Autor Tópico: Filtro UV  (Lida 5057 vezes)

Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Online: 13 de Novembro de 2015, 10:28:51
Pessoal,

Uma dúvida que sempre tive, nesse anos de fotografia...
Nunca usei filtro UV. Ele realmente serve para alguma coisa, que não seja proteger a lente?

Por exemplo, já tive problemas há muitos anos, com a lente do kit, com "montanhas azuis", devido a alta incidência de raios UV - esse filtro teria resolvido o problema? Alguém aqui já fez o teste?
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2015, 10:52:39
Sim, nesse caso efetivamente ajuda e também fotos no litoral onde fica aquele azulão everywhere.
 


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2015, 16:17:30
Único lugar que percebi real diferença foi no litoral também.
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2015, 16:39:03
Bom vídeo a respeito:

https://youtu.be/P0CLPTd6Bds

Tenho todos para minhas lentes, mas realmente não uso nenhum, é só parassol mesmo.  :)


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2015, 16:50:36
Com o advento das câmeras digitais, a principal função do filtro UV tem se tornado cada vez mais, apenas proteger a lente, uma vez que os sensores das câmeras de hoje, pouco ou nada são afetados pelos raios ultravioleta.
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2015, 16:57:19
Opinião de quem usa equipamento em ambientes mais extremos:


1) Sim, em alta montanha um bom filtro UV faz diferença. E não é pouca.

2) Em ambientes marítimos idem, pois a água e a neblina do mar espalham o UV que é uma maravilha.

3) Em ambientes com poeira e maresia o filtro protege e é mais fácil de limpar

4) Em ambientes normais, a função é muito mais de proteção do que de bloqueio de UV

5) É melhor gastar em um bom filtro do que dar azar e ter um elemento frontal de uma objetiva cara danificado. O para sol protege, mas dependendo fica muito incomodo de usar e as vezes não há  a minima necessidade, então o filtro é uma boa opção. Já me salvaram mais de uma vez.

6) Filtro tem que ser da melhor qualidade possivel e coated. Pior com um filtro vagabundo do que sem o filtro.


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2015, 17:03:28

6) Filtro tem que ser da melhor qualidade possivel e coated. Pior com um filtro vagabundo do que sem o filtro.

Esporadicamente tiro fotos de Paintball, e nesse caso ou você cria uma box de acrílico pra proteger a câmera ou não usa filtros. Os filtros "vagabundos" quebram facilmente e caso isso ocorra a chance de ter sua objetiva riscada é muito alta, nesses casos é melhor não usar filtros, visto que a lente da objetiva é mais resistente nesses casos. Obs: isso só em casos extremos haha
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2015, 17:10:03
Pois é, atualmente é para dar uma "sensação de segurança" e evitar limpar sal ou areia de elemento frontal mesmo...

"Historically, photographic films were mostly sensitive to UV light, which caused haziness or fogginess, and in color films a bluish hue. Therefore, as a standard, a UV (blocking) filter was used, transparent to visible light while filtering out shorter ultraviolet wavelengths. However, newer photographic film and digital cameras are highly insensitive to UV wavelengths. "

 :)



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2015, 17:29:14
Esporadicamente tiro fotos de Paintball, e nesse caso ou você cria uma box de acrílico pra proteger a câmera ou não usa filtros. Os filtros "vagabundos" quebram facilmente e caso isso ocorra a chance de ter sua objetiva riscada é muito alta, nesses casos é melhor não usar filtros, visto que a lente da objetiva é mais resistente nesses casos. Obs: isso só em casos extremos haha


Para esses casos existem filtros de resina CR39 que não estilhaçam.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2015, 05:04:06
Sinceramente, eu não uso.

Os sensores das câmeras já vem com filtro UV, e a as lentes modernas possuem elementos com coating anti-UV. No final, colocar um filtro UV de qualidade duvidosa só vai deteriorar a qualidade da sua imagem ou gerar flare no contra-luz.

Se você quer proteção, use um filtro para isso, que não tem nenhum coating.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #10 Online: 14 de Novembro de 2015, 08:19:54
Uso sempre, filtros bons, nao percebo deterioracao da imagem.
D600 - E-M10


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2015, 09:35:57
Sinceramente, eu não uso.

Os sensores das câmeras já vem com filtro UV, e a as lentes modernas possuem elementos com coating anti-UV. No final, colocar um filtro UV de qualidade duvidosa só vai deteriorar a qualidade da sua imagem ou gerar flare no contra-luz.

Se você quer proteção, use um filtro para isso, que não tem nenhum coating.

2x  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2015, 13:11:19
Se você quer proteção, use um filtro para isso, que não tem nenhum coating.


Sim, faça isso e terá ghosting e flare a dar como pau.  tsc. tsc.


Se você não usa sua câmera nas condições que eu falei, não precisa usar. Seria interessante a Cristiane fazer o teste por ela mesma.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2015, 13:15:37 por AFShalders »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2015, 19:30:59

Sim, faça isso e terá ghosting e flare a dar como pau.  tsc. tsc.


Se você não usa sua câmera nas condições que eu falei, não precisa usar. Seria interessante a Cristiane fazer o teste por ela mesma.

Eu quis dizer um filtro sem coating UV. Existem filtros para proteção somente, que possuem coating para evitar flare e o escambau, mas não o UV que é bem irrelevante. Eu li que o UV pode fazer alguma diferença em fotografias em altas altitudes onde existe maior volume de UV na atmosfera, mas a diferença é quase que desprezível. No nível do mar então...

Ainda assim eu não usaria nada para proteção, o elemento frontal de uma objetiva é bem mais resistente que eu filtro, a começar pela densidade da lente vs. um filtro fino.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 14 de Novembro de 2015, 20:06:54
Eu quis dizer um filtro sem coating UV. Existem filtros para proteção somente, que possuem coating para evitar flare e o escambau, mas não o UV que é bem irrelevante. Eu li que o UV pode fazer alguma diferença em fotografias em altas altitudes onde existe maior volume de UV na atmosfera, mas a diferença é quase que desprezível. No nível do mar então...

Ainda assim eu não usaria nada para proteção, o elemento frontal de uma objetiva é bem mais resistente que eu filtro, a começar pela densidade da lente vs. um filtro fino.


Existem dois tipos de tecnologias para filtros.

A primeira é inerente ao próprio material do filtro. Para bloquear o UV por exemplo, existem certos tios de vidro ótico que bloqueiam eficientemente certas faixa do UV, principalmente os UV "duros" (comprimento de onda menor que 300 nm). Mas a eficiência desses materiais diminui quanto mais o comprimento de onda se aproxima da ponta visível do espectro na casa dos 420 nm. A faixa entre 400-375 nm é tecnicamente UV, invisível ao olho e completamente transparente para a maioria dos vidros óticos, então isso de falarem que as objetivas modernas bloqueiam todo o UV não é verdade. Inclusive eu tive a oportunidade de testar isso em um espectrofotometro.

A outra tecnologia usada é a de filtro dielétrico, que é composto por um vidro ou resina óticos com um coating que anula um ou mais determinados comprimentos de onda por interferência destrutiva (lembra das aulas de física de ondas ?) São eficientes desde que o angulo de entrada da luz esteja dentro dos parametros. O chamado "hotmirror" que é o filtro de bloqueio de infravermelho que fica sobre o sensor é deste tipo. Alguns filtros tem várias camadas dielétricas e permitem a filtragem de mais de um comprimento de onda, por exemplo IR e certas bandas do UV.

Mas esses filtros não bloqueiam tudo. Basta fazer uma experiencia bem simples em casa, com infravermelho. Coloque a a câmera no live view e pegue um controle remoto de tv. Aponte para a câmera e aperte um botão do controle. Bingo ! O infravermelho passa pelo filtro, atenuado mais passa.

Com o UV é a mesma coisa. Passa.

O UV que atrapalha é o UV próximo (400-370 nm) que tem a dar com o pau em altitudes acima de 2000m. Precisa de um filtro muito bom para bloquear 100% e faz diferença, embora muitos digam que não. Fiz inúmeras fotos com filme e digital em altitudes entre 2000 e 5000 metros. Em certas condições a diferença é imensa.

No mar o efeito é causado pelas gotículas de água que refletem a luz (e mais ainda o UV) como loucas. Dependendo do ângulo entre sol-nebina-câmera, pode haver um bom azulamento. Novamente, um filtro UV decente ou um polarizador resolvem muito o problema.


Quanto a dureza do elemento frontal da objetiva, depende. Objetivas antigas feitas com vidro Crown e Flint são muito propensas a riscos. Então, cada caso é um caso. Se você tem uma Angenieux de 1970 que custou 3 mil dólares e não colocar um filtro protetor, estará correndo um risco desnecessário. Se estiver usando uma objetiva barata moderna de 500 dólares aí o papo é diferente. Ainda mais se for uma de uso amador.

 :ok: