Autor Tópico: Cliente quer pagar o restante depois de ver as fotos. E aí?  (Lida 4245 vezes)

mgatti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Online: 13 de Novembro de 2015, 12:16:11
Cliente propôs pagar metade do valor no pre-wedding e o restante apenas depois da entrega das fotos do casamento (cerimônia bem simples, no civil).

Até agora só recebi integralmente antes de mandar as fotos. E li aqui que muitos de vocês só recebem o restante depois. Esse sistema funciona? Eu não gostei. Me parece que o pagamento fica sob juízo do "gostei" ou "não gostei" das fotos...

T5, 18-55mm, 28-80mm, 50mm 1.8/USM. Uma bateria e um cartão de 32. (Me deixem, quando tiver mais coisa daí eu omito esses haha)


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2015, 12:42:49
Não fiz nada mirabolante ainda, já fiz alguns aniversários e ensaios que o pessoal pagou depois.

Normalmente eu peço 50% do valor na confirmação (ou uma entrada caso parcele no cartão), ou no dia do evento e o restante depois que a pessoa escolhe as fotos, só depois eu mando revelar. Exceto alguns conhecidos que nunca faltaram com o pagamento que pagaram integral no ato da entrega, mas pro público geral vale a regra de cima. :D
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2015, 12:43:35
Tem razao. Isso é bastante perigoso ;).

Peça pelo menos um cheque pré-datado.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2015, 12:46:20
Se não tiver realmente jeito e vc não quiser perder o cliente, pois acha que ele vale a pena, então faz contrato, especifica datas e entrega as fotos em forma de provas com sua assinatura, digamos, "em tamanho considerável".


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2015, 12:57:54
Ahhh...Em meus trabalhos em geral eu ofereço 3 formas de pagamento:

1-Depósito integral
2-50%na aprovação e 50% na entrega
3-por PagSeguro

Cada um deles tem seu preço e suas vantagens. Daí deixo o cliente escolher.
No caso das fotos, eu escolhi por oferecer o PagSeguro apenas, após assinar o contrato. Daí explico ao cliente que esse valor fica bloqueado por 15 dias, tempo suficiente para entregar o serviço.

Não sei se funcionaria com você, mas que o sistema de 50%,50% é usado por muita gente


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2015, 13:22:59
Eita... eu não trabalho desse jeito.  :shock:

O que eu costumo fazer, e até agora não tive problema, foi pedir 30% de sinal, permito a pessoa parcelar até 15 dias antes do evento, quando tudo deve estar pago...

Só em casos raros, pra amigos, que eu deixo pagar o restante na entrega...
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2015, 13:49:08
É...para ensaios eu também prefiro que a pessoa pague de uma vez antes do ensaio...

Eu penso assim...

Quando se compra qualquer coisa online, só recebe o produto como? Pagando antes.
Quando vai na farmácia e no supermercado, Só pode usar o produto quando? Depois que paga tudo antes.

Embora seja um costume o prestador de serviços deixar só pra receber uma parte e depois outra parte, o sistema básico do comércio é: primeiro se paga, depois recebe o produto.

Claro que tem casos e casos, profissionais e profissionais, mas a pessoa precisa ter certeza do que está comprando ou contratando.

Se ela vai no supermercado compra lá qualquer coisa, seja lá qual for o preço, e acaba não gostando depois, ela não pode chegar lá e pedir o dinheiro de volta só porque o produto não atingiu a sua expectativa né....

É mais ou menos assim eu acho... no mínimo é tudo isso só que o contrário, hehehe


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2015, 14:17:12
There is no free lunch! - já dizia Friedman. Não vejo problema em parcelamentos, hoje o dinheiro é digital. Todos nós também temos que pagar o "leitinho" de cada dia, portanto um adiatamento deve cobrir alguns custos imediatos do fotografo e o restante entra no fluxo de caixa mensal, seja usando cheques pre-datados, cartão de crédito, pagseguro, mercado-pago, etc. O importante é que haja um garantia de compra e recebimento, lembrando sempre que as condicoes de pagamento DEVEM constar em contrato a fim de dirimir eventual litigio. "O COMBINADO NÃO É CARO".
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2015, 14:31:59
Caia fora, cilada.

Uma vez uma cliente pagou 50% no dia e ficou 50% na entrega, na época ainda fazia assim.
Chegou no dia ela veio com essa conversa de querer ver as fotos primeiro, ai eu perguntei logo: "Então se você não gosta de alguma coisa não vai pagar?", gaguejou de um lado pro outro, eu bati o pé e disse que só entregaria com tudo pago.

Hoje eu faço 50% para reservar a data e 50% até o dia do evento/ensaio (pode ser dividido).
Ou no cartão de credito na minha loja virtual, inclusive estou empurrando essa modalidade mesmo pagando taxas.
Melhor perder 8% do que ficar atras de cliente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2015, 17:21:28
Eu não trabalho com isso, então vai um puro pitaco: diz que só aceita pagamento antecipado, mas que devolve dinheiro se o cliente não gostar.

Se o cliente hor honesto, vai acreditar que vc é honesto, e vai aceitar.

Se o cliente for desonesto, não vai acreditar em vc e vai procurar outra pessoa pra querer enganar.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2015, 17:31:34
você já é profissional reconhecido na área?? tens um fluxo legal de serviços por mês?
Se SIM, não aceite. Se NÃO, faz parte do aprendizado. Só tens a ganhar, se não for em grana, ao menos em experiência, contatos.



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2015, 22:15:22
Nem um centavo para depois do evento exceto pelo pagseguro, que se o cliente deixar de pagar o problema não é meu.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 15 de Novembro de 2015, 18:56:56
Não sou profissional em fotografia. Mas também sou prestador de serviço.
Nada de pagamento depois. Nada.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Novembro de 2015, 13:35:39
Não cai nessa não, pelo amor de Deus. A pessoa vai pegar suas fotos, encher o Facebook, imprimir 10x15 (mesmo que fique ruim) e vai vir com desculpinha: "Ai, sabe? É que deu uma complicada nas contas aqui, apertou esse mês, posso fazer o pedido mais pra frente?"
E o "mais pra frente" é o dia de São Nunca.

Eu fiz isso uma única vez. Pra nunca mais. Foi um aniversário de 15 anos, em 06/2013.

Até hoje não escolheram as fotos pro álbum, etc...

Eu ligo, cobro, reclamo, e nada...

Hoje, em ensaios eu tô fazendo à vista ou em duas vezes, com cheque pré-datado (e consultado).

Eventos, eu peço 30% de entrada pra reservar a data, e o restante parcelado com cheques ou notas promissórias, com a última vencendo antes do evento, sempre.



Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Novembro de 2015, 15:26:12
Li as considerações e acho que eu tenho feito um meio termo que tem sido bom para mim e para o cliente.

Primeiro é que só agendo a data depois do contrato assinado, e é pesado para ambas as partes, quem não cumprir tem uma multa bem pesada. É um contrato simples mas eficaz, se precisar é só levar no Juizado Especial e, pelo menos aqui em Floripa, é um processo bem rápido.

feito isso, nos casamentos, eu condiciono uma parcela para o pré wedding e outra para a entrega das PROVINHAS das fotos do casamento. Só que eu entrego as provinhas bem pequenas e com uma tarja (feia) dizendo que as fotos são para seleção e não podem ser divulgadas. Enquanto n integralizar o pagamento não entrego as fotos prontos e DVD.

Eu ganho clientes pq a maioria dos fotógrafos cobram sinal, querem 100% até a cerimônia e eu não, aceito receber depois, facilitar o pagamento e tal, tudo mediante a um belo contrato.

Tem dado certo.