Autor Tópico: 6 meses na Ásia  (Lida 2520 vezes)

thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Online: 12 de Novembro de 2015, 09:14:54
Galera, estou partindo para uma viagem longa de 6 meses pela Ásia, vou para:
Thailandia, Laos, Vietnã, Camboja, Índia, China, Mongólia e Rússia.

Na verdade, partindo ainda não, vou em Janeiro. Então, pensei em começar o tópico para abusar de voces mesmo  :D.
Queria sabe se alguém ai tem expriência com viagens mais longas... estou na dúvida de que equipamento levar para fotografar.

Minha lista de equipamento:

Canon 6D com duas baterias;
Dois cartões de 32Gb e um HD externo de 500Gb com bateria e leitor de cartão.
Lentes: 17-40mm f/4, 24-105mm f/4, 70-200mm f/4, 50mm f/1.4;
Filtros ND e Polarizador, disparador remoto.
Flash 430 EX II com pilhas recarregáveis;
Tripé com ball head;
Laptop.
Mochila Lowepro Transit 350 AW http://store.lowepro.com/transit-backpack-350-aw para carregar a encrenca toda.

Estou com uma dúvida tremenda se levo todas as lentes... se levo só a 24-105... por que além da mochila da câmera ainda vou ter que levar pelo menos uma mala com cueca  :D.
Ficar carregando a casa inteira que nem um caracol também não é legal.

Bem, se alguém tiver dicas ai tanto do equipamento para levar quanto da viagem em si, agradeço muito... estou na dúvida até de que tipo de calçado levar...
Também estou na dúvida quanto a como levar o tripé... eu sempre despachei ele dentro de uma mala, mas estava explorando a possibilidade de não despachar malas dessa vez... procurei na internet e vi muitos relatos de pessoas que conseguem levar o tripé na bagagem de mão, vocês já conseguiram ou tiveram problemas para levar o tripé na bagagem de mão?



sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:53:47
Galera, estou partindo para uma viagem longa de 6 meses pela Ásia, vou para:
Thailandia, Laos, Vietnã, Camboja, Índia, China, Mongólia e Rússia.


Invejei animal  :D :D :D


Na verdade, partindo ainda não, vou em Janeiro. Então, pensei em começar o tópico para abusar de voces mesmo  :D.
Queria sabe se alguém ai tem expriência com viagens mais longas... estou na dúvida de que equipamento levar para fotografar.


Eu não fiz uma viagem de seis meses, mas já fiz algumas para o exterior. A última foi agora pouco em uma roadtrip pela Turquia. Mas mesmo assim vou dar uns pitacos para ver se ajuda em algo.



Minha lista de equipamento:

Canon 6D com duas baterias;
Dois cartões de 32Gb e um HD externo de 500Gb com bateria e leitor de cartão.
Lentes: 17-40mm f/4, 24-105mm f/4, 70-200mm f/4, 50mm f/1.4;
Filtros ND e Polarizador, disparador remoto.
Flash 430 EX II com pilhas recarregáveis;
Tripé com ball head;
Laptop.
Mochila Lowepro Transit 350 AW http://store.lowepro.com/transit-backpack-350-aw para carregar a encrenca toda.


Você já comprou essa mochila? Se não comprou sugiro ver alternativas. Eu já tive uma exatamente igual. Ela tem algumas vantagens como "saque rapido" da camera, mas tem algumas coisas que pegam, tipo, não tem bolsos externos para colocar garrafa d'agua, etc.
Eu acabei vendendo a minha e agora tenho essa para tiros mais longos: http://www.jack-wolfskin.com/acs-photo-pack-pro/2003131-6000.html


Estou com uma dúvida tremenda se levo todas as lentes... se levo só a 24-105... por que além da mochila da câmera ainda vou ter que levar pelo menos uma mala com cueca  :D.
Ficar carregando a casa inteira que nem um caracol também não é legal.

Bem, se alguém tiver dicas ai tanto do equipamento para levar quanto da viagem em si, agradeço muito... estou na dúvida até de que tipo de calçado levar...

Com certeza todas essas não, é muito peso e por esses destinos tu vais andar muito, vais te arrepender. Além do que se fores levar a Transit ela comporta tudo, mas nao quer dizer que vá ficar confortável/fácil.

Não conheço tua fotografia então fica dificil de dizer qual lente levar. No meu caso eu abandonei teles pois uso muito raramente. Para outros uma tele já é mais itneressante. Veja, não estou falando que um é certo e outro é errado, depende muito do estilo da pessoa.

Divagando um pouco sobre as tuas lentes: de 17 para 24 a diferença não é taaao grande para talvez compensar levar as duas, ou seja, talvez a 24-105 já atenda. A 50 eu acho legal pq nesses países dá para fazer uns streets com pessoas muito legais!

Eu levaria mais cartões de memória e mais uma bateria pelo menos.

O Flash só levaria se estivesse sobrando espaço.

Não sei se tu já viajou com esse equipamento todo. Se nunca viajou sugiro ensacar tudo,colocar nas costas e andar por menos uma hora na tua cidade com tudo nas costas para ver se não vai te incomodar. Eu particularmente acho que tudo isso vai ficar pesado considerando todas as horas de caminhada que tu vais fazer.

Também estou na dúvida quanto a como levar o tripé... eu sempre despachei ele dentro de uma mala, mas estava explorando a possibilidade de não despachar malas dessa vez... procurei na internet e vi muitos relatos de pessoas que conseguem levar o tripé na bagagem de mão, vocês já conseguiram ou tiveram problemas para levar o tripé na bagagem de mão?

Em vôos internacionais não pode embarcar o tripé na cabine. Aqui e ali existem relatos de que deixaram embarcar mas essa não é a regra.

Acredito que no mínimo você terá mais uma mochila com o mesmo tamanho para tuas coisas pessoais. Pode ser que em alguns casos eles encrenquem para embarcar com as duas, a não ser que estejas indo de classe executiva  :D
O que a classe economica permite é uma bagagem (até 8 Kgs normalmente) e uma "bagagem de mão"(eles dão outro nome que esqueci agora) cujo conceito é meio fluido mas normalmente se entende que é uma bolsa que caiba debaixo dos teus pés.
E entre esses países não sei se pretendes usar vôos de Cias de baixo custo. Nessas com certeza você só pode embarcar com uma bagagem e tem que pagar para a despachar a outra.
 
Bom, qualquer coisa é só perguntar. Viagem é um tema que me interessa,rs


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:09:30
Invejei animal  :D :D :D


Eu não fiz uma viagem de seis meses, mas já fiz algumas para o exterior. A última foi agora pouco em uma roadtrip pela Turquia. Mas mesmo assim vou dar uns pitacos para ver se ajuda em algo.

Você já comprou essa mochila? Se não comprou sugiro ver alternativas. Eu já tive uma exatamente igual. Ela tem algumas vantagens como "saque rapido" da camera, mas tem algumas coisas que pegam, tipo, não tem bolsos externos para colocar garrafa d'agua, etc.
Eu acabei vendendo a minha e agora tenho essa para tiros mais longos: http://www.jack-wolfskin.com/acs-photo-pack-pro/2003131-6000.html


Com certeza todas essas não, é muito peso e por esses destinos tu vais andar muito, vais te arrepender. Além do que se fores levar a Transit ela comporta tudo, mas nao quer dizer que vá ficar confortável/fácil.

Não conheço tua fotografia então fica dificil de dizer qual lente levar. No meu caso eu abandonei teles pois uso muito raramente. Para outros uma tele já é mais itneressante. Veja, não estou falando que um é certo e outro é errado, depende muito do estilo da pessoa.

Divagando um pouco sobre as tuas lentes: de 17 para 24 a diferença não é taaao grande para talvez compensar levar as duas, ou seja, talvez a 24-105 já atenda. A 50 eu acho legal pq nesses países dá para fazer uns streets com pessoas muito legais!

Eu levaria mais cartões de memória e mais uma bateria pelo menos.

O Flash só levaria se estivesse sobrando espaço.

Não sei se tu já viajou com esse equipamento todo. Se nunca viajou sugiro ensacar tudo,colocar nas costas e andar por menos uma hora na tua cidade com tudo nas costas para ver se não vai te incomodar. Eu particularmente acho que tudo isso vai ficar pesado considerando todas as horas de caminhada que tu vais fazer.

Em vôos internacionais não pode embarcar o tripé na cabine. Aqui e ali existem relatos de que deixaram embarcar mas essa não é a regra.

Acredito que no mínimo você terá mais uma mochila com o mesmo tamanho para tuas coisas pessoais. Pode ser que em alguns casos eles encrenquem para embarcar com as duas, a não ser que estejas indo de classe executiva  :D
O que a classe economica permite é uma bagagem (até 8 Kgs normalmente) e uma "bagagem de mão"(eles dão outro nome que esqueci agora) cujo conceito é meio fluido mas normalmente se entende que é uma bolsa que caiba debaixo dos teus pés.
E entre esses países não sei se pretendes usar vôos de Cias de baixo custo. Nessas com certeza você só pode embarcar com uma bagagem e tem que pagar para a despachar a outra.
 
Bom, qualquer coisa é só perguntar. Viagem é um tema que me interessa,rs

Obrigado!!

Então, quanto a mochila, eu já tenho ela des do começo do ano... já fiz uma viagem para a França com ela e carreguei ela com esse equipamento todo ai o dia inteiro andando e foi até q de boa.... mas foi uma semana só....

Minhas dúvidas quanto as lentes é justamente por que eu tendo a fazer muito mais fotos de paisagens, então tanto a 24-105 como a 17-40 me atendem em 90% do tempo... só que eu quero me forçar mais a fazer fotografia de rua.... ainda mais durante essa viagem... acho q nem cheguei a usar a 50mm na França, e usei umas 2 vezes a 70-200. Mas tava lá carregando todas elas todos os dias.... mais flash e tripé...

Quanto a cartões, eu até tenho mais dois de 8Gb, mas realmente pode ser pouco.... vou pensar em comprar mais um.... tb estou meio receoso com o HD de 500Gb....

Obrigado pelos toques... aos poucos as coisas vão se definindo rs



sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:24:03
Obrigado!!

Então, quanto a mochila, eu já tenho ela des do começo do ano... já fiz uma viagem para a França com ela e carreguei ela com esse equipamento todo ai o dia inteiro andando e foi até q de boa.... mas foi uma semana só....

Minhas dúvidas quanto as lentes é justamente por que eu tendo a fazer muito mais fotos de paisagens, então tanto a 24-105 como a 17-40 me atendem em 90% do tempo... só que eu quero me forçar mais a fazer fotografia de rua.... ainda mais durante essa viagem... acho q nem cheguei a usar a 50mm na França, e usei umas 2 vezes a 70-200. Mas tava lá carregando todas elas todos os dias.... mais flash e tripé...

Quanto a cartões, eu até tenho mais dois de 8Gb, mas realmente pode ser pouco.... vou pensar em comprar mais um.... tb estou meio receoso com o HD de 500Gb....

Obrigado pelos toques... aos poucos as coisas vão se definindo rs

Pode ser exagero, mas eu ficaria cabreiro de deixar as fotos só no de 500Gb. Eu prefiro levar uma porrada de cartões, nao apaga-los e ter o backup.
Ainda nao consegui comprar um hd com leitor de cartão por isso carrego um netboo. Nessa viagem pra turquia fiz um backup no netbook e em hd externo,rs.

Quanto à mochila foi um toque apenas, isso realmente varia de pessoa pra pessoa.
O que pode realmente incomodar nessa transit é a falta de um suporte pra água e lá você vai precisar bastante. Uma alternativa é algo como esse acessório da Benro que é feito para uma garrafa plástica padrão: https://goo.gl/photos/RnZ5oFUKfRmT8WmNA (não sei o nome, ganhei de presente de um amigo).

O teu pouco uso da tele acho que já respondeu essa questão pra ti, rs.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:28:10
Eu levaria mais cartões, poderia ser dos mais lentos mesmo, para evitar reusar-los antes de fazer o back-up.
E levaria 2 lentes.

Que blz de viagem hein!
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:41:56
Pode ser exagero, mas eu ficaria cabreiro de deixar as fotos só no de 500Gb. Eu prefiro levar uma porrada de cartões, nao apaga-los e ter o backup.
Ainda nao consegui comprar um hd com leitor de cartão por isso carrego um netboo. Nessa viagem pra turquia fiz um backup no netbook e em hd externo,rs.

Quanto à mochila foi um toque apenas, isso realmente varia de pessoa pra pessoa.
O que pode realmente incomodar nessa transit é a falta de um suporte pra água e lá você vai precisar bastante. Uma alternativa é algo como esse acessório da Benro que é feito para uma garrafa plástica padrão: https://goo.gl/photos/RnZ5oFUKfRmT8WmNA (não sei o nome, ganhei de presente de um amigo).

O teu pouco uso da tele acho que já respondeu essa questão pra ti, rs.

Anotado!... é... aquilo usei pouco a tele, mas quando usei saiu uma foto legal hahaha
É, levar só a 24-105 parece ser uma boa opção.....

Ah, minha esposa vai comigo, então a água ela pode levar na mochila dela hehehe

Eu levaria mais cartões, poderia ser dos mais lentos mesmo, para evitar reusar-los antes de fazer o back-up.
E levaria 2 lentes.

Que blz de viagem hein!

