Autor Tópico: Filtro UV  (Lida 5144 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Novembro de 2015, 21:50:03
Acabei de me dar conta de um fato excepcional: tenho morado por 1 ano no lugar mais cruel em termos de raios UV: a Nova Zelândia. Aqui a incidência de raios UV é notória, pois o país está numa latitude extrema que faz com que o volume de UV seja maior durante o verão, e também pelo baixo nível de ozônio nas camadas mais altas da atmosfera nos polos da Terra.

Tenho tirado fotos aqui, incluindo alguns pontos de alta altitude, e nunca percebi nenhum haze estragando as imagens. Amanhã se o tempo abrir eu vou fazer uns testes práticos com os filtros UV que eu tenho.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 14 de Novembro de 2015, 22:33:06
Acabei de me dar conta de um fato excepcional: tenho morado por 1 ano no lugar mais cruel em termos de raios UV: a Nova Zelândia. Aqui a incidência de raios UV é notória, pois o país está numa latitude extrema que faz com que o volume de UV seja maior durante o verão, e também pelo baixo nível de ozônio nas camadas mais altas da atmosfera nos polos da Terra.

Tenho tirado fotos aqui, incluindo alguns pontos de alta altitude, e nunca percebi nenhum haze estragando as imagens. Amanhã se o tempo abrir eu vou fazer uns testes práticos com os filtros UV que eu tenho.



Legal, mas use um filtro UV decente.O bom e velho Hoya Sky 1A HMC que não é 100% neutro.

Eu uso dois modelos:
O bom e velho Hoya Sky 1A HMC que não é 100% neutro mas é bom pra caramba.
O outro é o UV+IR 486M da B+W (ou o Hoya equivalente)

http://www.bhphotovideo.com/c/product/154805-REG/B_W_65014690_58mm_486_Digital.html
http://www.bhphotovideo.com/c/product/857387-REG/Hoya_A62UVIR_62_mm_UV_and.html

Latitude mais alta significa apenas que os raios solares são mais oblíquos. Pode ter certeza que no altiplano chileno ou boliviano a 5000m tem muito mais UV em qualquer época do ano, ainda mais com a atmosfera seca do jeito que é.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2015, 22:35:14 por AFShalders »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #17 Online: 15 de Novembro de 2015, 23:02:53
Eu deixei de usar porque tenho receio que prejudique a imagem final mas agora na AF-S 50 1.8 G que comprei, veio um filtro junto e irei fazer uns testes para ver o que irá acontecer com e sem o filtro.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #18 Online: 19 de Novembro de 2015, 10:08:12
Então.
Nunca usei filtros UV.

Concordo que é uma boa proteção para as lentes (tanto que já consegui a proeza de espatifar um polarizador  :aua:). Só que sempre fiquei com receio de afetar a qualidade das imagens.

Fico me perguntando se realmente vale a pena pagar caro num filtro de qualidade, sem ter reais vantagens no resultado da foto.

Só tive problemas uma vez, em Itatiaia. Foi um azulão de dar medo.
Era com uma Xti + 18-55.
Mas depois voltei outras vezes lá, com outras lentes e câmeras, e não aconteceu mais.

Como em janeiro vou fotografar numa altitude considerável (uns 3500m), tenho receio de ter o mesmo problema novamente... (dessa vez vou de 5D Mk2 + Canon 17-40 f/4 + Tamron 24-75). Estou levando filtros, mas nenhum deles é UV.
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 19 de Novembro de 2015, 10:10:49
Até hoje nunca tive predominância de azul que não pudesse tirar no pós...  :)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 19 de Novembro de 2015, 11:18:21
Até hoje nunca tive predominância de azul que não pudesse tirar no pós...  :)

Vai gostar então o dia que fizer foto de flores que tenham alta reflexibilidade em ultravioleta. É facinho facinho fazer uma pós para tornar as cores naturais.... O excesso de UV Próximo satura o sensor e as cores saem completamente erradas, não tem pós que de jeito.

Cada caso é um caso, amigo. Não generalize.
Mas para vocês eu concordo.  Não percam tempo com filtro e muito menos com filtro bom.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2015, 11:20:15 por AFShalders »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 19 de Novembro de 2015, 11:25:07
Vai gostar então o dia que fizer foto de flores... Cada caso é um caso, amigo. Não generalize.

Não generalizei nada: "até hoje [EU] nunca tive...", e vc decidiu descartar minha opinião pessoal com uma observação específica para fotos de flores. Faço fotos para mim (e não para os outros) há 40 anos e nunca minhas "flores" ficaram chateadas com o "excesso de UV próximo"...  :shock:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 19 de Novembro de 2015, 12:16:34
Me corrijam se for o caso, mas um filtro polarizador não acaba tendo o mesmo efeito nesses casos do litoral e alta altitudes?
No caso remove aquele azulado/neblina no horizonte.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #23 Online: 19 de Novembro de 2015, 12:39:25
O pola elimina a luz refletida, como o próprio nome diz, polariza, deixando apenas  de luz de uma direção passar,  pelo filtro, grosseiramente .

Gira o anel com o filtro na melhor posição. A diferença é bem acentuada até prum fotógrafo 1/4 de boca igual a mim

Acho estranho a repudia pelos filtros, tem uns que são dá pra substituir, pola e ND por exemplo.

O kit de qq 35mm era o corpo (a primeira sempre era uma ZENIT), cinquentinha e filtro UV


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 20 de Novembro de 2015, 10:08:10
Ok, fiz um teste prático com um filtro que considero bom e multi-coated:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=116482.new#new


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 21 de Novembro de 2015, 01:57:25
Acho estranho a repudia pelos filtros, tem uns que são dá pra substituir, pola e ND por exemplo.

O repúdio não é contra todos os filtro, é contra o UV, que há muita controvérsia sobre o uso.

Claro que tem filtros que não tem substituto:

- Polarizador
- ND
- Gradiente (graduado)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 21 de Novembro de 2015, 02:12:21
Não generalizei nada: "até hoje [EU] nunca tive...", e vc decidiu descartar minha opinião pessoal com uma observação específica para fotos de flores. Faço fotos para mim (e não para os outros) há 40 anos e nunca minhas "flores" ficaram chateadas com o "excesso de UV próximo"...  :shock:


Não quis ser petulante amigo... É que algumas espécies de flores que tem um azul muito profundo, tipo um índigo, são um inferno para fotografar porque elas refletem uma barbaridade de luz no ultravioleta e isso causa um erro brabo na hora de recompor as cores porque o canal azul está errado. Dá um baita de um estouro na componente azul que não é causado pelo azul em si. Aí as cores saem esquisitíssimas.


Uma coisa importante é que em fotografia não existem regras absolutas.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2015, 02:33:48 por AFShalders »


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 21 de Novembro de 2015, 02:51:45
Só uso filtro em ambiente muito zuado, onde fatalmente teria que limpar a lente no meio da sessão (lugares abafados, poeirentos, maresia, etc) e só filtro "coated". Filtro sem "coating" deixei de usar a partir de quando fiz teste e notei que perdi contraste. Na época era uma 28-135. Nas lentes boas a diferença seria mais gritante.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2015, 03:21:10 por AdrianoQuatro »
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #28 Online: 23 de Novembro de 2015, 12:04:38
O repúdio não é contra todos os filtro, é contra o UV, que há muita controvérsia sobre o uso.

Claro que tem filtros que não tem substituto:

- Polarizador
- ND
- Gradiente (graduado)

São esses os filtros que uso.
Aliás, andei fazendo umas cacas com polarizador (céu manchado) e só estou usando o mesmo para tirar reflexos mesmo. Em fotos de cachoeira, fica bem legal.
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 23 de Novembro de 2015, 12:10:13