Autor Tópico: Época de boas compras nos Classificados!  (Lida 8429 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #60 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:44:05
Aquele anúncio da 5D e a da 100mm do Humberto foram exceções. Preços excelentes e que não precisam poluir o tópico dos classificados durante meses.

Quando surge oportunidade boa pra ambos, rapidamente fecham negócio.
Só me pergunto se os vendedores que supervalorizam seus produtos, nunca pararam pra pensar pq o produto está encalhado?  Como filho de ex-comerciantes, produto parado significa prejuízo.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #61 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:49:48
Só me pergunto se os vendedores que supervalorizam seus produtos, nunca pararam pra pensar pq o produto está encalhado?  Como filho de ex-comerciantes, produto parado significa prejuízo.

Talvez não tenham pressa de vender. E, se conseguirem vender pelo preço mais alto, talvez compense financeiramente o tempo que ficou parada.


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #62 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:54:32
Meu pai tem mais de 50 anos, minha mãe mais de 40, nenhum deles tem o acesso que eu, por exemplo, de pesquisar bastante algo na internet antes de comprar qualquer coisa e eu nem sempre estou por dentro de tudo que eles querem comprar pra poder fazer essa pesquisa pra eles. Não sei você, mas eu ficaria BEM chateada em saber que alguém enrolou eles, vendendo um produto que vale R$ 100,00, por exemplo, por R$ 500,00, não é porque eles são meus pais, mas não acho certo nenhum "coitadinho desavisado" se lascar mesmo.  Determinar o que é certo ou errado levando em consideração apenas a minha situação ou a situação de pessoas próximas é bem umbiguista. :)

JURO que é minha última resposta sobre este tema! :ok:

Acho que estamos falando de situações diferentes. Na verdade é muito difícil definir o que é pilantragem ou não. Eu vendi minha guitarra bem cara, como expliquei anteriormente, e não me acho pilantra. Agora tem vendedor que é pilantra mesmo. Empurrar coisas por valor maior só porque o outro não conhece é muita pilantragem, mas ser uma vendedor conhecidamente careiro não, afinal ele cobra igual de todos. Se meu pai for no shopping e comprar um cabo USB por R$50 vou falar que ele fez besteira, afinal todos sabemos que este tipo de coisa lá é mais cara. Se ele for num camelô e pagar os mesmo R$50, vou ficar puto com o vendedor, pois sei que lá ele foi enrolado.

Citação de: sri_canesh
Pelo que estou vendo a Lei de Gerson é a preferida de muitos por aqui, por isso não tenho mais o que perder tempo discutindo aqui.  Prefiro gastar meu tempo com pessoas com conceitos de ética menos elásticos.
Cara, como disse, acho que estamos falando de situações diferentes. A linha entre achar que tem uma boa oportunidade de negócio num produto subvalorizado e a tentativa de pelantragem é bem tênue e não dá para julgar só vendo o "resultado".
A tal "Lei de Gerson" me tira do sério. Pergunte para minha mulher como eu sou chato e verá que não faço parte deste grupo. kkkk
Estamos discutido um assunto sério e sem "muito tumulto", mas acho que estamos desviando do tópico inicial. Acho melhor pararmos, mas fico satisfeito em saber que aqui o Gerson não tem vez.  :D

Voltando para os classificados...
Citação de: Humberto Yoji
A minha 100/2.0 que o Leo P ficou de olho foi vendida em menos de 12h. E olha que nem achei o preço tão baixo assim...  :)
Cara, R$1250 por uma lente de US$450 não estava ruim não. O ruim é eu não ter comprado. kkkk
« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 10:55:10 por Leo P »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #63 Online: 12 de Novembro de 2015, 10:59:57
Não é porque algo existe há muito tempo que eu serei a favor disso. Muita coisa errada existe há muito tempo, algumas coisas até cobertas por lei, nem por isso vou deixar isso passar por cima das coisas que eu acredito como um todo, por certo ou errado.
Não vou também culpabilizar minha mãe, ou qualquer outra pessoa na posição de comprador que pagou a mais por um produto ou serviço sabendo que existem pessoas que usam a falta de conhecimento do outro pra se dar bem nos negócios. Fazer isso tem quase a mesma lógica de culpar alguém que foi assaltado, ao invés de culpar quem assaltou, afinal... Sabia que poderia ser assaltado, por que estava usando o celular na rua?