Também fico preocupado com backup..o laptop também não tem muito HD.. por ser SSD é só de 250Gb... tirando o sistema e os programas, deve sobrar uns 120Gb.... seis meses de viagem em raw vai dar bem mais q isso... a não ser q eu já faça um bom pente fino nas fotos por lá mesmo....

Vou dar uma pesquisada em cartões.... qualquer coisa deixo para comprar em hong kong no meio da viagem... diz a lenda q lá é barato...


Ah, o meu flickr para voces terem uma idéia do tipo de foto q eu tiro... acho q ajuda

www.flickr.com/photos/thiagoyk


« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 10:43:42 por thiagok »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:48:03
É, levar só a 24-105 parece ser uma boa opção.....

Eu não deixaria a 50mm em casa de jeito nenhum. Ela é pequena e leve, quase não vai fazer diferença na mala, e te oferece f/1.4 que você não chega nem perto com as outras lentes. Se fosse eu, levaria 50mm + 17-40 ou então 50 + 24-105. E aí vai mais do seu estilo de foto mesmo. Mas a 50mm acho quase obrigatória.  ;)


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:50:45
Eu não deixaria a 50mm em casa de jeito nenhum. Ela é pequena e leve, quase não vai fazer diferença na mala, e te oferece f/1.4 que você não chega nem perto com as outras lentes. Se fosse eu, levaria 50mm + 17-40 ou então 50 + 24-105. E aí vai mais do seu estilo de foto mesmo. Mas a 50mm acho quase obrigatória.  ;)

Concordo 100%  :D

E mesmo que não tenha o hábito de usar fixa sugiro em um dos dias você sair só com ela. Você vai se surpreender como usar só fixa te dá uma outra visão das coisas.

Eu fiz uma viagem "purpuri" (França/Belgica/Hlanda) no começo do ano e só levei duas fixas manuais (takumar). Adorei o resultado e isso meio que "mudou minha vida",rs


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:51:09
Também nunca fiz viagem tão longa assim, mas o que o pessoal faz na realidade é levar somente aquilo que sabe que vai lhe atender, levar o mínimo possível pois há lugares que não te deixam entrar com tanta parafernalha pois atrapalha outras pessoas e outra que te incomoda também pelo peso ou pela troca hora ou outra de lente.

Tripé eu fico na dúvida pois acho que por menor que seja ele sempre é um peso a mais nas costas para carregar, ainda mais se tiver que caminhar por lugares em que o terreno seja molhado, barrento, arenoso ou muito ingrime, te aconselharia a pensar no Gorilapod(o verdadeiro Gorilapod não os genéricos do mercado) esse carinha se molda e segura em tudo suporta bastante peso, dá uma olhada no Youtube se voce não o conheçe, e veja se te atende.

Além dos os cartões que vc tem e o HD, e já que vai levar o Notebook veja se não sai mais barato criar uma conta no Google Drive e colocar os arquivos(RAW e Jpeg) para lá, a conta gratuita te dá 15GB gratuito, mas voce pode pagar para ter 100Gb, custa $1,99/mês ou então 1TB, custa $9,99/mês, voce elimina o risco de ficar sem as fotos e certamente nos hóteis em que voce ficar vai haver internet, então nesse tempo aproveita e faz o upload dos arquivos.

Agora fora da fotografia, não sei se o que vou lhe dizer já é do seu conhecimento, mas veja todas as vacinas possíveis de serem tomadas para determinadas regiões da Ásia no período em que voce for passar por ela, pois cada região é mais endêmica que outra e sofre mais em determinadas épocas do ano, é sabido que a malária e até a dengue pela região Asiática é foda, e leve repelente tb. :D

E se for o caso veja a possibilidade de contratar um seguro viagem: http://www.tempodeviajar.com/seguro-de-viagem-online/

Isso é para não acabar com sua viagem, não é caro dado o benefício, e é melhor ter se precisar do que precisar e não ter! :ok:

Desculpe ai se coloquei medo em você por isso, mas eu já fiz, não usei(Graças! 8-)), mas nem quero pensar o contrário! ;)
« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 10:52:32 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:56:12

E se for o caso veja a possibilidade de contratar um seguro viagem: http://www.tempodeviajar.com/seguro-de-viagem-online/

Isso é para não acabar com sua viagem, não é caro dado o benefício, e é melhor ter se precisar do que precisar e não ter! :ok:

Desculpe ai se coloquei medo em você por isso, mas eu já fiz, não usei(Graças! 8-)), mas nem quero pensar o contrário! ;)

Bem lembrado!

Eu nunca liguei muito para isso, fazia o Schengen pq era obrigatório mas nessa viagem que fiz para a Turquia eu fiz aquele seguro que o Mastercard Platinum dá para até 30 dias de viagem... AINDA BEM! No meio da viagem minha mulher quebrou o pé em uma trilha, ou melhor, destruiu, teve que fazer uma cirurgia e colocar pinos/placa. Se não fosse o seguro de viagem estaríamos lascados. O seguro pagou tudo e ainda pagaria o retorno dela em classe executiva, só não usamos isso pq o retorno seria em uma data ruim para nós.


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2015, 12:40:35
Eu não deixaria a 50mm em casa de jeito nenhum. Ela é pequena e leve, quase não vai fazer diferença na mala, e te oferece f/1.4 que você não chega nem perto com as outras lentes. Se fosse eu, levaria 50mm + 17-40 ou então 50 + 24-105. E aí vai mais do seu estilo de foto mesmo. Mas a 50mm acho quase obrigatória.  ;)

Isso é verdade... a 50mm é bem leve e pequena... não vai fazer diferença pra carregar..

Também nunca fiz viagem tão longa assim, mas o que o pessoal faz na realidade é levar somente aquilo que sabe que vai lhe atender, levar o mínimo possível pois há lugares que não te deixam entrar com tanta parafernalha pois atrapalha outras pessoas e outra que te incomoda também pelo peso ou pela troca hora ou outra de lente.

Tripé eu fico na dúvida pois acho que por menor que seja ele sempre é um peso a mais nas costas para carregar, ainda mais se tiver que caminhar por lugares em que o terreno seja molhado, barrento, arenoso ou muito ingrime, te aconselharia a pensar no Gorilapod(o verdadeiro Gorilapod não os genéricos do mercado) esse carinha se molda e segura em tudo suporta bastante peso, dá uma olhada no Youtube se voce não o conheçe, e veja se te atende.

Além dos os cartões que vc tem e o HD, e já que vai levar o Notebook veja se não sai mais barato criar uma conta no Google Drive e colocar os arquivos(RAW e Jpeg) para lá, a conta gratuita te dá 15GB gratuito, mas voce pode pagar para ter 100Gb, custa $1,99/mês ou então 1TB, custa $9,99/mês, voce elimina o risco de ficar sem as fotos e certamente nos hóteis em que voce ficar vai haver internet, então nesse tempo aproveita e faz o upload dos arquivos.

Agora fora da fotografia, não sei se o que vou lhe dizer já é do seu conhecimento, mas veja todas as vacinas possíveis de serem tomadas para determinadas regiões da Ásia no período em que voce for passar por ela, pois cada região é mais endêmica que outra e sofre mais em determinadas épocas do ano, é sabido que a malária e até a dengue pela região Asiática é foda, e leve repelente tb. :D

E se for o caso veja a possibilidade de contratar um seguro viagem: http://www.tempodeviajar.com/seguro-de-viagem-online/

Isso é para não acabar com sua viagem, não é caro dado o benefício, e é melhor ter se precisar do que precisar e não ter! :ok:

Desculpe ai se coloquei medo em você por isso, mas eu já fiz, não usei(Graças! 8-)), mas nem quero pensar o contrário! ;)

Ah o seguro viagem é obrigatório fazer mesmo! Esse já tá planejado pra ser feito...

Agora um q eu to na dúvida de como fazer é seguro do equipamento...
Alguém recomenda alguma seguradora q faria seguro internacional do equipamento sem nota?

Eu tenho um Gorilla Pod, eu acho ele versátil, mas na minha última viagem ele não ajudou muito...
Não dá pra fazer fotos do casal com ele.... fica no chão na maioria das vezes... não é tão fácil achar um lugar pra apoiar ele as vezes..


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2015, 12:51:07
« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 12:51:51 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2015, 12:52:08


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Novembro de 2015, 11:26:08
Eu levaria 24-105, 50mm, 04 baterias, HD 1TB, uns 03 ou 04 cartões, Netbook/ultrabook.
Por experiência propria, Tripe e Flash são totalmente desnecessários nesse tipo de viagem.
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2015, 12:32:18
Caraca, eu levaria apenas uma Nex ou uma m43 com lente kit, e uma lente fixa clara (35mm ou 50mm equivalentes) já sabendo que usaria pouco. Nem levaria tripé.

Minhas viagens são de 1 mês no máximo, mas nas que fiz, esse equipamento era suficiente para meus registros e não virava um estorvo.

Se você vai viajar com o objetivo de conhecer, acho que está bom. Mas se vai viajar com o objetivo de fotografar, daí é diferente eheheh
D600 - E-M10