Autor Tópico: O que fazer em Paranapiacaba (além de fotografar)?  (Lida 4963 vezes)

Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Online: 12 de Novembro de 2015, 10:38:04
Oi migos.

Vou passar uns dois ou três dias em Paranapiacaba e queria dicas de quem já foi pra lá sobre o que fazer. A princípio tinha pensado em fazer trilha, mas o contato que achei de guia (inclusive aceito sugestões de guias por lá) só vai ter uma trilha no domingo e é meio inviável pra mim, pensei em fazer alguma das trilhas por conta própria mas acabei dando uma broxada dessa opção porque não sei como as trilhas são em questão de sinalização e etc, e tenho medo de me perder.  :hysterical:

Enfim, alguém sabe de algo legal por lá pra fazer em um final de semana?

Valeu!  :ok:


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2015, 11:59:12
Quanto a cidade em sí não tenho nada a dizer

sobre essa frase sua "porque não sei como as trilhas são em questão de sinalização e etc, e tenho medo de me perder."

Se aceitar minha sugestão...

Não vá para trilhas sozinha, ainda mais se não as conheçe ou não tem referências de outras saídas e aonde elas terminam:

-Pode precisar de ajuda por lá e não encontrar nenhuma por ser uma trilha pouco frequentada ou muito ramificada.
-Risco de gente estranha e mal intencionada(tá atrelado ao que eu disse acima).

Se for mesmo assim:

-Tenha certeza de estar levando um GPS ou um Smartfone com GPS com carga 100% para usar o MAPS do Google para se orientar.
-Tenha certeza de que o sinal da operador pega bem por lá na cidade.
-Avise a quem for (Parentes, donos da hospedaria, etc...), em que lugar voce pretende ir trilhar.

Pode até parecer que tô te tratando como criança e etc... mas não marca bobeira que você se perde feio mesmo, e já tive bons relatos de conhecidos sobre sair para "passeiozinhos", e uns dar cagada apenas e de outros em tragédia.

Isso foi recente e eu nunca tinha ido a Ouro Preto em Minas, quando coloquei os pés lá, fui abordado pelos educadíssimos "guias locais", o cara veio todo solicito me perguntando quanto tempo eu ficaria na cidade, se já tinha hospedaria, se tinha parente lá, se ia precisar de veículo, etc...

Nada me aconteceu porque eu disse a ele que já tinha tudo "acertado", para ficar lá... agradeci e continuei andando.

E eu nunca aceito ajuda de ninguém estranho em cidades, sempre busco minha informações em locais determinados ou pesquiso bem antes, já deixo o terreno preparado.

Horas mais tarde e lá fui eu andar por toda Ouro Preto, qual não foi minha surpresa, quando cheguei na Mina do Chico Rei para visitar e o proprietário de lá que é bisneto de Chico Rei, vira pra mim e fala:

-O rapaz que te abordou lá em cima na praça Tiradentes não é pessoa de confiança, voce aceitou ajuda dele? Cuidado ele é pilantra e usuário de droga e fica lá abordando as pessoas para tirar dinheiro delas...tem um monte por ai igual a ele...não aceita ajuda de ninguém, vai na secretaria de turismo que fica lá mesmo na praça e pede informação!

Após ouvir atento todas as recomendações do senhor de idade, agradeci a ele, pois ele havia me visto lá quando cheguei viu a abordagem e pensou que eu seria mais um turista desavisado.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 12:00:03 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2015, 13:15:11
Quanto a cidade em sí não tenho nada a dizer

sobre essa frase sua "porque não sei como as trilhas são em questão de sinalização e etc, e tenho medo de me perder."

Se aceitar minha sugestão...

Não vá para trilhas sozinha, ainda mais se não as conheçe ou não tem referências de outras saídas e aonde elas terminam:

-Pode precisar de ajuda por lá e não encontrar nenhuma por ser uma trilha pouco frequentada ou muito ramificada.
-Risco de gente estranha e mal intencionada(tá atrelado ao que eu disse acima).

Se for mesmo assim:

-Tenha certeza de estar levando um GPS ou um Smartfone com GPS com carga 100% para usar o MAPS do Google para se orientar.
-Tenha certeza de que o sinal da operador pega bem por lá na cidade.
-Avise a quem for (Parentes, donos da hospedaria, etc...), em que lugar voce pretende ir trilhar.

Pode até parecer que tô te tratando como criança e etc... mas não marca bobeira que você se perde feio mesmo, e já tive bons relatos de conhecidos sobre sair para "passeiozinhos", e uns dar cagada apenas e de outros em tragédia.

Isso foi recente e eu nunca tinha ido a Ouro Preto em Minas, quando coloquei os pés lá, fui abordado pelos educadíssimos "guias locais", o cara veio todo solicito me perguntando quanto tempo eu ficaria na cidade, se já tinha hospedaria, se tinha parente lá, se ia precisar de veículo, etc...

Nada me aconteceu porque eu disse a ele que já tinha tudo "acertado", para ficar lá... agradeci e continuei andando.

E eu nunca aceito ajuda de ninguém estranho em cidades, sempre busco minha informações em locais determinados ou pesquiso bem antes, já deixo o terreno preparado.

Horas mais tarde e lá fui eu andar por toda Ouro Preto, qual não foi minha surpresa, quando cheguei na Mina do Chico Rei para visitar e o proprietário de lá que é bisneto de Chico Rei, vira pra mim e fala:

-O rapaz que te abordou lá em cima na praça Tiradentes não é pessoa de confiança, voce aceitou ajuda dele? Cuidado ele é pilantra e usuário de droga e fica lá abordando as pessoas para tirar dinheiro delas...tem um monte por ai igual a ele...não aceita ajuda de ninguém, vai na secretaria de turismo que fica lá mesmo na praça e pede informação!

Após ouvir atento todas as recomendações do senhor de idade, agradeci a ele, pois ele havia me visto lá quando cheguei viu a abordagem e pensou que eu seria mais um turista desavisado.

Sim, faz todo sentido e foi mais ou menos o que eu pensei e resolvi desistir. Ainda pensei em pegar um tracklog com o caminho de alguma trilha de lá (tem um site que normalmente as pessoas carregam lá os mapas que elas usaram), mas achei melhor não arriscar, eu nem sou acostuma com trilhas, seria bem fácil eu me perder por lá, não tô afim de correr o risco.

Estou procurando na internet algum guia, ou alguma empresa especializada nisso. Parece que lá tem uma associação de guias turísticos ou algo parecido com isso, mas o site deles não abre. Talvez o jeito será chegar lá e procurar essas empresas pra ver se consigo algo bacana.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2015, 13:58:41
...Parece que lá tem uma associação de guias turísticos ou algo parecido com isso, mas o site deles não abre. Talvez o jeito será chegar lá e procurar essas empresas pra ver se consigo algo bacana.

É até melhor melhor do que contratar friamente pela internet, pode ter certeza que as negociações feitas olhos nos olhos são mais confiáveis do que as fechadas por telefone, email, etc...

Tem guias que são "borocoxô",muito desanimados mesmo e se limitam a fazer a trilha e voltar logo, outros já mais ativos e mais sorridentes geralmente são mais animados a percorrer tudo e as vezes até mostrar mais do que é contratado.

Na Chapada da Diamantina, meu grupo fechou com um guia no dia em que chegamos, pegamos o que se mostrou mais animado, o cara era tão animado e de boa vontade, que ele nos levou em outros locais e cavernas lá fora da trilha e que tinha lagoa oculta de água cristalina e que podia se banhar, a mulherada adorou, tiramos muitas fotos por lá.

Claro que toda essa boa vontade merecia um a mais, mas que nós mesmos resolvemos dar ele, ele não pediu nada a mais, ele deu o preço dele antes e nós achamos justo, mas depois no fim pagamos um pouco mais por causa dessa simpatia e boa vontade. :ok:
« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 14:00:26 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2015, 14:19:49
Se precisar de guia para Paranapiacaba, fale com o Pedro.
Ele é muito, muito bonzinho. Não tenho o contato aqui agora, mas procure no Facebook por pedromonitor@facebook.com

Ele não cobra caro e é gente boa demais!

Paranapiacaba tem bonitas trilhas, mas não aconselho a fazer sozinha, ou mesmo com grupo, sem um guia junto.
Direto vemos casos de gente que se perdeu por lá. Além do terreno ser bastante acidentado, esse tempo chuvoso pode acarretar cabeças d'água. Nada como alguem que conhece bem o local para ajudar.

As trilhas VALEM MUITO A PENA.  :ok:
« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 14:25:35 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2015, 14:50:58
Lugar bom mesmo de fotografar, veja: http://essemundoenosso.com.br/2012/09/10/dicas-de-paranapiacaba/

e olha esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Ie7KZrk_YcY&feature=youtu.be

O narrador dá uma viajada no começo, mas é show de travesia.  :D


Agora não sei como dever ser a noite, não tem cara de ser um lugar para agitação ou com baladinha....vai ter que descobrir lá mesmo o que fazer além de fotografar. :D

A Cristiane deve ter uma idéia. :ok:
Fábio Pedro.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2015, 15:01:26

Agora não sei como dever ser a noite, não tem cara de ser um lugar para agitação ou com baladinha....vai ter que descobrir lá mesmo o que fazer além de fotografar. :D

A Cristiane deve ter uma idéia. :ok:
Vixe, eu fujo disso de agitação e baladinha!
Sei que tem umas festas da cidade, que são o Festival de Inverno e o Festival do Cambuci, mas não são agora...

Se ela fazer trilha, não vai sobrar forças para sair a noite não!  :assobi:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2015, 15:05:46
kkkk :hysterical:

Ainda mais se for essa ai da funicular de Paranapiacaba.. :eek:

A moreninha que ia a frente do grupo era mais homem que os que tavam com ela, "sangue nos olhos" legal...kkkk :hysterical:
Fábio Pedro.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2015, 15:16:39
Essa Funicular eu já vi que é tensa, não sei se estou preparada pra ir nela logo de cara.  :hysterical:

Achei o Pedro no facebook, mandei solicitação de amizade, vamos ver se ele aceita, caso contrário mando inbox pra ele, já tinha ouvido falar dele, mas não sabia como encontrá-lo.

E sobre as noitadas: ando velha pra isso! Hahaha Quero ir lá pra ficar no sossego e fugir um pouco da loucura que é SP (adoro essa loucura, mas as vezes dá vontade de fugir um pouco, rs).


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2015, 15:28:24
Hum :ponder:, eu entendi esse "além de fotografar", como uma saida a noite(baladinha) ao invés de ir dormir apenas... :D

Se o clima ajudar eu aproveitaria um lugar como esse para fazer umas noturnas mesmo... ;)
Fábio Pedro.


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2015, 15:30:45
 :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o
Quem tem coragem de ir naquela trilha com aquela travessia???
Sério que aquilo é de vdd??? :eek: :eek: :eek:
Thais Matos


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2015, 15:32:48
Ah, não! Foi mais no sentido de fazer algo que não seja só sair andando por lá e fotografando, sabe? Coisas legais pra fazer pra conhecer a cidade, algum programa cultural e tal, porque até então eu só tinha pensado nas trilhas, mas como não sei se vou conseguir arranjar algum guia, queria ter um "Plano B". De balada eu tô correndo.  :hysterical:


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2015, 15:34:05
:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o
Quem tem coragem de ir naquela trilha com aquela travessia???
Sério que aquilo é de vdd??? :eek: :eek: :eek:

Pior que já vi alguns relatos de pessoas que fizeram. O negócio é tenso, mas pra quem curte e já tem certa experiência com essas coisas, é um prato cheio pra novas experiência em um lugar relativamente acessível pra quem mora em SP ou pelas redondezas.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2015, 15:59:09
Sem mentira nehuma eu iria na hora... :D.me amarro em lugares assim, o que me amedronta é só a violência mesmo, no caso topar com pessoas mal intencionadas >:(, isso tem me desestimulado muito a ir acampar ou fazer esses tipos de saídas em lugares mais afastados.

Aqui no Rio mesmo tá ruim de sair na rua para fazer fotos, todos aqui tem optado por lugares mais fechados e que tem segurança.

Não é só pelo bem material, carro, câmera, etc... mas a integridade física principalmente. :ok:

Isso ai que os caras fizeram no vídeo é algo único, voce faz e até refaz mas é sempre diferente que a vez anterior e fica na sua história pra sempre, é bom demais!!! :worship:
Fábio Pedro.


RBaena

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 475
  • Sexo: Masculino
  • Segue adiante
Resposta #14 Online: 12 de Novembro de 2015, 16:12:02
Lá em Paranapiacaba tem uma espécie de "Centro de Informações Turísticas" que tem guias disponíveis na hora.

Fica na rua do Bar/Restaurante da Zilda... Não tem como errar!

Se você chegar pela parte alta, obrigatoriamente você atravessará aquela passarela por cima dos trilhos e sairá do lado desse bar.

Creio que subindo a rua uns 100 metros, do lado esquerdo, você encontrará esse Centro de Informações.

Ali eles te mostrarão as trilhas disponíveis através de uma maquete.

É só combinar com o guia!

Bom passeio!!
Abs!