Mas enfim, vamos finalizar essa discussão por aqui, e voltar para a proposta do tópico. :ok:

Concordo novamente contigo sobre o algo ser histórico não justificar ser mantido errado. Só continuo não vendo problema na prática aqui discutida. Uma coisa é enganar alguém deliberadamente, mentindo sobre a função do produto, sobre a condição dele, desempenho. Outra é colocar um anúncio claro, verdadeiro, com um preço acima da média. A comparação com o assalto, ao menos pra mim, soa infeliz com o que estamos discutindo. No meu entender, mantendo esse paralelo grosseiro, seria então como o assaltante sentar na rua e colocar uma placa bem clara e descrita, com todas as condições exigidas por um sistema de classificados, e nele escrito: sente aqui que lhe assaltarei. O único detalhe é que aí estamos falando de crime. E até onde eu sei (e aqui pode estar acontecendo a diferença de olhares), precificar algo acima da média não é crime, a menos que esteja sob alguma regulamentação. Por fim, em momento algum eu disse gostar da prática, inclusive acho chato pagar 20 reais por um Red Bull com a inscrição de preço sugerido: R$ 6,90 impresso na lata. Mas se pago é porque quero muito aquilo naquele momento. Se achar que não preciso dele ou posso viver sem, boicoto e vou no mercado pagar o preço que acho justo.

Tiramos o print do anuncio original no ML e o dele dias depois com a mesma câmera pelo valor maior que o dobro.  Um outro colega pegou e postou isso. 

Simples, não? Mas na tua cabecinha  nós estávamos errados, não ele, certo?

Essa história de dizer que o errado é quem compra sem saber o preço certo é quase a mesma "lógica" de dizer que a vítima de estupro é a culpada por não saber que estava passando por um lugar perigoso.

Simples, sim. Louvável a ação enérgica de vocês. Mas a minha cabecinha provavelmente agiria boicotando o anúncio. Mais simples ainda! E se pintasse qualquer discussão relacionada a esse item em outra parte do forum, faria questão de mencionar qual é o valor que acho justo por aquele item, indicando um possível vendedor praticando um preço legal, "queimando" assim o tal anunciante picareta.

Quanto ao paralelo com o estupro, sinceramente, prefiro não comentar pelo tamanho da disparidade, mas serve mais ou menos a mesma linha da resposta para a Dani.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #64 Online: 12 de Novembro de 2015, 12:51:54
Talvez não tenham pressa de vender. E, se conseguirem vender pelo preço mais alto, talvez compense financeiramente o tempo que ficou parada.

Tem também produtos que vendem mais rápido que outros, independente do preço.
Ai não ainda mesmo baixar o preço, é anunciar e esperar aparecer o comprador.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #65 Online: 12 de Novembro de 2015, 13:15:08
Tem também produtos que vendem mais rápido que outros, independente do preço.
Ai não ainda mesmo baixar o preço, é anunciar e esperar aparecer o comprador.

São casos e casos, né?

Tem aquele produto muito específico, com pouca procura, que aí é preciso de paciência para achar o comprador certo.

Mas também tem muito produto relativamente "popular" que fica encalhado. É esse tipo que faço questão de destacar como boicote surtindo efeito...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #66 Online: 12 de Novembro de 2015, 14:15:39
Pô...se não tem pressa em vender, então não fique dando "UP" a toda hora (dentro do tempo permitido pela moderação).

Quando não tenho pressa, dava up a cada três dias ou mais (isso quando não vendia no mesmo dia).


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 13 de Novembro de 2015, 12:06:16
As ofertas de venda mais sem-noção da realidade são aquelas com os dizeres "preço menor que B&H" (como se B&H vendesse coisa usada e sem garantia); "abaixei para vender!" (com desconto de "cem real" em três milhas...); "apenas R$ 1000" (quando na loja da empresa Brasil custa R$ 1500 com 5 anos de garantia e parcelamento em 12 vezes...) e "na B&H custa 10 milhas e vendo por apenas 7 milhas" (como se alguém tivesse sete milhas sobrando não fosse comprar zero ou de seu "importador" preferido)... :shock: