvar em ambientes com luz ruim. Sim é recomendável um flash.

2. YN 565 EX II e 468 EX II que fazem TTL. Manual tem o 460 e o 560.

3. Não se subestime, se vc quer oferecer qualidade não pense apenas em arquivos com muita nitidez, pro cliente qualidade vai muito além disso é atendimento, conhecimento, e interesse pelo que vc faz conta bastante.

4. Cara com um flash e uma 18-55 vc já começa a engatinhar. Eu e minha sócia fizemos um curso de Newborn, é caro e as sessões demandam muita paciencia e infelizmente se vc não for se especializar nisso o pessoal não gosta muito de pagar, mas querem um trabalho de especialista. Acabamos não divulgando mais, fazemos, mas não é mais o foco. Já acompanhamentos mensais, aniversários, ensaios é o que mais gira. Sugiro vc fazer pelo menos uns 2 Workshops presenciais, além do conhecimento vc conhece e interage com outros fotografos em situação muito parecida com a sua. Isso gera discuções legais que vão as vezes além da técnica. Eu pensava que workshops presenciais eram bobagens, mas depois que fiz um comecei a gostar das relações que se criam, sempre que posso vou a congressos e encontros, e não precisa ser um wedding da vida pq isso é caro demais, mas congressos regionais. Durante isso vc até pode pensar numa lente nova, mas não pense que uma 24-70 salvará sua fotografia vc pode ser um bom fotografo apenas com uma 24mm 2.8 STM que custa 10x menos.

5. Agregue valor ao seu trabalho, entregue o material físico, pense que vc tem que oferecer um serviço e não apenas uma fotinhos da festa do amigo. Se vc não se valorizar ninguém o fará. Elabore pacotes com um pouco mais e entregue o material impresso, não precisa ter essas caixas de madeira personalizadas que custam o olho da cara. Eu mesmo entrego meu material em embalagens artesanais que eu mesmo fiz, uma caixinha de MDF que custou uma mixaria e gasto um tempinho personalizando, pronto. Vc dedicou seu tempo pra dar atenção ao cliente. E sim eu tbm uso o Drive pra entregar as fotos digitais, mas só depois que as impressas foram entregues junto com um CD, só pro cliente não ter que conectar o celular num PC pra copiar as fotos do cd.

6. Bom aqui vai de cada um. Eu só trabalho em RAW, em passeios até vai JPG, mas fotos de clientes é RAW e depois converto pra DNG que o arquivo diminui um monte e a qualidade permanece praticamente a mesma. Ah invista em backup e cartões de fundamento, é caro? É, não me vai perder fotos de trabalhos pelamor de deus.

7. O tratamento é uma questão de gosto, eu fazia cada trabalho de um jeito. Hoje prefiro editar de um jeito que a minha edição traga uma consistência, os trabalhos ficam bem parecidos em termos de cores. Vai de cada um, não existe receito pronta e ainda tenho muito a aprender. Meu próximo investimento vai ser um workshop desses.

Amigo, aprendi muito aqui nesse fórum o pessoal é sempre muito atencioso, se vc o fizer tbm. Hoje sempre que posso ajudo. Então pode perguntar que iremos responder.
Vai postando seus trabalhos aqui que a gente vai ajudar.
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Roberto Dellano

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Resposta #41 Online: 11 de Janeiro de 2019, 12:26:18
1. Fotos com qualidade depende de iluminação, e não estou falando da questão ISO, e sim qualidade de luz, de onde ela vem e como vem. Mesmo tenho uma 5D MKIV ela não vai te salvar em ambientes com luz ruim. Sim é recomendável um flash.

2. YN 565 EX II e 468 EX II que fazem TTL. Manual tem o 460 e o 560.

3. Não se subestime, se vc quer oferecer qualidade não pense apenas em arquivos com muita nitidez, pro cliente qualidade vai muito além disso é atendimento, conhecimento, e interesse pelo que vc faz conta bastante.

4. Cara com um flash e uma 18-55 vc já começa a engatinhar. Eu e minha sócia fizemos um curso de Newborn, é caro e as sessões demandam muita paciencia e infelizmente se vc não for se especializar nisso o pessoal não gosta muito de pagar, mas querem um trabalho de especialista. Acabamos não divulgando mais, fazemos, mas não é mais o foco. Já acompanhamentos mensais, aniversários, ensaios é o que mais gira. Sugiro vc fazer pelo menos uns 2 Workshops presenciais, além do conhecimento vc conhece e interage com outros fotografos em situação muito parecida com a sua. Isso gera discuções legais que vão as vezes além da técnica. Eu pensava que workshops presenciais eram bobagens, mas depois que fiz um comecei a gostar das relações que se criam, sempre que posso vou a congressos e encontros, e não precisa ser um wedding da vida pq isso é caro demais, mas congressos regionais. Durante isso vc até pode pensar numa lente nova, mas não pense que uma 24-70 salvará sua fotografia vc pode ser um bom fotografo apenas com uma 24mm 2.8 STM que custa 10x menos.

5. Agregue valor ao seu trabalho, entregue o material físico, pense que vc tem que oferecer um serviço e não apenas uma fotinhos da festa do amigo. Se vc não se valorizar ninguém o fará. Elabore pacotes com um pouco mais e entregue o material impresso, não precisa ter essas caixas de madeira personalizadas que custam o olho da cara. Eu mesmo entrego meu material em embalagens artesanais que eu mesmo fiz, uma caixinha de MDF que custou uma mixaria e gasto um tempinho personalizando, pronto. Vc dedicou seu tempo pra dar atenção ao cliente. E sim eu tbm uso o Drive pra entregar as fotos digitais, mas só depois que as impressas foram entregues junto com um CD, só pro cliente não ter que conectar o celular num PC pra copiar as fotos do cd.

6. Bom aqui vai de cada um. Eu só trabalho em RAW, em passeios até vai JPG, mas fotos de clientes é RAW e depois converto pra DNG que o arquivo diminui um monte e a qualidade permanece praticamente a mesma. Ah invista em backup e cartões de fundamento, é caro? É, não me vai perder fotos de trabalhos pelamor de deus.

7. O tratamento é uma questão de gosto, eu fazia cada trabalho de um jeito. Hoje prefiro editar de um jeito que a minha edição traga uma consistência, os trabalhos ficam bem parecidos em termos de cores. Vai de cada um, não existe receito pronta e ainda tenho muito a aprender. Meu próximo investimento vai ser um workshop desses.

Amigo, aprendi muito aqui nesse fórum o pessoal é sempre muito atencioso, se vc o fizer tbm. Hoje sempre que posso ajudo. Então pode perguntar que iremos responder.
Vai postando seus trabalhos aqui que a gente vai ajudar.

Rapaz, você ta meio atrasado heim ...  :D


pablo.ebani

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Resposta #42 Online: 11 de Janeiro de 2019, 13:21:32
Rapaz, você ta meio atrasado heim ...  :D
Pior que patetiei mesmo...fui ver depois de tudo ai já não dava mais pra voltar atras... :doh:  :assobi:
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